Youtube

terça-feira, 24 de setembro de 2019

SÉRIE: O Livro de Malaquias 1ª Palestra "O AMOR DE DEUS" Malaquias 1:1-5



SERMÃO SÉRIE MALAQUIAS
(1ª Mensagem)
O AMOR DE DEUS

Leitura bíblica Romanos 9:11-13.

Hoje gostaria de vos falar da mensagem que Deus transmitiu ao seu povo através do profeta Malaquias.

Gostaria de dividir o livro em oito mensagens. Isto porque o 
livro tem ali oito temas importantíssimos, com mensagens actuais. 

O livro de Malaquias é datado do ano 430 antes de Cristo, o povo de Israel já tinha saído do exílio de babilônia, e este profeta aparece, para despertar o povo de uma religiosidade sem vida.

Deus intervém para mostrar ao povo que este deve mudar de atitude na forma como o cultua, ou seja a forma como este povo o adora, ou lhe presta culto. 

A mensagem de Malaquias é para um povo secularizado, vivendo a sua vida, sem um relacionamento pessoal com Deus, copiando as más práticas dos povos à sua volta. 

O Livro de Malaquias é composto por sete discussões, entre Deus o o seu povo.

Essas discussões dão-se da seguinte forma, Deus lança uma questão ao povo através do profeta Malaquias, depois o povo responde ao profeta e a seguir Deus volta com a resposta, existe sempre esta forma de diálogo em que o profeta Malaquias é o representante de Deus e serve de intermediário neste diálogo com o povo. 

Existe ainda uma oitava sessão no livro que é uma exortação de Deus à família antes da chegada do Messias.
Esta parte do livro é sem duvida um espelho daquilo que estamos a viver na nossa sociedade hoje

1ª MENSAGEM 
Malaquias 1:1-5
1 Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias. 2 Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? -- disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó, 3 porém aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos chacais do deserto. 4 Se Edom diz: Fomos destruídos, porém tornaremos a edificar as ruínas, então, diz o SENHOR dos Exércitos: Eles edificarão, mas eu destruirei; e Edom será chamado Terra-De-Perversidade e Povo-Contra-Quem-O-SENHOR-Está-Irado-Para-Sempre. 5 Os vossos olhos o verão, e vós direis: Grande é o SENHOR também fora dos limites de Israel.

A primeira declaração de Deus: 2 Eu vos tenho amado, diz o SENHOR

A esta declaração o povo responde: Em que nos tens amado?

Finalmente Deus vai explicar a sua primeira declaração: Não foi Esaú irmão de Jacó?disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó, 3 porém aborreci a Esaú

Embora o livro comece por dizer que se trata de uma SENTENÇA de Deus contra o seu povo, o profeta começa mostrando o grande amor de Deus pelo seu povo.
2 Eu vos tenho amado, diz o SENHOR

O amor de Deus pelo seu povo é um sentimento antigo, vem lá do tempo de ABRAÃO, do seu filho ISAQUE, e do neto JACOB.

Deus vai escolher esta família, vai lhe fazer uma promessa, vai estabelecer com eles uma aliança, e faz deles um povo especial. 

No meio de grandes povos, no meio de grandes civilizacoes, Deus vai cuidar de um pequeno povo, vai preservá-lo e vai amá-lo profundamente. 

Deus quer começar a sua mensagem relembrando o povo que Deus tinha um grande amor por eles.

Era importante o povo sentir que Deus os amava, isto porque o povo estava a viver um momento difícil da sua história, viviam sob o domínio do império Medo-Persa, que lhes impunha impostos constantes, viviam ameaças dos povos vizinhos, tinham dificuldades financeiras.

Deus ao dizer ao povo que os amava, era no sentido do povo perceber que podiam ainda contar com Deus, no meio do desespero que estavam a viver, Deus estava a dar-lhes esperança quanto ao futuro.

No entanto perante esta afirmação de Deus, 2 Eu vos tenho amado,

A esta declaração o povo responde: Em que nos tens amado?

Por outras palavras o povo estava a dizer a Deus: 
QUE AMOR É ESSE? Nós estamos com problemas financeiros, porque é que estamos a viver essas dificuldades? Se nos amasses não estaríamos nesta situação. 

Como estamos a viver a opressão dos outros povos? Porque que não se cumprem as promessas que fizeste? Em que nos tens amado?


