Youtube

domingo, 26 de novembro de 2017

OS AGUILHÕES DE DEUS ATOS 26:13-15



OS AGUILHÕES DE DEUS 


Atos 26:13-15
13 Ao meio-dia, ó rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no céu, mais resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo. 14 E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. 15 Então, eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.

RECAPITULAR O SERMÃO AS SATANEIRAS DE DEUS.

Eclesiastes 11:5
5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os 
ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

-Falei do agir invisível de Deus. A FORMA CREATIVA, E DIFERENTE. ex, dos cegos ãs ressurreições, as guerras.
-Como não vemos Deus desafiados a exercitar a FÉ.
-Como os pensamentos de Deus e os caminhos de Deus são maiores que os nossos só precisamos de confiar.
-Nós não entendemos como Deus age, o DIABO também não, ele não conhece o FUTURO.
-O mal que o Diabo faz recair sobre nós, Deus reverte em bem, e a nosso favor. 
-Terminei dizendo que seja o que for que o Diabo trouxe sobre nós de dor e sofrimento , precisamos de confiar no nosso Deus. 

Gostava no entanto que tomássemos consciência que nem todo o sofrimento é CAUSA DIRETA DA AÇÃO DO DIABO, aquilo que podemos dizer é que grande parte do nosso sofrimento é causado por ele, no entanto outra parte faz parte da experiência de VIVEMOS NUM MUNDO PECADOR, Deus disse que a terra produziria ESPINHOS e ABROLHOS. É uma consequência do pecado sobre a terra.

Por vezes temos A IDEIA QUE TODA A  DOR É NEGATIVA , mas isso não é verdade.
Exemplos: 
Uma QUEIMADURA, insensibilidade à dor como os DIABÉTICOS.

Partindo desta ideia o livro de Hebreus revela-nos que DEUS USA também a DOR para nos CORRIGIR.
Hebreus 12:6-9
6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 

A grande diferença da DOR CAUSADA por Satanas e aquela causada por DEUS, é que uma é VISA O NOSSO MAL, e OUTRA O NOSSO BEM.

EXEMPLO: alguém pode nos CORTAR os DEDOS por que nos quer fazer mal, ou o médico precisa de nós AMPUTAR os dedos para nos salvar a mão.
Ambas causam dor, mas o RESULTADO É DIFERENTE

Paulo fala de DEUS como um PAI, que AÇOITA os seus filhos, com a finalidade de CORRIGI-LOS assim como um PAI HOJE dá uma PALMADA num filho com o mesmo intuito de o CORRIGIR E EDUCAR. 

Paulo vai então concluir com o seguinte: Hebreus 12:9
9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?

O grande OBJETIVO de Deus tem a ver com a nossa única forma de SOBREVIVER num mundo PERIGOSO, e cheio de ARMADILHAS que é tornarmo-nos SUBMISSOS para vivermos. 

Esta semana tive oportunidade de explorar esta questão da diferença de sermos SERVOS DE DEUS s e SERVOS DE SATANÁS 
Ser servo de Deus ou submeter-se a Deus, o FIM é a VIDA ETERNA no entanto ser servo de satanás o meu fim é a MORTE ETERNA. 

DEUS na sua omnisciência, CORRIGE para o nosso BEM FUTURO e é sempre isso que devemos ter em mente, quando estamos a viver dor causada pela correção de Deus na nossa vida. 

INÍCIO 
Voltando ao texto inicial vemos então a experiência da conversão do apóstolo Paulo, 
Quando este ia em direção à cidade de Damasco e de repante Jesus Cristo lhe aparece no caminho. 

No texto que lemos Paulo está a falar com o REI AGRIPA, e a contar o que Jesus lhe disse por esta ocasião:  Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. 

O QUE É QUE JESUS DISSE A PAULO? E O QUE TERÁ PAULO ENTENDIDO DA PARTE DE JESUS?

Vamos ver primeiro o que estas palavras querem dizer: 
AGUILHÕES- são varas pontiagudas normalmente de ferro que serviam para picar os bois quando eles paravam de lavrar a terra. Era uma espécie de ferroada que causava dor para os pôr a andar.
Vejam agora o paralelo, Jesus está a dizer que Paulo estava a recalcitrar contra os seus aguilhões, 

E com que PROPÓSITO Deus tem seus próprios AGUILHÕES? Para usá-lo em nossas vidas, quando EMPACAMOS em relação a sua vontade.

