Youtube

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

SALMO 23 O VALE DA SOMBRA DA MORTE



O VALE DA SOMBRA DA MORTE

Salmos 23:4
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo...

É bastante comum, que um pastor de ovelhas durante o inverno recolha o seu rebanho no aprisco é só o volta a retirar quando o verão se aproxima, nesta ocasião Ele empreende uma grande viagem até às montanhas onde praticamente passa ali todo o verão.

Aquilo que o salmo 23 vai apresentar de seguida representa precisamente a época correspondente ao derretimento da neve e à saída dos rebanhos para as montanhas. 

É precisamente nesta época que existe um relacionamento mais forte entre ovelhas e proprietário, visto que agora o pastor ficará ao lado delas dia e noite. É também por isso que nos apercebemos da linguagem usada por David na primeira e segunda pessoa do singular ( EU e TU).

Embora a caminhada seguida pelo pastor com o seu rebanho às altas montanhas não seja fácil, a verdade é que Ele não as conduzirá por um caminho que Ele próprio já não tenha passado, o pastor sabe que vai enfrentar uma série de dificuldades, escarpas escorregadias, vales sombrios, tempestades de granizo ou de neve, animais selvagens, avalanches, plantas venenosas etc. a verdade é que nada o apanha desprevenido, Ele sabe perfeitamente o que pode contar pelo caminho.

É de forma simples e segura que David diz: " não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo"

David sabia que estando o seu pastor com ele, fosse qual fosse a circunstância, a dificuldade, a prova, decepção ou a angústia, David estaria confiante e em paz.

Na vida cristã por vezes vivemos um relacionamento mais íntimo e forte com Deus, esses momentos são sempre extraordinários e experiências inesquecíveis, no entanto, também faz parte da nossa caminhada os vales sombrios. 

Existe uma realidade que temos que compreender, para chegarmos às montanhas inevitavelmente passaremos pelos vales, só esta experiência nos poderá conduzir para lugares mais altos. 

São nos vales da sombra da morte que percebemos a presença do pastor ao nosso lado, e isso permite nos relacionarmos com Ele como nunca.

O pastor também sabe que nem tudo nos vales é mau, é nos vales que se encontram águas refrescantes, são cascatas ou riachos que saciam a sede do rebanho, cansado do calor da viagem até ao destino.

Na vida espiritual Deus o nosso pastor também nos proporciona momentos de refrigério, no meio de vales sombrios, por vezes encontramos oásis que fortalecem a nossa caminhada, são importantes para nós fortalecermos para a caminhada seguinte. 

Talvez o conforto de outra pessoa que já passou por algo semelhante, seja o tónico para nós fortalecermos e prosseguirmos mais confiantes. 

Outro fator que leva o pastor a passar pelos vales, é precisamente pela riqueza da erva que aí se encontra, avançando lentamente, o rebanho pode alimentar-se e fortalecer-se para a restante jornada. 

Antes do pastor chegar às altas montanhas Ele sabe que apesar dos perigos, é necessário os vales para as suas ovelhas ficarem bem nutridas. 

Na nossa vida espiritual também é nos momentos difíceis e sombrios que Deus nos dará o alimento necessário para não desistirmos e nós fortalecermos. 

Não subestimemos os vales sombrios na nossa vida, pois sairemos deles muito mais fortalecidos. 

Mesmo que os acontecimentos se abatem sobre nós, que a tempestade venha, que os animais ferozes nos queiram fazer mal, que as avalanches nos queiram subterrar, "NÃO TEMEREI MAL ALGUM"

Viver desta maneira é empreender uma longa e difícil viagem até às alturas duma vida santa, pacífica e triunfante com Deus.

Para muitos cristãos o vale da sombra da morte é algo que lhes trás ansiedade e medo, mas o desafio do pastor é vivermos estes momentos com confiança, pois Ele estará ao nosso lado. 

Vales obscuros iremos sempre de os ter na vida, a questão é saber como me vou comportar quando os tiver que enfrentar.

Que possamos ser uma benção para nós próprios e para todos aqueles que se sentem desencorajados nesta caminhada sombria


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...