INVEJA DOS PECADORES.
Provérbios 23:17
Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia.
Provérbios 24:1-2
Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, 2 porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal.
Provérbios 24:19-20
Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos, 20 porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará.
Êxodo 20:17
Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
- Provérbios 23:4
Não te esgotes para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência.
A verdadeira felicidade não vem daquilo que queremos e não temos, mas sim reconhecer aquilo que já temos.
ECLESIASTES 5:12
Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir, e isto deve-se a 4 razões.
- como guardar a fortuna.
- onde investir
- onde gastar.
- como ganhar mais.
Lucas 12:15
Então, lhes recomendou:Tende cuidado e guardai- vos de toda e qualquer cobiça; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.
Porque razão as coisas não nos trazem real felicidade?
Ou felicidade duradoura?
ILUSTRACAO - todos gostamos de receber presentes, qual o presente que receberam no último Nata? É bem provável que já nem nos lembremos.
- As coisas dão uma sensação de felicidade momentânea, dura pouco tempo.
Novamente a pergunta: porquê que as coisas não trazem felicidade?
R: Porque as coisas não mudam, enquanto nós mudamos.
Exemplos: uma roupa que hoje compramos no próximo ano já está obsoleta pois a moda mudou, ou eu deixei de vestir daquela forma. O mesmo se passa com um carro, hoje acho o carro bonito daqui a 5 anos as duas linhas estão desactualizadas.
Filipenses 4:11
...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
- Aqui o apóstolo Paulo mostra que aprendeu a viver bem fossem quais fossem as circunstâncias. Sabia lidar com o muito, e também com o pouco. Será que nós sabemos lidar com a adversidade? E quando as coisas correm mal, como reagimos?
- Por vezes a nossa visão deste mundo e do aqui vivemos é uma visão míope.
- O míope vê extraordinariamente bem ao perto, mas muito mal ao longe.
Ser míope espiritual é invejar o aqui e o agora. É esgotar as suas energias com o que se vive aqui e esquecer a vida porvir.
- Não precisamos invejar aqueles que já fizeram a escolha só para este mundo, a nossa Pátria não é aqui, e aquilo que nos está reservado é algo que jamais podemos imaginar.
1 Coríntios 2:9
9 mas, como está escrito: Aquilo que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano é o que Deus tem preparado para aqueles que o amam
Sem comentários:
Enviar um comentário