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segunda-feira, 11 de abril de 2016

TEMAS DIFÍCEIS DA BÍBLIA - DIA DO SENHOR - Kuriakh hgera Apocalipse 1: 10




DIA DO SENHOR  -  Kuriakh hgera
Apoc. 1: 10

“Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.”

A expressão grega - Kariakê hemera —  dia do Senhor, não deixa dúvida alguma de que o profeta se refere a um dia de pro­priedade do Senhor, desde que o vocábulo kuriaké é adjetivo possessivo que está determinando o substantivo hemera dia, como posse. Em outras palavras, João faz alusão a um dia se­manal que, antes da visão, ele considerava como “dia do Senhor” propriedade do Senhor.

Esta expressão aparece apenas uma vez na Bíblia. Em I Cor. 11: 20 encontramos uma frase mais ou menos semelhante a esta, referindo-se à ceia do Senhor  kuriakou deipnon  kuria­kón deípnon.

A que dia está se referindo o apóstolo com esta afirmação?

Cinco posicionamentos são apresentados:

1º)    Abrangendo toda a dispensação cristã e não qualquer particular dia de vinte e quatro horas.

2o.)   Uma segunda classe sustenta que se refere ao dia do Juízo.

3o.)   Uma referência ao dia do imperador.

4o.)   Um grupo mais numeroso, por óbvias razões, defende ardorosamente que é uma referência ao dia de domingo.

5o.)   Ainda outra classe mantém o princípio, que kuriakê hemera significa o sétimo dia, o sábado do Senhor.

O Dia da Dispensação Cristã


Há ponderáveis razões para se rejeitar esta interpretação, considerando-se os seguintes fatores:

Segundo o contexto da passagem (Apoc. 1: 9-10). Sabe­mos o lugar da visão —    ilha de Patmos; o motivo de estar ali —   por causa da palavra do Senhor; sua condição em visão —   no espírito, e o tempo específico do recebimento da visão —   no dia do Senhor. Estas circunstâncias nos cientificam de que o dia em que foi dada a visão tem uma existência real e não sim­bólica ou mística. Os que defendem que significa toda a dis­pensação cristã lhe atribuem um significado simbólico que não é admissível.

 

Dia do Juízo


Embora João tivesse tido uma visão sobre o dia do juízo, não poderia ter sido neste dia, porque este ainda estava no fu­turo.

Esta interpretação não pode ser  aceita quando sabemos:

1º)    Vincent em Word Studies in the New Testament, vol. II, pág., 425, comentando Apoc. 1: 10, assim se expressa:

“Dia do juízo é expresso no Novo Testamento por  - hmeratou Kuriou - he hemera tu kuriu - II Tes. 2: 2; ou hmera Kuriou —    hemera kuriu   —    II Ped. 3:10;  ou ainda  hmera cristou  hemera christu   —      o dia de Cristo   —      Fil. 2:16”.

2o.) O SDABC comentando esta mesma passagem afirma: “O contexto nos indica que a expressão ‘dia do Senhor’ se re­fere ao tempo em que João teve a visão e não ao seu conteúdo”.

3o.)   A palavra traduzida por em é en, e, quando se refere a tempo, é definida por Robertson nos seguintes termos:   “tem­po em que, um ponto ou período definido em, durante o qual alguma coisa se realizou”. Nunca significa acerca de, sobre.  As­sim sendo os que defendem que João estava se referindo ao dia do juízo, estão em contradição com a linguagem usada, que­rendo que a preposição en (em) signifique acerca, sobre, em vez de em, e talvez o pior ainda é que fazem João afirmar uma estranha falsidade, ao declarar que teve uma visão na ilha de Patmos, há aproximadamente dezenove séculos, no dia do juí­zo, que ainda hoje se encontra no futuro.

Dia do Imperador


A História nos confirma que no Império Romano o Impe­rador era freqüentemente chamado de Kúrios - Senhor, con­seqüentemente todas as coisas pertencentes ao Imperador eram denominadas de Kuriakós = do Senhor.

Isbon T. Beckwith, no livro The Apocalipse of John, pág. 435, nos diz que o primeiro dia do mês era chamado na Ásia

Menor “Dia do Imperador”.

Embora houvesse o “Dia do Imperador” e a expressão “Kuriakós” para designar as coisas pertencentes ao imperador, seria difícil concluirmos que João se estivesse referindo a um dia imperial, quando atentamos para o fato de que ele fora per­seguido e estava exilado, na ilha de Patmos, por negar-se a pres­tar culto ao Imperador.

O Comentário Adventista pondera muito apropriadamen­te, ao explicar Apoc. 1: 10.

“Parece mais provável que João tenha escolhido a expres­são “Kuriakê Hemera”, para designar o dia do sábado, como uma penetrante maneira de proclamar o seguinte fato: Como o imperador tinha um dia devotado a sua honra, assim o Senhor de João, por cuja causa ele agora sofria, também tem o seu dia”.

Dia do Domingo


Este ponto de vista é defendido pela maioria dos comen­taristas católicos e protestantes, interessados em justificar pela Bíblia que o domingo é o dia do Senhor.

Será que há provas bíblicas para fazer tal afirmacão?

