Youtube

domingo, 26 de novembro de 2017

OS ABANÕES DE DEUS HEBREUS 12:25-27


OS ABANÕES DE DEUS.

A SEMANA PASSADA TIVE A OPORTUNIDADE DE VOS FALAR DOS AGUILHÕES DE DEUS. HOJE VOU VOS FALAR DOS ABANÕES DE DEUS

No Livro aos Hebreus vemos ali o apóstolo Paulo falando o seguinte : 
Hebreus 12:25-27
25 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte, 26 aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. 27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.

Paulo vai referir-se a dois episódios do antigo testamento em que, Ele Deus fez abalar a terra e os homens. 

Basta lermos o contexto do capítulo 12 de Hebreus e estamos como pano de fundo a montanha do SINAI com Deus a falar e a abalar o seu povo.  

E o outro episódio menos conhecido é da advertência do profeta Ageu também ao povo. Paulo refere às palavras de Ageu quando diz no versículos 26: ...Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu

Não temos dúvidas que Deus quer no monte Sinai quer com o profeta Ageu quis ABANAR o seu povo. 

A semana passada vimos que Deus tem os seus AGUILHÕES, mas hoje estamos a ver que Deus também SACODE a nossa vida. 

E Paulo diz porqué! Vejam V27: 
...remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.

Por outras palavras Paulo está a dizer: OS ABALOS DE DEUS NA NOSSA VIDA ACONTECEM PARA QUE AS COISAS ABALÁVEIS CAIAM E AS INABALÁVEIS PERMANEÇAM.  

Vamos perceber o que estava a acontecer nestes dois episódios.

Êxodo 19:16-20
16 Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu. 17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. 18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. 19 E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão. 20 Descendo o SENHOR para o cimo do monte Sinai, chamou o SENHOR a Moisés para o cimo do monte. Moisés subiu,

Provavelmente temos parado pouco para reflectir nestas cenas que precederam a proclamação dos dez mandamentos. 

No entanto a DESCRIÇÃO é feita de forma ATERRADORA e imponente, Deus se tinha aproximado do monte Sinai, o monte fumegava na presença do Senhor, a fumaça misturava-se com as negras nuvens, o céu era rasgado por impressionantes raios de luz e o a voz do Senhor ouvia-se no som do trovão. 

O povo não passava os limites estabelecidos, e o seu estado foi descrito da seguinte maneira: “povo que estava no arraial se estremeceu.” (V 16)

Nesta ocasião o povo temeu pela sua vida, embora Deus tivesse pedido para que este povo se consagrasse para este encontro: 
Êxodo 19:10-11
10 Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes 11 e estejam prontos para o terceiro dia; porque no terceiro dia o SENHOR, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai.

Não sabemos que RITUAIS teriam de fazer para estarem purificados no terceiro dia, quando Deus descesse e lhes falasse, sabemos em parte que teriam de lavar as suas ROUPAS e se abster de RELAÇÕES SEXUAIS.
Êxodo 19:14-15
14 Moisés, tendo descido do monte ao povo, consagrou o povo; e lavaram as suas vestes. 15 E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.

Mas apesar de toda a preparação e purificação adicional, esta experiência no Sinai não foi vivida com alegria e paz por eles, logo a seguir, quando tudo estava mais calmo, o povo dirige-se a Moises e disse: 
Êxodo 20:18-19
18 Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. 19 Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos.

Por outras palavras o povo está a dizer o seguinte: “Não temos estrutura para lidar mais vezes com experiências como estas, não conseguiremos ouvir mais a aterrorizante voz de Deus, pois falando Ele assim não permaneceremos vivos na sua presença. O melhor daqui para a frente é que haja um homem que nos venha dizer quais as palavras que Deus nos quer falar.”

A resposta deste povo a este acontecimento tão extraordinário, não deixa de ser surpreendente, isto porque tinham estado na presença de Deus, viram o seu poder, ouviram a sua voz, arrepiaram-se com toda aquela manifestação, porque razão tal reação? porque razão tal inquietude?

Esta surpreendente resposta dada pelo povo, leva-nos ao mesmo sentimento que existirá num grupo de pessoas ao presenciarem a segunda vinda de Jesus: 
Apocalipse 6:15-17
15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes 16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, 17 porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?

Qual a razão para tanto receio? Afinal aquele acontecimento seria memorável, jamais um Deus tinha falado daquela forma com o seu povo!

Talvez nós possamos surpreender, mas na realidade este povo tinha medo, pois se ENCONTRAVA EM PECADO!

No livro de actos dos apóstolos, Estevão vai destapar o véu daquilo que estava a acontecer no meio da congregação de forma secreta, ele diz o seguinte falando do povo que ouvira a voz de Deus: 
Atos 7:43
43 e, acaso, não levantastes o tabernáculo de Moloque e a estrela do deus Renfã, figuras que fizestes para as adorar? Por isso, vos desterrarei para além da Babilônia.

Este povo tinha trazido do Egipto os seus pequenos ídolos, RENFÃ era um ídolo adorado pelo povo, MAS ÀS ESCONDIDAS, tinham também um culto ao deus MOLOQUE, (Nome do ídolo dos Amonitas, para o qual vítimas humanas, particularmente pequenas crianças, eram oferecidas em sacrifício. Sua imagem era um figura oca de bronze, com a cabeça de um boi, e braços humanos estendidos. Era aquecido por um fogo interno até tornar-se incandescente, e as criancinhas eram colocadas em seus braços para serem queimadas vagorosamente; enquanto isto, para evitar os pais de ouvirem os gritos agonizantes, os sacerdotes batiam tambores)

Embora fossem solicitados a se consagrarem ao Senhor, a realidade é que o povo não tinha coragem de abandonar a idolatria.

