Youtube

quarta-feira, 29 de julho de 2015

OS DOZE ESPIAS


OS DOZE ESPIAS 

Números 13:1-2
​1 Disse o SENHOR a Moisés: 2 Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual príncipe entre eles.

- O objectivo era perceber como era a terra, 
* Se os povos eram fortes ou fracos
* Se a terra era boa ou má, fértil e com floresta.
* Se as cidades estavam fortificadas.
* Trazerem os frutos da terra.

Números 13:25-26
25 Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, 26 caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
Números 13:31-33
31 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. 32 E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.

- 12 homens tinham ido espiar a terra, tinham trazido fruto como demonstração de uma terra excelente para se viver.
- No entanto dos 12 homens, 10 deles vieram com receio de a conquistar pois, tinham medo de enfrentar os gigantes que ali haviam. 
- Josué e Calebe disseram:
Números 14:6-9
6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes 7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8 Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. 9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.

- Um só relatório, duas visões diferentes. 10 homens olharam e viram somente impossibilidades. 2 deles acreditavam que Deus lhes daria a vitória.

- A visão dos 10 espiãs foi 
Números 13:33
33 Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.
- Eles sentiam-se como gafanhotos. 
Gafanhoto 3 cm
Gigante 2.50 m
Diferença 83 vezes maior. 
Era o mesmo que eu com 1.70 m, estivesse perante um homem de 141 metros.

- Além de se sentirem pequenos, eles acharam que também era assim que aqueles homens os viam, como gafanhotos. 

- O verdadeiro problema é que estes homens esqueceram-se que podiam contar com Deus.
* Deus os livrará dos egípcios.
* Deus abriu o mar vermelho.
* Deus os alimentara no deserto. Etc

- Quando enfrentarmos problemas, não esqueçamos que temos um Deus do nosso lado. O nosso Deus é o Deus dos impossíveis. 

- Olhemos a vida, com confiança pois o nosso Deus está ao nosso lado

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...