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domingo, 25 de outubro de 2015

20º ESTUDO - O QUE É A IGREJA?




O Que é a Igreja?                                              20

1. Quem fundou a Igreja cristã, e em que momento teve ela início?
Mateus 18:20; Atos 2:4 1, 47; Colossenses 1:6.
Embora os Evangelhos não mencionem o termo Igreja senão em duas passagens (Mateus 16:18 e 18:17), a verdade é que Jesus fundou Ele próprio a assembléia dos crentes à qual deu este nome, tantas vezes retomado nos ensinos do apóstolo Pau­lo, com o qual ele designa tanto a assembléia dos crentes como as comunidades locais. Antes de deixar a Terra, o Mestre reúne os Seus discípulos numa sociedade religiosa que se fixou mais tarde nos limites de uma organização e manteve de forma mais ou menos rigorosa o seu Credo.

2. Quem é o seu chefe?   Efésios 1:22, 23; Colossenses 1:18.

3. Quais são as duas imagens que o Novo Testamento em­prega para designar a Igreja e o seu chefe?
Um corpo do qual é a cabeça: Efésios 5:23, 30;I Coríntios 12:12, 27; um edifício, do qual Cristo é a pedra angular: Efésios 2:20, 21;I Coríntíos 3:9,’ 1 Pedro 2:4, 5.

4. Quando Jesus subiu ao Céu a quem confiou Ele a missão de O representar sobre a Terra?
Ao Espírito Santo: João 14:16, 26,’ 16:13.
O  Espírito Santo é o único agente qualificado para substituir Jesus sobre a Terra, para continuar a Sua obra. Ele é verdadei­ramente “o Vigário de Jesus Cristo”, como O chama Tertuliano (De Prosc. Adv. Haer, 17). A escritura nunca dá este título a um homem, nem a Pedro nem a outro qualquer. E por meio do Espírito Santo que Jesus está com a Sua Igreja “todos os dias até o fim do mundo”, pois “Ele é o mesmo ontem, hoje, e eterna­mente”. (Mateus 28:20; Hebreus 13:8).

5. A promessa feita por Cristo a Pedro (Mat. 16:16-1 8) poderá ser invocada como uma prova de que este Apóstolo tenha sido chamado a tomar a sucessão de seu Mestre na condu­ção de Sua Igreja?
De modo nenhum. O testemunho de Cristo (Mateus 16:23). O do próprio Pedro (Atos 4:11; I Pedro 2:4, 25; 5:1-4; II Pedro 1:1), o de Paulo (I Coríntios 3:11; Gálatas 2:8; II Coríntíos 11:5, etc) e sobretudo o de numerosos fatos relatados no livra de Atas mostram que Pedro, cujo papel na Igreja foi eminente, nunca foi considerado como seu chefe.

6. Qual é a missão da igreja?
I Timóteo 3:15, 16;Atos 1:8; Mateus 18:19;II Coríntios 5:18-20; João 18:36.
A Igreja é o meio que Deus escolheu para dar a conhecer a Sua vontade aos homens, e esta vontade encontra-se inscrita so­bretudo na Sua Palavra, a Bíblia. Conseqüentemente deve a Igreja ser “a coluna e o apoio da verdade” (I Tímóteo 3:15, 16), esforçando-se por manter esta verdade e propagá-la.

7. De que modo o Espírito Santo, que dirige a Igreja, lhe permite cumprir sua missão?
Por meio de dons espirituais aos quais correspondem ministérios (fixos e itinerantes): Atos 1:8; I Coríntios 12:4-7, 11; Roma­nos 12:6-8; Efésios 4:11, 12;I Coríntios 12:28; I Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9;I Timóteo 3:8-13.

8. Que distinção importa fazer entre a Igreja e o Estado?   Mateus 22:2 1.
Existe uma distinção fundamental entre uma Igreja e um Esta­da. Uma Igreja é composta por todas as pessoas que partilham um conjunto de crenças e que aderem a um ideal bem determinado, enquanto que um Estado reúne todas as pessoas que habitam no seu território, independentemente de suas convicções religiosas. Ambas as instituições são do agrado de Deus e não devem, em circunstâncias normais, opôr-se uma à outra.A Igreja não deve pretender substituir o Estado, nem o Estado deve to­mar o lugar da Igreja, embora esta última faça parte do Estado. Assim, o indivíduo é cidadão de um Estado quando possui a nacionalidade desse Estado, geralmente adquirida pelo nasci­mento: o indivíduo torna-se membro da Igreja pelo novo nasci-
mento, ou nascimento sobrenatural, que é um fruto da justificação pela Fé.

9.  Como devem os membros da Igreja comportar-se em relação a seus irmãos?
Efésios 5:2 1; Gálatas 5:13; Hebreus 10:25; Gálatas 6:1, 10.

10. Quais são as condições necessárias para entrar na Igreja? O arrependimento e a crença: Romanos 6:3-11; Marcos 16:16; Gálatas 3:27.
O arrependimento e a Fé conduzem ao Batismo e este faz en­trar o neófito na Igreja. Ora o arrependimento conduz à conversão, e a Fé introduz a vida de Jesus na vida do crente, por meio da santificação.


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