Estevão reforça essa ideia quando referindo-se àqueles que ouviram a voz de Deus como a “congregação do deserto”, mostra que o seu CORAÇÃO estava ainda no EGIPTO: 
Atos 7:38-39
38 É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir. 39 A quem nossos pais não quiseram obedecer; antes, o repeliram e, no seu coração, voltaram para o Egito,

Este povo não queria ter novamente uma experiência como aquela do monte Sinai, pois receava ser destruído pela presença santa de Deus. Percebemos agora porque tremeram, mas esta foi também a forma de Deus trabalhar com as suas consciências

Muitas vezes Deus traz abalos à nossa vida para nos remover da nossa idolatria, numa primeira fase Deus usa esses abalos em nossa consciência, fazendo ouvir a sua voz mostrando a sua lei em contraste com a nossa conduta. 

O problema do povo era que queria o melhor dos dois mundos, por um lado queria Deus, mas desde que isso não interferisse nos seus prazeres. 

Eles preferiam continuar na sua conduta pedindo a Moises que continuasse a ser ele o mediador, 
Êxodo 20:19
19 Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos.

O povo sabia que na condição em que se encontravam, não podiam ter um encontro com Deus, pois seriam destruídos. 

Prezados irmão será que isto também está a acontecer nas nossa vidas? 

Os nossos prazeres estão a ocupar o lugar de Deus, estamos a substituir o relacionamento pessoal com Ele, por pecados acariciados? 

Vimos à igreja e acalmamos a consciência pois temos outros que falam por Deus, enquanto nós próprios negligenciamos esse encontro pessoal com Deus?

Normalmente a resposta de alguém aos abalos de Deus à sua consciência, traduz-se em arrependimento, mudança de atitude, reforma e consagração na sua vida. 

No entanto estes abalos interiores podem não ser o suficientes, pois o homem esquece rápido, e volta muitas vezes ao Egipto.

Então Deus vai usar outro tipo de abalos, mais visíveis, e estes podemos ver no segundo episódio que o apóstolo Paulo na menciona no capítulo 12 de Hebreus, e que se refere ao profeta Ageu. 

Ageu 2:6-7
6 Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; 7 farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos.

O profeta Ageu vai transmitir ao povo o desagrado de Deus ao ponto de anunciar que terra céu e seres humanos seriam abalados. 

PORQUÊ ESTA MENSAGEM DE SACUDIDURA?

Vejam o que estava a acontecer.

Ageu foi a primeira voz profética que se levantou entre os israelitas depois do exílio na Babilônia. A reconstrução do templo fora interrompida, e estava parada por cerca de quinze anos; o povo não se envolvia na retomada da restauração dizendo que o tempo de reconstruir a casa de Deus ainda não havia chegado. 

Ageu 1:3-5
3 Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: 4 Acaso, é tempo de habitardes vós em casas estucadas, enquanto esta casa permanece em ruínas? 5 Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado.
6 Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saco furado.

Hoje existe muitos pregadores que falam de prosperidade, que de Deus só receberemos bênçãos, mas neste texto mostra que Deus estava com a sua mão estendida, não para dar e abençoar mas contra a nação de Israel. 

Ageu 1:9-11
9 Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? — diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa. 10 Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos. 11 Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes; sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos.

É estranho ouvir Deus a dizer que o povo esperava muito, mas veio pouco, e esse pouco Deus soprou com a sua boca, e que reteve o orvalho e os frutos, e que enviou uma grande seca.

MAS DEUS FEZ TUDO ISTO. POR QUÊ? PORQUE SOMENTE ABALANDO AS COISAS NATURAIS NA VIDA DO SEU POVO É QUE AS COISAS ESPIRITUAIS TERIAM O SEU LUGAR. 

Não foi o que Paulo dissera em Hebreus 12:27...
Ele escreveu sobre as coisas abaláveis serem removidas, ele falou sobre as inabaláveis permanecerem, 
E acrescentou no versículo 28, QUE TEMOS RECEBIDO UM REINO INABALÁVEL.

Ou seja, quando estamos sufocando as coisas espirituais por uma dedicação dirigida somente ao que é natural, Deus pode fazer tremer o que é abalável, o natural, para que caindo estas coisas, permaneça em nossas vidas somente aquilo que é espiritual, e então nossa reconstrução poderá começar a partir deste ponto

Certa ocasião Jesus contou a parábola de um rico insensato que só queria edificar para si mesmo e não para Deus. Disse que ele fazia planos para aumentar sua produção e armazenagem para depois poder dizer à sua própria alma que descansasse e se regalasse por ter bens para muitos anos; mas Deus chamou este homem de louco, pois o que ele preparou não era para si mesmo, e quando sua alma fosse pedida de nada lhe adiantaria toda a sua riqueza. Finalmente o Senhor Jesus termina dizendo: Lucas 12:21
21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

De nada adianta edificarmos somente para nós mesmos; devemos edificar para o Senhor em nossas vidas, pois quando os abalos de Deus vierem, só ficará de pé o que construímos para o Senhor, e o que é nosso, humano, cairá. 

