Youtube

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

VERDADEIRA ADORAÇÃO


Se hoje eu vos perguntasse que pedido gostariam de fazer a Jesus o que vocês pediriam?

Ouvir as respostas dos irmãos"

Se hoje pudéssemos fazer essa pergunta ao rei David, eu tenho a certeza que a resposta que ele daria é aquela que está escrita no salmo 27:4

"Salmos 27:1-4
Anelo pela presença de Deus
Salmo de Davi O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. 
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: 

que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e aprender no seu templo."

Na linguagem hebraica sobretudo na escrita que encontramos nos livros poéticos que é o caso de salmos existe uma características na poesia que normalmente é transversal a todos, que é a particularidade que a segunda frase tem a mesma métrica da primeira frase.
Um ex: 1. 2. 3. 
             1. 2. 3. 
Mas é curioso que neste texto de David do inicio do versículo 4 isso não acontece, ou seja existe 1. 2. 3. E depois na segunda frase só existe o 1. 2. Seguido de uma pausa.
Esta pausa significa um suspiro, David expressasse neste texto dando a entender que aquilo que ele vai pedir ao senhor é o maior desejo do seu coração.
David diz: Salmos 27:4
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e aprender no seu Templo.

David aqui expressa aquilo que demais importante ele pediria a Deus, e isso seria poder viver na casa do Senhor todos os dias da sua vida.

Talvez possamos pensar que David ao dizer isto ele o faz por que se encontra longe do templo, ou seja ele escreveu este salmo quando andava pelo deserto fugido de Saúl.

David expressa o desejo de viver todos os dias da sua vida na casa do Senhor, não porque estava longe do templo mas  porque  estar na presença do Senhor era o foco da sua vida.

Sabem um bom hebreu ia ao templo 91 vezes durante o ano, mas aqui David expressa o desejo de viver todos os dias da sua vida na casa do Senhor.

David ansiava adorar a Deus, ele desejava estar na presença do Senhor a cada dia da sua vida.

Depois que David foi coroado rei, ele lutou para solidificar e aumentar o seu reino, ao fim de sete anos ele tinha as suas fronteiras bem delineadas e tudo estava tranquilo.

Um certo dia David estava no seu palácio que ficava num monte, e no outro monte em frente estava a tenda da congregação, o tabernáculo de Deus.
David olhou em frente e pensou, eu vivo num palácio e Deus mora numa tenda, numa barraca de lonas, eu vou construir uma casa para Deus. E diz a Biblia que Deus entra na conversa e pelo profeta Natã vem a resposta de Deus.
"2 Samuel 7:5
Vai e dize a meu servo Davi:Assim diz o SENHOR:Edificar-me-ás tu casa para minha habitação?"..."2 Samuel 7:11
o SENHOR te faz saber que ele, o SENHOR, te fará casa."

Uma casa na linguagem bíblica queria dizer uma dinastia, era pela descendência de David que o Messias viria ao mundo, Deus prometeu a David que o seu reinado seria estabelecido para sempre.
"2 Samuel 7:16
Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre."


O profeta também dissera a David que ele não edificaria a casa pois tinha derramado muito sangue e que seu descendente o faria no seu lugar."1 Crônicas 22:7-9
Disse Davi a Salomão:Filho meu, tive intenção de edificar uma casa ao nome do SENHOR, meu Deus. Porém a mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo:Tu derramaste sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra, na minha presença. Eis que te nascerá um filho, que será homem sereno, porque lhe darei descanso de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome; paz e tranquilidade darei a Israel nos seus dias."

A verdade é que David não pôde realizar o sonho de construir uma casa a Deus, contudo não deixou de dar o maior contributo para que tudo estivesse organizado quando essa construção começasse.
Ele recolheu todo o ouro e prata necessários, ele providenciou toda a madeira, ferro, pedras, trabalhadores etc. o próprio desenho do templo foi David que desenhou, (1Cr 28:11-21) 
Até a liturgia do templo foi David que a compôs, 99 dos 150 salmos foi David que escreveu. Os Salmos eram o hinário do santuário. David escolheu Asafe como director da musica, e o próprio David construiu instrumentos musicais para serem usados somente no templo. David seleccionou o coral do templo, eram 4mil vozes "1 Crônicas 23:5
quatro mil porteiros e quatro mil para louvarem o SENHOR com os instrumentos que Davi fez para esse mister."

Imaginem David orientando tudo isto, o foco da vida de David era o santuário. 
"QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA"

Sabem que os Filósofos hoje dizem que existem três coisas que qualquer pessoa deve ter como fazendo parte do seu conhecimento básico.

BELEZA, VERDADE E BONDADE.

