Eventualmente ficamos impressionados com histórias de pessoas que eram pobres e ficaram ricas. O sucesso financeiro desperta curiosidade e fascínio, isso porque, em nossa sociedade, o dinheiro é símbolo de força, influência e poder. Raramente, porém, encontramos relatos de pessoas que, por decisão própria, escolheram ficar pobres. Já ouviu falar de um bilionário que doou todo o seu dinheiro e foi morar em uma favela? Não encontramos uma biografia dessas à venda nas livrarias por aí.
O verso de hoje afirma que Jesus era rico, mas Se fez pobre por amor a nós. Em que sentido Cristo era rico? Sem dúvida, em Sua Pessoa, pois Ele é eterno, onipotente, onisciente e onipresente (Is 9:6). Também é rico em Suas posses e em Sua posição. Ele é Criador e Dono de todas as coisas, como diz o salmista: “Os céus são Teus, e Tua também é a terra; fundaste o mundo e tudo o que nele existe” (Sl 89:11).
No entanto, apesar de toda essa riqueza, Ele Se fez pobre ao assumir a forma humana. O Rei dos reis deixou o Seu trono e veio morar como Servo entre a raça caída (Fp 2:7). Ele não veio fazer uma visita diplomática, como um representante da ONU ou um embaixador faz. O Rico habitou entre os pobres. Jesus abriu e reconheceu firma no cartório dos miseráveis. Ele não teve vergonha de sujar os pés, comer nossa comida e tocar nossa pele. Cristo poderia ter cruzado os braços diante do fracasso humano, mas resolveu ser um conosco.
Enquanto esteve na Terra, Jesus não teve casas, ouro, animais nem posses. A única coisa que Ele tinha era uma túnica sem costura, “toda tecida de alto a baixo” (Jo 19:23), símbolo da Sua justiça perfeita. O Filho do Homem não tinha onde “reclinar a cabeça” (Mt 8:20). A fim de cumprir a Sua missão, Jesus passou a maior parte do Seu ministério transitando de um lado para outro, dependendo da bondade das pessoas para comer e dormir.
Por causa da Sua pobreza, hoje podemos experimentar a suprema riqueza da Sua graça. Você deseja essa riqueza? Então entregue-se completamente a Jesus, pois você é herdeiro(a) do Rei.
Meditação Jovem 2023
Sem comentários:
Enviar um comentário