Tal qual nos dias de Ageu, quando nos esquecemos das coisas de Deus e queremos buscar somente as nossas próprias, Deus não somente deixa de ter um compromisso de nos abençoar, como pode nos julgar e disciplinar, uma vez que a responsabilidade de
edificar o reino de Deus é nossa! Porém, quando procedemos de forma contrária, e colocamos o Senhor em primeiro lugar, tudo muda. A benção e a provisão divina fluem milagrosa e abundantemente,

Por que Deus estava sacudindo as finanças do seu povo naqueles dias depois do exílio? Porque os israelitas haviam se tornado egoístas e descomprometidos com o reino de Deus, e o propósito destes abalos era mudar a atitude do povo. Quando compreenderam que os abalos era uma forma de Deus fazê-los voltar a investir em sua casa, eles se animaram a obedecer sobre uma promessa divina de que então a prosperidade viria sobre eles. Em uma de suas profecias, Ageu deixa claro que os abalos visavam trazer para Deus os recursos para a restauração de sua casa.

Os abalos de Deus não visam o nosso mal, mas sim a a orientação das nossas prioridades. 

Temos procurado o que? Perdemos o nosso tempo com o que? 

Paulo diz que as coisas abaladas cairão, será que precisamos do abalo de Deus na nossa vida? 

Quando ele vem, não há nada a fazer, é como um tremor de terra, temos de esperar que ele passe, e quando passar é hora de colocar as coisas inabaláveis novamente em primeiro lugar. 












OS AGUILHÕES DE DEUS ATOS 26:13-15



OS AGUILHÕES DE DEUS 


Atos 26:13-15
13 Ao meio-dia, ó rei, indo eu caminho fora, vi uma luz no céu, mais resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo. 14 E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. 15 Então, eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.

RECAPITULAR O SERMÃO AS SATANEIRAS DE DEUS.

Eclesiastes 11:5
5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os 
ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

-Falei do agir invisível de Deus. A FORMA CREATIVA, E DIFERENTE. ex, dos cegos ãs ressurreições, as guerras.
-Como não vemos Deus desafiados a exercitar a FÉ.
-Como os pensamentos de Deus e os caminhos de Deus são maiores que os nossos só precisamos de confiar.
-Nós não entendemos como Deus age, o DIABO também não, ele não conhece o FUTURO.
-O mal que o Diabo faz recair sobre nós, Deus reverte em bem, e a nosso favor. 
-Terminei dizendo que seja o que for que o Diabo trouxe sobre nós de dor e sofrimento , precisamos de confiar no nosso Deus. 

Gostava no entanto que tomássemos consciência que nem todo o sofrimento é CAUSA DIRETA DA AÇÃO DO DIABO, aquilo que podemos dizer é que grande parte do nosso sofrimento é causado por ele, no entanto outra parte faz parte da experiência de VIVEMOS NUM MUNDO PECADOR, Deus disse que a terra produziria ESPINHOS e ABROLHOS. É uma consequência do pecado sobre a terra.

Por vezes temos A IDEIA QUE TODA A  DOR É NEGATIVA , mas isso não é verdade.
Exemplos: 
Uma QUEIMADURA, insensibilidade à dor como os DIABÉTICOS.

Partindo desta ideia o livro de Hebreus revela-nos que DEUS USA também a DOR para nos CORRIGIR.
Hebreus 12:6-9
6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 

A grande diferença da DOR CAUSADA por Satanas e aquela causada por DEUS, é que uma é VISA O NOSSO MAL, e OUTRA O NOSSO BEM.

EXEMPLO: alguém pode nos CORTAR os DEDOS por que nos quer fazer mal, ou o médico precisa de nós AMPUTAR os dedos para nos salvar a mão.
Ambas causam dor, mas o RESULTADO É DIFERENTE

Paulo fala de DEUS como um PAI, que AÇOITA os seus filhos, com a finalidade de CORRIGI-LOS assim como um PAI HOJE dá uma PALMADA num filho com o mesmo intuito de o CORRIGIR E EDUCAR. 

Paulo vai então concluir com o seguinte: Hebreus 12:9
9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?

O grande OBJETIVO de Deus tem a ver com a nossa única forma de SOBREVIVER num mundo PERIGOSO, e cheio de ARMADILHAS que é tornarmo-nos SUBMISSOS para vivermos. 

Esta semana tive oportunidade de explorar esta questão da diferença de sermos SERVOS DE DEUS s e SERVOS DE SATANÁS 
Ser servo de Deus ou submeter-se a Deus, o FIM é a VIDA ETERNA no entanto ser servo de satanás o meu fim é a MORTE ETERNA. 

DEUS na sua omnisciência, CORRIGE para o nosso BEM FUTURO e é sempre isso que devemos ter em mente, quando estamos a viver dor causada pela correção de Deus na nossa vida. 

INÍCIO 
Voltando ao texto inicial vemos então a experiência da conversão do apóstolo Paulo, 
Quando este ia em direção à cidade de Damasco e de repante Jesus Cristo lhe aparece no caminho. 

No texto que lemos Paulo está a falar com o REI AGRIPA, e a contar o que Jesus lhe disse por esta ocasião:  Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. 

O QUE É QUE JESUS DISSE A PAULO? E O QUE TERÁ PAULO ENTENDIDO DA PARTE DE JESUS?

Vamos ver primeiro o que estas palavras querem dizer: 
AGUILHÕES- são varas pontiagudas normalmente de ferro que serviam para picar os bois quando eles paravam de lavrar a terra. Era uma espécie de ferroada que causava dor para os pôr a andar.
Vejam agora o paralelo, Jesus está a dizer que Paulo estava a recalcitrar contra os seus aguilhões, 

E com que PROPÓSITO Deus tem seus próprios AGUILHÕES? Para usá-lo em nossas vidas, quando EMPACAMOS em relação a sua vontade.

