As Festas
Bíblicas (Moedim) se Aplicam Hoje?
Por Tim Hegg
INTRODUÇÂO
Uma das perguntas
que inevitavelmente aparece quando as pessoas começam a ver a beleza das Festas
Bíblicas é se elas realmente se aplicam aos seguidores de Yeshua hoje em dia.
Muitas linhas teológicas modernas insistem que tais Festas eram `apenas
sombras' da
pessoa e obra do
Messias Yeshua e de Sua vinda e que não são mais necessárias. Algumas pessoas
vão além disto e dizem que celebrar os Moedim (Festas Bíblicas) diminui a
importância da posição central que Yeshua deve ter em nossa teologia e
adoração. Mas o que as Escrituras nos dizem sobre o papel dos Moedim na vida do
povo de D-us?
AS FESTAS E A
CRIAÇÃO
Primeiramente,
devemos lembrar que a palavra usada no hebraico é Moed, `tempo indicado' e que
esta mesma palavra é encontrada na narrativa da criação em Gênesis 1. Aqui, o
sol e a lua são dados especialmente `...para sinais e para estações.' A palavra
traduzida como `estações' é Moedim, exatamente a mesma palavra usada para
descrever as Festas em Levítico 23 e em outros locais da Torah.
Qual a importância
disto? É importante porque mostra que AS FESTAS QUE D-US REVELA NA TORAH ESTÃO
LIGADAS À CRIAÇÃO. Isto quer dizer que D-us designou o universo em si (o sol e
a lua e toda a estrutura planetária) para apontar para e regular as Suas
Festas, os Moedim.
Portanto,
primeiramente, os Moedim são uma parte da ordem da criação,e não apenas uma
parte da aliança feita com Israel no Sinai.
POR TODAS AS
GERAÇÕES
Em segundo lugar,
a Palavra de D-us explicitamente diz que os Moedim permanecerão por todas as
gerações de Israel (Shabbat: Êxodo 31:16; Pessach/ Hag haMatzot: Êxodo 12:14,
17, 42; Shavuot: Levítico 23:21; Rosh HaShannah/Yom haKippurim: Levítico 23:32;
Sukkot:
Levítico 23:41).
Portanto, quer para um Israelita ou quer para alguém que está ligado a Israel
pela fé, existe apenas uma Torah para todos (Números 15:16, 29; Levítico
16:29). As implicações são claras: se Israel é instruído a observar os Moedim
do S-NHOR por todas as gerações, então todos aqueles que estão ligados a Israel
pela fé no D’us de Avraham, Itschak e Ya'akov e no Messias Yeshua têm o mesmo privilégio
de observar os tempos indicados por D-us.
É POSSÍVEL
OBSERVÁ-LAS?
`Mas,' alguns
podem argumentar, `é impossível observar as Festas tais como estão prescritas
na Torah'. Em parte é verdade. Cada Festa requer sacrifícios e o envolvimento
dos sacerdotes e do Templo, e atualmente isto é impossível. Mas se somos
capazes de observar parte das atividades prescritas para um Moed, e se os
Moedim são ricos em bênçãos e instrução, não seria sábio fazer tudo o que podemos
com relação aos tempos indicados e deixar aquilo que não podemos fazer nas mãos
de HaShem? Considere esta ilustração: suponha que eu, como pai, peça a meu
filho para cortar a grama do quintal
enquanto eu
trabalho. Quando ele pega o cortador de grama, percebe que só há gasolina
suficiente para aparar metade do gramado.
Considere as duas
hipóteses: meu filho pode não fazer nada, ou pode aparar o máximo de grama
possível com esta gasolina limitada. Qual das duas hipóteses me agradaria mais
como pai? A resposta é óbvia: fazer tudo o que podemos para obedecer e agradar
o nosso Abba mostra um coração cheio de fé. E é assim que ocorre com os Moedim:
mesmo não podendo cumprir todas as instruções completamente (por causa da ausência
do Templo e dos sacerdotes), podemos fazer o possível para guardar muitas das
instruções para cada um dos Moedim, e ao fazer tal coisa somos abençoados e
D-us é honrado.
