Youtube

domingo, 21 de fevereiro de 2016

DEUS PROÍBE O CONTACTO COM OS MORTOS Deuteronômio 18:9-14


PORQUÊ QUE DEUS PROIBIU O SEU POVO DE CONSULTAR OS MORTOS?
- Por várias ocasiões Deus vai alertar o seu povo para uma situação que não deveria existir entre o seu povo: 
Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus."   Levítico 19:31  
"6 Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.
27 O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles."  Levítico 20:6 e 27
- Não podemos também esquecer o texto de Deuteronômio 18:9-14, onde uma vez mais Deus vai proibir esse contacto sobrenatural.

- Para compreendermos melhor o porquê desta proibição devemos seguir algumas informações adicionais que a Bíblia nos dá.

- Em primeiro lugar, devemos nos perguntar e de que forma viemos há existência?
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gênesis 2:7).
- Deus foi o autor da nossa existência, e usou o pó da terra para nós formar, e soprou o fôlego da vida, e o homem se tornou uma alma vivente ou um ser vivo.
- A Bíblia aqui não faz diferença entre homens e animais. Vejam o que ela nos diz: Eclesiastes 3:19-20
19 Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais...
- O que acontece quando uma pessoa ou um animal morre?
“o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7).
Eclesiastes 3:20
20 Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão.
É importante relembrar que animais ou pessoas, bons ou maus quando morrem o seu espírito volta para Deus.
- A pergunta que pode logo vir à nossa mente é: "O QUE É O ESPÍRITO"
“…o corpo sem o espírito [sopro da vida] está morto” (Tiago 2:26). “o sopro de Deus no meu nariz” (Jó 27:3).
- O espírito que retorna a Deus na morte é o sopro da vida. Em nenhuma parte das Escrituras se atribui ao “espírito” vida, sabedoria ou sentimento depois que uma pessoa morre. O espírito é o “fôlego, o sopro de vida” e nada mais.
- Existe então muita confusão pois muitas pessoas confundem "ESPÍRITO" com "ALMA" e pensam que esse fôlego é uma alma ou entidade que sai do ser humano é que soube para Deus. Vamos ver novamente um texto que já vimos:
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7).
- A alma é um ser vivo. A alma é sempre uma combinação de duas coisas: o corpo, mais a respiração. Uma alma não pode existir a menos que o corpo e a respiração se combinem. A Palavra de Deus ensina que somos almas.
- Gostaria de dar dois exemplos que demonstram que quando a Bíblia fala de "ALMA" ela está a falar de seres vivos, seja, homens ou animais.
Deuteronômio 10:22
22 Com setenta almas, teus pais desceram ao Egito; e, agora, o SENHOR, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão"
Gênesis 1:20
20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de almas; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
- A Bíblia utiliza a palavra "NEPHESH" quando fala de seres vivos, depois existe da parte do tradutor a escolha se quer por alma ou simplesmente ser vivente. 
- A Bíblia mostra ainda que a "ALMA" ou "NEPHESH" é mortal.
“A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:20. “morreu no mar toda a alma vivente” (Apocalipse 16:3).
- Ou seja que os seres vivos estão sujeitos à morte e não à imortalidade (pelo menos por enquanto)
- Estando as "ALMAS" quer dos animais quer do homem sujeitos à morte, e que o espírito é o sopro de vida, onde se encontram as pessoas que morrem? Existe a crença que as pessoas vão para o céu ou para o inferno,, ou eventualmente reencarnam seguindo um ciclo ou ainda que estejam num lugar que não se consegue bem explicar "limbo". O que a Bíblia nos diz sobre isso:
"Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio;"   Salmos 115:17  
- É estranho a Bíblia dizer que os mortos não louvam ao senhor, acreditando nós que as pessoas boas estarão no céu!
"Pois não pode louvar-te o Seol, nem a morte cantar-te os louvores; os que descem para a cova não podem esperar na tua verdade."   Isaías 38:18  
"Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento". Eclesiastes 9:5
"Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." Eclesiastes 9:6
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."  Eclesiastes 9:10  
-------------
- Fazendo um resumo percebemos que o homem é pó e volta ao pó, que enquanto viver é chamado de alma vivente, depois de morrer não tem mais parte do que se faz nesta terra, pois na sepultura para onde vai não há projectos, pensamentos, obras, pois tudo terminou. Vimos também que os mortos não louvam ao Senhor.
“assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono” (Jó 14:12)”. “Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba; são humilhados; sem que ele o perceba” (Jó 14:21). 
- Mais uma vez a palavra de Deus mostra que depois da pessoa morrer já não existe consciência do que se passa no mundo dos vivos. Diz que elas estarão no sono da morte até que não haja mais céus.
- ENTÃO COM QUEM FALAM AS PESSOAS QUANDO VÃO ÀS SESSÕES MEDIÚNICAS?
- Vejam o que a Bíblia nos fala sobre como tudo começou.
"7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, Ap. 12:7
9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Ap.12:9
- Houve uma batalha no céu entre satanás e seus anjos e Jesus e os seus anjos e diz que satanás e os seus anjos foram expulsos do céu e vieram para a terra.