O TRATAMENTO de Deus sempre tem a ver com aquelas ÁREAS em que não nos DEIXAMOS SER TRABALHADOS facilmente; tem a ver com nossa TEIMOSIA e REBELDIA, mas o SENHOR SABE como nos ESPETAR e fazer com que ANDEMOS de novo! Esta é mais uma parte do agir invisível de Deus. Ele age de formas misteriosas que, na maioria das vezes, não são visíveis aos nossos olhos. 

Temos o costume de ATRIBUIR AO DIABO toda circunstância NEGATIVA, mas nem sempre é assim. Há momentos quando podemos estar COLHENDO o FRUTO de nossa PRÓPRIA OBSTINAÇÃO, e o diabo não será o responsável

Vamos ver o que quer dizer o outro termo, RECALCITRAR- resistir; não ceder; teimar; obstinar-se; insurgir-se; desobedecer; e no caso do animal: dar coices”. 

Nos dias em que Jesus escolheu esta ilustração HAVIA  alguns ANIMAIS tão TEIMOSOS e REBELDES, que mesmo sendo AGUILHOADOS NÃO ANDAVAM. E não só não avançavam como ainda se REBELAVAM contra o próprio AGUILHÃO; ao serem espetados ficavam embravecidos e davam COICES no aguilhão. RESULTADO, MAGOAVAM-SE MAIS ao darem coices do que quando eram aguilhoados 

De certa forma Jesus estava a dizer que Paulo estava a ser como um BOI TEIMOSO, que resistia aos seus aguilhões 

Vejam o que o sábio Salomão diz a este respeito.
Provérbios 26:3
3 O açoite é para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas dos insensatos.

Existem várias formas de DOMINAR os ANIMAIS, para que OBEDEÇAM, da mesma forma Deus não deixará de usar os seus aguilhões, para nos colocar no caminho certo. 

Mas se Jesus estava a dizer a SAULO que ele estava a RESISTIR aos seus aguilhões, importa saber que AGUILHÕES estavam a ser usados por Jesus para PICAR Saulo de Tarso?

A PALAVRA de Deus NÃO é EXPLÍCITA em relação a isso, mas podemos ver algumas EVIDÊNCIAS no livro de ATOS que poderão ajudar a RESPONDER a esta questão. 

Gostava de ver convosco DOIS AGUILHÕES que Deus usou com Paulo e que ainda são utilizados por ele quando nos PARAMOS quer chamar ao CAMINHO certo.

Um é INTERIOR e passa-se ao NÍVEL DA CONSCIÊNCIA) e outro é EXTERIOR revelando-se nas CIRCUNSTÂNCIAS DA NOSSA VIDA).

1º AGUILHÃO- NO SEU INTERIOR. 

SAULO tinha sido EDUCADO pelo rabi ou mestre mais bem conceituado da época GAMALIEL, onde tinha aprendido o ZELO pelo JUDAÍSMO. Ele estava convencido que Jesus não era o Messias, pois era difícil aceitar que o MESSIAS tivesse sido REJEITADO por seu POVO assim como ser pendurado num MADEIRO algo que o livro de Deuteronômio apontava como maldição.  qualquer que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição de Deus” (Dt 21.23)

Nesse sentido assumia que a sua missão era ACABAR com esta nova RELIGIÃO e MATAR os CRISTÃOS. 

Mas algo MEXIA com a sua MENTE, pois tinha OUVIDO falar de Jesus, do BEM que espalhará por meio do seu povo, as curas efectuadas, os MILAGRES realizados, e ainda tinha de lidar com as testemunhas que davam conta que este Jesus tinha RESSUSCITADO dos mortos.

A LUTA de SAULO era entre as suas CERTEZAS o que ele tinha aprendido na escola do judaísmo, AQUILO que a sua religião defendia, e o que ele na realidade SENTIA. 

Vamos por EXEMPLO pensar que hoje estou a falar com alguém que cresceu com convicções fortes de que DEUS NÃO EXISTE que os professores na ESCOLA incutiam a ideia que a FÉ e a RELIGIÃO são uma espécie de FRAQUEZA humana.
Mas por alguma razão que essa pessoa desconhece ela SENTE que o que me foi ensinado não está certo, começa a perceber que a RELIGIÃO até TEM RESPOSTAS coerentes para as perguntas existenciais do ser humano, QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS, PARA ONDE VAMOS.
Acaba por viver uma luta dentro de si. 

A LUTA de Paulo era PENSAR que ESTAVA CERTO, mas a SENTIA que estava ERRADO.

Deixem-me dar mais um ECEMPLO que talvez possa, estar mais relacionado connosco, povo ADVENTISTA.

Somos uma IGREJA que conhece a BÍBLIA, sabe que o SÁBADO é o dia verdadeiro, sabemos a importância de LER A BÍBLIA, de IR À IGREJA, e até temos a forte convicção que em BREVE Jesus VOLTARÁ e nos levará para o CÉU porque até somos BOAS  PESSOAS. No entanto lá bem no íntimo a SENSAÇÃO que temos É OUTRA. 

Uma coisa é saber que a igreja é verdadeira que é importante fazer algumas coisas que a igreja ou a Bíblia pede, achar que estaremos para sempre no céu, outra é sentirmos que apesar disso tudo estamos errados.

Isto acontece porque NÃO estamos em PAZ connosco próprios, talvez ACARICIAMOS um PECADO que só nós e Deus sabemos, e não queremos nos livrar dele. E sabemos que é precisamente esse pecado que nos LEVARÁ À PERDIÇÃO eterna.