TODOS OS POVOS EM
D-US
Em terceiro lugar,
as Escrituras são claras sobre o fato de que a vitória de D-us no fim dos
tempos é manifesta por Seu povo, tanto Israel quanto as nações, adorando a Ele
juntos. Considere a profecia de Isaías, citada por Yeshua quando ele limpava a
área do
Templo de práticas
ilícitas: `porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os
povos.' (Isaías 56:7). O contexto de Isaías 56 é claramente das nações se unindo
para adorar ao S-NHOR, e esta adoração é caracterizada pela guarda do Shabbat,
o primeiro dos
Moedim (Levítico
23:1-3). E mais, o reino do Messias, caracterizado pela adoração do Único e
Verdadeiro D-us, é marcado por todas as nações vindo celebrar a Festa de
Sukkot, o último Moed do ciclo anual. Portanto, o Shabbat (em Isaías) e o
Sukkot (em Zacarias)
indicam os
`limites' que englobam todos os Moedim em uma perspectiva profética.
De fato, o Templo
ser a `casa de oração para todos os povos' certamente inclui as orações e os
Salmos incorporados em cada um dos Moedim.
O REINO DO
MILÊNIO
O fato do reino
milenar de Yeshua incluir a celebração dos Moedim é significativo, pois mostra
que os tempos indicados pelo S-NHOR tem um significado muito mias abrangente do
que a revelação da morte e ressurreição de Yeshua. Se fossem meras sombras de
Sua primeira vinda, então não teriam nenhum propósito no reino do milênio. Mas
as Festas não foram exauridas de seu significado com o primeiro advento de
nosso Messias. Elas também apontam para o seu reinado e para o tempo em que
`Ele será Um e o Seu Nome será Um' (Zacarias 14:9). É uma questão de sabedoria
então, se vamos celebrar os Moedim durante o reino milenar do Messias Yeshua,
que busquemos entender o significado destes tempos indicados para celebrá-los
agora.
SEGUINDO O MESTRE
Em quarto lugar,
como seguidores de Yeshua, andamos de acordo tanto com a Sua instrução quanto
com o Seu exemplo. Pedro testifica que devemos `seguir os passos do Messias' (1
Pedro 2:21), uma frase que denota viver como Ele vivia. Isto significa (no
contexto imediato de Pedro) estar disposto a sofrer da forma como Yeshua sofreu
– pela justiça. Mas também enfatiza o objetivo primário de qualquer discípulo:
ser como o seu mestre. Como seguidores de Yeshua, devemos portanto fazer uam
pergunta muito simples: Yeshua, nosso Mestre, guardou os tempos indicados do
S-NHOR? A resposta claramente é `sim'.
Portanto, como
Seus discípulos, também devemos fazê-lo.
OS PRIMEIROS
DISCÍPULOS
Fica muito claro na
Bíblia que esta lógica simples era aceita por Seus discípulos pois encontramos
os mesmos celebrando os Moedim nos registros dos Evangelhos. Além disto, esta
relação de mestre/discípulo fica evidente na vida de Paulo apesar do mesmo ser um
apóstolo `prematuro' (1 Coríntios 15:8 – Será que o Apóstolo aos Gentios se
considerava `prematuro' por ter nascido numa era que precedia o tempo nações se
reunirem em adoração?) Nós encontramos Paulo celebrando os Moedim e lemos no
relato de Lucas que Paulo fez um esforço especial para estar em Jerusalém
durante o Pessach (Atos 20:16). Não nos surpreende que ele instrua os
seguidores em Corinto para celebrar o Pessach (I Coríntios 5:8) com os corações
sem o fermento. Se todos os discípulos de Yeshua, incluindo Paulo, celebraram
os Moedim assim como o seu Mestre, nós que somos Seus
discípulos também
não deveríamos fazer o mesmo?
COMO HONRAR A
D-US
E finalmente, as
instruções amorosas de D-us dadas a nós na Torah (lembre-se que Torah significa
`instrução' e não `lei') são dadas a nós para nos ensinar como honrá-Lo e o que
é melhor para nós. A medida que celebramos o ciclo dos Moedim, descobrimos mais
e mais
como é viver de
acordo com a agenda de D-us e não com a nossa. Considere esta comparação: os
Moedim estão para o tempo assim como o dízimo e as ofertas estão para o
dinheiro. Assim como crescemos em fé e entendimento ao honrarmos a D-us com
dízimos e ofertas, também aprendemos sobre os Seu plano redentor e seu reinado
soberano através dos Moedim. Aprendemos que todo o tempo (assim como todos os
nossos bens) pertence a Ele. Ao honrá-lo, pausando nos dias dos Moedim dEle e
nos concentrando nas lições que Ele pretende ensinar-nos, aprendemos a moldar e
ajustar nossos planos de vida tendo a Ele como
o centro. Que D-us
permita que nossas vidas, tanto nos pequenos detalhes quanto como um todo,
reflitam a Sua glória e poder.
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