INIMIGO COMO AMIGO.
"SENHOR TRATA DOS MEUS AMIGOS PORQUE DOS MEUS INIMIGOS CUIDO EU"
Hoje vamos abordar a questão do inimigo que se passa como nosso amigo. Ou seja aquele que fala palavras que nos agradam, mas que pensa de maneira diferente.
Provérbios 26:17-23
Quem se mete em questão alheia é como aquele que toma pelas orelhas um cão que passa. 18 Como o louco que lança fogo, flechas e morte, 19 assim é o homem que engana a seu próximo e diz:Fiz isso por brincadeira. 20 Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. 21 Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. 22 As palavras do maldizente são comida fina, que desce para o mais interior do ventre. 23 Como vaso de barro coberto de escórias de prata, assim são os lábios amorosos e o coração maligno.
O jornalista Miguel Sousa Tavares tem uma frase que diz mais ou menos assim:
"Detesto pessoas com bom feitio mas com mau caracter."
- Como Pastor tenho vivido a experiência de mudar de campo missionário, e sempre que chego a um novo território, são precisamente os irmãos simpáticos e extrovertidos que me dão as boas vindas. São aqueles que se apresenta, sempre com um sorriso na cara, que mais tarde se tornam os maiores críticos do ministério que se está a realizar,
O texto bíblico fala Dos "lábios amorosos e o coração maligno."
Salmos 12:1-3
Salmo de Davi
1 Socorro, SENHOR! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens. 2 Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido. 3 Corte o SENHOR todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente.
- Infelizmente muitos destes pseudo amigos, são familiares. De onde estamos menos à espera é de onde muitas vezes vem a desilusão.
- Jesus muitas vezes foi alvo da hipocrisia e bajulação humana, mas nunca se deixou iludir por aqueles que elogiavam falsamente.
Mateus 22:15-22
15 Então, retirando- se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra. 16 E enviaram- lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para dizer- lhe:Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens. 17 Dize- nos, pois:que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não? 18 Jesus, porém, conhecendo- lhes a malícia, respondeu:Por que me experimentais, hipócritas? 19 Mostrai- me a moeda do tributo. Trouxeram- lhe um denário. 20 E ele lhes perguntou:De quem é esta efígie e inscrição? 21 Responderam:De César. Então, lhes disse:Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. 22 Ouvindo isto, se admiraram e, deixando- o, foram- se.
- Na Bíblia temos muitos casos de homens que erraram por não estarem precavidos dos falsos amigos.
Sansão - tinha muitos inimigos, não foi com espada ou lutando que ele foi vencido, mas com lábios amorosos de um coração maligno.
Lembremo-nos que Judas traiu a Jesus não lhe dando um chapada, um soco, uma rasteira ou uma facada, mas sim, com um beijo.
- A frase que usei no início ilustra na realidade uma verdade. DECONDE MENOS SE ESPERA É DE ONDE VEM O PERIGO
Sem comentários:
Enviar um comentário