Youtube

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

SÉRIE: O livro de Malaquias, 3ª Palestra "Sacerdotes Equivocados"Malaquias 2:1-9



SERMÃO MALAQUIAS 2:1-9
(3ª Mensagem)

Malaquias 2:1-9
O castigo dos sacerdotes
1 Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. 2 Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração. 3 Eis que vos reprovarei a descendência, atirarei excremento ao vosso rosto, excremento dos vossos sacrifícios, e para junto deste sereis levados. 4 Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança continue com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos. 5 Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome. 6 A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniqüidade apartou a muitos. 7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do SENHOR dos Exércitos. 8 Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos. 9 Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei.
--------------------

Estamos a repassar a leitura do livro de Malaquias.
O povo de Israel vivia uma época difícil, já haviam passados um pouco mais de 100 anos desde que o povo tinha vindo de Babilônia, 
As pessoas viviam na miséria, com poucos recursos, também um pouco secularizados pela moral dos seus vizinhos. 

Os Israelitas, tinham perdido a noção do zelo pelas coisas sagradas e nesse sentido Deus vai mandar o profeta Malaquias, para ser o seu porta voz, e levar ao povo uma mensagem de REPROVAÇÃO, por causa da falta de espiritualidade de toda a nação. 

Na primeira mensagem, Deus quer mostrar ao povo que Deus os amava, mas o povo desconfiava do amor, pois a sua condição não era boa, e esperavam ter um Deus suprisse as suas necessidades, 

Eram um povo interesseiro, só seguiam a Deus se este lhes suprisse as necessidades caso contrário rejeitavam-no.

Na segunda mensagem do livro Deus questiona o respeito do povo para com Ele, pois prestavam um culto inresponsável, fazendo coisas que Deus não só não gostava como havia proibido o povo de fazer, por sua vez o povo não era bem orientado pelos sacerdotes, e estes tornavam-se responsáveis pelo estado caótico do culto a Deus.

Na secção de hoje vamos ver 
Deus a dirigir a sua indignação contra os sacerdotes.

É bom percebermos que a noção de sacerdotes do antigo testamento é algo que não se aplica no novo testamento, por vezes associamos o sacerdote ao Pastor, mas embora ambos sejam líderes religiosos, é bom relembrar, que o pastor não tem o papel do sacerdote do antigo testamento, esse foi assumido exclusivamente por Jesus.

O pastorado não vem de uma linhagem especial, nem é o mediador entre Deus e os homens.

Seguindo as orientações bíblicas, hoje todos os cristãos são chamados sacerdotes de Deus.

1 Pedro 2:9
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Naquela época, havia sacrifícios de animais, mas agora em Cristo tudo isso deixou de ter sentido, pois o verdadeiro cordeiro deu a sua vida por nós. 

Contudo existem coisas em comum, hoje assim como no antigo testamento, o povo reúne-se para prestar culto a Deus, através do cântico, da leitura da palavra, da oração, e isso continua a ser um aspecto bem presente no culto cristão. 

Nesta secção do livro Deus vai dizer que vai castigar os sacerdotes corruptos, que deturpam o verdadeiro culto a Deus. Então lemos assim:

1 Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. 

Os sacerdotes que tinham a responsabilidade de ensinar a lei, de a ensinar ao povo a guardar essa lei, estavam agora eles próprios a receber um mandamento de Deus, Deus estava agora a querer instrui-los. 

Malaquias 2:2
2 Se o não ouvirdes 

O versículos 2 começa com SE, mostrando ainda a misericórdia de Deus.

SE os sacerdotes se arrependerem Deus também lhes dará bênçãos ao invés de maldições, ( faz lembrar a a história de Jonas e dos juízos sobre os ninivitas)

Deus ao proclamar os seus juízos, ele ainda aguarda que que nós seres humanos nos arrependamos, para retirar de nós esses juízos.

Mas Deus diz que caso não atendam, irá recair sobre eles alguns castigos.
2 Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração. 

Deus queria que os sacerdotes honrassem o nome de Deus, e isto acontecia quando lhe prestavam um culto correcto, Deus estava a dizer que queria ser honrado, queria ser adorado da forma correcta. 

O que estava a acontecer no culto para Deus exigir dos sacerdotes honra? Simplesmente Deus tinha deixado de ser o centro da adoracao, tinha sido substituído pelo próprio homem. 

