Pessach (Páscoa)
Lv. 23:5
Lv. 23:5
·
1) - O que é a Páscoa:
Páscoa no hebraico é pessach que significa passagem ou
passar por cima: "...é a páscoa do Senhor" (Ex.12:11),
"Porque o Senhor passará para ferir os egípcios..." (Ex.12:23),
"É o sacrifício da páscoa ao Senhor que passou por cima das casas dos
filhos de Israel..." (Ex.12:27).
O desenho ao lado mostra um hebreu aspergindo o sangue de um cordeiro sobre as ombreiras (batentes ou colunas verticais) e nas vergas da porta (Êxodo 12:7). Observe que o sangue aspergido nas colunas e nas vergas, nos sentidos horizontal e vertical, apontam para a cruz de Yeshua Ha Mashiach.
O desenho ao lado mostra um hebreu aspergindo o sangue de um cordeiro sobre as ombreiras (batentes ou colunas verticais) e nas vergas da porta (Êxodo 12:7). Observe que o sangue aspergido nas colunas e nas vergas, nos sentidos horizontal e vertical, apontam para a cruz de Yeshua Ha Mashiach.
2) - O Dia da Páscoa:
A festa começa com a morte de um cordeiro como oferta pelo pecado
(Ex.12:2,6), no dia 14 do mês de abibe (Lv.23:15; Ex.13:4), que
significa espigas verdes. Durante o exílio foi substituído
pelo nome nisã (Ne.2:1) que significa começo ou abertura.
Corresponde a março-abril em nosso calendário. A páscoa foi instituída numa
sexta-feira, ou seja, um dia antes dos Pães Asmos (Lv.23:6) e dois dias
antes das Primícias (Lv.23:12).
Para o povo judeu havia o ano sagrado e o ano civil. O sagrado começava
na primavera. O civil começava no outono. O 7° mês sagrado era o 1° mês civil.
Dividia-se o ano em 12 meses lunares, com um 13° mês 7 vezes em cada 19 anos.
Calendário Lunar Judaico e seus
meses correspondentes no
Calendário Solar ou Juliano
Calendário Solar ou Juliano
Lunar Judaico......................Solar Juliano
Nisã ou Abibe..........................março-abril
Iyyar ou Zive.............................abril-maio
Sivã..........................................maio-junho
Tammuz....................................junho-julho
Abe.........................................julho-agosto
Elul................................agosto-setembro
|
Lunar Judaico.......................Solar Juliano
Etanim ou Tishri...........setembro-outubro
Marquesvã ou Bul........outubro-novembro
Quisleu....................novembro-dezembro
Tebethe.........................dezembro-janeiro
Shebate...........................janeiro-fevereiro
Adar.................................fevereiro-março
|
3) - A Hora da Páscoa:
O dia civil judaico (período de 24 horas) se inicia às 18:00 horas e
termina às 18:00 horas subsequente. A noite vem primeiro que o dia, pois na
criação do mundo o primeiro dia começou com a escuridão que foi transformada em
luz: "Chamou D-us à luz dia, e às trevas noite. Houve tarde e manhã, o
primeiro dia" (Gn.1:5). Daí em diante cada período de 24 horas foi
indicado sucessivamente como "tarde e manhã" (Gn.1:5,8,13,19,23,31;
2:2).
O dia natural judaico (12 horas), isto é, o intervalo entre a aurora e o
crepúsculo (06:00 às 18:00 h.), era dividido em três partes: manhã, meio-dia e
tarde (Sl.55:17). Os judeus distinguiam duas tardes no dia: a primeira ia das
15:00 às 18:00 h., e a segunda se iniciava ao pôr do sol (18:00 h.), indo até a
escuridão da noite, aproximadamente às 19:00 h. (Mt.14:15 e 23). O sacrifício
da páscoa era oferecido "no crepúsculo da tarde" (Lv.23:5;
Nm.28:4,8). A passagem faz referência à primeira tarde (15:00 às 18:00 h.). A
segunda tarde, que se iniciava às 18:00 horas, e a manhã, que tinha início às
06:00 horas, juntos formavam um dia (Gn.1:5). O gráfico abaixo ilustra o dia
judaico:
4) - O Local da Páscoa:
Posteriormente D-us requereu que a páscoa só fosse realizada em um local
por Ele determinado "Então sacrificarás como oferta de páscoa ao Senhor
teu D-us, do rebanho e do gado, no lugar que o Senhor escolher para ali fazer
habitar o seu nome. Não poderás sacrificar a páscoa em nenhuma das tuas cidades
que te dá o Senhor teu D-us. Senão no lugar que o Senhor teu D-us escolher para
fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao
tempo em que saíste do Egito. Então a cozerás, e comerás no lugar que o Senhor
teu D-us escolher..." (Dt.16:2,5-7).
