Youtube

sábado, 4 de janeiro de 2014

O CALVÁRIO





Ler   Isaias 53

O Pastor H.M.S. Richards conta uma pequena historia de quando ele era criança.
Ele gostava de pular a cerca de sua casa e colher as maçãs do vizinho. Um dia a mãe chamou-o mostrando-lhe uma vara verde e disse-lhe:
-- Estás a ver esta vara ? Se colheres mais alguma maçã do vizinho eu vou ter de castigar-te 5 vezes com esta vara, entendeste ?
-- Sim mãe.
Mas, os dias passavam, e as maçãs iam ficando cada vez mais vermelhas, e um dia ele não conseguiu resistir à tentação. Pulou a cerca e comeu até ficar satisfeito.
Quando ele chegou a casa a sua mãe estava à sua espera com a vara verde na mão. Ele tremeu; sabia que tinha feito mal e disse:
-- Mãe perdoa-me.
-- Não posso meu filho disse a mãe, eu disse uma coisa e vou ter que cumpri-la.
-- Mãe, por favor, eu prometo que nunca mais o farei.
-- Não posso, filho, por muita pena que tenha de ti não posso voltar atrás com o que eu disse; terás de receber o castigo.
-- Por favor mãe, continuava ele com os olhos em lágrimas.
Que mãe pode ficar insensível vendo o seu filho suplicando-lhe perdão ?
Ela pegou nas mãos do filho e perguntou :
-- Não queres receber o castigo ?
-- Não, mãe.
-- Então só existe uma saída, meu filho.
-- Qual é ?
A mãe estendeu a vara para ele e disse: segura esta vara meu filho. Em lugar de eu te castigar, vais castigar-me tu a mim. O castigo tem que se cumprir pois a falta existiu e eu não posso retirar a minha palavra. Como tu não queres receber o castigo, e eu amo-te tanto que estou disposta a receber o castigo por ti.
O Pastor Richards diz: “ até aquele momento eu tinha chorado só com os olhos, mas a partir dali comecei a chorar com o coração. Como teria eu coragem de bater na minha mãe por algo que eu próprio tinha cometido ”.

Compreendeste a mensagem ?

Não foi isto que Jesus fez por nós ? Ele tinha dito que “o salário do pecado é a morte ” e que o homem pela sua desobediência merecia morrer, mas o homem não queria e não quer morrer. Então só havia uma saída. Jesus fez-se homem para morrer em nosso favor. Mas porquê Jesus ? Tinha que ser Ele ? Porque não um anjo ?

Só Jesus poderia salvar o homem, pois a Divindade tinha que estar ligada à humanidade. Só o Rei do Universo poderia dar ao homem o que Ele perdera. Só a Cristo poderia ligar o céu e a terra. Um anjo poderia morrer pelo homem, mas não podia salva-lo; só o Criador poderia tornar-se Redentor.

* Lemos em (Filipenses 2:7,8) “ Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E achando -se na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz ”.
* Jesus Cristo, o Mestre de todo o Universo, tinha todo o poder no céu e na terra, mas tornando-se homem por amor a nós Ele despojou-se desse poder durante os anos de sua existência sobre esta terra para que pela sua vida de abnegação e serviço, para que devido à sua vida perfeita nós pudéssemos obter a vida eterna. A riqueza de Jesus sobrepôs-se à nossa pobreza, para que pela sua pobreza (pois desceu mais baixo que nós) nós enriquecêssemos.

Mas meus irmãos temo que não compreendamos verdadeiramente o que isto representa
Qual é o significado da Cruz de Cristo nas nossas vidas ?

