2:10-16
(4ª Mensagem)
DESLEALDADE CONJUGAL
Malaquias 2:10-16
10 Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais? 11 Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho. 12 O SENHOR eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas ao SENHOR dos Exércitos. 13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão. 14 E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. 15 Não fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 16 Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.
Hoje vamos abordar o 4º tema do livro de Malaquias.
No 1º Tema - Na primeira mensagem, Deus quer mostrar ao povo que Deus os amava, mas o povo desconfiava do amor, pois a sua condição não era boa, e esperavam ter um Deus suprisse as suas necessidades,
Eram um povo interesseiro, só seguiam a Deus se este lhes suprisse as necessidades caso contrário rejeitavam-no.
2º Tema -
Na segunda mensagem do livro Deus questiona o respeito do povo para com Ele, pois prestavam um culto inresponsável, fazendo coisas que Deus não só não gostava como havia proibido o povo de fazer, por sua vez o povo não era bem orientado pelos sacerdotes, e estes tornavam-se responsáveis pelo estado caótico do culto a Deus
3º Tema - Na terceira mensagem Deus repreende os sacerdotes, pois estes negligenciavam o culto, não ensinando ao povo a palavra de Deus, nem praticando o que ela ensinava.
Nesta 4ª secção Deus está a dizer que não aceita a oferta do povo, é excursado este trazer oferta perante o altar de Deus, e o povo pergunta PORQUÊ QUE O SENHOR NÃO ACEITA A NOSSA OFERTA. E o Senhor vai responder porque o povo tinha sido desleal com a mulher da sua mocidade, e tinha se casado com mulheres adoradoras de outros deuses.
O NOSSO TEMA HOJE VAI FALAR CASAMENTOS COM DESCRENTES E INFIDELIDADE CONJUGAL.
Deus mostrara através do profeta Malaquias o seu desagrado em relação à forma como o povo o adorava, este livro mostra que a adoração que o povo demonstrava ter para com Deus, não era para Ele motivo de alegria, pelo contrário, Deus aproveita o profeta, para apontar à nação de Israel o vazio da sua adoração.
Queridos irmãos, a adoração a Deus é muito mais do que aquilo que vimos aqui fazer ao sábado de manhã!
Se o culto que presto ao Senhor no dia de sábado, não for um reflexo de uma vida devocional, de uma intimidade com Cristo durante a semana. Se aquilo que eu vivo em casa não se reflectir naquilo que faço é penso no dia a diaa, então claramente estou a prestar um culto hipócrita à Deus. É esse tipo de adoração Deus não aceita. SOU UM ADORADOR EQUIVOCADO.
A este tipo de adoração Deus fala como falou pelo profeta Isaías no capítulo 1.
Isaías 1:10-17
10 Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? -- diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos... 12 Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação... 14 As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece.... 15 Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. 16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. 17 Aprendei a fazer o bem...
Queridos irmãos nós até podemos nos querer enganar a nós próprios, mas a menos que toda a nossa vida seja um culto a Deus, toda a adoração parcial, será insuficiente.
Nesta secção do livro de Malaquias o povo vinha ao templo, trazia a sua oferta, mas as suas vidas estavam manchadas de pecado. Durante a semana viviam outra realidade em sua casa junto da sua família.
O POVO ESTAVA A COMETER DOIS GRANDES PECASOS,
O POVO ESTAVA A CASAR COM MULHERES ESTRANGEIRAS QUE ADORAVAM OUTROS DEUSES E TRAZIAM-NAS PARA DENTRO DO SANTUÁRIO.
SEGUNDO- ESTAVAM A DIVORCIAR-SE DAS MULHERES DA SUA ALIANÇA.
DEIXAVAM AS SUAS ESPOSAS E IAM BUSCAR OUTRAS MULHERES.
Temos aqui dois problemas muito relevantes para nós, sobretudo tendo em conta os dias que vivemos.
O CASAMENTO MISTO(crente/descrente)
É O DIVIRCIO.
Malaquias 2:10
10 Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?
Malaquias está a falar que quer homem judeu, quer mulher judia, têm o mesmo pai, adoram o mesmo Deus, ambos estão debaixo da mesma aliança, porquê tamanha deslealdade indo buscar casamento entre descrentes.
Malaquias 2:11
11 Judá tem sido desleal, e abominação se tem cometido em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho.
Aqui Judá representa todo o povo de Israel, e estava a ser desleal casando com ADORADORAS DE DEUSES ESTRANHOS, literalmente o texto diz: FILHAS DE DEUSES ESTRANHOS.
O povo de Israel pertencia aos filhos de Deus, enquanto que as mulheres que eles buscavam eram filhas de deuses estranhos.
Isto faz-nos lembrar o texto de gênesis, que KEVOU DEUS A DESTRUIR A HUMANIDADE COM O DILÚVIO, o que é que estava a acontecer naquela época?
Gênesis 6:2-4
2 vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. 3 Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal;
As filhas dos homens levaram os filhos de Deus a viver uma vida carnal, pondo em causa a salvação da humanidade.
TINHA DE APARECER AINDA O SALVADOR JESUS, ORA ESSE PROPÓSITO ESTAVA EM RISCO COM CASAMENTOS MISTOS.