5) - Evento correspondente na Brit Hadashá (Novo Testamento): Redenção
(I Co. 5:7; Ef.5:2; I Pe.1:19; II Co.5:21; Gn.4:7)
(I Co. 5:7; Ef.5:2; I Pe.1:19; II Co.5:21; Gn.4:7)
5.1) - O que é a Redenção:
O evento correspondente à páscoa no Novo Testamento é a redenção.
Assim como um cordeiro foi sacrificado no dia da páscoa para a libertação dos
judeus do Egito, Yeshua Ha Mashiach foi sacrificado para a libertação dos
nossos pecados: "...Ele salvará o seu povo dos pecados deles"
(Mt.1:21); "...pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados"
(Ap.1:5); "...Yeshua Ha Mashiach, nosso cordeiro pascal, foi imolado"
(I Co.5:7). Yeshua Ha Mashiach se fez oferta pelo pecado. Há uma perfeita
identificação entre o pecado do crente e a oferta pelo pecado (Jo.3:14). Esta
identificação é ainda mais evidente no Tanach (Antigo Testamento), pois "a
palavra hebraica hattâ't usada para traduzir pecado é derivada de uma
forma verbal que significa purificar, de modo que o substantivo significa um
sacrifício que obtém a purificação." 1
Desse modo o texto de Gênesis 4:7 fica com mais sentido: "...se,
todavia, procederes mal, eis que o (a oferta pelo) pecado jaz à porta... ...a
ti cumpre dominá-lo (domá-lo)" (Gn.4:7). Esta identificação
também pode ser vista no Novo Testamento: "Aquele que não conheceu pecado,
ele o fez (oferta pelo) pecado por nós..." (II Co.5:21). Este era o método
usado por D-us, desde os tempos de Adão, para perdoar os pecados: O sangue
deveria ser derramado "Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo
tenho dado sobre o altar, para fazer expiação (kafer = cobertura
- veja Gn.3:21 e 6:14) pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará
expiação em virtude da vida" (Lv.17:11). Por isso "...sem
derramamento de sangue não há remissão" (Hb.9:22). No tempo do Antigo
Testamento o sangue dos animais apenas cobriam os pecados. O sangue de
Yeshua Ha Mashiach tira o pecado do mundo (Jo.1:29).
5.2) - O Dia do Sacrifício de Yeshua Ha Mashiach:
A primeira páscoa foi comemorada numa sexta-feira. Yeshua também foi crucificado
numa sexta-feira (Mt.27:62; Mc.15:42; Lc.23:54; Jo.19:14), às 09h00, isto é na
"hora terceira" (Mc.15:25). Das 12h00 às 15h00, isto é, da hora sexta
à hora nona, houve trevas sobre a terra (Mt.27:45; Lc.23:44-46). Depois disso
Ele rendeu o espírito, no período entre 15h00 e 18h00. Este período
compreendido entre a hora nona (15h00) e o pôr do sol (18h00), no qual Yeshua
morreu é o mesmo período designado para o sacrifício da páscoa, ou seja, no crespúsculo
da tarde, (Lv.23:5; Nm.28:4,8).
