Youtube

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

SALMO 23 GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA



GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA

Salmos 23:1-3
1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Um dos piores desastres que se pode cometer como pastor de ovelhas é deixá-las à sua mercê, se um proprietário não estiver atento um rebanho pode rapidamente diminuir de número e até desaparecer.

Não se trata de uma invasão por parte de animais selvagens, mas sim de uma auto destruição.

As ovelhas entregues a si mesmo caminham sem se darem conta para o seu próprio fim, elas irão se fixar numa pastagem até a esgotar completamente, secam o solo, poluem as águas e acabam por trazer sobre si um cem número de parasitas que lhes provocam doenças e lhes causam a morte.

O proprietário tem de ter um cuidado especial ao estar constantemente a mudar de pastagens, pois isso trará felicidade é vida ao seu rebanho.

Isso faz com que o pastor tenha de estar em constante movimento planeando os caminhos e lugares a palmilhar. 

De certa forma os seres humanos pecadores correm o mesmo risco quando estão entregues aos seus próprios gostos. Quando seguem os seus próprios caminhos.

Basta olharmos à nossa volta e podemos reparar na quantidade de seres humanos com as suas vidas estragas, maridos e mulheres divorciados, filhos traumatizados, famílias destruídas, pessoas mentalmente afetadas, promiscuidade moral, sexual. 

O desfecho certo de um pecador entregue a si próprio é sem duvida a sua auto-destruição. 

Neste versículo o rei David que tinha sido pastor sabe perfeitamente que as suas ovelhas tem de ser encaminhadas a pastagens sucessivas. 

Por vezes os caminhos não eram fáceis, pedregosos estreitos, íngremes, mas só assim se conseguia manter o rebanho alimentado e saudável. 

Jesus certa vez afirmou ser ele a solução, Ele disse:
João 14:6
Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida...

Se na realidade queremos andar no caminho certo, não existe outro que não passe por Jesus. 

Existe no entanto uma afirmação mais séria no que diz respeito ao caminho, em outra ocasião Jesus afirma: 
Mateus 7:13-14
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Jesus fala do caminho largo e da porta larga, e este é percorrido pela maioria.

Neste caminho são retiradas as pedras, as subidas, trata-se de um caminho largo e cheio de facilidades. Tudo é permitido, não há lugar a restrições. Neste caminho cada um faz aquilo que mais lhe apraz, seguem os seus próprios desejos. Não sentem responsabilidade de dar contas a ninguém. 

No entanto o caminho proposto por Jesus, o bom pastor tem outras características, é um caminho que não é para todos. 

É estreito, talvez incomodo, requer persistência, não é sempre plano, e tem muitas pedras pelo caminho. Jesus diz que são poucos os que acertam com ele. E não existe outro caminho.

Noutra ocasião Jesus afirma o seguinte: 
Marcos 8:34
...Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Se Jesus é o caminho é se nós o queremos seguir, Ele diz-nos que só o podemos fazer, se renunciarmos a nós próprios. 

Aqui esta o segredo da vida Cristã, a renúncia de nós próprios, vivemos num mundo em que a mensagem que ouvimos é precisamente contrária, estamos habituados a ouvir que temos de nos valorizar, se não pensarmos em nós quem pensará, tens de olhar é mais por ti etc. O mundo cultiva a cultura do EU, aliás esse é o problema do pecado. 

Sabem que o pecado baseia-se num amor mal orientado, ou seja em vez de estar direcionado para Deus e o próximo, está direcionado para si próprio. 

Quando Jesus diz "A SI MESMO SE NEGUE" Jesus está a fazer o convite de o seguir em vez de seguirmos a nossa vontade, os nossos interesses, ou melhor dizendo, o caminho largo.

Negar-se a si mesmo não significa, martirizar-se, deixar de se amar, ou ainda de se valorizar, definitivamente não é isso que Jesus quer dizer.

NEGAR-SE A SI MESMO significa dar o controle da nossa vida a Jesus, é Ele e não nos que dirigimos, é o Seu querer e não o nosso que devemos aceitar. 

Quando dizemos na oração do Pai nosso " VENHA A NÓS O VOSSO REINO" eu estou a dizer a Jesus que não quero ser eu o rei da minha vida, mas quero que seja Ele.

Paulo expressa isto quando diz: 
Gálatas 2:20
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

Paulo expressa aqui o alvo detido o Cristão sincero, Paulo está a dizer que na sua vida já não era mais ele que mandava, já não era mais os seus interesses que contavam, já não era mais a sua vontade que prevalecia, já não era mais as suas necessidades que deveriam ser preenchidas.

Na vida de Paulo era Jesus que ditava as regras que impunha os interesses e que direcionava o querer.

Jesus ainda diz: "TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME" ora o que significa tomar a minha cruz?

Por vezes as pessoas têm certos desabafos dizendo esta frase quando se vêm aflitas com algo crônico, uma doença, um cônjuge ou filho problemático, etc, no entanto levar a sua cruz é na realidade o processo de crucifixão do próprio EU.

É aquele processo diário e continuo de aniquilamento de um super Ego, para uma vida mais humilde é semelhante à de Jesus.

Se existe alguém que submeteu o seu EU foi Jesus que na hora de maior angústia e sofrimento em vez de dizer VOU ME LIVRAR DESTE CÁLICE, disse SEJA FEITA A TUA VONTADE E NÃO A MINHA.

O sábio Salomão diz o seguinte:
Provérbios 14:12
12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

O caminho que Jesus nos propõe não é o mais fácil de percorrer, por vezes encontramos pedras evobstaculos, por vezes é tão estreito que nós arranhamos, mas é o único que nos levará ao céu. 

Deste a antiguidade até ao nossos dias, aceitar o caminho que Jesus nos propõem, nunca foi fácil, uns perdem os seus cônjuges, outros são perseguidos por eles, outros tornam-se odiados por familiares, outros perseguidos por eles, muitos tornam-se alvo de invejas e vinganças, outros deixados e abandonados.

Seguir este caminho pressupõe valores diferentes, desejos diferentes objectivos de vida também diferentes. 

Deste a antiguidade até aos nossos dias, seguir Jesus foi e tem sido uma vida inquietante, sempre a caminharmos de um lado para outro, não existe uma pastagem fixa, um cantinho tranquilo, teremos sempre de esperar novas directrizes, avançar para novos desafios, e esperar novas dificuldades. 

No entanto gostava de vos dizer que se houvesse outro caminho mais fácil era por lá que o nosso bom pastor nos levaria. Mas se é este que estamos a viver hoje, vivando-lo com a certeza que Ele estará sempre ao nosso lado


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...