Lendo o livro 
Patriarcas e profetas cap 58 as escolas dos profetas. pág. 440 Ellen g. white diz:" Em vez de apelar para o orgulho e para a ambição egoísta, acendendo um espírito de rivalidade, esforçar-se-iam os professores por despertar o amor pela bondade, verdade e beleza — por suscitar o desejo de perfeição" 

Sabem para mim Ellen G. White não era uma Filosofa, era sim uma mensageira de Deus. E o mais interessante é que quando olhamos para este salmo existe precisamente um foque nestas três palavras. 

Salmos 27:4
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei:que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR"

A primeira palavra é beleza, esta palavra é rara na Bíblia, 

Quando a bíblia fala de beleza não está a falar de algo bonito, ela quando utiliza esta palavra é para nos deixar impressionados, é algo que muda a vida, é como ver a glória de Deus.

Não sei se ainda se lembram da altura que namoravam, com certeza a grande maioria de vocês gostava de trazer a foto da namorada ou do namorado na carteira, e quantas vezes essa carteira foi aberta para contemplar aquele ou aquela que nós estávamos a amar.

O que David esta a dizer aqui no salmo 27 é mais ou menos a mesma coisa, ele queria morar na casa do Senhor todos os dias da sua vida para contemplar a BELEZA DO SENHOR. 

Prezados irmãos e amigos, se hoje vimos à igreja e não contemplamos a beleza de Deus, então não louvámos o senhor.

Se hoje os irmãos vêm à igreja o culto termina os irmãos voltam para casa e os irmãos não viram a beleza de Deus, vocês não adoraram, simplesmente tiveram na igreja. 

A igreja é o lugar onde em primeiro lugar nós vimos para contemplar a beleza do Senhor.

" UMA COISA E PEDI AO SENHOR E A BUSCAREI QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, PARA CONTEMPLAR A BELEZA DO SENHOR"

Sabem existe pessoas que vêm à igreja por causa do pregador, e se naquele dia o pregador não foi tão feliz na mensagem, os irmãos pensam assim ( hoje o sermão foi chato) já ouviram isto? Foram pessoas que estiveram na igreja, mas não adoraram o Senhor. Porque em primeiro lugar nós vimos à igreja para contemplar a beleza do Senhor.

Prezado irmão, no céu nós vamos passar a eternidade contemplando a beleza de Deus. 

Jesus virá ter connosco e vai perguntar-nos: viste as flores hoje? Eu FI-las para ti. Tu hoje viste o põr do Sol,, eu fi-lo para ti. 

" UMA COISA E PEDI AO SENHOR E A BUSCAREI QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, PARA CONTEMPLAR A BELEZA DO SENHOR"

O texto continua e diz ainda " e aprender no seu templo" existe versões bíblicas que dizem "meditar no seu templo"

Mas aprender no seu templo é apalavra correcta, esta palavra também é rara e quer dizer cavar fundo.

Prezado irmão nós vimos a casa do Senhor para contemplar a Sua beleza e aprender no seu templo. 

Se hoje veio a igreja contemplou a beleza do Senhor, mas não aprendeu nada no seu templo, então o irmão não adorou. 

A verdadeira adoração acontece quando nós aprendemos alguma coisa sobre Deus e vemos quão grande ele é

Sabem normalmente o louvor é feito no inicio do culto, mas o mais correcto é que ele fosse feito no final, nós aprendemos tanto de Deus que o nosso coração explode de alegria e louvor e o nosso desejo é engrandecer esse maravilhoso Deus. 

David queria aprender sobre Deus no seu templo, quem é Deus para si irmão? Aprender sobre Deus é descobrir sobre sua verdade, 

Ilustração :
Imaginem-me como um grande empresário, e os meus negócios estão a crescer tanto que eu resolvo expandi a minha empresa, decido ir ao Brasil abrir filiais. 
Antes de sair, eu nomeio na minha empresa um director presidente, e um director financeiro, e determino responsabilidades para eles, e então resolvo partir com a minha família por um período de seis meses.

Depois desses seis longos meses a minha empresa esta bem estabelecida no Brasil e eu resolvo voltar a Portugal, deixo a família em casa e depressa vou à empresa saber como estão as coisas. 
Ao chegar apercebo-me que as coisas não parecem ter corrido muito bem, na minha ausência. A relva tinha crescido até à altura da janela, eu entro e a recepcionista estava de pernas cruzadas limando as unhas e mascando chiclete. Pergunto-lhe pelo director presidente, e ela responde que ele se encontra na sala do director financeiro. Quando entro na sala do director financeiro, apercebo-me que ambos estão a jogar uma partida de xadrez. Convido o director presidente para vir à minha sala e apercebo-me que o meu escritório foi transformado em sala de tv para os empregados não perderem a novela do almoço. 
Pergunto então ao director presidente o que se estava a passar por aqui, e ele responde que estava tudo bem. Como está tudo bem, pergunto eu, por acaso vocês receberam as minhas cartas? sim nós recebemos, vocês receberam os meus emails e os meus fax's? Sim. Então o que vocês fizeram com aquilo que eu vos mandei? Bem nós reunimos os funcionários e Lemos para eles. Sim e daí:-alguns gostaram tanto das suas cartas e correspondência que começaram a pedir cópias. :- Sim e daí? Alguns gostaram tanto que resolvemos marcar cultos especiais, nós marcámos reuniões ao domingo à noite, quarta feira à noite, sábado pela manhã para estudar as suas cartas. Sim e daí? Alguns gostaram tanto que começaram a decorar frases da sua correspondência. Sim e daí, o que fizeram com os ensinamentos que vos transmiti ali? Não fizemos nada...