SAULO NÃO podia estar bem com a sua CONCIENCIA, pois se por um lado dizia-se GUARDADOR da lei de Deus, por outro PERSEGUIA e MATAVA o PROXIMO. 
ISTO CHAMA-SE UMA RELIGIÃO INCOERENTE.

Será que NÓS, assim como o SAULO estamos a viver uma religião INCOERENTE? Fazemos o contrario daquilo que dizemos acreditar? Neste caso será uma religião morta.

Saulo tinha de lidar com uma CONSCIÊNCIA CULPADA, diz a sagrada escritura:
Atos 26:10
10 e assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam.

Na morte de Estevão o primeiro mártir, diz que Saulo segurava nas vestes daqueles que mandam as pedras:
Atos 7:58
58 E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.

Como se SENTIA  SAULO nesta OCASIÃO? O homem que ele dera o seu voto para morrer ORAVA POR ELE , os cristãos que morriam em paz, alegria, pois faziam-no em nome de Jesus. 

 Saulo recalcitrava contra este aguilhão, interior, teimava em resistir à convicção de mudar de vida e aceitar uma vez por todas Jesus.

2º AGUILHÃO- Exterior.

Talvez este seja o mais TRAUMÁTICO, pois envolve o SOFRIMENTO físico. 

Assim como o ANIMAL não gostava da VARA espetada nas costas assim nós também NÃO GOSTAMOS de passar por SOFRIMENTOS, no entanto esse também é um AGUILHÃO usado por DEUS.

Não temos menção que SAULO tenha vivido este aguilhão ANTES do ENCONTRO com JESUS.
Mas nesse encontro, JESUS USOU desse AGUILHÃO para 
TRANSFORMAR a vida de Saulo.

Nesse encontro diz que Saulo viu uma luz brilhante, e que caiu do seu cavalo,
vejam o que aconteceu: Atos 9:8
8 Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.

Temporariamente FICOU CEGO, Deus teve de o PICAR com a dor física.

ILUSTRAÇÃO: contar a história do marido da irmã Gabriela.

Será que Deus terá de chegar a este ponto para connosco, a fim de que possa conseguir de nós a nossa salvação eterna? 

Por vezes é só assim que Deus consegue travar a nossa teimosia.
ILUSTRAÇÃO : Do homem que mandou pedras e acertou na cabeça de Alguém. 

Provavelmente Saulo ficou com sequelas deste encontro com Jesus, ele fala nas suas cartas DO ESPINHO DA CARNE, e é minha convicção que esse espinho tinha a ver com um problema de visão. 

Falando sobre este espinho Paulo diz: 2 Coríntios 12:7-9
7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, ... a fim de que não me exalte. 8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

Mesmo que vivamos, ou estejamos neste momento a viver o aguilhão da dor, não esqueçamos que se Deus tivesse outro aguilhão mais suave era esse que ele tinha usado. 

O seu objectivo final é o nosso bem, não faz isso com prazer, mas certo que isso nos tornará fortes, e súbditos do seu reino eterno. 

Quando Paulo pediu a Deus: 























sábado, 16 de setembro de 2017

AS SATANEIRAS DE DEUS


AS SATANEIRAS DE DEUS.

Explicarei o título mais tarde.

Eclesiastes 11:5
5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os 
ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Três coisas são mencionadas como algo que “NÃO SABEMOS”: 
-o caminho do vento, 
-a formação dos ossos de uma criança ainda no ventre materno, 
-e o agir de Deus.

Aquilo que Salomão se refere quando diz "NÃO SABES" na realidade deve ser entendido como ele tivesse a dizer "NÃO VÊS"

Digo isto porque podemos nos aperceber em que direção sopra o vento bastando olhar para as folhas das árvores, no entanto é nos impossível ver o vento, assim podemos também dizer da formação de um bebe no útero da sua mãe, hoje podemos ver fotografias de como se encontra o bebe, mas apesar da tecnologia ainda continua a ser oculto a formação contínua dos nossos ossos. 

Estas duas coisas:
direção do vento e formação dos ossos no útero não são possíveis ver, assim como é impossível ver a forma como Deus age,  ou seja está longe da capacidade humana ver a forma de agir de Deus.

Por vezes assumimos uma posição de SOBERBA quando achamos que Deus vai ou DEVE AGIR da forma como queremos, oramos a Deus e expomos os nossos DESEJOS e VONTADES, e depois se Deus não age segundo a nossa percepção, ficamos ZANGADOS com ele. 

A forma de agir de Deus nunca foi e NUNCA será PREVISÍVEL. O homem não pode compreender o agir de Deus com sua mente e raciocínio, pois a operação de Deus está muito ACIMA do nosso ENTENDIMENTO

Quando Salomão mencionou o agir invisível de Deus, não disse que o Senhor deixa de agir nas circunstâncias onde pareça ausente, mas sim que nós não podemos ver sua operação

Cada pessoa e cada situação é tratada por Deus com carinho e CRIATIVIDADE. Há um AGIR PERSONALIZADO. 

Em SITUAÇÕES IDENTICAS Deus actuou de formas tão DIFERENTES, pois o seu agir está a cima da nossa compreensão. 

Por exemplo: várias vezes o povo de Israel viveu BATALHAS, enfrentou inimigos, e em nenhuma delas Deus agiu de forma igual.

-Com Moises todo o exército egípcio morreu AFOGADO no mar vermelho. 
-Com JOSUÉ bastou dar sete voltas a JERICÓ. 
-Com GIDEÃO Deus precisou somente de TREZENTOS homens.
-Bastou DAVID para derrotar um GIGANTE. 
-Noutra ocasião Deus enviou o seu ANJO e morreram 185 mil ASSÍRIOS. 