O culto em Israel, não era TEOCENTRICO, mas EGOCÊNTRICO, era a vontade do homem o centro da adoracao. 

O culto passou a ser um espectáculo, um entretenimento, uma diversão.

Existem hoje igrejas onde Deus não é o centro da adoracao, onde as pessoas estão lá para se honrarem a si próprias, onde o culto passa a ser uma reunião social, de lazer, de entretenimento.

Viemos hoje à igreja para mostrar a nossa nova roupa, o nosso novo carro, venho adorar a Deus ou falo dos meus feitos durante a semana? ou de banalidades cor de rosa? ou falo mal do meu irmão? 

Caso os sacerdotes continuassem sem honrar a Deus, Ele os iria amaldiçoar. 

Aqui Deus vai PRENUNCIAR 4 AMEAÇAS sobre os sacerdotes.

A primeira sentença é 
enviarei sobre vós a maldição

Aqui Deus está a relembrar a lista de DEUTERONOMIO 28, onde Deus ali descreve uma lista de Bênçãos sobre toda a nação e que acorreria se o povo se mantivesse obediente a Deus. Mas caso rejeitasse Deus se seguia uma outra lista, mas agora cheia de maldições. 

Nesta lista de maldições havia uma pior de todas, e essa era SEREM DESTERRADOS E ESPALHADOS PELA TERRA.

Algo que já tinha acontecido 100 anos antes, e que iria acontecer caso Eles continuassem a desonrar a Deus. 

Na realidade, já no novo Testamento pela mão do General TITO, e pela rejeição dos sacerdotes e líderes religiosos a Jesus, todos os Judeus foram desterrados e espalhados pela terra. 

Pensem que Malaquias foi o último profeta antes da vinda do messias, e a sua mensagem aponta para um novo tempo, onde as coisas iriam mudar. 

SEGUNDA SENTENÇA, 
amaldiçoarei as vossas bênçãos;

Esta sentença pode ser vista de DUAS MANEIRAS.

1ª- Deus estava a dizer que tudo aquilo que eram bênçãos que tinham recebido, iriam se tornar em maldições, 
Se recebesse um animal, esse animal iria morrer, se recebesse uma herança, o dinheiro iria desaparecer, se tivesse sido honrado por alguém, seria destituído dessa honra, etc. 

A BENÇÃO SE TORNARIA EM MALDIÇÃO. 

2ª FORMA DE VER ESTA SENTENÇA.

QUE DEUS IRIA AMALDIÇOAR TUDO AQUILO QUE OS SACERDOTES ABENÇOASSEM. 

Vamos imaginar um sacerdote levantando a sua mão e prenunciando uma benção sobre alguém, ou sobre a nação, AQUI DEUS ESTÁ A DIZER QUE ESSA BENÇÃO SE TORNARIA NUMA MALDIÇÃO.

Já imaginaram o sacerdote dizer ao povo que a PROSPERIDADE E A SAÚDE SERIAM COM ELES, e depois o povo receber DOENÇA E MISÉRIA? 

Poderia ser isto que Deus estava a quer dizer com esta primeira sentença. amaldiçoarei as vossas bênçãos

Infeliz a congregação que tem um pastor amaldiçoado por Deus, um pastor corrupto, será uma maldição para a sua congregação, será uma pedra de tropeço para muita gente. 

Deus fiz ainda nesta segunda ameaça: amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, .

Provavelmente a miséria que a nação estava a sofrer era já consequência desta falsa adoração contra Deus. 

Deus vai continuar com a terceira ameaça: 
Malaquias 2:3
3 Eis que vos reprovarei a descendência, 

Aqui Deus estava a por em causa a linhagem sacerdotal. 

Filho de sacerdote só iria ter uma profissão, ser sacerdote. 
Se alguém de outra tribo quisesse ser sacerdote não o poderia ser, isto porque tinha de pertencer à linhagem de sacerdotes. 

NESTA SENTENÇA DEUS ESTAVA JÁ A PREVER O DESAPARECIMENTO DO SACERDÓCIO ARAONICO. 

Na realidade com a vinda do messias, o nosso sumo sacerdote, SEGUNDO A ORDEM SUPERIOR A DE MELQUISEDEQUE, substituiria o ministério Levítico de uma vez por todas. 

 4ª SENTENÇA SOBRE OS SACERDOTES.
atirarei excremento ao vosso rosto, excremento dos vossos sacrifícios, 

Todos sabem o que quer dizer EXCREMENTO, certo? Não há necessidade de buscar um sinônimo pois não? 

Aqui Deus diz que vai esfregar a cara dos sacerdotes com excremento. 

Já imaginaram a cena, o povo olhando, e o sacerdote cheio de excremento no seu rosto.

Falar do ritual de separar os intestinos  e levá-los para fora do templo. 

Tocar no excremento tornaria a pessoa imunda, inapta para exercer a função.

Deus estava precisamente a dizer que iria reprovar a função dos sacerdotes, que os colocaria fora desse ministério.

É precisamente isso que Deus está a dizer: e para junto deste sereis levados.

Os sacerdotes seriam levados para fora do templo.

Hoje muitos pastores recebem esta mesma sentença de Deus, muitos deles também estão DESQUALIFICADOS para o MINISTÉRIO.

São uma vergonha na obra de Deus, ser pastor é uma coisa séria, tem de constantemente ter em mente a quem está a servir, tem de ter noção da sua função é da responsabilidade que ocupa perante os crentes. 

Muitos têm sido trazidos para fora do templo, Deus não os quer mais nessa função, desonram o ministério e a Deus.

PORQUÊ QUE DEUS PRENUNCIA ESTAS AMEAÇAS 
CONTRA OS SACERDOTES? 

A resposta está no versículos 4: Malaquias 2:4
4 Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança continue com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.

DEUS QUER MANTER A ALIANÇA COM LEVI.

E porque razão Deus quer manter essa aliança? Que aliança é essa? Isso vem nos versículos seguintes. 

EXPLICAR A FUNÇÃO DOS LEVITAS.
RETIFICAÇÃO DA ALIANÇA COM LEVITAS POR FINÉIAS NETO DE ARÃO. 
Números 25:12-13
12 Portanto, dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz. 13 E ele e a sua descendência depois dele terão a aliança do sacerdócio perpétuo; porquanto teve zelo pelo seu Deus e fez expiação pelos filhos de Israel.


Agora Deus vai lembrar essa aliança.

Malaquias 2:5-7
5 Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome. 6 A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniqüidade apartou a muitos. 7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do SENHOR dos Exércitos.

Explicar verso por verso.

Isto era o que Deus pretendia dos sacerdotes, mas o que é que eles fizeram: 
Malaquias 2:8
8 Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.

É um mal terrível quando um líder se afasta do caminho. Quando deixa de viver em paz com Deus, quando deixa de acreditar na mensagem que Deus tem para ele proclamar, quando começa a ser Parcial no lidar com aos crentes. 

Por causa desta atitude muitos cairão com eles. 
tendes feito tropeçar a muitos;

Se o pastor saiu, eu também não quero ficar aqui, se o pastor adulterou, isto dá para muitos copiarem também. 
E se durante tantos anos ele pregou uma coisa é agora fez outra, a sua palavra deixou de ter crédito.

É terrível quando um ministro se desvia do caminho, pois acaba por levar uns quantos com ele. 

O texto termina dizendo:
Malaquias 2:9
9 Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei.

Gostaria de realçar algo importante 

Hoje o pastor não deve ser visto como sacerdote, isto porque embora tenham uma ou outra função semelhante, o sacerdote era um intercessor pelo povo, 

Por vezes existe a ideia que a oração do pastor é mais ouvida do que a de qualquer membro, mas isso não é verdade. 

O pastor dirige-se a Deus da mesma forma que qualquer outro crente, através de Jesus Cristo. 

Nós já não temos mais sacerdotes e levitas na igreja de Cristo, a Bíblia diz claramente que todos os crentes são sacerdotes e levitas de Deus.

No entanto, embora já não exista a função de sacerdote, Deus colocou na sua igreja pastores e mestres para orientar o rebanho.

É assim sendo os pastores devem:
ZELAR PARA QUE O CULTO SEJA FEITO DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS.

INSTRUIR O POVO NA PALAVRA DE DEUS

APARTAR O POVO DA INIQUIDADE.

ANDAR COM DEUS

NÃO PRATICAR INJUSTIÇA

E SER UM MENSAGEIRO DE DEUS USANDO DE MISERICÓRDIA. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...