Youtube

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

COMO É QUE ALGUÉM PODE SER AMALDIÇOADO?


COMO É QUE ALGUÉM PODE SER AMALDIÇOADO?

Números 22:1-3
​1 Tendo partido os filhos de Israel, acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão, na altura de Jericó. 2 Viu, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo o que Israel fizera aos amorreus; 3 Moabe teve grande medo deste povo, porque era muito; e andava angustiado por causa dos filhos de Israel...
5 Enviou ele mensageiros a Balaão, filho de Beor, a Petor, que está junto ao rio Eufrates, na terra dos filhos do seu povo, a chamá-lo, dizendo: Eis que um povo saiu do Egito, cobre a face da terra e está morando defronte de mim. 6 Vem, pois, agora, rogo-te, amaldiçoa-me este povo, pois é mais poderoso do que eu; para ver se o poderei ferir e lançar fora da terra, porque sei que a quem tu abençoares será abençoado, e a quem tu amaldiçoares será amaldiçoado.

- Balaque era rei do Moabitas, um povo que teve origem em ló sobrinho de Abraão. Por isso este povo seria um parente longínquo do povo de Israel, no entanto, Balaque sentia-se ameaçado e queria arranjar uma forma de destruir o povo de Israel.

- Nesta sua jornada pelo deserto os Israelitas não tinham intenção de importunar os povos dos territórios por onde passavam, pois eram pacíficos. 

- Quando passaram pelo território de Edom (outro povo parente dos Israelitas, descendentes de Esaú irmão de Jacob). Os israelitas pediram autorização para somente passar pelo seu território.(ver Nm 20:14-21), o mesmo aconteceu com o rei Seom (Nm 21:21-30), no entanto esse pedido não foi concedido, e por isso numa ou outra ocasião Israel teve de se defender pois esses povos não só não os deixavam passar como os queriam destruir.

-  Nessas batalhas Israel saia sempre vencedor, e a sua fama começou a espalhar-se, e é precisamente nesse contexto que Balaque rei dos Amonitas manda chamar um "profeta"conceituado a fim de amaldiçoar Israel.

- Aquilo que vai mover Balaão a amaldiçoar Israel vai ser a recompensa que Balaque estaria disposto a dar por tal serviço.Números 22:7
7 Então, foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas, levando consigo o preço dos encantamentos; e chegaram a Balaão e lhe referiram as palavras de Balaque.

- No entanto Deus vai aparecer a este "profeta" e vai dizer-lhe o seguinte: 
Números 22:20
20 Veio, pois, o SENHOR a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens vieram chamar-te, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente o que eu te disser.

- Balaão acabou por ir e por três vezes o rei tentou ouvir uma maldição da boca de Balaão, mas o que ouviu foi algo muito diferente:

- Na primeira tentativa Balaão disse:
Números 23:8
8 Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou?...

- Na segunda tentativa Balaão vai dizer ainda:
Números 23:23
23 Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação...

Finalmente Balaão termina dizendo:
Números 24:9
9 ... Benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem.

- Na realidade quando nos encontramos do lado de Deus é impossível que algum tipo de maldição, encantamento, praga etc nos possa atingir,. 

- Então Balaque despediu Balaão, e este foi de mãos vazias. Números 24:11
11 Agora, pois, vai-te embora para tua casa; eu dissera que te cumularia de honras; mas eis que o SENHOR te privou delas.

- Talvez esta notícia tenha sido difícil aceitar por parte de Balaão, pois ele tinha vindo para receber bens e ia de mãos vazias. 

- Foi então que antes de se separarem e ansiando Balaão recompensas ele mostra a Balaque como Israel podia ser amaldiçoado. 

Números 31:16
16 Eis que estas, por conselho de Balaão, fizeram prevaricar os filhos de Israel contra o SENHOR, no caso de Peor, pelo que houve a praga entre a congregação do SENHOR.

- Balaão arquitectou um plano e o partilhou com Balaque de forma a fazer com que o povo de Israel fosse amaldiçoado. 

Apocalipse 2:14
14 ...tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.

- Podemos ler no texto de números que logo a seguir ao episódio que Balão abençoa Israel, os israelitas fruto de engano e artimanha deste profeta, se prostituiu com mulheres Moabitas, e estas induziram os Israelitas a adorar os seus deuses.
Por causa disso morreram naquele dia 24 mil homens.(ver Nm 25:1-12)

- Aprendemos com esta lição que a maldição não cai sobre nós simplesmente porque alguém nos quer mal, mas sobretudo quando pelas nossas más escolhas nos pomos no caminho do pecado e por isso sem a proteção de Deus, e neste caso a nossa vida se torna uma maldição.

- Querido amigo, olhe a sua vida, reflicta se neste momento existe alguma coisa que não está bem, pense até que ponto é que isso não estará ligado a um afastamento ou prevaricarão dos mandamentos do Senhor? 

- Enquanto estivermos nesta terra o pecado vai sempre nos afectar, mas existe uma diferença entre ser afligido pelo mal estando de consciência tranquila e de boas relações com Deus, do que nos encontrarmos sem paz interior, e com isso com sentimento de culpa e pecado.

- Lembre-se que ninguém nos pode amaldiçoar se não nós próprios


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...