Youtube

terça-feira, 5 de julho de 2016

OS LIMITES DO CRISTÃO


OS LIMITES

No relato da criação Deus deu ao homem um domínio a exercer, um foi sobre a terra é outro sobre os animais.
Gênesis 1:28
28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

É no entanto importante referir que este domínio tinha uma conotação diferente antes do pecado e depois do pecado. 

O domínio do homem antes do pecado significava sobretudo o direito e a responsabilidade de governar, não era o abuso de exploração da terra e dos seus recursos, mas uma legitimidade divina dada ao homem como bom administrador de todos os bens de Deus"

É preciso não esquecer que o homem seria sempre um mordomo, e não o dono desta terra.
Salmos 24:1.
1 Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.

Com o pecado as coisas modificaram-se um pouco, ou seja, o domínio dado ao homem seria para ser exercido da mesma forma que lhe foi concedido, no entanto o coração egoista do homem levou o homem a ultrapassar os seus limites.

Se o seu domínio era mais ao nível da responsabilidade de tudo gerir, depois do pecado o homem assumiu isso como um direito de exploração. 

É mais ou menos a ideia: o que é que eu posso fazer para beneficiar ao máximo daquele recurso.

Vejam que uma das consequências negativas do pecado foi prenunciada por Deus à mulher.
Gênesis 3:16
16 E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.

Sobretudo esta parte final do texto que diz: o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.

O que é que iria acontecer à mulher depois dela ter pecado ?
Os desejos de cada um deles, homem e mulher, seriam opostos e o relacionamento de ambos iria ser na base da medição de forças, sendo ele neste aspecto predominante.

Infelizmente hoje encontramos o homem a fazer algo que jamais foi o desejo de Deus, ou seja o HOMEM dominar o HOMEM.

Embora exista realmente consequências do pecado contrárias ao plano original de Deus, a ideia de dominar sobre a terra e sobre os animais se manteria.

No entanto é portanto salientar que quer antes do homem pecar quer depois do pecado, houve da parte de Deus a indicação que este domínio do homem tinha os seus limites.
Gênesis 2:16-17
16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Portanto, o primeiro pecado teve lugar no contexto da mordomia. Adão e Eva ultrapassaram os limites que Deus tinha estabelecido ao seu domínio.

Embora Deus tenha dado ao homem a liberdade, também lhe deu limites, e o apóstolo Paulo descreve muito bem a forma como nós cristãos devemos agir em função da liberdade e dos limites que Deus nos dá:
1 Coríntios 6:12
A sensualidade é condenada.
12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Este texto Paulo está a falar no contexto sexual, mas podemos estender este princípio a outras áreas da nossa vida.

Se eu tiver uma arma e eu quiser eu tenho o poder para matar ou ferir alguém, no entanto, existe uma conduta moral e uma lei civil que me colocam limites, caso ultrapasse esses limites terei obrigatoriamente de ser punido por os ter feito.


O mesmo se passa com a obediência às leis de Deus, isto é: tenho liberdade para as quebrar, no entanto essa passagem fora dos limites estabelecidos trazer-me-à consequência negativas para a minha vida.

Imaginem que um peixe decide sair do aquário dar um salto, e vir parar ao chão da sala. Automaticamente está condenado a morrer, o mesmo se passa com o ser humano. Ultrapassar os limites significa sempre consequências negativas.

Talvez na vossa cabeça esteja neste momento a passar a ideia daquelas pessoas que apesar de ultrapassarem os seus limites, acabam por fugir impunes.

No entanto será isso mesmo verdade? Não sabemos tudo o que poderá acontecer a essa pessoa, mas uma coisa é certa se ela não se arrepender do mal cometido, ela um dia será julgada é condenada por Deus. 
Marcos 4:22
22 Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado.

O aspecto muito importante do domínio que o homem deve exercer, é o domínio de si próprio.

O apóstolo Paulo compara a sua conduta cristã ao de um atleta:
1 Coríntios 9:25-27
25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. 27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

Paulo sabia que não podia seguir simplesmente a liberdade do pecado, pois as consequências seriam a desqualificação para a vida eterna.

