Youtube

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

SALMO 1 OS JUSTOS E OS ÍMPIOS.


SALMO 1 

Salmos 1
1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Este salmo fala de dois grupos destintos de Homens, os JUSTOS e os ÍMPIOS, e o desfecho da caminhada que cada um escolhe.

Salmos 1
1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, 

O texto começa por nós lembrar que o homem será feliz se não andar pelo conselho dos ímpios. Ou seja, não devemos procurar orientação naqueles que escolhem seguir as coisas erradas. 

Sabemos com certeza perceber se alguém é boa companhia, ou pelo contrário é uma má influência na nossa vida. 

Lembro-me quando era Jovem de ter alguns colegas de turma que eram más companhias, por vezes o grupo reunia-se para saídas de vandalismo onde partiam espelhos de carros, candeeiros da rua etc. 

Felizmente soube sempre fazer uma boa escolha, e nunca participei nessas saídas. Acabei sempre por não dar ouvidos aos seus conselhos e desígnios.

não se detém no caminho dos pecadores, 

Uma vez ou outra nós seres humanos comentemos algumas asneiras, isto porque temos uma tendência para fazer o que está mal, no entanto nós Cristãos foi-nos ensinado um outro caminho, e escolhemos de livre vontade, nos afastarmos do mal e seguirmos a senda proposta por Cristo.

Quer dizer que o verdadeiro Cristão, não se satisfaz no caminho do mal, mesmo que o cruze de vez em quando, a sua escolha passa por seguir as pisadas do seu mestre, e por isso deter-se na estrada errada não faz parte dos seus objectivos. 

nem se assenta na roda dos escarnecedores. 

Quem nunca se sentou na roda dos escarnecedores? Por vezes juntamo-nos num grupinho e ali resolvemos falar dos outros, no entanto a roda dos escarnecedores, é aquela onde Cristo e seus seguidores são ridicularizados.
Normalmente encontram-se nesta roda todos aqueles que não se deixam guiar por Deus, mas criam o seu próprio caminho de auto-suficiência.

2 Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 

O Salmista continua a falar dos contrastes do Justo em relação ao ímpio, mostrando uma vez país dois polos opostos entre uns e outros.

O justo tem prazer nos mandamentos de Deus, por outras palavras o justo aceita de bom grado tudo aquilo que Deus por sua boca proclamou, e essas palavras fazem parte das escolhas do seu dia a dia. 

Fazer a vontade de Deus é uma primazia na sua vida"

Temos nós também prazer das coisas espirituais? Quanto tempo no dia procuramos estar em meditação com Deus? Temos prazer nesse tempo de reflexão? Se tivermos de escolher entre as coisas espirituais ou um prazer terreno, qual a nossa preferida?

Se quisermos ser honestos connosco próprios e percebermos em que estado espiritual nos encontramos, tentemos analisar a forma como usamos o nosso tempo livre? Se hoje tiver um dia de folga, como o vou passar? Que lugar terá Jesus nesse dia na minha vida?

3 Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 

Aqui o justo é comparado a uma árvore plantada junto às correntes de água. 

Qual a diferença de uma árvore junto à água e outra longe da água? 

Uma está em constante contacto com a vida, a outra depende das condições climatéricas para sobreviver.

O justo será sempre saciado, pela água da vida, concedida pelo céu.

4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 

A comparação de uma arvore à beira de água com uma palha, não podia ser mais esclarecedor para entendermos o contrastes entre estas duas classes.

Enquanto a árvore tem vida a palha não tem, enquanto uma tem raízes a outra não tem, enquanto uma está firme a outra é levada por qualquer tipo de vento.

O crente ao viver tribulações, vive-as com a certeza que as irá ultrapassar com a ajuda do senhor, seja qual for o vento que bata, ele será forte para o enfrentar, no entanto o ímpio, será levado ao sabor do vento, ora para um lado ora para outro.

5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 

Haverá um dia designado pelo céu que cada ser humano será levado perante Deus, nessa altura todos os homens serão julgados, e os ímpios serão condenados. 

Paulo fala-nos disso: 
2 Coríntios 5:10
10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

Já alguma vez pensaram se a vossa ultima semana passasse num ecran onde todos os nossos amigos e conhecidos pudessem ver? Sentir-nos-íamos confortáveis nesse papel.

Deus sabe tudo sobre nós, até mesmo aquilo que fizemos às escondidas, ou em oculto .

Jesus diz o seguinte:
Lucas 12:2-3
2 Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido. 3 Porque tudo o que dissestes às escuras será ouvido em plena luz; e o que dissestes aos ouvidos no interior da casa será proclamado dos eirados.

Os ímpios não prevalecerão pois fizeram o mal e não se arrependeram disso.

6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

O Salmo termina salientando que Deus conhece tudo, Ele sabe o desfecho de ambos os caminhos.

Mateus 7:13-14
As duas estradas
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Querido amigo, hoje temos a escolha nas nossas mãos, ainda estamos a tempo, 

Jesus disse:
João 15:22
Se Eu não tivesse vindo e falado ao mundo, eles não seriam culpados. Mas, agora, eles não têm qualquer desculpa pelos pecados que cometeram. 

Confessemos as nossas faltas e deixemos as nossas iniquidades e vivamos. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...