Youtube

domingo, 16 de agosto de 2015

O REINO DA GRAÇA E O REINO DA GLÓRIA


O Reino de Deus: Já e Ainda Não

- Antes de falarmos do reino de Deus temos que perceber que Jesus era rei.

Mateus 2:2
2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.

João 1:49
49 Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!

Marcos 14:61-62
61 ... Tornou a interrogá-lo o sumo sacerdote e lhe disse: És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito? 62 Jesus respondeu: Eu sou...
Lucas 23:1-2
​1 Levantando-se toda a assembléia, levaram Jesus a Pilatos. 2 E ali passaram a acusá-lo, dizendo: Encontramos este homem pervertendo a nossa nação, vedando pagar tributo a César e afirmando ser ele o Cristo, o Rei.

- Para os Judeus o Messias seria um rei, no entanto o que foi difícil compreender e por isso não aceitaram Jesus, pois ele era humilde, pobre, e manso.

- Importante perceber que Jesus era no universo conhecido como o senhor da Glória.

1 Coríntios 2:8
8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória;

- E o Pai conhecido como o Pai da Glória.

Efésios 1:17
17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,

------------
A realidade é que a Bíblia fala também do reino da Graça, o que é isto do Reino da Graça e quando é que foi instituído?

- Vamos ao início da história humana.

EGW.
Ellen G. White escreveu: “Adão foi coroado rei no Éden. ...”. – (No Deserto da Tentação. 2ª ed. 1994. p. 13.). Contudo, com a transgressão de Adão e Eva houve uma mudança:
Satanás exaltou-se orgulhosamente diante de Cristo e diante dos anjos leais por tido êxito em levar uma parte dos anjos do Céu a unir-se a ele em sua presunçosa rebeliãoe agora, que fora bem-sucedido em dominar Adão e Eva, afirmava que o lar edênico era seu.Orgulhosamente se jactansiava de que o mundo que fora criado por Deus era seu domínio; tendo conquistado Adão, o monarca do mundoganhara a raça humana, como seu vassalo e deveria agora possuir o Éden, fazendo dele o seu quartel general; ali estabeleceria o seu trono e seria o monarca do mundo”. – (Ibidem. pp. 19-20.) 
- Jesus admitira esta posição de satanás.
Mesmo sendo por usurpação, o Messias reconheceu que Satanás era o Príncipe deste mundo. “Já não falarei muito convoscoporque aí vem o príncipe do mundoe ele nada tem em mim”. Depois Ele disse: “... O príncipe deste mundo já está julgado”. – (João 14:30 e 16:11 – ARA).
- O reino da Graça inaugurado depois da queda, mas estabelecido na cruz.
EGW.
Quando, porém, o Salvador rendeu a vida, e em Seu último alento clamou: ‘Está consumado,’ assegurou-se naquele instante o cumprimento do plano da redenção. Ratificou-se a promessa de libertamento, feita no Éden, ao casal pecador. O reino da graça, que antes existira pela promessa de Deus, foi então estabelecido”. (Grande conflito. pp. 346, 347-348.).

- Jesus veio então a esta terra estabelecer por definitivo o seu reino da Graça.

Lucas 17:20-21
20 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.

Marcos 1:14-15
14 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.

- Jesus começou por anunciar um reino que ele veio estabelecer. 

Hebreus 9:28
28 assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.

- Aqui existe claramente uma distinção daquilo que Cristo inaugurou na sua primeira vinda é aquilo que acontecerá na sua segunda vinda.

- Existem dois tronos.

Hebreus 4:16
16 Acheguemo-nos, portanto confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

Mateus 25:31
31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;

- O primeiro, foi quando Cristo destruiu a reino de satanás.

Colessenses 2:15
15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Hebreus 2:14
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,

- Todos os seres humanos são abrangidos por este reino. Isto porque são pecadores e estão destituídos de vida eterna.

Lucas 4:18-19
18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.

Lucas 5:32
32 Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.

Efésios 2:8
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

- O outro é o Reino da Glória.

E esta é a promessa que temos: “Pois a nossa pátria está nos céusde onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristoo qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glóriasegundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”. – (Fil. 3:20-21 – ARA – cf. 1Cor. 15:51-54).

Mateus 25:34
34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...