Youtube

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

SALMO 23 REFRIGERA-ME A ALMA



Salmos 23:3
3 Refrigera-me a alma. 

Não podemos esquecer que quem está a escrever este salmo é o rei David e muitas vezes ele próprio sentiu o que é estar abatido, desencorajado, ele conheceu o desânimo e o tormento de ter cedido à tentação. David foi confrontado com a amargura e desespero sem forças em si mesmo.

No salmo 42 David expressa este estado de espírito quando diz:
Salmos 42:11
11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? 

Um dos problemas relacionado com as ovelhas tem a ver com elas muitas vezes ficarem pressas com as costas no chão e as pernas no ar, quando isto acontece dificilmente ela consegue se colocar novamente em pé.  

As ovelhas mais gordas, as mais velhas e as que estão grávidas, são especial atenção, pois é frequente caírem nesta situação. 

Nesta posição inversa, a ovelha pode morrer em poucas horas, seja por ataques dos predadores, seja pelos gazes gerados na pança. Esta posição desconfortável para a ovelha impede-a de se hidratar e com isto saciar a sede que a levará também à morte.

Podemos fazer um certo paralelismo da ovelha com a vida espiritual de um crente.

Muitas vezes pelas dificuldades da vida e o desânimo que dai advém, nós seres humanos podemos nos encontrar numa posição francamente desvantajosa, os ataques inimigos levar-nos-ão a patamares ainda superiores de amargura stress e depressao. 

Por vezes é tão difícil reverter a situação como o é para a ovelha virar-se e pôr-se novamente em pé, sabemos de pessoas que não aguentando a pressão acabam por se suicidar. 

Por vezes para dificultar mais a restauração da alma, nós seres humanos temos a sensação que após um pecado, ou cedência à tentação, Deus o pastor vai perder a paciência e fará de nós o alvo da sua cólera.

Hoje gostaria que ficasse bem claro na nossa mente que verdadeiramente Deus não é assim, assim como o pastor corre em socorro da sua ovelha, assim é o nosso Deus quando nos encontramos com a nossa alma angustiada e amargurada.

O maior exemplo foi Jesus quando esteve nesta terra- Ele mesmo referiu que veio:
Mateus 9:12-13
12 ...Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes... Pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].

O ministério de Cristo foi em prol dos aflitos, dos oprimidos, dos rejeitados, o profeta EZEQUIEL antecipa este ministério dizendo o seguinte:
Ezequiel 34:15-16
15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus. 16 A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; ... apascentá-las-ei com justiça.

Existe realmente paralelismos interessantes da vida das ovelhas com a vida do crente.
Quando a ovelha procura uma cova no solo onde se pode deitar e descansar acontece muitas vezes de ser esse o seu maior perigo, pois pode ser precisamente aí que fique virada de barriga para o ar sem poder se mexer.

Por vezes nós seres humanos também corremos o risco de ao procuramos um lugar agradável e confortável longe de privações, do exercício da paciência e da auto-disciplina 
Ser precisamente esse o lugar mais perigoso para a nossa alma. 

Por vezes são as privações e as dificuldades que nos mantêm alerta contra a destruição da nossa alma.

O segundo paralelismo ovelha crente, tem a ver quando a ovelha tem muita lã, esse factor pode também lhe custar a vida, pois numa situação de capotamento a ovelha devido à lã dificilmente se consegue virar.

A Bíblia quando fala da nossa pele, compara-a ao pecado 
Jeremias 13:23
23 Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.

Quando o homem pecou diz a Bíblia que se deu contava-se estava nu e fez para si vestimentas de folhas.

Num sentido mais espiritual está pele representa o próprio EU, que preciso de me despojar para ser Deus o senhor da minha vida.

Só o pastor pode fazer esse trabalho, pode até ser desconfortável, mas é a única maneira de nos manter a salvo.

Finalmente o terceiro paralelismo tem a ver com a ovelha ser muito gorda.

Normalmente a ovelha gorda nem é saudável nem ,muito produtivas, normalmente são as mais gordas que se viram mais rápido. 

Por vezes o crente vive esta sensação que está tudo bem, que não tem falta de nada, financeiramente está seguro, familiarmente está bem, profissionalmente também não há problemas. Mas este pode ser mesmo o seu maior perigo. 

Quando uma ovelha se encontra nesta situação o pastor faz passá-la por um regime mais cuidado de alimentação a fim de conseguir novamente a forma ideal.

Assim o nosso bom pastor também nos fará passar por um regime de paciência, privação e disciplina que nos fortalecerá contra um estado espiritual enganoso é que nos leva á morte.

Aceitemos a disciplina do senhor como um bem, normalmente a nossa alma será fortalecida.

O bom pastor empreenderá tudo o que estiver ao seu alcance para salvar a sua ovelha, mesmo que para isso a faça passar por certas privações. 

Não esqueçamos que somos ovelhas e que ele é o pastor


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...