Youtube

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PRIMEIRA TENTAÇÃO DE JESUS LUCAS 4:1-4



NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM.

Lucas 4:1-4
​1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, até ao deserto, 2 durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome. 3 Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem.

"Voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, até ao deserto"

Quando Jesus foi levado ao deserto para ser tentado, foi levado pelo Espírito de Deus. Não convidou a tentação. Foi para o deserto para estar sozinho, a fim de considerar Sua missão e obra. Por jejum e oração Se devia fortalecer para a sangrenta vereda que Lhe cumpria trilhar. Mas Satanás sabia que Jesus fora para o deserto, e julgou ser essa a melhor ocasião de se Lhe aproximar. DTN pág. 71

- O Deserto era um lugar propício para a meditação e reflexão.
João Baptista, Paulo,  etc

“Satanás viu que, ou venceria, ou seria vencido. Os resultados do conflito envolviam demasiado para ser confiado aos seus anjos coligados. Ele próprio devia dirigir o conflito.” – Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 87,

- Marcos diz-nos que Jesus foi tentado durante aqueles 40 dias.

Marcos 1:13
13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás...

- Satanás mascarou-se de anjo de luz.

Eis que foi ter com o Salvador, como em resposta a Suas orações, disfarçado num anjo do Céu. Pretendia ter uma missão de Deus, declarar que o jejum de Cristo chegara ao termo. Como Deus enviara um anjo para deter a mão de Abraão de oferecer Isaque, assim, satisfeito com a prontidão de Cristo para entrar na sangrenta vereda, o Pai mandara um anjo para O libertar; era essa a mensagem trazida a Jesus. O Salvador desfalecia de fome, ambicionava o alimento, quando Satanás O assaltou de repente. Apontando para as pedras que juncavam o deserto, e tinham a aparência de pães, disse o tentador: “Se Tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”. Mateus 4:3. – {DTN 73.2}

- Satanás aparece-nos sempre disfarçado. Se ele se revelasse seria logo rejeitado.
*Basta vermos os anúncios publicitários, numa publicidade de bebidas alcoólicas ela nunca se apresenta com pessoas a cair, ou a dormir nas ruas, ou nos hospitais em coma, vem sempre disfarçada de um salutar convívio, está sempre associada à alegria e amizade.
* Com a droga passa-se da mesma maneira, satanás nunca nos apresenta como os seus resultados nefastos, como por exemplo uma overdose, ou contagio do HIV, ou famílias destruídas, ou morte. Satanás sempre seduz, dando a entender que é bom e dá liberdade.
* São apenas dois exemplos de muitos que podíamos dar de como satanás se apresenta sempre escondido, a fim de nos prejudicar.

- E tenta-nos nas nossas fraquezas. Jesus foi tentado quando teve fome.

- Qual a nossa fraqueza? Somos cobiçosos, invejosos, ambiciosos,
- Ás vezes satanás nos tenta nos nossos pontos fortes, Sansão, Golias, Salomão, Pedro etc.

“Se tu és o Filho de Deus, diz a esta pedra que se transforme em pão” (Lucas 4:3).

Conquanto aparecesse como um anjo de luz, essas primeiras palavras traíam-lhe o caráter. “Se Tu és o Filho de Deus”. Aí está a insinuação de desconfiança. Desse Jesus ouvidos à sugestão de Satanás, e seria isso uma aceitação da dúvida. O tentador planeja vencer a Cristo pelo mesmo processo tão bem-sucedido quanto à raça humana ao princípio. Com que astúcia se aproximara Satanás de Eva no Éden! “É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

- Por hora do seu baptismo do céu lhe tinha vindo a certeza da sua filiação com Deus, Jesus era filho de Deus. Agora satanás punha em causa essa filiação.

Trataria Deus assim a Seu Filho? Deixá-Lo-ia no deserto com as feras, sem alimento, sem companheiros, sem conforto? Insinua que Deus nunca intentaria que Seu Filho Se achasse em tal condição.

- Também nós muitas vezes, achamos que por sermos filhos de Deus, ou por estarmos do lado de Deus, não devíamos passar por dificuldades. Isto é um erro satânico.

- Duvidar da Palavra de Deus é o primeiro passo na cedência à tentação.

- Jesus vai responder usando as escrituras.
Deuteronômio 8:1-3
​1 Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR prometeu sob juramento a vossos pais. 2 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 3 Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.

- Este texto mostra a experiência de povo de Israel no deserto, antes de entrar na terra prometida, quem lhe deu o maná foi Deus, mas mais do que isso, mais do que o pão físico, este povo sobreviveu ali, pela mão poderosa de Deus.

- Podemos precisar do pão quotidiano, mas mais do que isso precisamos de confiar em toda a providência de Deus.

Na última grande batalha do conflito com Satanás, os que são leais a Deus hão de ser privados de todo apoio terreno. Por se recusarem a violar-Lhe a lei em obediência a poderes terrestres, ser-lhes-á proibido comprar ou vender. Será afinal decretada a morte deles. Apocalipse 13:11-17. Ao obediente, porém, é dada a promessa: “Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas são certas”. Isaías 33:16. Por essa promessa viverão os filhos de Deus. Quando a Terra estiver assolada pela fome, serão alimentados. “Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão”. Salmos 37:19. Daquele tempo de angústia prediz o profeta Habacuque, e suas palavras exprimem a fé da igreja: “Portanto ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”. Hebreus 3:17, 18. – {DTN 76.1}

- Hoje podemos vencer a tentação do apetite, não deixarmos que os nossos desejos se sobreponham à palavra do Senhor.

Seja firme e inspire-se na vitória de Jesus.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...