* Era Quinta-feira. Jesus estava no jardim do Getesemani. Ali, no seu lugar favorito, acompanhado de Pedro, Tiago e João tinha ido para orar.
 O sofrimento pelo qual Ele passava era terrível, a luta contra as trevas, o medo da separação do Seu Pai, o peso dos pecados da humanidade nos seu ombros eram coisas terríveis de suportar. (Ele disse mesmo aos seus discípulos: “a minha alma está triste até à morte...” Mt 26:38)

 Tal era o seu sofrimento que Ele disse: “Pai se é possivel afasta de mim este cálice, mas não seja como eu quero , mas como Tu queres ”. Esta noite de agonia passou e:
 Era agora sexta-feira, Jesus tinha sido traído e preso, depois foi levado ao sinédrio, levado por este a Pilatos, depois mandado a Herodes, voltou a Pilatos; tinha sido chicoteado, cuspido, insultado e “sentenciado” pela multidão à morte de cruz.
Naquele tempo a crucificação era  a pior de todas as mortes. Não se morria por ser crucificado, mas devido ao facto do sangue se ir acabando aos poucos, o sol quentíssimo de dia, o gelo à noite. Era um sofrimento inconcebível. Mas o pior da cruz para Jesus não foi o facto de sofrer fisicamente, mas o facto de que Ele como crucificado estava a ser considerado como um inimigo da nação.
Jesus sofreu muito vendo que a nação à qual Ele amava e veio salvar, não só o rejeitou como o considerou um inimigo.
Quando ouvimos dizer que a nação judaica rejeitou e condenou Jesus temos a tendência a pensar: “ Como foi possível eles fazerem uma coisa destas a Jesus ? ” Mas será que na nossa vida nós honramos a Jesus e mostramos o seu caracter aos outros, ou temos tendência a “crucificar”  o Senhor Jesus Cristo ?
O homem que durante a sua vida só fez o bem, que curou multidões, que estava sempre pronto a ajudar, foi esse o homem, o Nosso salvador que foi condenado a uma cruz.
 Depois de os soldados o terem escarnecido, puseram-lhe sobre Ele essa mesma cruz. A cruz que Jesus teve que carregar e na qual Ele iria ser pregado, essa cruz não tinha sido feita para Ele.
 ( Foi feita com as medidas de outro, com o nome de outro, preparada por um carpinteiro exclusivamente para outro. Era para Barrabas diz você. É verdade, pois este ladrão tinha sido levado a Pilatos para ser também julgado. Pilatos pergunta quem quereis que vos solte: A multidão disse BARRABAS. A cruz tinha sido feita por Barrabas pois este era o único assassino que seria julgado pela lei romana, Jesus veio de surpresa. Mas não essa mesma cruz não era só para Barrabas, a cruz em que Jesus foi pregado era para mim, para ti, para cada um de nós. O homem é que merecia ser pregado na cruz pois é ele que é pecador. Porquê Jesus deveria ser pregado numa cruz se Ele é perfeito ? O homem é que é culpado do pecado e é Jesus que é crucificado. Tudo por amor !)
* Cristo, decidiu sofrer em nosso lugar para que nós pudéssemos ser novamente felizes para sempre. Deus ama-nos tanto que suportou ver o seu filho assim para podermos ser reconciliados com Ele e ter a vida eterna.  Irmãos que maravilhosa noticia.
* Com Jesus mais dois ladrões foram condenados à crucificação. Enquanto os dois eram condenados pela lei romana pelos seus crimes, Jesus tinha sido condenado pela lei judaica por se ter considerado Filho de Deus.
* Jesus ia ser crucificado no meio dos três, querendo isto dizer que o consideravam o pior dos três.
    * Os dois ladrões tentavam por todos os meios salvar-se, enquanto Jesus nada dizia, sofria não murmurando nenhuma queixa. (aqui podemos ver bem o cumprimento da profecia de Isaias 53 “ ... como ovelha muda perante os seus tosquiadores Ele não abriu a sua boca ... ”)
     * Neste momento em que todos os seus inimigos o insultavam dizendo: “ Se es o Cristo, o Filho de Deus desde dessa cruz ” Jesus não disse nada de mal contra eles, pelo contrario Ele disse: “ Pai perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem ”.
 * O que Ele disse neste momento horrível da sua vida àqueles que o detestavam, “ perdoa-lhes ” deve servir-nos de exemplo e devemos reflectir nisto sempre que dizemos algo a alguém num momento inoportuno.

