Youtube

sábado, 20 de fevereiro de 2016

FOI DEUS QUE MATOU SAÚL? 1 CRÓNICAS 10:13-14


Quem matou Saúl ?

1 Crônicas 10:13-14
13 Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante
14 e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

No entanto num outro texto lemos o seguinte: 

1 Samuel 31:3-6
3 Agravou-se a peleja contra Saul; os flecheiros o avistaram, e ele muito os temeu.
4 Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela.
5 Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele.
6 Morreu, pois, Saul, e seus três filhos, e o seu escudeiro, e também todos os seus homens foram mortos naquele dia com ele.

Porquê que a Bíblia afirma ter sido Deus o autor da morte de Saúl, se na realidade foi ele que se  
No pensamento hebraico Deus era o responsável supremo quer pelo bem quer pelo mal.

Temos um exemplo no livro de Job, 
Jó 2:10
10 ...temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?   

Para Jó e para qualquer Judeu o bem e o mal vinham de Deus.

O que na realidade não é verdade? Pois o mal que Job estava a sofrer tinha sido o Diabo a lhe trazer. 

Mas para complicar esta reflexão vou mostrar outro texto que pode ser mal interpretado.

Isaías 45:7
7 Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Aqui é o próprio Deus a dizer que cria o mal. Como entender este texto.

Penso que a resposta vem no próprio texto.

Quando Deus diz que forma a luz e cria as trevas mostra com isto que sendo ele luz, ele dissipa as trevas, no entanto quando ele, a luz não se encontra, reina então as trevas, por isso ser Ele o responsável pelas trevas.

O mesmo se pode dizer em relação ao mal. Isto porque Deus é amor, onde ele Está reina a paz, mas quando Deus e o seu amor não existem, cria-se a morte.

A Bíblia é clara quando fala de Deus, ela diz: 
1 João 4:8
8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

Ezequiel 18:23
23 Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? -- diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?

O pecado veio sabotar o plano original de Deus, hoje o ser humano pergunta onde está Deus quando pessoas inocentes sofrem e morrem. 

Eu poderia dizer que Deus está no mesmo lugar que esteve quando Cristo morreu na cruz.

Infelizmente o ser humano tem rejeitado Deus, tirou-o dos lares, das escolas, das instituições, do estado, e admira-se de não o conseguir ver nestas calamidades. 

Em tudo há um proposito, mesmo na injustiça provocada pelo mal.

Conheci ha pouco tempo uma avó que veio à igreja pela primeira vez, aquilo que a fez vir, foi o ter perdido uma netinha de 3 anos num acidente de automóvel. 
Até aquele momento o seu relacionamento com Deus era fraco e distante, mas depois do falecimento da neta encontrou na Bíblia o seu amparo e conforto. 

É verdade que o sofrimento também pode ter a reação oposta, no entanto o mais importante perante o infortúnio, não é saber onde estava Deus, mas qual a minha resposta a tal adversidade. 

A minha escolha acertada dar-me-á um real sentido ao acontecido, libertando-me da dor, e vivendo a esperança da salvação em Jesus



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...