Youtube

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

SÉRIE: O livro de Malaquias. 7ª. Palestra; QUE ADIANTA SERVIR A DEUS? Malaquias 3:13-4:3



SERMÃO MALAQUIAS
3:13 a 4:3 (7ª Mensagem)

Malaquias 3:13 - 4:6
13 As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? 14 Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? 15 Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam. 16 Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. 17 Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. 18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.

1 Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. 2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. 3 Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.

Neste sermão de Malaquias, vai novamente abordar a questão da JUSTIÇA DE DEUS, 

Um problema que persegue e provoca os cristãos ao longo de todas as eras, 

PORQUÊ QUE O JUSTO SOFRE E O PERVERSO PRÓSPERA? 

Este tema já foi abordado no capítulo 2 quando o povo provocava Deus considerando-o injusto, pois o povo estava em sofrimento enquanto que a vida dos ímpios ao seu redor era próspera. 

Embora Deus reclamasse por um culto verdadeiro, que vantagem teria o povo em 
Fazê-lo se eles continuavam a sofrer? DO QUE ADIANTA SERVIR A DEUS?

Está na realidade é a questão que Deus vai responder aqui nesta última parte. 

Podemos então perceber em primeiro lugar A QUEIXA DE DEUS.
13 As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; 

A Resposta do povo.
13... Que temos falado contra ti? 

Depois a resposta de Deus a partir do versículos 14 até ao fim do livro 4:6

Vamos então perceber o que está a passar aqui.
13 As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR;

Deus foi ferido pelas palavras do povo, na realidade Deus tem sentimentos, estão a ser feridos pelas palavras proferidas pelo povo. 

Por vezes temos a sensação que Deus é insensível, está no céu, num lugar inacessível, não se importando com o homem, nem como a sua vida corre, mas isso não é verdade, Deus também fica magoado, sofre, se entristece, com as atitudes dos homens.
Efésios 4:30
30 E não entristeçais o Espírito de Deus, 

Existe na realidade coisas que dizemos e pensamos que deixam Deus triste, e era o que estava a acontecer com aquele povo no tempo de Malaquias.

Este por sua vez, de forma SINICA responde a Deus: 
13... Que temos falado contra ti? 

OH Senhor, isso é zelo a mais, não temos dito nada de especial, que coisas dissemos para ficares ofendido. És muito exigente, não podemos dizer nada que ficas logo aborrecido. 

É então com paciência e misericórdia por aquele povo que Deus vai explicar do porquê Dele estar magoado com o povo. 
14- Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? 15 Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.

Em resumo o povo concluía que QUEM NÃO PRESTA É QUE RECEBE O BEM, E QUEM ESTÁ DO LADO DE DEUS VIVE A SOFRER.

ENTÃO O QUE ADIANTA TE SERVIR? O QUE ADIANTA GUARDAR A TUA LEI?

O povo ofendia a Deus com estes pensamentos e estas palavras.
1- PORQUE PUNHA EM CAUSA O SEU VERDADEIRO AMOR POR ELES.
2- E PORQUE CONSIDERAVAM DEUS O CULPADO DA SITUAÇÃO QUE ELES ESTAVAM A VIVER.

Deus tinha os escolhido é amado, fizera deles o seu povo peculiar, a menina dos seus olhos, cuidou deles, livrou-os da escravidão. Fez-lhes promessas etc. 

Mas havia condições, e estas passavam pela OBEDIÊNCIA, sem essa obediência, eles teriam de enfrentar maldições, e era precisamente o que lhes estava a acontecer, 

NÃO DEVOLVIAM O DÍZIMO.
NÃO TRAZIAM ANIMAIS EM CONDIÇÕES PARA O SACRIFÍCIO.
ESTAVAM CASADO COM MULHERES PAGÃS.
ESTAVAM DIVIRCIANDO-SE DAS MULHERES DA SUA ALIANÇA. entre outras coisas.

O que lhes estava a acontecer era sua própria responsabilidade, e não de Deus. Mas eles não queriam ver esta realidade.

Agora Deus vai entrar numa segunda explicação da sua resposta. 

Malaquias 3:16-18
16 Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. 17 Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. 18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.

O povo rebelde pedia um Deus justo, um Deus que valesse a pena seguir e obedecer, 

Mas Deus diz que para o fiel, existe a certeza que haverá um dia em que Deus lhes fará justiça. 

Mesmo no meio de um povo infiel Deus tem o seu REMANESCENTE, e este tinha uma outra visão de Deus, para estes Deus tem um livro, MEMORIAL, onde estão registadas diante do senhor as suas obras, as suas justas acções, os seus dignos procedimentos e pensamentos. 

E estes sabem que finalmente Deus terá um dia em que os perversos receberam com justiça o que merecem, e que os justos com justiça serão exaltados e recompensados. 

Explorar o milagre do vinho no casamento de Caná da Galileia.

Quando Jesus transforma a água em vinho, o texto diz o seguinte: 
João 2:8-10
8 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. 9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo 10 e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.

O habito era servir o bom vinho primeiro, e depois o vinho inferior.
De certa forma é isso que o Diabo está a fazer com o ser humano. OFERECE O BOM PARA DEPOIS DAR O MAU.

Mas para o fiel, para o crente, o melhor ainda está para vir, o BOM VINHO, Deus tem reservado para o fim, e é isto que o fiel povo de Deus deve guardar no seu coração. 

Por vezes sentimos injustiças, vivemos angustiados, passamos por problemas, somos perseguidos, choramos de tristeza, mas isso vai ter o seu fim. 

O livro de apocalipse revela um desabafo dos crentes que esperam no senhor. 
Apocalipse 6:10
10 ... Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Para o crente parece uma eternidade a demora de Deus para estabelecer esta justiça.

O apóstolo Paulo chama a este tempo que passamos nesta terra como A NOSSA MOMENTÂNEA TRIBULAÇÃO
Na eternidade vamos perceber que o melhor vinho não só foi dado no fim, mas que veio para ficar.

Deus continua a descrever o que sucederá naquele dia.
Malaquias 4:1-3
1 Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. 2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. 3 Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.

O Senhor será um fogo abrasador que acabara definitivamente com todos os que andaram impiamente neste mundo. 

Serão como o restolho, ou zinza debaixo dos pés, e que nunca mais existirão. 

ILUSTRACAO 
Do casal que veio de África e ninguém estava à sua espera. 









Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...