A verdade é que o coração deste povo estava endurecido, isto porque não reconhecia aquilo que Deus já tinha feito no passado, e o grande amor que Deus ainda manifestava por aquela nação. 

Eles não percebiam que o que lhes estava a acontecer era o resultado da sua rebeldia contra Deus, era consequências dos seus pecados.

PARA A NAÇÃO DE ISRAEL O AMOR DE DEUS MEDIA-SE PELA ESTABILIDADE FINANCEIRA, O AMOR DE DEUS MEDIA-SE PELA SEGURANÇA FÍSICA, PELA SAÚDE, PELA PROSPERIDADE.

Hoje proliferam igrejas com a chamada teologia da prosperidade, AQUELA IDEIA DE QUE UM VERDADEIRO CRENTE É ABENÇOADO E DEUS O FAZ PRÓSPERO. 

Pois bem, essa teologia, vem já dessa época, não é algo novo, no meio do povo de Israel haviam muitos, para não dizer a maioria em que o relacionamento com Deus não passava de mero interesse pessoal.

Se o seu Deus, lhes satisfizesse as suas necessidades, eles não se importavam de ser religiosos, mas se não o fizesse, eles deixavam de ter interesse Nele.

Em que nos tens amado?
Era a resposta deles, se nos amasses, não estaríamos a viver as dificuldades e os problemas que estamos a viver.

No tempo de Jesus alguns daqueles que assistiram e comeram da multiplicação dos pães e dos peixes, voltaram no dia seguinte, numa primeira fase essas pessoas procuraram mas não o encontraram, mas por fim acabaram por o ver. e quando Jesus os viu, vejam o que ele lhes disse:

João 6:24-27
24 Quando, pois, viu a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, tomaram os barcos e partiram para Cafarnaum à sua procura. 25 E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: Mestre, quando chegaste aqui? 26 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo.

Segundo Jesus, o interesse destas pessoas não era o bem espiritual, não eram as palavras que conduziam à salvação, mas sim o alimento físico, a satisfação às suas necessidades, o procurarem aquilo que lhes trouxesse felicidade no imediato. 

Quando o ser humano procura este tipo de interesse, quando passa por dificuldades, também não entende porque as tem de viver, e questiona-se da mesma maneira.
Em que nos tens amado?

Vejam que a resposta de Deus através do profeta Malaquias àquele povo, foi relembrar A ORIGEM DESSE AMOR. 

2... Não foi Esaú irmão de Jacó? -- disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó, 

DEUS RESPONDE QUE O SEU AMOR VEM DA SUA ESCOLHA, 

Isaque e Rebeca tiveram dois filhos, diz o texto bíblico que os irmãos gémeos lutavam no ventre da sua mãe, e quando esta, consultou a Deus, o Senhor lhe disse que dentro do seu ventre estavam duas nações uma mais forte e outra mais fraca, e que a nação do primogénito serviria a nação do mais novo. 

Destas duas nações Deus escolheu amar a nação mais fraca, aquela nação que daria origem ao povo Judeu.

Paulo fala disso na carta aos Romanos : Romanos 9:11-13
11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12 já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. 13 Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.

Paulo lembra que ainda não tinham nascido, ainda não tinham feito mal ou bem, e Deus na sua SUBERANIA, escolheu a JACOB e aborreceu ESAÚ. 

O QUE DEUS VAI RESPONDER AO POVO É QUE O SEU ANOR PELO POVO VEM DE UMA ESCOLHA SOBERANA, EU ESCOLHI AMAR O VOSSO PAI JACOB, É POR ISSO QUE VOS AMO. 

Talvez hajam aqui hoje pessoas que questione está soberania de Deus e a considere injusta, COMO DEUS AMA UM E ABORRECE O OUTRO? SERÁ QUE EU SOU DAQUELES DE QUE ELE SE ABORRECE?

Biblicamente falando a soberania de Deus nunca é injusta, Ele não tinha de escolher ninguém, todos nós merecíamos a morte eterna, não existe nada em nós que abone em nosso favor, somos culpados e estaríamos condenados, 

A resposta de Deus a um povo que pergunta:  Em que nos tens amado?

Não é, EU TE AMO PORQUE TE DEI, CASA, CONFORTO, ALIMENTO, BENS ETC, não é por isso que Deus os amou, mas sim PORQUE ELE OS ELEGEU ELE OS ESCOLHEU. 