Percebem prezados irmãos? O que está escrito não é para ser lido, o que está aqui não é para ser estudado o que está na Bíblia é para ser vivido. 

" UMA COISA E PEDI AO SENHOR E A BUSCAREI QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, PARA CONTEMPLAR A BELEZA DO SENHOR E APRENDER NO SEU TEMPLO."

Quando vimos a casa de Deus contemplamos a sua beleza e aprendemos quão grande o nosso Deus é, são tantas as verdades que aprendemos sobre Deus nas sagradas escrituras, que a nossa vida se transforma, as pessoas olham para nós e percebem a diferença, nós estivemos na presença de Deus. 

Onde pois nós encontramos a terceira palavra? Vejamos no verso 13

"Salmos 27:13
Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes."

Eu verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. 

Querido irmão hoje veio à igreja contemplou a beleza de Deus, aprendeu no seu templo, agora a bondade de Deus deve-se manifestar na terra dos viventes.

Alguns vêm ao sábado à igreja e na segunda feira eles continuam a agir de forma desonesta em seus negócios, ele apenas esteve na igreja, ele não experimentou a presença de Deus, ele não se assentou aos pés o Salvador. 

A verdadeira adoração só acontece quando a bondade o Senhor se manifesta na terra dos viventes. 

A bondade na terra dos viventes acontece quando as pessoas olham para nós e apercebem-se que estivemos na presença do Senhor. 

Isto é adoração, adoração é estilo de vida, adoração não é onde você esteve, mas quem você é

Alguns jovens vêm a igreja sábado de manha e à noite vão namorar como querem, eles simplesmente tiveram na igreja, eles não adoraram, 

A verdadeira adoração só começa quando o culto termina, as pessoas olham para a nossa vida e dizem, aquele homem, aquela mulher esteve na presença de Deus.

"UMA COISA PEDI AO SENHOR E A BUSCAREI QUE EU POSSA MORAR NA CASA DO SENHOR TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, PARA CONTEMPLAR A BELEZA DO SENHOR E APRENDER NO SEU TEMPLO."

David não podia terminar este salmo da melhor maneira, vejam o que ele diz:
"Salmos 27:14
Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR."

David termina este Salmo, falando de esperança, espera no Senhor. Espera na Bíblia não é o mesmo que falar em espera na fila do banco. Espera na Bíblia é igual aquele que se coloca na ponta dos pés para poder ver melhor. A esperança da Bíblia é igual à promessa de um pai que uma semana antes promete ao seu filho que ele vai com ele a um parque de diversões. A criança não fala de outra coisa, não dorme a pensar nisso, ela fica ansiosa em expectativa, é essa postura daquele que espera no Senhor.

Para terminar este sermão, gostaria que os irmãos me acompanhassem nesta última parte.

Nós vimos que o maior desejo de David era VIVER NA CASA DE DEUS TODOS OS DIAS DA SUA VIDA. 

Quando estudamos a forma e a arquitectura do santuário terrestre, vemos que o lugar santo era o dobro do tamanho do lugar santíssimo, ou seja, o lugar santíssimo tinha a forma de um cubo e media sensivelmente 5 metros de cada lado e também de altura, era um cubo perfeito. 

Quando canoa a apocalipse no capítulo 21 diz-nos o apóstolo João que viu a nova Jerusalém descer do céu, e foi lhe indicado as medidas da mesma, ele percebeu que ela era um cubo perfeito de 12 mil estádios de cada lado. (cerca de 2400km) e também de altura. Nesta descrição é lhe dito o seguinte: 

Apocalipse 21:22
Nela, não vi santuário...
Nesta cidade João percebeu que ela não tinha santuário, isto porque: ... o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo- Poderoso, e o Cordeiro.

Aquilo que percebemos é que a nova Jerusalém é o lugar santíssimo, e que aquilo que o rei David se estava a referir quando diz: UMA COISA PEÇO AO SENHOR E A BUSCAREI, QUE POSSA VIVER TODOS OS DIAS NA CASA DO SENHOR.

simplesmente ele ansiava pelo dia em que para sempre estaria com o seu Senhor.

Queridos irmãos este era o maior desejo do rei David, qual é o teu maior desejo?












Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...