Youtube

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

De Cabeça para Baixo


 

Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir. João 21:18 

Se você pudesse definir o apóstolo Pedro em uma palavra, qual seria? Líder, impulsivo, determinado, zeloso, entusiasta, sincero? Particularmente, gosto dessa última característica: sincero. Pedro falava o que vinha à cabeça. Imagino que ele fosse tagarela, desajeitado, tipo aquelas pessoas que derrubam o copo de suco na mesa enquanto conversam. 

Natural de Betsaida, região próxima ao lago de Genesaré, Pedro cresceu desbravando as águas da Palestina. Ali se tornou um microempresário do ramo da pesca, pois tinha seu próprio barco (Lc 5:3) e montou uma sociedade com seu irmão André e os filhos de Zebedeu. Posteriormente todos eles foram chamados por Jesus para ser “pescadores de homens”. 

A conduta desse líder nem sempre foi exemplar. Após confrontar a declaração de Jesus acerca de Seu sofrimento e morte, Pedro ouviu uma dura reprimenda do Mestre: “Para trás de Mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para Mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens” (Mt 16:23). 

Em outro momento, quando Jesus passou pelo julgamento na casa de Caifás, Pedro foi capaz de negá-Lo três vezes (Lc 22:54-62). Para a sua salvação, Deus usou um galo para fazer o discípulo cair em si e encontrar o amoroso olhar de Jesus. Só lhe restou, então, chorar amargamente em sincero arrependimento. 

Dias depois, Cristo remontou a cena da negação e, ao calor da fogueira, concedeu ao discípulo a oportunidade de reescrever a sua história. Ao perguntar três vezes a Pedro: “Tu me amas?”, Jesus estabeleceu um paralelo com a tripla negação do discípulo bipolar, dando-lhe a chance de experimentar o perdão divino. 

A vida de altos e baixos desse grande apóstolo teve seu último capítulo também em uma cruz. Seu martírio, porém, não ocorreu da mesma forma que o de Jesus. Segundo a tradição, Pedro se achou indigno de morrer como o Seu Mestre e pediu para ser crucificado de cabeça para baixo. Que coragem! Que entrega! 

Em que aspectos você é parecido com Pedro? Estaria disposto a viver e morrer por Jesus?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...