Youtube

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

VER O INVISÍVEL


COISAS NÃO VISTAS

Deuteronômio 29:29
29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

Este texto é usado muitas vezes para explicarmos que existem coisas da esfera do espiritual que não podem ser explicadas e por isso não se deve especular.

Existe contudo no espírito humano o desejo de tudo explicar embora existam outras passagens bíblicas que nos alertam para não o fazermos.
Provérbios 3:5
5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

Um outro é o de :
Provérbios 14:12
12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Existem várias advertências ao homem para sermos prudentes na forma como analisamos ou ajuizamos um acontecimento. 

Somos seres falíveis e muitas vezes erramos no nosso julgamento, vemos somente o aparente, o que os nossos olhos conseguem ver, esquecendo-nos que existe uma cortina no campo espiritual ou sobrenatural que nos impede de compreender outras realidades.

Era precisamente o que se estava a passar com Job e seus amigos, ao ponto de no final do seu livro, Job reconhecer o seu ignorante saber.
Jó 42:3
...Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
  
Existem coisas no mundo natural, ou melhor dizendo na dimensão da nossa realidade que não tem uma explicação lógica. 

Quando olhamos e vemos o sofrimento no mundo e a forma como essa dor é distribuída pelos homens e animais muitas dúvidas invadem os nossos pensamentos. 

Onde está Deus, se realmente Ele existe?  Porque sofrem inocentes? Porque existe o mal? Porquê que Deus ainda não terminou com este sofrimentos? Vale a pena confiar em Deus? Etc.

É precisamente aqui na encruzilhada da dúvida que o Senhor Deus nos lança os óculos da FÉ,

ILUSTRACAO.
Num programa de televisão que recentemente foi imitido, mostrava dois jovens estudantes que tinham inventado uma película plástica para se colar aos écrans dos nossos aparelhos,  TV, TABLETS, COMPUTADORES, TELEMOVEIS, ETC.
A finalidade dessa película era esconder a imagem real que estava a passar no nosso écran, ou seja eu podia estar a jogar um jogo no meu computador, mas se o professor passasse diante do écran veria por exemplo a imagem de uma folha de cálculo tipo Excel, levando-o a pensar que eu estaria a trabalhar no projeto pretendido por ele.
Aquilo que permitia eu ver o jogo ou seja a realidade é o professor a folha de cálculo ou seja a ilusão, eram uns óculos. 

Se o professor tivesse acesso a esses óculos ele veria o mesmo que o aluno, ou seja veria que o aluno estaria a jogar um jogo e não a trabalhar no projeto. 

Assim se passa também na dimensão da FÉ, sem os óculos da FÉ não entendemos a realidade espiritual. 
1 Coríntios 2:14
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Basicamente o que o texto nos quer dizer é que as coisas do mundo espiritual só serão entendidas por pessoas espirituais. 

Mas alguém pode dizer, eu sou espiritual e continuo sem perceber porque é que uma criança teve de morrer de um cancro? Ou porquê que o terramoto em Itália matou 300 qpessoas incluindo crianças?

Ser espiritual e discernir as coisas espirituais não implica  que conheçamos todas as razões e que as saibamos explicar todas.

O discernimento espiritual mais do que nos dar uma resposta a todos os acontecimentos que ocorrem no nosso planeta, permite compreender que aconteça o que acontecer eu posso confiar em Deus.
A FÉ é precisamente para isso: 
Hebreus11:1
"A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver"

Assim como começamos esta reflexão com o texto de Deuteronômio 29:29,  assim as coisas vão permanecer até Jesus nos explicar.

Para o crente o desafio é esperar e confiar em Deus aconteça o que acontecer.

Romanos 8:39
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
    
Não duvidemos nunca que Deus no ama e que quer o nosso bem.

Provérbios 3:6
6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Deus quer fazer parte da nossa vida é desafia-nós a caminharmos ao seu lado.

Romanos 8:31
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Deus está do nosso lado e não contra nós.

Números 23:19
19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?

Se foi Deus que o disse Ele o fará, se prometeu Ele cumprirá

Colessenses 3:2
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;

Podemos não entender tudo, podemos ficar indignados com as injustiças, no entanto o mais importante para o crente é sem duvida confiar em Deus


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...