É realmente incrível a forma diversificada de como Deus age na nossa vida. 

Por exemplo quando Jesus curava, essas CURAS eram feitas de forma DIFERENTE, mesmo sendo situações iguais.

À viúva de NAIM que tinha perdido o seu filho Jesus diz: 
Lucas 7:14
14 disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!

A filha de JAIRO que tinha morrido diz o texto que Jesus: 
Mateus 9:25
25 Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou.

Já com LÁZARO Jesus vai chamá-lo pelo nome: 
João 11:43
43 Lázaro, vem para fora!

Ao CEGO DE JERICÓ Jesus diz-lhe: Marcos 10:52
52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver 

A outro em BETSAIDA, (Mc8:22-25) Jesus retira-o da cidade, depois cura-o em DOIS TEMPOS, no primeiro aplica-lhe saliva, e não vendo bem ainda Jesus toca-lhe nos olhos.

Ao Cego de nascença( Jô 9:6-7) Jesus fez LODO aplicou nos olhos e disse para este se lavar no TANQUE de siloé. 

É incrível ver a FORMA CRIATIVA usada por Deus para responder às necessidades do homem. 

É interessante ver que embora os resultados fossem sempre os mesmos, a vitória na batalha, ou a ressurreição dos mortos, ou a cura física, o extraordinário é que a MANEIRA de o fazer ERA sempre um MISTÉRIO. sabemos o quê Ele quer fazer, mas não podemos saber como irá fazê-lo. 

Neste sentido temos de PARAR e ESPERAR para VER a forma como Deus vai AGIR na nossa vida, sabemos sempre que ele agirá, não tentemos descobrir de que forma.

Deus trabalha de forma invisível o nosso papel é crer somente.

E é aqui que entra o exercício da fé

O EXERCÍCIO CONTINUO DA FÉ.

Falando de fé a Bíblia diz o seguinte: Hebreus 11:1
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

É interessante que a fé opera pelo invisível "CONVICÇÃO DOS FACTOS QUE SE NÃO VÊEM."

Paulo reforçando esta ideia acrescenta o seguinte em: 2 Coríntios 5:7
7 andamos por fé e não pelo que vemos.

A fé nunca se baseia no que vê, mas na certeza de que o que Deus prometeu é um fato e terá seu cumprimento.

nossa caminhada deve ser por fé e não por vista. Ou seja, não devemos esperar ver, mas somente crer na fidelidade Daquele que prometeu agir em todas as coisas. 

Existe um EPISÓDIO interessante na saída do povo de Israel do EGIPTO, que é relembrado mais tarde no livro de Deuteronômio. 
Deuteronômio 4:12-18
12 Então, o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma. .... 15 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; 16 para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, 17 semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, 18 semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra.

Este episódio relata a DIFICULDADE que o ser humano tem, de ACEITAR as coisas que NÃO VÊ, 

Deus escolheu esta forma de se relacionar connosco baseada na fé e na confiança.

Mas o homem tem dificuldade  em lidar com isso, e a IDOLATRIA que vemos no mundo é prova disso, pois é um meio de TORNAR A FÉ VISÍVEL e palpável; o ser humano acha mais fácil crer no que se vê (ainda que seja um pedaço de pau ou de gesso) do que naquilo que é invisível. Mas Deus tem se revelado assim e quem quer relacionar-se com Ele tem que se submeter a isto.

Devemos depender inteiramente do Senhor e aprender a exercitar continuamente nossa fé.

No tempo de Jesus, houve um homem que foi louvado pela fé superior a todos daquele país, este homem não era judeu, mas um CENTURIÃO que tinha o seu servo doente, quando este pediu a Jesus que curasse aquele servo, Jesus aprontava-se para ir com este a sua casa , o centurião disse: Mateus 8:8-9
8 Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.

Para este homem BASTAVA a PALAVRA do Senhor, é neste nível que devemos nos sentir DESAFIADOS a nos mover quanto às coisas do Senhor!
CONFIAR mais na PALAVRA do que naquilo que os nossos olhos vêem.

PENSAMENTOS MAIS ALTOS.

Já alguma vez parámos para pensar na grandiosidade de Deus? Será possível criaturas como nós ESCRUTINAR o PENSAMENTO de Deus? Como entender uma mente infinita se a nossa é tão limitada. 

O livro de Isaías tem um pensamento que revela isso mesmo.
Isaías 55:8-9
8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Quando temos um PROBLEMA na vida, acabamos por ficar FOCADOS em como resolvê-lo rapidamente, no entanto Deus vai mais além, visto que os seus pensamentos e caminhos são mais altos do que os nossos, ele age não só tendo em conta o PRESENTE mas também o FUTURO. 

Um exemplo claro disso nas escrituras foi a história de JOSÉ, provavelmente se estivéssemos no lugar dele, só pensaríamos como Deus nos iria LIVRAR do POÇO onde os irmãos o puseram, ou da ESCRAVIDÃO depois de ter sido vendido, ou da PRISÃO onde fora parar, mas como os pensamentos e caminhos de Deus são mais altos, Deus não só agiu resolvendo o seu problema pessoal, como solucionou um problema de fome que ia afectar milhares de pessoas. 

Deus sabe o FUTURO é a sua acção não se limita ao AQUI e AGORA, mas dará sempre prioridade ao nosso bem tendo em conta a VISÃO GLOBAL que tem da nossa vida. Algo mais abrangente do que a nossa mente poderia alguma vez alcançar.