O TRATAMENTO de Deus sempre tem a ver com aquelas ÁREAS em que não nos DEIXAMOS SER TRABALHADOS facilmente; tem a ver com nossa TEIMOSIA e REBELDIA, mas o SENHOR SABE como nos ESPETAR e fazer com que ANDEMOS de novo! Esta é mais uma parte do agir invisível de Deus. Ele age de formas misteriosas que, na maioria das vezes, não são visíveis aos nossos olhos. 

Temos o costume de ATRIBUIR AO DIABO toda circunstância NEGATIVA, mas nem sempre é assim. Há momentos quando podemos estar COLHENDO o FRUTO de nossa PRÓPRIA OBSTINAÇÃO, e o diabo não será o responsável

Vamos ver o que quer dizer o outro termo, RECALCITRAR- resistir; não ceder; teimar; obstinar-se; insurgir-se; desobedecer; e no caso do animal: dar coices”. 

Nos dias em que Jesus escolheu esta ilustração HAVIA  alguns ANIMAIS tão TEIMOSOS e REBELDES, que mesmo sendo AGUILHOADOS NÃO ANDAVAM. E não só não avançavam como ainda se REBELAVAM contra o próprio AGUILHÃO; ao serem espetados ficavam embravecidos e davam COICES no aguilhão. RESULTADO, MAGOAVAM-SE MAIS ao darem coices do que quando eram aguilhoados 

De certa forma Jesus estava a dizer que Paulo estava a ser como um BOI TEIMOSO, que resistia aos seus aguilhões 

Vejam o que o sábio Salomão diz a este respeito.
Provérbios 26:3
3 O açoite é para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas dos insensatos.

Existem várias formas de DOMINAR os ANIMAIS, para que OBEDEÇAM, da mesma forma Deus não deixará de usar os seus aguilhões, para nos colocar no caminho certo. 

Mas se Jesus estava a dizer a SAULO que ele estava a RESISTIR aos seus aguilhões, importa saber que AGUILHÕES estavam a ser usados por Jesus para PICAR Saulo de Tarso?

A PALAVRA de Deus NÃO é EXPLÍCITA em relação a isso, mas podemos ver algumas EVIDÊNCIAS no livro de ATOS que poderão ajudar a RESPONDER a esta questão. 

Gostava de ver convosco DOIS AGUILHÕES que Deus usou com Paulo e que ainda são utilizados por ele quando nos PARAMOS quer chamar ao CAMINHO certo.

Um é INTERIOR e passa-se ao NÍVEL DA CONSCIÊNCIA) e outro é EXTERIOR revelando-se nas CIRCUNSTÂNCIAS DA NOSSA VIDA).

1º AGUILHÃO- NO SEU INTERIOR. 

SAULO tinha sido EDUCADO pelo rabi ou mestre mais bem conceituado da época GAMALIEL, onde tinha aprendido o ZELO pelo JUDAÍSMO. Ele estava convencido que Jesus não era o Messias, pois era difícil aceitar que o MESSIAS tivesse sido REJEITADO por seu POVO assim como ser pendurado num MADEIRO algo que o livro de Deuteronômio apontava como maldição.  qualquer que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição de Deus” (Dt 21.23)

Nesse sentido assumia que a sua missão era ACABAR com esta nova RELIGIÃO e MATAR os CRISTÃOS. 

Mas algo MEXIA com a sua MENTE, pois tinha OUVIDO falar de Jesus, do BEM que espalhará por meio do seu povo, as curas efectuadas, os MILAGRES realizados, e ainda tinha de lidar com as testemunhas que davam conta que este Jesus tinha RESSUSCITADO dos mortos.

A LUTA de SAULO era entre as suas CERTEZAS o que ele tinha aprendido na escola do judaísmo, AQUILO que a sua religião defendia, e o que ele na realidade SENTIA. 

Vamos por EXEMPLO pensar que hoje estou a falar com alguém que cresceu com convicções fortes de que DEUS NÃO EXISTE que os professores na ESCOLA incutiam a ideia que a FÉ e a RELIGIÃO são uma espécie de FRAQUEZA humana.
Mas por alguma razão que essa pessoa desconhece ela SENTE que o que me foi ensinado não está certo, começa a perceber que a RELIGIÃO até TEM RESPOSTAS coerentes para as perguntas existenciais do ser humano, QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS, PARA ONDE VAMOS.
Acaba por viver uma luta dentro de si. 

A LUTA de Paulo era PENSAR que ESTAVA CERTO, mas a SENTIA que estava ERRADO.

Deixem-me dar mais um ECEMPLO que talvez possa, estar mais relacionado connosco, povo ADVENTISTA.

Somos uma IGREJA que conhece a BÍBLIA, sabe que o SÁBADO é o dia verdadeiro, sabemos a importância de LER A BÍBLIA, de IR À IGREJA, e até temos a forte convicção que em BREVE Jesus VOLTARÁ e nos levará para o CÉU porque até somos BOAS  PESSOAS. No entanto lá bem no íntimo a SENSAÇÃO que temos É OUTRA. 

Uma coisa é saber que a igreja é verdadeira que é importante fazer algumas coisas que a igreja ou a Bíblia pede, achar que estaremos para sempre no céu, outra é sentirmos que apesar disso tudo estamos errados.

Isto acontece porque NÃO estamos em PAZ connosco próprios, talvez ACARICIAMOS um PECADO que só nós e Deus sabemos, e não queremos nos livrar dele. E sabemos que é precisamente esse pecado que nos LEVARÁ À PERDIÇÃO eterna.

SAULO NÃO podia estar bem com a sua CONCIENCIA, pois se por um lado dizia-se GUARDADOR da lei de Deus, por outro PERSEGUIA e MATAVA o PROXIMO. 
ISTO CHAMA-SE UMA RELIGIÃO INCOERENTE.

Será que NÓS, assim como o SAULO estamos a viver uma religião INCOERENTE? Fazemos o contrario daquilo que dizemos acreditar? Neste caso será uma religião morta.

Saulo tinha de lidar com uma CONSCIÊNCIA CULPADA, diz a sagrada escritura:
Atos 26:10
10 e assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam.

Na morte de Estevão o primeiro mártir, diz que Saulo segurava nas vestes daqueles que mandam as pedras:
Atos 7:58
58 E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.

Como se SENTIA  SAULO nesta OCASIÃO? O homem que ele dera o seu voto para morrer ORAVA POR ELE , os cristãos que morriam em paz, alegria, pois faziam-no em nome de Jesus. 

 Saulo recalcitrava contra este aguilhão, interior, teimava em resistir à convicção de mudar de vida e aceitar uma vez por todas Jesus.

2º AGUILHÃO- Exterior.

Talvez este seja o mais TRAUMÁTICO, pois envolve o SOFRIMENTO físico. 

Assim como o ANIMAL não gostava da VARA espetada nas costas assim nós também NÃO GOSTAMOS de passar por SOFRIMENTOS, no entanto esse também é um AGUILHÃO usado por DEUS.

Não temos menção que SAULO tenha vivido este aguilhão ANTES do ENCONTRO com JESUS.
Mas nesse encontro, JESUS USOU desse AGUILHÃO para 
TRANSFORMAR a vida de Saulo.

Nesse encontro diz que Saulo viu uma luz brilhante, e que caiu do seu cavalo,
vejam o que aconteceu: Atos 9:8
8 Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.

Temporariamente FICOU CEGO, Deus teve de o PICAR com a dor física.

ILUSTRAÇÃO: contar a história do marido da irmã Gabriela.

Será que Deus terá de chegar a este ponto para connosco, a fim de que possa conseguir de nós a nossa salvação eterna? 

Por vezes é só assim que Deus consegue travar a nossa teimosia.
ILUSTRAÇÃO : Do homem que mandou pedras e acertou na cabeça de Alguém. 

Provavelmente Saulo ficou com sequelas deste encontro com Jesus, ele fala nas suas cartas DO ESPINHO DA CARNE, e é minha convicção que esse espinho tinha a ver com um problema de visão. 

Falando sobre este espinho Paulo diz: 2 Coríntios 12:7-9
7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, ... a fim de que não me exalte. 8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

Mesmo que vivamos, ou estejamos neste momento a viver o aguilhão da dor, não esqueçamos que se Deus tivesse outro aguilhão mais suave era esse que ele tinha usado. 

O seu objectivo final é o nosso bem, não faz isso com prazer, mas certo que isso nos tornará fortes, e súbditos do seu reino eterno. 

Quando Paulo pediu a Deus: 























Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...