Youtube

sexta-feira, 1 de abril de 2016

SALOMÃO O REI POUCO SÁBIO



Deuteronômio 17:15-19
15 estabelecerás, com efeito, sobre ti como rei aquele que o SENHOR, teu Deus escolher...  
16 Porém este não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o SENHOR vos disse: Nunca mais voltareis por este caminho.
17 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro.
18 Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes.
19 E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.

-O rei seria alguém que Deus escolhesse. 
-Não multiplicaria para si cavalos, nem voltará ao Egipto para os negociar.
-Não multiplicará para si mulheres.
-Não multiplicará para si prata e ouro.
-Devia ler o livro da lei todos os dias.

2 Crônicas 1:15-17
Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata e ouro como pedras, e cedros em abundância como os sicômoros que estão nas planícies. Os cavalos de Salomão vinham do Egito e da Cilícia; e comerciantes do rei os recebiam da Cilícia por certo preço. Importava- se do Egito um carro por seiscentos siclos de prata e um cavalo, por cento e cinqüenta; nas mesmas condições, as caravanas os traziam e os exportavam para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria.

1 Reis 11:1-7
 Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras:moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel:Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. 

Porque razão Deus deu estes avisos aos reis de Israel? 

Não multiplicar ouro e prata, cavalos, e mulheres? 

MULTIPLICAR OURO E PRATA
Nós seres humanos temos a tendência  de pormos a nossa confiança nas riquezas, achamos que são elas que nos asseguram. 
Mateus 6:19-21
19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

MULTIPLICAR CAVALOS
Deuteronômio 20:1
1 Quando saíres à peleja contra os teus inimigos e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, não os temerás; pois o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo.

Os cavalos davam a um exército vantagem numa batalha, no entanto o povo e sobretudo o rei não deviam confiar no seu poderio militar mas sim em Deus.

MULTIPLICAR MULHERES 

Essas mulheres iriam perverter o seu coração e afastar o rei de Deus.

Todos estes conselhos visavam um só princípio, ter Deus em primeiro lugar, confiar somente nele e não se desviar para outro caminho.

Para que o rei tivesse êxito bastava que ele pudesse ler o livro da lei todos os dias para não se esquecer nem se desviar destes conselhos.

Mais tarde Salomão vai dizer o seguinte: 
Eclesiastes 12:13
13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.

Salomão está a dizer algo que ele concluiu no final da sua vida, depois de ter feito as suas escolhas, depois deter recebido as consequências dessas escolhas.

Ouvir, atender, guardar os mandamentos de Deus, obedecer à sua palavra, é o dever de todos nós. 

Feliz dia e bênçãos do céu


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...