Youtube

quinta-feira, 30 de julho de 2015

SARA, DESAJUDANDO A DEUS


SARA, DESAJUDANDO A DEUS

Gênesis 16:1-6
Sarai e Agar
1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, 2 disse Sarai a Abrão:Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão ouviu o conselho de Sarai. 3 Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu- a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã. 4 Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada. 5 Disse Sarai a Abrão:Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou- me. Julgue o SENHOR entre mim e ti. 6 Respondeu Abrão a Sarai:A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou- a, e ela fugiu de sua presença.

- Neste texto acima, vemos aquilo que acontece quando o ser humano tenta ajudar Deus a resolver os seus problemas. 

- Sara ao colocar nos braços do seu marido outra mulher, ela não o faz de ânimo leve, com certeza que tinha ponderado "todas" as saídas.

- Haviam leis sociais no tempo de Abraão que permitiam a um homem repudiar a sua mulher, uma delas tinha a ver com o estar casado há mais de 10 anos e a mulher não lhe dar filhos. (Estás leis foram encontradas em tabletes de argila em Mari e Tel- Harmana)

- Percebemos o detalhe desse pormenor contando o momento da promessa a Abraão (Gn 12:4) e o nascimento de Ismael. (Gn 16:15-16)

- Outra lei social encontrada nos tabletes de argila era: que uma Senhora não podendo dar à luz, poderia sempre usar de um direito que lhe permitia dar uma escrava ao se marido, e no momento que a escrava desse à luz, bastava esse bébé nascer ao colo da Senhora que automaticamente era considerado seu filho.

- Está lei social é usada por Sara e mais tarde usada por Raquel no nascimento dos filhos da sua escrava Bila. (Gn 30:1-3)

- O jeitinho de Sara na resolução daquilo que Deus já havia designado, só veio complicar as coisas, poligamia, ciúme, inveja, orgulho, etc.

Ilustração: Como trabalho com idosos no serviço de capelania que dirijo, um utente um dia, contando-me uma experiência passada, confessou-me que tinha feito quatro abortos, e que até hoje se sentia culpada por o ter feito. 
Tentei resolver os meus problemas à minha maneira e até hoje não tenho paz. 

- Querido amigo infelizmente nós seres humanos quando tentamos resolver a nossa vida, acabamos por a complicar ainda mais. 

- Mesmo que seja inteligente, ou experiente, o que as coisas pareçam lógicas na sua cabeça, nunca se esqueça que Deus está sempre presente para ajudar. 

Salmos 37:5
5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...