O Batismo 21
1. O que é que acompanhava a pregação
de João Batista? Lucas 3:3; Mateus 3:6.
2. Por
quem e de que modo foi Jesus batizado? Mateus 3:13-17; Lucas 3:21, 23.
3. De
que modo completou Jesus o batismo de João? Lucas
3:16.
Ao introduzir o Espírito Santo como elemento permanente na vida do crente
batizado, Jesus deu todo o significado ao batismo de água pregado e praticado
por João Batista.
4. Qual
é o significado exato do Batismo? Colossenses
2:12; Romanos 6:3, 4.
“A descida à água representava
sempre uma imersão, e conseqüentemente um sepultamento, e a saída da água uma
ressurreição. Assim como o sepultamento é a constatação definitiva da
realidade da morte e a ruptura do último elo entre o homem e a sua vida
terrestre, também o batismo do crente constata publica-mente a sua morte para o
pecado implicada na sua fé e na ruptura radical com a sua antiga vida mundana e
egoísta”.
Frédéric Godet
O batismo não é o meio da grande restauração moral que faz passar o pecador da
morte para a vida, não é senão o
símbolo. Esse milagre é obra do
Espírito Santo. O batismo é o sinal
exterior pelo qual o neófito dá prova de renúncia ao mundo, à vida passada, ao
pecado, e manifesta o seu desejo de morrer com Cristo, para em seguida O
representar e viver a Sua vida.
5. De que é ele imagem?
João 3:3, 5; Gálatas 3:2 7; 2:20; II Coríntios
5:17.
6. Para que o batismo seja válido,
quais as duas grandes condições que impõe ao candidato?
O arrependimento
e a Fé Atos 2:37,38; 8:36,37; Marcos 16:16.
7. Segundo a Bíblia, como deve o
batismo ser realizado?
A imersão aplicada aos adultos: Marcos 1:5, 10; I João 3:23;
Atos 8:38, 39.
O verbo batizar vem do grego baptizien:
mergulhar, imergir. O significado da instituição, a
prática apostólica e a acepção da própria palavra eliminam muito naturalmente
a aspersão que se torna verdadeiramente sem significado algum. Infelizmente a
palavra batismo perdeu a sua própria definição, é por isso que é necessário
juntar-lhe os dois vocábulos: por imersão (o que é afinal um pleonasmo) ou por
aspersão (o que é nem mais nem menos uma expressão contraditória quanto aos
termos, poderá comparar-se com a expressão seguinte: uma imersão por aspersão).
8. Qual foi a primeira das duas transformações que retiraram ao
batismo o seu verdadeiro significado (um símbolo de morte e de vida) para dele
fazer um meio de salvação?
A introdução do batismo das crianças.
O batismo das crianças foi consequência do desejo de atingir as multidões,
da tendência muito humana de preferir a quantidade em vez da qualidade.
“Trata-se de fazer entrar toda a
gente na rede, e aquela forma de batismo era o que se podia inventar de mais eficaz para
atingir esse objetivo”.
Professor Roger
9. E
qual é a segunda dessas transformações? A prática da aspersão.
“A maior parte dos liturgistas
admite de uma maneira geral: 10) que houve imersão total desde os tempos
evangélicos até cerca do século XII: 20) que do século XIV ao século XV se empregou a imersão parcial do corpo (do
qual somente a parte inferior permanece dentro da água), com infusão (aspersão)
sobre a cabeça; que a partir do século XV somente a infusão substituiu a
infusão acompanhada de imersão”.
Abbé Corbet
10.Que ordem dá Cristo à Sua Igreja?
Mateus 28:19, 20; Marcos 16:15,
16.
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