Youtube

sábado, 20 de fevereiro de 2016

POBRES ESCRAVOS E CEGOS Lucas 4:16-21


Lucas 4:16-21
16 Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17 Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.
20 Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.
21 Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.

Depois do deserto e do casamento, a fama de Jesus começou a espalhar-se, ele falava como ninguém falava, e ainda por cima começava a realizar milagres em favor dos mais necessitados.

Quando ia as sinagogas todos gostavam de o ouvir, e desta vez decidiu ir a sinagoga da aldeia onde tinha nascido.

Nazaré não teria mais de 600 habitantes, as pessoas conheciam-se todas, e Jesus não era ali estranho mas praticamente filho da terra.

Diz o texto que ele entrou na sinagoga num dia de sábado conforme o seu costume. Quer isto dizer que Jesus ia à igreja regularmente. 

Não sei se é vosso costume ir à igreja, no entanto, Jesus tinha este bom hábito.

Diz que pegou no livro de Isaías e leu um trecho que falava dele próprio.

Isaías tinha sido um profeta de Deus que tinha existido 800 anos antes do nascimento de Jesud, e foi um dos profetas que mais falou do messias. 

Jesus pegou no livro Isaías e leu precisamente uma profecia que falava da sua missão"

Lucas 4:18
18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

As boas novas são pregadas aos pobres, a liberdade proclamada aos cativos, e a cura anunciada aos cegos. Para ser salvo você deve se reconhecer pobre, preso e cego.

O QUE É SER POBRE?
Não tem a ver com o dinheiro mas com condição espiritual.

Jesus um dia disse, 
Mateus 9:13
13 ... pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].

Aqueles que se julgam espiritualmente ricos, não precisam de salvador, acham que são justos e que fazem tudo bem, por isso fazem a caminhada sozinhos sem se entregar verdadeiramente a Jesus.

O rico normalmente não necessita de nada, mas o pobre depende de alguém"

Assim acontece na vida espiritual. Ser pobre é reconhecer a minha condição de dependência e aceitar o evangelho de Jesus. 

O QUE É SER LIVRE DO CATIVEIRO?

Hebreus 2:14-15
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.

Antes de Jesus ter vindo a este mundo todos nós estávamos condenados à escravidão da morte, no entanto Cristo venceu a morte, e com isso deu-nos a vida. Não precisamos de temer o nosso destino, pois podemos escolher a vida.

Um viciado não pode escolher, pois está limitado, mas Jesus veio libertar-nós e dar-nos novamente a possibilidade de escolher.

O QUE É SER CEGO?

1 Pedro 2:9
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Jesus veio mostrar que existe outra realidade, veio abrir o nosso entendimento. 

Estamos numa luta entre o bem e o mal, e podemos ver o que antes o pecado não nos deixava ver.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...