5.3) - A Hora do Sacrifício de Yeshua Ha Mashiach:
Tudo indica que Yeshua morreu após às 15:00 horas, que é a hora nona
(Lc.23:44-46). Porém, naquele tempo as horas não eram indicadas com precisão,
como ocorre hoje. Assim sendo, é possível que Yeshua tenha morrido entre 15:00
e 17:00 horas, tendo sido sepultado aproximadamente após as 17:00 horas
(Mc.15:42), pois o sábado iria começar às 18:00 horas (Lc.23:54), e a Lei
Judaica proibia o trabalho aos sábados e a permanência de um corpo morto na
cruz (Dt.21:22,23; Jo.19:31). Assim sendo, a morte de Yeshua foi mais rápida do
que se esperava (Mc.15:44). Isto ocorreu por 4 motivos: (1) Yeshua é o Cordeiro Pascal, e como tal deveria morrer no mesmo período
do sacrifício da páscoa (Ex.12:6); (2) Suas pernas não poderiam ser quebradas
para acelerar a sua morte (Jo.19:32,33; Ex.12:46; Nm.9:12; Sl.34:20); (3) Seu
corpo não poderia permanecer no madeiro (Dt.21:22,23) e (4) O próprio Yeshua
rendeu o seu espírito (Jo.19:30; Jo.10:18; Jo.2:19).
As duas tabelas seguintes mostram
as horas do dia e da noite, conforme a cultura judaica:
SALVAÇÃO
REDENÇÃO
|
SANTIFICAÇÃO
|
A posição do crente
(permanente)
|
O estado ou
condição do crente (progressivo)
|
...fostes
lavados... (I Co.6:11)
|
...lava-me purifica-me... (Sl.51:2)
|
...lava os teus pecados... (At.22:16)
|
Lavai-vos, purificais-vos... (Is.1:16)
|
...nos lavou... lavar regenerador... (Tt.3:5)
|
Lava-me... purifica-me... (Sl.51:2,7)
|
...que nos salvou... (II Tm.1:9)
|
...tornar-te sábio para a salvação... (II Tm.3:15)
|
...aos santificados em Yeshua Ha Mashiach Yeshua... (I Co.1:2a)
|
...chamados para ser santos... (I Co.1:2b)
|
...salvação pela santificação do Espírito... (II Ts.2:13)
|
...esta é a vontade de D-us, a vossa santificação... (I Ts.4:3)
|
...em santificação do Espírito... (I Pe.1:2)
|
...seguí...
a santificação... (Hb.12:14)
|
...os que são santificados... (At.20:32)
|
Santifica-os na verdade... (Jo.17:17)
|
...fostes
santificados... (I Co.6:11)
|
...fruto para a santificação... (Rm.6:22)
|
...o
santo... (Ap.22:11a)
|
...continue a santificar-se... (Ap.22:11b)
|
...aperfeiçoou para sempre... (Hb.10:14a)
|
...quantos estão sendo santificados... (Hb.10:14b)
|
...aquele que começou boa obra... (Fp.1:6a)
|
...há de aperfeiçoá-la completamente... (Fp.1:6b)
|
...estais
aperfeiçoados nele... (Cl.2:10)
|
Não que eu... tenha já obtido a perfeição... (Fp.3:12)
|
...purificando-lhes pela fé os corações... (At.15:9)
|
Cria em mim... um coração puro... (Sl.51;10)
|
...tendo purificado as nossas almas... (I Pe.1:22)
|
...purifiquemos-nos... santificação... (II Co.7:1)
|
...e purificar... um povo... zeloso de boas obras (Tt.2:14)
|
...a si mesmo se purifica... para toda boa obra... (II Tm.2:21)
|
...povo em cujo coração está a minha lei... (Is.51:7)
|
Lava o teu coração da malícia... (Jr.4:14)
|
...tendo os corações purificados... (Hb.10:22)
|
...no coração as tuas palavras para não pecar...(Sl.119:11)
|
... puro
de coração... (Sl.24:4)
|
Quem pode dizer: purifiquei o meu coração...? (Pv.20:9)
|
...os limpos de coração... (Mt.5:8)
|
...limpai
o coração... (Tg.4:8)
|
...D-us é bom para com os de coração limpo (Sl.73:1)
|
...a si mesmo se purifica... (I Jo.3:3)
|
Vós já estais limpos pela palavra... (Jo.15:3)
|
...a palavra... poderosa para salvar... (Tg.1:21)
|
...o sangue de Yeshua Ha Mashiach... purificará... (Hb.9:14)
|
...nos purifica de todo o pecado (I Jo.1:7)
|
3) - PRIMÍCIAS = HABICURIM (Lv. 23:9)
A palavra primícias no hebraico é habicurim. As
Primícias era comemorada 3 dias e 3 noites depois da Páscoa (Lv.23:12), quando
as primícias da terra eram ofertadas ao Senhor, e 49 dias antes do Pentecoste.
