Youtube

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

A PARÁBOLA DO JUIZ INÍQUO E DA VIÚVA POBRE


Lucas 18:1-8
A parábola do juiz iníquo
​1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: 2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. 3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. 4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; 5 todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. 6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. 7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

Lucas 21:1-4
A oferta da viúva pobre
​1 Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. 2 Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; 3 e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. 4 Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.

- JESUS CONTA ESTAS DUAS PARÁBOLAS EM QUE AS PERSONAGENS PRINCIPAIS SÃO DUAS VIÚVAS.

- A viuvez era um drama para uma mulher, sobretudo se não tivesse filhos. 
POR CAUSA DESTA SITUAÇÃO DEUS TOMAVA EM MÃOS A CAUSA DAS VIÚVAS.
EM ISRAEL DEUS ERA O PROTETOR DAS VIÚVAS, 

ESTÁ À ESCUTA DA VIÚVA- 
Êxodo 22:22-24
22 A nenhuma viúva nem órfão afligireis. 23 Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu lhes ouvirei o clamor; 24 a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos, órfãos.

JUIZ- 
Salmos 68:5
5 Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada.

EXECUTOR DESSA DEFESA-
Deuteronômio 10:17-18
17 Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno; 18 que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes.

AMPARA -
Salmos 146:9
9 O SENHOR guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva...

GUARDA A SUA HERANÇA- 
Provérbios 15:25
25 O SENHOR deita por terra a casa dos soberbos; contudo, mantém a herança da viúva.

FINALMENTE A BÍBLIA DIZ QUE DEUS É O SEU MARIDO.
Isaías 54:4-5
4 Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez. 5 Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

CONSIDERANDO A PRIMEIRA PARÁBOLA.
JUIZ INÍQUO

​1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: 2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. 3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. 4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; 

- Temos uma viúva que tem um causa é um adversário e necessita que lhe seja feita justiça, 
Ê bem provável que nos identifiquemos com esta viúva, pois também vivemos injustiças.

- Do outro lado temos um juiz 
que não teme a Deus nem respeita homem algum. 

"...mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me".

- O segredo desta viuva estava na persistência, ela sabia que a sua causa era justa 
- Podemos também perceber que a persistência/perseverança é o segredo para uma oração eficaz. 

7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
- Se aquele juiz que não temia a Deus e nem respeitava o homem foi capaz de lhe fazer justiça o que não dizer de Deus?

"Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?"
- Deus quer fazer justiça e atender a todos quanto a ele lhe vierem pedir. No entanto a pergunta é: COMO ESTÁ A MINHA FÉ? Quando Jesus voltar estarei eu a praticar a oração persistente?

"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuídado de vós" (1 Pedro 5:6-7)

----------------
CONSIDERANDO A SEGUNDA PARÁBOLA DA VIÚVA POBRE

Marcos 12:41-44
A oferta da viúva pobre
41 Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. 44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.

- A mulher deu duas moedas eram dois LEPTONS, a moeda grega em cobre de menos valor. Possivelmente não daria para comprar quase nada. 

- Jesus vai dizer que os outros punham daquilo que lhes sobrava. 

Dar quando se tem muito dinheiro é fácil.
Dar quando lhe sobra, ainda é mais fácil, o difícil é:
Dar quando estamos nós próprios em necessidade. Isso requer FÉ.

- Jesus não mostra que tem pena desta mulher, pois Ele sabia que ela tinha acionado o princípio poderoso do céu para o seu suprimento. A FÉ

Este é o princípio de Deus que abre as janelas do céu Ml 3:10: “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, seu eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem 

- Agora era responsabilidade de Deus suster esta mulher, o Deus não falharia.

- no Antigo Testamento temos o exemplo de uma viúva que também Deu o pouco que tinha e vemos como Deus supriu as suas necessidades.

- Viúva de Sarepta tinha um pouco de farinha e um pouco de azeite para comer o último pão e de seguida ela é o seu filho morreriam de fome, mas ela Deu ao profeta esse resto, e Deus alimentou-a. ela é o filho morrerem a seguir. 

ESTAS DUAS HISTÓRIAS A DO JUIZ INÍQUO E DESTA VIÚVA, DEMONSTRAM AQUILO QUE DEUS PODE FAZER NA NOSSA VIDA, SE CONTARMOS COM ELE COMO NOSSO VERDADEIRO AUXILIADOR




Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...