Em vez de criticar devemos perdoar, e sermos capazes de pedirmos perdão. O perdão que vem de Deus é algo que está ao nosso alcance assim como estava para Jesus.

* Mas quero falar da historia que para mim é uma das mais extraordinárias do Novo Testamento, e ela fascina-me devido à fé de um homem moribundo, de um condenado.
  * Um dos ladroes dizia: “ Se Tu és o Filho de Deus salva-te a Ti mesmo, e a nós. ” SE = ao longo de toda a vida de Jesus satanás O tentou utilizando sempre esta pequena palavra, para fazer Jesus duvidar de Sua missão. Mesmo na Sua crucificação Jesus foi tentado por satanás neste ponto. O inimigo concentrou todas as suas forças para tentar Jesus neste período mais difícil da sua vida.
 *Na realidade o ladrão poderia estar a dizer: “ Você não é melhor do que eu pois tem a mesma condenação; é ainda pior pois esta pendurado no meio. ”
 * Mas um outro disse ao primeiro: “ Tu nem ainda temes a Deus estando na mesma situação ? Nós na verdade com justiça recebemos o que os nossos feitos mereciam, mas este nenhum mal fez. ”

Que fé ! As multidões seguiam o Jesus dos milagres, o Jesus das curas, o Jesus que saciava a fome física; mas este ladrão aceitou um Jesus sofredor, um Jesus cansado, um Jesus quase a morrer, um Jesus condenado. Este homem considerou este Ser que estava na mesma situação que ele, como o próprio DEUS. Um Deus sofredor, um Deus que mesmo estando na cruz poderia fazer alguma coisa por ele. Este é para mim o maior testemunho de fé de toda a Bíblia.
   * Este ladrão continua dizendo: “ Senhor lembra-te de mim quando vieres com o teu Reino. ” Este homem já devia ter ouvido falar de Jesus e provavelmente tinha até visto o Salvador fazer milagres, talvez ate tivesse ouvido da Sua boca sobre o Reino dos Céus. O ladrão acreditava que Jesus iria ressuscitar e que iria para o Seu Reino que não e deste mundo.
    * Este ladrão não pedia a sua libertação naquele momento, nem a vingança contra os seus carrascos e inimigos, ele pediu um lugar no Reino do seu Mestre.

* Quando tudo parecia perdido, quando os seus discípulos tinham fugido, este estranho creu. O testemunho deste homem deu a Jesus a certeza da Sua missão nesta hora difícil e animou-O a continuar a “ lutar ” pela humanidade pecadora. (Eu creio que este homem falou movido pelo Espirito de Deus também para fortalecer Jesus)
Então Jesus voltando-se para este ladrão que implorava o perdão de um Deus que embora sofredor seria vitorioso e disse: “ Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”. O ladrão não foi para o paraíso nesse mesmo dia, nem Jesus o fez pois Ele passou 3 dias na sepultura, mas esse ladrão quando ressuscitar na ressurreição dos justos levantar-se-à vitorioso para viver para sempre com Jesus no Seu Reino que jamais terá fim.

  * Podemos fazer como este ladrão fez, dizendo a Jesus que aceitamos o que Ele fez por nós na cruz do calvário, o seu sacrifício e que queremos viver com Ele uma vida de comunhão e preparar-nos para o dia glorioso em que Ele virá pela 2º vez morando  por fim para sempre com Deus.

Quem gostaria de dizer a Jesus que aceita o Seu sacrifício por nós e quer dizer-Lhe que queremos estar com Ele nesse lar maravilhoso preparado para nós.

Então, enquanto ouvimos uma musica de reflexão, oremos silenciosamente nos nossos lugares e digamos a Jesus o que sentimos neste momento.

Que Deus nos abençoe. AMEN



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...