A resposta a esta pergunta apenas pode ser uma forte ne­gação  —   nem uma prova bíblica jamais foi encontrada neste sentido.

A história eclesiástica nos confirma que os pais da igreja fizeram longo uso da expressão “Kuriakê hemera” para o pri­meiro dia da semana. Por esta razão muitos estudiosos argu­mentaram, que Kuriakê hemera, em Apoc. 1: 10, também se refere ao domingo e que João não apenas recebeu sua visão naquele dia, mas também o reconheceu como o “dia do Senhor” pelo fato de naquele dia o Senhor haver ressuscitado dos mor­tos.

Esta argumentação não subsiste quando se pondera o se­guinte, de acordo com o SDABC, vol. VII, pág. 735:

“Existem razões tanto negativas como positivas para a re­jeição desta interpretação. A primeira, é o reconhecimento do princípio do método histórico, que declara que uma alusão de­ve ser interpretada somente em termos da evidência que lhe antecede no ponto de vista do tempo, ou que lhe seja contem­porânea, e não por dados históricos dum período posterior. Es­te princípio, tem um aspecto importante no problema do signi­ficado da expressão ‘dia do Senhor’, como aparece na presente passagem. Embora este termo ocorra freqüentemente nos Pais da Igreja, com a significação de domingo, a primeira evidência conclusiva de tal uso,  não aparece senão na última parte do se­gundo século, no apócrifo Evangelho Segundo Pedro (9-12; ANF. Vol. 9, pág. 8), onde o dia da ressurreição de Cristo é denominado ‘dia do Senhor’. Desde que este documento foi escrito, pelo menos três quartos de séculos após João ter escri­to o Apocalipse, ele não pode ser apresentado como prova de que a frase ‘dia do Senhor’,  no tempo de João, se refere ao do­mingo”.

O domingo ou primeiro dia da semana é designado no gre­go neotestamentário pelas expressões mia twn sabbatwn —     mia ton sabbaton  —    Mar. 16: 2; Luc. 24: 1; São João 20: 1, 19; Atos 20: 7; I Cor. 16: 2 e   prwth sabbatou —      prote sabbatu    —      Mar­cos 16:9.

Arnaldo B. Christianini em Subtilezas do Erro, minuciosa análise histórica e exegética do livro O Sabatismo à Luz da Palavra de Deus de Ricardo Pitrowiski, inseriu um capítulo “O Dia do Senhor”, do qual destacamos estes pensamentos:

 “... o fato de um profeta ter visão em determinado dia, não significa que tal dia deve ser guardado. A santidade de um dia repousa em base mais sólida, fundamenta-se num claro e insofismável ‘assim diz o Senhor’”.

“A afirmação de que ‘dia do Senhor’ nessa passagem se refira indiscutivelmente ao primeiro dia da semana é baseada em presunção sem nenhum valor probante. O fato de em fins do segundo século da era cristã surgirem escritos aludindo ao primeiro dia da semana como sendo ‘dia do Senhor’, não auto­riza a dogmatizar que João também se referia ao domingo”.

                                                O Sábado   —    O Dia do Senhor


Tendo analisado as quatro posições anteriores, nossa aten­ção se fixará na declaração de que o sábado é o “dia do Senhor”.

Após os seis dias da criação, Deus reservou o sétimo dia para si, colocando sobre ele a Sua bênção e reclamando-o co­mo Seu santo dia. Gên. 2: 2-3.

A Bíblia está repleta de declarações convincentes de que o sábado é o dia do Senhor, destacando-se entre estas por sua clareza ímpar as seguintes:

a) Exodo 16: 23 “Amanhã é repouso,  o santo sábado do Senhor.”

b) Êxodo 20: 8-11 “O sétimo dia é o sábado do Se­nhor teu Deus,...   porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou:  por isso abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou.”

c) Isaías 58: 13 “. - - mas se chamares ao sábado delei­toso e santo dia do Senhor digno de honra. -

d) Mat. 12: 8 —     “Porque o Filho do homem é senhor do sábado.”

“Cristo se apresenta como —   Senhor do sábado. Desde que é o Senhor dos homens, Ele é também Senhor sobre o que foi feito para os homens  —    o sábado”       Marcos 2:28.

“Assim, quando a frase ‘Dia do Senhor’ é interpretada de acordo com as evidências anteriores e contemporâneas dos dias de João, torna-se evidente que não há referência a nenhum outro dia a não ser o sábado ou o sétimo dia da semana”. SOABC Vol. VII, pág. 736.

Em conclusão são oportunas ainda as asseverações do livro já citado de Arnaldo B. Christianini págs. 177—178.

“Temos fundadas razões para crer que S. João se referia ao sábado. Porque, consoante a Bíblia, o único ‘dia do Senhor’ que nela se menciona é o sábado”.

“O discípulo amado conhecia muito bem as palavras do Decálogo (Êxodo 20: 10) bem como as de Isaias (Is. 58: 13). À vista disso, não precisamos ter dúvida quanto ao dia a que ele quis referir-se quando no Apocalipse escreveu: ‘fui arreba­tado em espírito no dia do Senhor’.”

É uma verdade acaciana entre os comentaristas, que em nenhum lugar da Bíblia, se encontra uma afirmação que identi­fique o primeiro dia da semana como o dia do Senhor.


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