Youtube

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Ló A ESCOLHA PELOS SENTIDOS

G

QUANDO OS SENTIDOS SÃO A LOCOMOTIVA DA NOSSA VIDA

Gênesis 13:7-13
Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra. 8 Disse Abrão a Ló:Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. 9 Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço- te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda. 10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. 11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram- se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR.

- Abraão achou que a melhor solução para não haver uma quebra no relacionamento com o se sobrinho seria uma separação territorial. Cada um teria o seu espaço físico distinto e isso proporcionaria boas relações. 

- Muitas vezes este mesmo tipo de decisão deve ser tomada em famílias que se dão bem, isto para que os seus relacionamentos se mantenham o mais saudáveis possíveis. 

- Tenho conhecido famílias que depois de viverem na mesma casa por motivos de força maior os seus relacionamentos deterioraram-se ao ponto de nunca mais se relacionarem. 

- Nesta separação, Ló o sobrinho de Abraão não teve em conta a cortesia, os bons modos ou o protocolo, ele tomou a dianteira e escolheu o lugar para viver, um lugar onde criaria a sua família onde passaria a sua velhice. 

- Diz o texto que o fez, simplesmente atendendo ao que os seus olhos viam.

- Quantas vezes somos enganados pelos nossos sentidos. Muitas pessoas divorciam-se porque tiveram somente em conta a beleza do outro. Muitos compram porque podem pagar mais tarde. Outros morrem pois o desejo do apetite e a prisão do vício os iludio.

- Prezados amigos, quando os sentidos dirigem à nossa vida, somos levados de desilusão em desilusão.

- Ló escolheu não tendo em conta o futuro. Que mulher encontraria naquele lugar? Como é que os seus filhos seriam influenciados? A sua família estaria ali segura? O seu relacionamento com Deus poderia ser afectado?

- O desfecho da vida de Ló naquela cidade é dramático, isto por uma má escolha bem cedo na sua vida.

- Querido amigo, se és jovem, podes escolher bem, não te deixes levar pela ilusão dos sentidos. 

- No entanto se já não és novo e estás a viver as consequências de más escolhas, não te esqueças que Deus, tem a capacidade de curar as tuas feridas, e te dar o fim que desejas.

Jeremias 29:11
11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o futuro é uma esperança.

Feliz dia


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...