Um Novo Crente
II Reis 5:15-19
15 Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel;
- Naãma tinha sido curado, e reconheceu que o Deus de Israel era o único e verdadeiro. Veio de longe mas foi curado.
- Jesus disse que havia muitos leprosos em Israel, mas que só Naãma foi curado. PORQUÊ ? O povo não tinha aceite o seu profeta, nem reconhecia Deus.
- Naãma teve também razões para duvida, não foi porque tinha fé que foi curado, foi simplesmente por acatar a ordem do profeta.
- É curioso que Naãma louva a pessoa certa. Talvez a razão para Eliseu não lhe ter aparecido quando Naãma lhe pediu ajuda. O FOCO DEVE ESTAR SEMPRE EM DEUS.
- NAÃMA VAI DIZER AINDA.
"agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo."
- A lepra era uma doença mortal, não havia cura, o presente na perspectiva de Naãma era um reconhecimento por tal benção. No entanto Eliseu não recebeu. NÃO TINHA SIDO SEU MÉRITO, E NÃO SE PODE PAGAR TAL BENÇÃO.
16 Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR, em cuja presença estou, não o aceitarei. Instou com ele para que o aceitasse, mas ele recusou.
- Eliseu não aceitou bens alguns.
- A vida é um presente.
17 Disse Naamã: Se não queres, peço-te que ao teu servo seja dado levar uma carga de terra de dois mulos; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR. 18 Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando o meu senhor entra na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assim me prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
19 Eliseu lhe disse: Vai em paz.
- Este homem não só foi curado fisicamente, como saio de Israel adorando o verdadeiro Deus.
Sem comentários:
Enviar um comentário