12 Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta. Ap 12:12
- As notícias não são boas para os habitantes desta terra, temos de estar precavidos. 
"pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes."   Efésios 6:12
8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 1 Pedro 5:8
- A Bíblia fala que nesta luta temos proteção, Deus envia os seus anjos para nós protegerem.

"Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?"  Hebreus 1:14   
- Se por um lado temos os anjos de Deus que nos protegem, por outro temos os anjos de satanás que irão tentar tudo para nos fazer mal e nos enganar.
- Vejam o que satanás consegue fazer?
"E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz." II Coríntios 11:14  
- Então satanás engana fazendo-se passar por outras pessoas, assim acontece com os seus anjos. 
- No Jardim do Edem Deus dissera ao homem que se ele comece do fruto "Certamente morreria" mas Satanás conhecido como o pai da mentira e que mente deste o princípio (Jo 8:44) vai dizer à Eva que "certamente não morreriam" 
- Está mentira ainda consegue convencer milhares de seres humanos, por isso hoje muitos ainda são enganados. 
- Muitos pensam que podem falar com os mortos, mas o que estão eles a fazer é a comunicar directamente com o senhor das trevas. 
- Vimos à pouco e a Bíblia é clara sobre isto, estaremos nos sepulcros até que os céus passem. Ora este acontecimento só terá lugar num futuro próximo. Quando Jesus voltar para nós vir buscar. Primeiramente ressuscitar os que morreram nele, e depois fazer novos céus e nova terra. 
Apocalipse 21:1-8
1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram...5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 6 Disse-me ainda: Tudo está feito...7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. 8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deuteronômio 18:9-14
Contra os adivinhos e os feiticeiros
9 Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. 10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. 13 Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. 14 Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.

- Nas sociedades antigas a prática da feitiçaria era comum, a consulta dos mortos etc. 

- Houve sempre da parte do ser humano o desejo de saber o desconhecido.

- O erudito em Antigo Testamento Eugene H. Merrill dá uma definição geral da 
adivinhação: "A frase 'praticantes de adivinhação' refere-se geralmente a todo o conjunto de meios de se obter conhecimento dos deuses, independente de qualquer técnica em particular." [2].
Aqui está outra definição: "A prática de tomar decisões ou predizer o futuro por meio da leitura dos sinais e dos presságios." [3].
Existem categorias de adivinhação que foram muito comuns no mundo antigo. A prática da astrologia surgiu porque os planetas eram anomalias no sentido que seguiam um curso diferente do movimento das estrelas. As pessoas costumavam examinar o fígado ou as entranhas dos animais para obter informações dos deuses. Isso é mencionado na Bíblia. "Porque o rei de Babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para fazer adivinhações; aguçará as suas flechas, consultará as imagens, atentará para o fígado." [Ezequiel 21:21]
- Hoje a prática de consultar algum espírita, ou médium tem o mesmo objectivo, tentar conhecer o desconhecido. 
A ilustração do menino tailandês que era batido pelo eventual irmão gêmeo falecido.
- A Bíblia proíbe a adivinhação porque ela envolve o desejo ardente de obter conhecimento secreto que Deus preferiu não revelar. "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."[Deuteronômio 29:29] Esse desejo de obter conhecimento proibido tem suas raízes no primeiro pecado do homem. 
"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." [Gênesis 3:4-5] Satanás tentou Eva com um desejo de conhecer aquilo que Deus preferiu não revelar e assim transgrediu a fronteira entre o Criador e a criatura. Eva e depois Adão sucumbiram a essa tentação (Gênesis 3:6) A adivinhação é uma tentativa de obter conhecimento proibido.
Aqueles que estão envolvidos na feitiçaria não entrarão no reino de Deus. A Bíblia diz em Gálatas 5:19-21 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 
Só Deus é que sabe o futuro e não os feiticeiros. A Bíblia diz em Isaías:
"Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos! Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.” (Isaías 8:19-20)NTLH
Deuteronômio 18:18
18 Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.




Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...