Queridos irmãos está é a maior prova de amor que Deus nos podia dar, ele também nos escolheu, nos chamou, perdoa os nossos pecados, nos justifica com a justiça de Cristo, nos faz seus filhos, dá-nos o seu espírito e nos promete a vida eterna. Essa é a maior prova do amor de Deus. Não foi isto que PAULO escreveu? Romanos 5:8
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Queridos irmãos o amor de Deus não se vê nos bens materiais, no conforto desta vida, numa vida próspera, não, não é nisso.

O AMOR DE DEUS VÊ-SE NO FACTO DE ELE NOS ESCOLHER À SALVAÇÃO.

Vejam Deus ainda vai dizer àquela nação: 3 porém aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma assolação e dei a sua herança aos chacais do deserto. 4 Se Edom diz: Fomos destruídos, porém tornaremos a edificar as ruínas, então, diz o SENHOR dos Exércitos: Eles edificarão, mas eu destruirei; e Edom será chamado Terra De Perversidade e Povo Contra Quem O SENHOR Está Irado Para Sempre. 

Quando Deus diz estas palavras a nação de ESAÚ, ou os Edomitas, já não existiam, já tinham sido destruídos, espalhados e misturados com outras nações. 

Deus disse Povo Contra Quem O SENHOR Está Irado Para Sempre

Já pensaram se nós que aqui estamos fossemos um povo no qual Deus estava irado para sempre?

Hebreus 10:31
31 Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Deus estava precisamente a mostrar-lhes aquilo que Deus poderia ter feito com eles, mas não o fez.

Mas pelo contrário, Ele os tinha preservado, tinha os tornado a trazer ao seu país, ajudado a reconstruir a nação.

Era necessário que eles lhe prestassem um culto verdadeiro, que o adorassem como o soberano das suas vidas. 

5 Os vossos olhos o verão, e vós direis: Grande é o SENHOR também fora dos limites de Israel.

Era isto que Deus pretendia, que aqueles olhos arrogantes pudessem enxergar, pudessem ver e reconhecer esse grande amor. 

Queridos irmãos é aqui que começa o verdadeiro culto ao Senhor, quando reconhecemos o seu grande amor por nós. 

Gostaria de terminar esta mensagem tirando três lições importantes.

1ª- aquele povo usou de cinismo quando pergunta: 
Em que nos tens amado?

Este povo não é inocente, Ele provoca Deus, no entanto nos vemos a misericórdia de Deus, a maneira amorosa como Deus responde a este povo, a sua paciência à provocação.

Isto mostra queridos irmãos a forma como Deus tem sido paciente e misericordioso com as nossas dúvidas, talvez com a nossa rebeldia, com a nossa ingratidão. 

2ª quando prestamos culto a Deus DEVEMOS LEMBRAR QUEM DEUS É.

Infelizmente muitos crentes tem uma visão errada de quem é Deus, uma visão distorcida, adaptada às suas emoções. . 

Hoje como também no passado as pessoas não querem descobrir quem Deus é, mas querem um Deus adaptado a si, e às suas necessidades. 

O AMOR DE DEUS NÃO SE MEDE PELAS BÊNÇÃOS MATERIAIS, 

Por vezes pensamos que Deus é o gênio da lâmpada, basta pedir e tudo acontece, esta visão é errada.

É importante conhecer Deus, conhecer a doutrina bíblica, e perceber que estando ou não a passar por dificuldades e problemas Deus é o mesmo, Ele me ama, e quer o melhor para mim.

Um verdadeiro louvor a Deus brita de um coração reconhecido, e que sabe quem é Deus e o que se pode contar desde Deus magnânimo.

3ª- O CONFORTO DA ESCOLHA SOBERANA DE DEUS.

Esta visão é muito importante sobretudo quando as coisas estão a correr mal na nossa vida,  quando surge uma DOENÇA, QUANDO O EMPREGO SE VAI, QUANDO EXISTE UMA TRAGÉDIA NA FAMÍLIA, PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO, QUANDO NOS ENCONTRAMOS LÁ BEM NO FUNDO DO POÇO etc.

Se no no meio disto tudo conseguimos entender que estas coisas não querem dizer que Deus não nos ama. 

Então essa doutrina sobre o amor soberano de Deus vai nos segurar. 

amos entender que a dificuldade serve para crescermos, para amadurecermos, e formarmos um carácter cristão

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...