Outro exemplo bíblico é a própria MORTE DE CRISTO na cruz, para os discípulos que o seguiram, foi uma DESILUSÃO Jesus ter morrido, 
Lucas 24:21
21 ...esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; 

Para estes discípulos o mais importante era ter um Jesus vitorioso, que os LIVRASSE do PODER ROMANO, que os fizesse 
poderosos entre as nações, aceitar aquilo que Jesus fez era algo completamente contrário aos seus pensamentos, mas felizmente que os pensamentos de Deis são maiores do que os nossos pensamentos. Mesmo sem eles saberem a CRUZ FOI O CAMINHO ESCOLHIDO por Deus não só para o bem dos seus discípulos naquela época mas para todos os homens em todas as épocas. 

Nos seres HUMANOS estamos LIMITADOS para compreender os pensamentos e caminhos de Deus, mas não somos os únicos, SATANÁS E OS SEUS ANJOS TAMBÉM.

SATANÁS AO SERVIÇO DE DEUS.

Satanás e os seus anjos também não conseguem perceber o agir de Deus, eles NÃO CONHECEM O FUTURO nem sabem como Deus vai actuar em qualquer situação. 

SATANÁS tem um conhecimento MAIOR do que o HOMEM, mas não deixa também de ser uma CRIATURA, 
Quando um espírito maligno faz PREVISÕES que se cumprem, ele estava trabalhando com PLANOS CONHECIDOS

Se satanás conhecesse o futuro bastava ter impedido que os irmãos de JOSÉ não o TIVESSEM VENDIDO, ou que JUDAS NÃO TRAÍSSE Jesus, ou que PAULO não fosse PERSEGUIR OS CRISTÃOS, e tantas outras coisas que acabaram por reverter a favor de Deus.

Como o Diabo não sabe o agir de Deus, ele acaba por estar a trabalhar para a causa de Deus mesmo sem querer.

Embora SATANÁS seja mais INTELIGENTE e astuto que o homem, o seu PENSAMENTO funciona da MESMA FORMA,
É como tivéssemos à nossa frente dois COMPUTADORES em que um é o topo de gama e o outro o mais simples, embora hajam diferenças de na sua performance, a realidade é que ambos funcionam com o MESMO PROGRAMA, vamos pensar no Windows. 

Jesus mostra claramente esta realidade naquele episódio em que revela ao discípulos sobre o seu sofrimento e morte, à qual Pedro se intromete e é repreendido.
Mateus 16:22-23
22 E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. 23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.

Jesus dirije-se a Pedro, mas falando com satanás.
Mateus 16:22-23
23 ....Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.

COAGITAR quer dizer PENSAR, o que o Mestre disse é que a forma de pensar de Satanás não se assemelha à de Deus, mas à dos homens.

É interessante perceber que o AGIR invisível e imprevisível de Deus, CONFUNDE O DIABO, levando-o a trabalhar sem o desejar para a causa de Deus.

Quando o DIABO TRAZ sobre nós, DOR E SOFRIMENTO, pode estar a CAIR numa ARMADILHA de Deus, pois o agir de Deus sempre é para o nosso bem, REVERTENDO a MALDADE do Diabo numa BENÇÃO enorme da nossa vida.

AS SATANEIRAS DE DEUS.

É aqui que gostava de explicar o título deste sermão, 
Deus coloca SATANEIRAS diante do Diabo, isto é, quando queremos apanhar um rato, nós usamos RATOEIRAS, mas como Deus não apanha ratos, Ele coloca SATANEIRAS para apanhar satanás. 

Vejam este texto extraordinário do apóstolo Paulo: Efésios 3:8-11
8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo 9 e manifestar qual seja a contribuição  do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, 10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, 11 segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor,

O texto fala sobre um MISTÉRIO, um SEGREDO, que desde os séculos estava OCULTO, escondido em Deus. O contexto (os dois capítulos anteriores e o começo deste) nos revela que tal segredo era a INCLUSÃO DOS GENTIOS (ou seja, a Igreja) no plano de Deus para ESTABELECER seu REINO NA TERRA. Embora o que se esperava lendo o Velho Testamento era que Israel  cumpriria o plano divino,

Paulo disse que Deus tornou sua multiforme sabedoria conhecida dos principados e potestades nas regiões celestiais. 

Só que quando a IGREJA surgiu, isso foi algo totalmente INESPERADO no REINO DAS TREVAS; foi uma verdadeira “SATANEIRA"

Na época de Jesus havia uma tremenda EXPECTATIVA pela chegada do MESSIAS, que estabeleceria o seu reino. Os PROFETAS do antigo Testamento APONTAVAM a vinda do REI e o estabelecimento do SEU REINO, era isto que os judeus esperavam e foi para sido que SATANÁS SE PREPAROU. 

Para que um reino se estabeleça, é preciso pelo menos duas coisas básicas: 
1)  O POVO do reino - os súditos; 
2)  O REI do reino. Se tirarmos qualquer um destes elementos, não haverá um reino. E os registros bíblicos nos revelam que SATANÁS fez destes elementos o seu ALVO para tentar impedir a manifestação do reino.

Tudo levava a crer que os súditos do reino eram os judeus, a promessa tinha sido feita a Abraão e à sua descendência, no entanto aprendemos pela revelação do Novo Testamento que os filhos de Abraão não são necessariamente os da carne mas os da fé. Mas isto não ficou claro antes da vinda de Jesus, portanto, era de se esperar que o POVO do reino FOSSE ISRAEL natural, e o Diabo tentou destruí-lo desde o princípio da aliança de Deus com Abraão. 

A verdade é que houve sempre povos que perseguiram, martirizaram, escravizaram, e tentaram destruir o povo de Israel, a HISTÓRIA DE ESTER mostra claramente essa realidade. 