No antigo testamento os casamentos mistos eram proibidos.
Deuteronômio 7:3-4
3 nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos; 4 pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.
No novo testamento Paulo reforça a ideia com o tão conhecido texto:
2 Coríntios 6:14
14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
EGW
Nunca se deve o povo de Deus aventurar em terrenos proibidos. O casamento entre crentes e descrentes é proibido por Deus. Mas demasiadas vezes o coração não convertido segue seus próprios desejos, e formam-se uniões matrimoniais não sancionadas por Deus. Por isso muitos homens e mulheres se acham sem esperança e sem Deus no mundo. Suas nobres aspirações se acham mortas; por uma cadeia de circunstâncias eles estão detidos na rede de Satanás. Os que são dominados pela paixão e os impulsos terão amarga colheita a ceifar nesta vida, e sua direção pode dar em resultado a perda de sua alma. Fundamentos da Educação Cristã, págs. 500 e 501.
Alguns aqui poderão argumentar PASTOR EU SOU FRUTO DE UM CASAMENTO MISTO, EM QUE ACABEI POR ACEITAR DEUS.
Gostaria de dizer no entanto que para cada caso desses existem 5 que aconteceu precisamente o contrário.
Um casamento desta natureza, enfraquece a fé a igreja, e sobretudo põe em risco a salvação dos filhos.
Malaquias 2:15
15 Não fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
PODERÍAMOS DIZER QUE UM CRENTE AO TOMAR ESSA DECISÃO ESTÁ A TENTAR A DEUS. (Ex: da segunda tentação de Jesus)
A MESMA COISA PODE ACONTECER COM O CRENTE, SENHOR EU VOU CASAR E DEPOIS TU AJUDAS A CONVERTER.
Malaquias 2:12
12 O SENHOR eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas ao SENHOR dos Exércitos.
O mais natural nestas situações é que o cônjuge crente, comece a deixar de congregar, pondo assim em risco a sua própria salvação.
Malaquias 2:13
13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão.
Aqui Deus está a dizer claramente que não adianta vir à sua presença em lágrimas ou lamento porque Deus já não ouve.
Isto porque a vida familiar do povo estava enfraquecida, as suas escolhas estavam em contradição com as indicações de Deus, e por isso Deus já não is ouvia.
Agora vamos entrar no segundo tópico o divórcio.
Malaquias 2:14
14 E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.
O povo parece que estava admirado, PORQUÊ SENHOR, QUAL A RAZÃO PARA NÃO NOS OUVIRES? O QUE TEMOS FEITO DE MAL?
Deus vai então dizer que além de casarem com mulheres descrentes, eles também deixaram as mulheres da sua mocidade sendo-lhes desleais.
Os homens judeus estavam a ser atraídos de alguma forma por mulheres pagas filhas de outros deuses.
Talvez um dos factores de atração fosse a beleza, a forma de vestir, a sensualidade, satanás tinha tornado estes factores, meios de cativar o homens judeus.
Infelizmente hoje dentro das fileiras do povo de Deus existem mulheres que valorizam as mesmas coisas das mulheres lá de fora.
A moda, a sensualidade, a futilidade.
1 Pedro 3:3-4
3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; 4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.
Malaquias 2:16
16 Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.
Por vezes custa-me ver crentes que fizeram os seus votos de casamento, perante testemunhas, país e mães, e diante de Deus, levarem pouco a sério a aliança estabelecida entre ambos.
Como é que dois crentes, chegam ao ponto, de já nem conseguirem olhar um para o outro. (onde está o amor cristão)
Ou então de terem sentimentos de ódio um para com o outro, (será que o ódio vem de Deus)
SERÁ QUE AMBOS NÃO SE APERCEBEM QUE ESTÃO A POR EM CAUSA A SUA SALVAÇÃO ETERNA.
SERÁ QUE NESTA SITUAÇÃO NÃO SERIA IMPORTANTE FAZER UM EXAME DE CORAÇÃO, E PEDIR PERDÃO A DEUS.
SERÁ QUE NÃO É O MOMENTO DE RECONHECERMOS QUE TEMOS SIDO MAUS MARIDOS OU MÁS ESPOSAS?
Vivemos numa sociedade descartável TUDO SE DEITA FORA.
PASSAMOS MUITO TEMPO A CONTEMPLAR O MAL, E ESTAMOS À ESPERA DE UMA VIDA PURA. QUAL O TEMPO QUE DEDICAMOS À COMUNHÃO COM DEUS?
EXITEM MEMBROS QUE APOIAM OUTROS NESTA SENDA.
Romanos 1:32
32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.
FENÓMENO DAS REDES SOCIAIS.
Isaías 3:9
9 O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e, como Sodoma, publicam o seu pecado e não o encobrem. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos.
A FRASE O MAIS IMPORTANTE É EU SER FELIZ.
não podemos ser felizes a fazer o contrário à vontade de Deus.
Eclesiastes 8:11
11 Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal.
O FAZER ESTAS ESCOLHAS ESTAMOS A AFECTAR TODOS OS QUE ESTÃO À NOSSA VOLTA.
Como Eva nós também pensamos que a felicidade está em algo que o senhor proibiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário