Youtube

sábado, 15 de agosto de 2015

O PECADO DA PRESUNÇÃO


Números 14:39-45
O povo derrotado em Horma
39 Falou Moisés estas palavras a todos os filhos de Israel, e o povo se contristou muito. 40 Levantaram-se pela manhã de madrugada e subiram ao cimo do monte, dizendo: Eis-nos aqui e subiremos ao lugar que o SENHOR tem prometido, porquanto havemos pecado. 41 Porém Moisés respondeu: Por que transgredis o mandado do SENHOR? Pois isso não prosperará. 42 Não subais, pois o SENHOR não estará no meio de vós, para que não sejais feridos diante dos vossos inimigos. 43 Porque os amalequitas e os cananeus ali estão diante de vós, e caireis à espada; pois, uma vez que vos desviastes do SENHOR, o SENHOR não será convosco. 44 Contudo, temerariamente, tentaram subir ao cimo do monte, mas a arca da Aliança do SENHOR e Moisés não se apartaram do meio do arraial. 45 Então, desceram os amalequitas e os cananeus que habitavam na montanha e os feriram, derrotando-os até Horma.

- Deus tinha anunciado a todo o povo que iriam ficar 40 no deserto e que todos de idade de 20 anos para cima não iriam entrar na terra prometida, pois morreriam no deserto, isto pela incredulidade que todos eles demonstraram na conquista dessa mesma terra.

- Depois de ouvirem tal notícia o povo sentiu que tinha pecado contra Deus e então decidiu remediar a situação, saindo para começar a combater e a conquistar essas terras. 

- No entanto estavam a fazê-lo sem a aprovação de Deus, prepararam-se para essa conquista sem que Deus estivesse no meio deles. 

- E foi nesse sentido que Moises os adverte para não se meterem nessa guerra pois iriam morrer.

- O povo mesmo advertido, foi para a batalha e o resultado final foi a morte de todos aqueles que foram combater.

- A atitude do povo foi uma atitude presunçosa, achou que indo por esse caminho Deus não os iria abandonar, afinal fora Deus que os libertará do Egipto, no fim de contas Deus era o seu Deus, e eles eram o seu povo.

- Infelizmente nós seres humanos temos muitas vezes atitudes presunçosas, achamos que podemos fazer as escolhas que quisermos que Deus estará sempre do nosso lado! Ele muitas vezes é visto como o Bombeiro, ou seja se a coisa correr mal ele vai aparecer para apagar o fogo.

- Há 3 anos atrás quando entrei para um novo campo missionário conheci a história de uma irmã que se tinha casado pela segunda vez, já tinha dois filhos do primeiro casamento, e conheceu um senhor, e o namorou apenas um mês e casou com ele. Quando os conheci tinham tido já um filho, mas o casamento estava complicado. Numa conversa que tive com essa irmã ela desabafou o inferno que era o seu casamento. Ele era um homem com muitos problemas de saúde, que não gostava de trabalhar, passava o dia a ver televisão, que batia no filho e que a agredia verbalmente todos os dias, ele tinha se endividado antes de casar com ela, e agora as dívidas dele estavam a ser pagas por ela, pois era a única que trabalhava lá em casa. 

- Histórias como está são frequentes no nossos dias, pessoas que tomam decisões para a sua vida e que no fim percebem que aquilo se tornou num presente envenenado. 

- * Vemos isso nos relacionamentos, 
* Na escolha de um curso, (Conheço um jovem que quis um curso que no futuro lhe pudesse dar muito dinheiro, hoje um ano depois essa formação está a sair cara, pois aquilo que estuda não lhe dá prazer e isso se reflete nas notas.)
* Também na escolha de um trabalho, ( Está muito ligado à formação que escolhemos, Alguém me dizia ontem aqui no lar que a neta tinha escolhido uma área que agora não tinha saída profissional e que iria tentar emigrar para arranjar trabalho)
* Na aquisição de créditos, ( quantas pessoas ficam sem os seus bens, com o seu nome sujo, pois pediram dinheiro, e agora não conseguem pagar as dívidas.)
* Nas escolhas de amigos ( Perdi um irmão de sangue pois envolveu-se com amigos menos próprios que o induziram às drogas e por sua vez a um desfecho fatal na vida)

- Infelizmente nós seres humanos depois de fazermos as nossas más escolhas, e de estarmos a viver as consequências das mesmas, olhamos para Deus como o culpado de tudo, como aquele que não se mostra presente, como estando em silêncio e não se importando conosco. 

- Escolhemos e tomamos decisões sem o consultar e na sua grande maioria contrárias á palavra revelada, e na nossa presunção achamo-nos vítimas de um Deus ausente.

- Deus deseja que o consultemos nas mais pequeninas coisas, se for preciso até na compra de uns sapatos, ele quer que façamos escolhas certas em todas as áreas da nossa vida.

- Término só com uma dica, que pode ser útil.

- Existem algumas maneiras de ouvirmos a voz de Deus.

* Pela BÍBLIA - é bom percebermos o que Deus já nos revelou na sua palavra.
* Pela NATUREZA - ao contemplarmos aquilo que Deus fez para o nosso bem estar podemos perceber algo que Deus nos queira dizer.
- Pelo ESPÍRITO SANTO - muitas vezes ouvimos a voz da consciência que nos acusa, devemos estar atentos pois Deus usa esse método para nos orientar também.
- Pelos AMIGOS - Por vezes um amigo pode ser um enviado de Deus para no alertar de algum caminho errado que estejamos a seguir. 

- Querido amigo, não culpes Deus daquilo que ele não tem culpa, não te coloques numa postura presunçosa, pois não devemos tentar Deus.

Feliz dia.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...