D-us requeria apenas um molho de cevada. A Festa das Primícias é também
designada "...festa das segas dos primeiros frutos (Ex.23:16)."
O uso do fermento era proibido na Festa dos Pães Asmos e na Festa da Páscoa,
porém poderia ser usado na Festa das Primícias (Lv.23:17,18). O fermento é
considerado pelas Escrituras como tipo da presença da impureza e do mal
(Ex.12:15,19; 13:7; Lv.2:11; Dt.16:4; Mt.16:6,12; Mc.8:15; Lc.12:1; ICo.5:6-9;
Gl.5:9). Portanto os dois pães levedados a serem movidos, representam Israel e
os gentios formando a Igreja. O fermento é sinal da imperfeição no meio do povo
de D-us (Mt.13:33).
Evento Correspondente na Brit Hadashá (Novo Testamento):
Ressurreição (I Co.15:20; At.26:23; Cl.1:18)
A ressurreição de Yeshua ocorreu no domingo, antes do nascer do sol (Mc.16:2; Lc.24:1; Jo.20:1) 3 dias e 3 noites após a sua morte (Mt.12:40). Ele não ficou exatamente 72 horas no túmulo, mas parte da sexta-feira (das 15:00 às 18:00 h. = 3 horas), o sábado inteiro (das 18:00 às 18:00 h. = 24 horas) e parte do domingo (das 18:00 às 06:00 h. = 12 horas), portanto cerca de 39 horas. As 33 horas restantes são 21 horas da sexta-feira (das 18:00 às 15:00 h.) e 12 horas do domingo (das 06:00 às 18:00 h.). De qualquer forma a ressurreição ocorreu três dias depois (dias judaicos). "O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas três dias depois da sua morte, ressuscitará" (Mc.9:31).
Ressurreição (I Co.15:20; At.26:23; Cl.1:18)
A ressurreição de Yeshua ocorreu no domingo, antes do nascer do sol (Mc.16:2; Lc.24:1; Jo.20:1) 3 dias e 3 noites após a sua morte (Mt.12:40). Ele não ficou exatamente 72 horas no túmulo, mas parte da sexta-feira (das 15:00 às 18:00 h. = 3 horas), o sábado inteiro (das 18:00 às 18:00 h. = 24 horas) e parte do domingo (das 18:00 às 06:00 h. = 12 horas), portanto cerca de 39 horas. As 33 horas restantes são 21 horas da sexta-feira (das 18:00 às 15:00 h.) e 12 horas do domingo (das 06:00 às 18:00 h.). De qualquer forma a ressurreição ocorreu três dias depois (dias judaicos). "O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas três dias depois da sua morte, ressuscitará" (Mc.9:31).
"...Yeshua Ha Mashiach ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias
dos que dormem" (I Co.15:20). Yeshua Ha Mashiach é "o primogênito
de entre os mortos" (Cl.1:18). "...sendo o primeiro da
ressurreição dos mortos..." (At.26:23).
A ressurreição de Yeshua Ha Mashiach e, analogicamente, a oferta das
primícias, representavam a consagração de toda a colheita a D-us e serviram
como um penhor, ou garantia, de que a totalidade da colheita ainda se realizará
na ceifa (Rm.8:23; 11:16; ICo.16:15). Portanto, Yeshua Ha Mashiach na qualidade
de Primícias da Ressurreição, consagrou a D-us toda a colheita (Hb.2:13).
Sem comentários:
Enviar um comentário