Numa outra passagem Paulo fala dos frutos do espírito, e uma das coisas ali referidas como fazendo parte dos atributos do cristão é o domínio próprio. 
Gálatas 5:22-23
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

O cristão não deve seguir os seus desejos, como o fazem os homens deste mundo, mas pelo contrário, deve-se saber dominar.  Reprimir os seus extintos pecaminosos. Se submeter à vontade de Deus e não à nossa vontade.

Não somos de nós mesmos, como cristão eu dei o meu lugar a Jesus, já não sou eu que reino mas Jesus. 
Gálatas 2:20
20 ...já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim


sábado, 2 de julho de 2016

O REI EZEQUIAS MOSTRA A SUA CASA. 2 REIS 20:12-19


O REI EZEQUIAS MOSTRA A SUA CASA.


2 Reis 20:12-19
A embaixada da Babilônia
12 Nesse tempo, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei da Babilônia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque soube que estivera doente. 13 Ezequias se agradou dos mensageiros e lhes mostrou toda a casa do seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos, o seu arsenal e tudo quanto se achava nos seus tesouros; nenhuma coisa houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio que Ezequias não lhes mostrasse. 14 Então, Isaías, o profeta, veio ao rei Ezequias e lhe disse: Que foi que aqueles homens disseram e donde vieram a ti? Respondeu Ezequias: De uma terra longínqua vieram, da Babilônia. 15 Perguntou ele: Que viram em tua casa? Respondeu Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse. 16 Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR: 17 Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. 18 Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia. 19 Então, disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do SENHOR que disseste. Pois pensava: Haverá paz e segurança em meus dias.

A Bíblia fala do rei Ezequias como sendo um homem temente a Deus.

Deus o tinha livrado numa batalha contra os Assírios, onde Deus lhe deu a vitória sobre 185 mil homens do exército inimigo de Israel.

Isto aconteceu porque Ezequias tinha feito uma oração, pedindo a Deus livramento.
2 Reis 19:19
19 Agora, pois, ó SENHOR, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o SENHOR Deus.

Ezequias era humilde, e sabia que se Deus o livrasse dos Assírios, o Deus de Israel seria engrandecido.

Na nossa vida este devia ser sempre o nosso pensamento, como Deus pode ser exaltado através de mim. 

Noutra ocasião Ezequias ourou por uma doença mortal que o levaria à morte, no entanto mais uma vez este rei orou a Deus por cura.
2 Reis 20:2-3
2 Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: 3 Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.

Foi então que Deus enviou o profeta Isaías a fim de lhe dizer que a doença seria curada e que ele viveria mais 15 anos. 

Percebemos que este rei socorria-se de Deus, e que dependia totalmente Dele nos momentos difíceis. 

Apesar de tudo, este rei vai cometer um grande erro, segundo o que parece, o restabelecimento da sua saúde e a sua cura, chegou ao rei de Babilonia, e este mandou uma comitiva de embaixadores com presentes para o congratular por esse restabelecimento.

Perante tão digna e simpática embaixada o rei Ezequias fez as honras da casa e mostrou-lhes tudo o que tinha.
2 Reis 20:13
13 Ezequias se agradou dos mensageiros e lhes mostrou toda a casa do seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos, o seu arsenal e tudo quanto se achava nos seus tesouros; nenhuma coisa houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio que Ezequias não lhes mostrasse.

Quantos de nós abrimos a porta de nossa casa a estranhos? Dificilmente deixaremos entrar alguém que até pareça simpático, não é mesmo? 

ILUSTRACAO - 
Lembro-me de uma história que se passou quando eu era uma criança, lembro-me do meu pai trazer um amigo à nossa casa. Este homem mostrou-se tão amigo que trouxe um saco de rede grande cheio de nozes, era um produto caro, e isso fez com que houvesse uma abertura do meu pai para  confiar nele, aproveitando-se desta amizade com o meu pai, este senhor pediu-lhe dinheiro emprestado, a verdade é que depois de ter o  dinheiro este senhor desapareceu e nunca mais ninguém o viu.

Já alguma vez caímos numa asneira parecida?

Vejam a insensatez deste rei, abriu as portas de sua casa e mostrou tudo o que tinha. Tesouro, armamento, e todos os bens. 

Se algum estranho batesse hoje à vossa porta para entrar, vocês abririam a vossa casa?mostrariam as vossas coisas? Deixariam estranhos falar com os vossos filhos? 

No entanto hoje sem abrirmos a porta da rua, podemos estar a dar acesso a que outras pessoas entrem em nossa casa, algumas estranhas, mal intencionadas, a fim de nós fazer mal.

Uma das portas de entrada da nossa casa é sem dúvida a  internet. 
O que é que os vossos filhos estão a ver? Com quem conversam? O que dizem? O que os outros sabem de vocês? 

Já para não falar de satanás o nosso maior inimigo, ele quer saber tudo sobre nós, ele deseja que lhe abramos a porta da nossa vida, para que entre e influencie para o mal.

O apóstolo João diz o seguinte: 
João 10:10
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; 

Satanas entra na nossa vida através dos sentidos, aquilo que vemos, ouvimos, comemos, sentimos. E quantas vezes estamos desapercebidos, vendo coisas que mancham os nossos valores e princípios.

Começamos a defender coisas que nem seria normal defendermos, princípios que faziam parte da nossa educação acabam por ser deixados para trás. 

Exemplo das novelas, filmes, leituras, músicas, etc.

Estas portas abertas transmitem valores contrários ao que aprendemos no lar e na igreja, 
Valores contrários aos ensinamentos da Bíblia,.

Adultério, ódio, vingança sensualidade, violência, mentira, etc.

Querido amigo o que é que tem mudado na tua vida? Desististe dos princípios divinos? Procuras satisfazer os teus desejos? Tens deitado por terra os valores cristãos? 

Se existe uma porta que tens aberto e está escancarada para o inimigo das almas, então fecha enquanto é tempo.

É então que o profeta Isaías vem ter com o rei e faz-lhe algumas perguntas:
2 Reis 20:14-15
14... Que foi que aqueles homens disseram e donde vieram a ti? ... 15 Que viram em tua casa?

O rei perdera uma grande oportunidade de enaltecer o Deus de Israel, se eles tinham vindo pois tinham ouvido da sua recuperação de saúde, era o momento dobrei apresentar Aquele que foi o responsável da sua cura. 

Ao invés de testemunhar de Deus, Ezequias tomou a decisão de se enaltecer a si próprio, mostrou as suas grandezas e seus feitos. 

Queridos amigos, e conosco, como se tem passado? Reconhecemos o que Deus tem feito na nossa vida? Falamos disso aos outros? Ou simplesmente analtecemo-nos a nós próprios? 

As consequências para Ezequias seriam nefastas, o profeta assim o diz:
2 Reis 20:17-18
17 Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. 18 Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia.

Eram os próprios babilonios que futuramente, viriam, os evadiriam e levariam a riqueza do país, e juntamente com a riqueza, os príncipes de Israel para serem eunucos no palácio do rei. 

Na realidade isto acabou por acontecer,200 anos depois Israel não só foi conquistado, mas acabou exilado em babilonia. E Daniel e os seus companheiros foram os tais eunucos que serviam ao rei. De Babilonia ,

A resposta de Ezequias ao profeta foi bastante constrangedora, e de certa forma egoista.
2 Reis 20:19
19 Então, disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do SENHOR que disseste. Pois pensava: Haverá paz e segurança em meus dias.

Acabou por desvalorizar as consequências da sua atitude, desde que tudo isso não acontecesse no seu tempo.

Muitos hoje também não medem as suas atitudes sobretudo quanto ao seu destino eterno, simplesmente querem o melhor aqui e agora, e quando se fala na vida eterna poucos a valorizam. 

Estão preocupados com o seu bem estar terreno, e negligenciam a preparação para uma vida eterna.

Prezado amigo, o rei Ezequias 
Podia ter dado um bom testemunho, infelizmente não o fez


VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...