Youtube

domingo, 8 de março de 2015

COMO RECONHECER UM PROFETA


Como reconhecer um profeta?


A vida e os ensinamentos em
acordo com a Bíblia marcaram a
manifestação do verdadeiro dom de profecia

Uma  das características dos dias atuais é a proliferação de adivinhos, astrólogos, cartomantes e profetas. O ocultismo moderno é, sem dúvida, uma extraordinária fonte de renda.Pessoas ficam ricas, vendendo  vendendo suas previsões até pelo telefone. O que a Bíblia diz sobre esse assunto?  Jesus Cristo anunciou que “surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios, para enganar se possível, os próprios eleitos” (Mat. 24:24).
Diante deste quadro, qual deveria ser a atitu­de do cristão, quando alguém dizendo que é um profeta  que tem uma mensagem divina para os homens? Rejeitá-lo? Seria inconseqüente. Aceitá-lo? ‘Ta1vez seria ingênuo. O apóstolo João nos dá um bom conselho: “”Amados, não deis credito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1a. João 4:1). “Provai os espíritos “ é o conselho que Deus nos dá por causa da existência de muitos falsos profetas.
Naturalmente, se existem falsos profetas é porque também existem os verdadeiros. Isso inclusive, já era anunciado pelo profeta Joel, no Antigo Testamento, ao referir-se aos últimos dias: “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito  sobre toda carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões” (Joel 2:28).
Se a Bíblia diz que devemos “provar os espíritos” para não sermos enganados, não nos dá ela mesma as provas pelas quais o pretenso profeta deve passar? Efetivamente é assim.
Existem pelo menos quatro provas bíblicas que podem ser aplicadas a qualquer pessoa que diz ser profeta.

A primeira é: “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus e todo espírito que não confessa a Jesus não proce­de de Deus” (1a. João 4:2 e 3).

A segunda prova afirma: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas mas por dentro são lobos roubadores. Pelos frutos os conhecereis. Colhem-se  porventura, uvas dos espinheiros  ou  figos dos abrolhos?”

A terceira prova : “Quando vos disserem : Consultai os necromantes e os adivinhos ... À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Isa. 8:19 e 20).

Finalmente a quarta prova ensina o seguinte:”Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou?  Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é a palavra que o Senhor não disse; com soberba falou o tal profeta; não tenhas temor dele” (Deut. 18:21 e 22).

Com esses versos em mente, cada vez que uma pessoa se levantar dizendo que é um profeta, tudo que precisamos fazer é comparar sua vida e seus ensinamentos com essas quatro exigências. Ele confessa que Jesus Cristo é um com o Pai ? Quais são os frutos de sua vida e de sua mensagem? O que ele ensina está de acordo com a sagrada lei de Deus e os ensinamentos bíblicos? E, finalmente, suas profecias foram cumpridas? Isto não falha. Não importa quão carismática possa ser a pessoa, ela deve ser testada. Lembre-se de que “o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os sseus próprios ministros se transformam em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras”. (2a. Cor. 11:14 e 15).

Em dezembro de 1844 uma menina de 17 anos chamada Ellen, que mais tarde adotaria o sobrenome do marido. White, afirmou ter recebido uma revelação de Deus. Os seus companheiros na fé agiram de maneira sábia, com ela.  Provaram sua vida e seu Testemunho à luz da Bíblia. Ela passou no teste.

Hoje, podemos dizer, com segurança, que ela foi uma mulher usada por Deus para reafirmar a fé dos que aguardavam a volta de Jesus à Terra. Digo reafirmar, porque em nenhum momento Ellen teve a pretensão de mudar nada do que a Bíblia ensina. As suas mensagem não substituem, nem contradizem a Bíblia. Os ensinos de Ellen White são conselhos apropriados para os diferentes aspectos da vida. Sem muita instrução acadêmica, escreveu milhares de páginas sobre educação, saúde, vida familiar e cristã.

Ela foi um ser humano com qualquer outro. Teve lutas e tentações e, sem dúvida, teve  erros e desacertos, como até os escritores bíblicos tiveram. Mas apesar disso ela foi usada por Deus e seus escritos são hoje uma fonte de conselhos, sabedoria e edificação para as pessoas que os lêem. Eu o desafio a ler algum dos livros desta extraordinária mulher.

Para conhecer mais da respeito de Ellen White, leia os seguintes livros, publicados pela Casa Publicadora Brasileira:

1.     Caminho a Cristo
2.     Vida de Jesus
3.     O Desejado de Todas as Nações
4.     O Grande Conflito


                     Como Reconhecer um profeta

1.Como Deus se comunica com os profetas?
“Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos” (Num. 12:6).

2.Deus teria profetas nos últimos tempos?
“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão  visões, e sonharão vossos velhos” (Atos 2:17).

3.Encontramos o dom de profecia entre os dons que Deus deu á Igreja?
“Por isso , diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens(...) E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, á perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efe. 4:8, 11 a 15).

5.    Quais as duas características do povo de Deus atualmente?

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Apoc.  12:17 e 18) “O testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia” (Apoc. 19:10)

6.    Que atitude devemos ter das mensagens dos profetas?

“Não desprezeis as profecias” (1a. Tess. 5:20)

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...