Youtube

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

NÃO JULGUE





Nunca julgue

Um médico entrou no hospital com pressa depois de ser chamado… é uma cirurgia de urgência. Ele respondeu à chamada o mais rápido possível, trocou de roupa e foi direto para bloco operatório
No corredor deparou-se com o pai do menino. Que ao ver o médico gritou:
“     Porquê que o doutor levou tanto tempo para vir? O doutor não sabe que a vida do meu filho está em perigo? O doutor não tem senso de responsabilidade?”.
O médico sorriu e disse:“Lamento, eu não estava no hospital e eu vim o mais rápido que pude depois de receber o telefonema… Mas agora, eu gostaria que o senhor se acalmasse para que eu possa fazer meu trabalho”.
“Acalmasse? Se fosse o seu filho que estivesse nesta sala agora, também estaria calmo?E se o seu próprio filho morresse agora o que é que o doutor iria fazer?”, Disse o pai com raiva.
O médico sorriu novamente e respondeu: Do pó viemos e ao pó voltaremos. Os médicos não podem  dar vida. Vá e interceda por seu filho, vamos fazer o nosso melhor pedindo a Deus a proteção.
“Dar conselhos é fácil”, murmurou o pai.A cirurgia levou algumas horas, o médico saiu feliz, “Graças a Deus! Seu filho está salvo!”
E sem esperar a resposta do pai o medico saiu apressado e disse. “Se senhor tem alguma dúvida, pergunte a enfermeira!”
“Por que ele é tão arrogante? Ele não podia esperar alguns minutos para que eu pudesse perguntar sobre o estado do meu filho”, comentou o pai ao ver os enfermeiros minutos depois que o médico saiu.
A enfermeira respondeu, com lágrimas descendo em seu rosto: “O filho dele morreu ontem num acidente de viação, ele estava no enterro, quando o hospital o chamou para a cirurgia de seu filho. E agora que ele salvou a vida de seu filho, ele saiu a correr para terminar o enterro de seu filho.”.
Nunca julgue ninguém, pois não conhecemos a vida dos outros, o que estão a viver, e que problemas estão a passar. 

Já alguma vez julgámos de forma errada uma pessoa? 

Lembro-me de uma história de um irmão que veio falar comigo, a fim de saber se eu lhe podia arranjar algumas bíblias antigas, pois ele fazia coleção de bíblias antigas. 
Na altura penso que pairava por aqui uma bíblia antiga sem dono e Ele perguntou-me se eu lhe podia dar essa Bíblia.
Eu disse que ia averiguar é que se não fosse de ninguém que ele podia ficar com ela. 
A verdade é que a Bíblia desapareceu, e o meu pensamento foi deduzir que como não lhe dizia nada, ele acabou por ficar com ela.
Algumas semanas depois no mesmo sábado, desapareceu mais duas biblias, uma era da Irene, e outra do irmão Vitor, e ambas desapareceram da igreja. 
O que é que acham que foi o meu pensamento? O tal irmão deve ter uma fraqueza muito grande e roubou as biblias. 
Finalmente soube que a Bíblia da irmã Irene e do irmão Vitor tinham aparecido.

Na verdade sinto-me envergonhado pois tinha feito um julgamento errado. 

Fui levado a julgar pelo que tinha ouvido, e pelo que tinha visto.

Já vos aconteceu o mesmo? 
Por vezes sem provas, acusamos pessoas de nos fazerem determinadas coisas só porque os nossos ouvidos e a nossa vista nos enganou.

Isaías falando de Jesus, o descendente da raiz de Jessé diz o seguinte:
Isaías 11:3
3 Deleitar-se-á no temor do SENHOR; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos;

Diz que Jesus não iria julgar segundo o que os seus olhos viam, nem segundo o que os seus ouvidos ouviam.

Quantas vezes julgamos pessoas porque alguém nos disse alguma coisa sobre elas.

Criamos logo um preconceito, e acabamos por olhar de lado essa pessoa. Afastamo-nos dela, nem queremos falar com ela, somente porque ouvimos dizer que...

Ou então porque os nossos olhos viram algo que nos levou a pensar dessa forma. 

JESUS ENSINA 
Mateus 7:1-5
1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. 3 Por que vês tu o cisco no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o cisco do olho de teu irmão.

O que quer dizer: Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também

É interessante vermos o texto paralelo de Lucas: Lucas 6:36-37
36 Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.
37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados;

Assim se formos misericordiosos com os outros Deus também o será comigo.

Se eu não julgar Deus também não me julgará

Se eu não condenar, não serei condenado.

Se eu perdoar, serei perdoado.

NA MEDIDA QUE EU MEÇO DEUS TAMBÉM ME MEDIRÁ.

Mateus 7:3 Por que vês tu o cisco no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o cisco do olho de teu irmão.

Os fariseus do tempo de Jesus eram exemplos de pessoas que tentavam tirar o argueiro do olho do próximo enquanto tinham traves em seus próprios olhos. W. W. Wiersbe diz que os fariseus julgavam e criticavam os outros para exaltar a si mesmos. Mas os crentes devem julgar a si mesmos para ajudar a exaltar os outros. Depois de fazer um julgamento honesto diante de Deus e de remover aquilo que nos cegava, o cristão estará pronto para ajudar os outros e para julgar suas ações corretamente.

Na Bíblia encontramos muitas histórias de julgamentos precipitados. Uma que ilustra bem a questão do cisco no olho do irmão, encontra-se em Gênesis capítulo 38.

Ilustrar contando a história. 

Quando vieram dizer a Judá que a sua nora Tamar estava grávida o texto diz o seguinte:
Gênesis 38:24
24 Passados quase três meses, foi dito a Judá: Tamar, tua nora, adulterou, pois está grávida. Então, disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada.

Ouve logo alguém que vendo a barriga de Tamar, deduziu que ela tivesse adulterado. 

Perante o que ouviu o que é que Judá fez? Também julgou, DEVE SER QUEIMADA.

É ASSIM QUE A LEI DIZ, Tamar devia ser morta. 

Gênesis 38:25-26
25 Em tirando-a, mandou ela dizer a seu sogro: Do homem de quem são estas coisas eu concebi. E disse mais: Reconhece de quem é este selo, e este cordão, e este cajado. 26 Reconheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a dei a Selá, meu filho. E nunca mais a possuiu.

Judá viu o cisco no olho do outro e não viu a trave que estava diante dos seus olhos. 

Ele viu o adultério da nora, mas não viu que ele também se tinha metido com uma "prostituta", além do mais a lei dizia que ele devia dar em casamento o filho, e ele também não dera. 

Só olhamos os nossos interesses, pouco nos importamos com os outros.

Tiago 4:12
12 Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?

O VERDADEIRO JULGAMENTO PERTENCE A DEUS , 
1 Coríntios 4:5
Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.

Deus conhece os desígnios do coração, as motivações, por isso só ele pode julgar. 
Haverá um dia que a hipocrisia dos seres humanos será revelada, e dará a cada um segundo o seu procedimento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...