EGW autora cristã do século 19 no livro Desejado de todas as Nações no capítulo 3, diz o seguinte: O povo a quem Deus chamara para ser a coluna e fundamento da verdade, transformara-se em representante de Satanás
Faziam a obra que este queria que fizessem, seguindo uma conduta em que apresentavam mal o caráter de Deus, fazendo com que o mundo O considerasse um tirano. ...O engano do pecado atingira sua culminância. Todos os meios para depravar a alma dos homens haviam sido postos em operação. Contemplando o mundo, o Filho de Deus viu sofrimento e miséria. Viu, com piedade, como os homens se tinham tornado vítimas da crueldade satânica. Olhou compassivamente para os que estavam sendo corrompidos, mortos, perdidos. Estes tinham escolhido um dominador que os jungia a seu carro como cativos. Confundidos e enganados, avançavam, em sombria procissão rumo à ruína eterna — para a morte em que não há nenhuma esperança de vida, para a noite que não tem alvorecer. Agentes satânicos estavam incorporados com os homens. O corpo de criaturas humanas, feito para habitação de Deus, tornara-se morada de demônios. Os sentidos, os nervos, as paixões, os órgãos dos homens eram por agentes sobrenaturais levados a condescender com a concupiscência mais vil. O próprio selo dos demônios se achava impresso na fisionomia dos homens.

Satanás usou toda a sua habilidade e astúcia para rebaixar o povo judeu ao ponto da Bíblia dizer que Jesus: 
João 1:11
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Satanás tinha conseguido OBSCURECER o súditos do reino de RECONHECER o seu rei, Deus levantou debaixo do nariz do Diabo a Igreja gentílica! Era algo impossível de se ver sem a revelação do Espírito; era um SEGREDO DE DEUS, ou seja, era parte do agir invisível de Deus. 

Portanto, quando a Igreja foi levantada, por meio dela Deus estava mostrando sua multiforme sabedoria aos principados e potestades

E a Igreja é um recado eterno desta sabedoria de Deus e seu poder de armar sataneiras

Quando o Diabo se apercebeu que afinal era a igreja os súditos do reino, vejam o que a Bíblia diz que aconteceu: 
Atos 8:1-3
1 ...Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. 2 Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande pranto sobre ele. 3 Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.

Agora a igreja tinha perdido o seu SOSSEGO, os crentes eram PRESOS, e muitos MARTIRIZADOS , foi então que os crentes tiveram de FUGIR para outras cidades.

Aparentemente SATANÁS CONSEGUIU o que queria e oprimiu o povo do reino, mas ele não sabia que esta era mais uma SATANEIRA!

Atos 8:4
4 Entretanto, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.

SATANÁS estava a AJUDAR à propagação do evangelho. 

Prezado irmão e irmã, se hoje o Diabo investir contra ti, saiba que o senhor  está a preparar mais uma SATANEIRA para o Diabo. 

Já vimos o que ele fez contra os súditos do reino, agora vamos ver o que ele fez CONTRA O REI. 

Na realidade foram muitas as tentativas de destruir Jesus O REI DO REINO, começou bem cedo com a tentativa de eliminar Jesus à nascença. 

Mais tarde vendo o Diabo que Jesus o vencera no deserto da tentação, e que Jesus iniciara o seu ministério em Nazaré, fez com que a população daquela aldeia tentasse mandar Jesus do PENHASCO.

Vemos ao longo dos três anos e meio de ministério de Jesus que as CONSPIRAÇÕES para a sua MORTE, cresciam de intensidade, até que finalmente Jesus foi TRAÍDO, PRESO, E CRUCIFICADO.

Em todas estas situações houve sempre à mão de satanás. Foi o próprio Diabo que entrou em Judas.
Lucas 22:1-5
1 Estava próxima a Festa dos Pães Asmos, chamada Páscoa. 2 Preocupavam-se os principais sacerdotes e os escribas em como tirar a vida a Jesus; porque temiam o povo.
3 Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze. 4 Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus; 5 então, eles se alegraram e combinaram em lhe dar dinheiro.

O próprio Jesus no getsemani disse: Lucas 22:53
53 ... Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.

Não era somente a hora dos homens, mas do próprio Diabo de empurrar Jesus para a morte, o que CONSEGUIU, mas não foi porque fosse mais forte que Deus, mas para cair em mais uma SATANEIRA de Deus.

PERMISSÕES DIVINAS.

Pó vezes vivemos situações difíceis, perguntamos porque razão DEUS PERMITE que a dor e o sofrimento nos ATINJAM? 

Mas se olharmos para alguns exemplos na Bíblia entendemos que embora satanas tenha permissões para nós tocar, isso acaba por jogar a favor de Deus sendo mais SATANEIRAS que Deus lhe coloca.

Aconteceu com JÓ, que no final da sua experiência dolorosa com satanás ele vai dizer:  Jó 42:5
5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.

O resultado do trabalho de satanás na vida de Jó resultou numa ligação ainda mais forte deste com Deus.

Outro exemplo é o de Pedro: 
Lucas 22:31-32
Pedro é avisado
31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.

É impressionante o que este texto diz, eu por exemplo não me sentiria contente de ouvir estas palavras de Jesus. 
PARAFRASEANDO: 
O DIABO PEDIU PARA TE APERTAR TANTO QUE VAMOS VER O QUE SOBRA NO FINAL. 

Se tivéssemos no lugar de Simão Pedro, iríamos pensar que o melhor seria que Jesus o expulsasse e nos livrasse dessa investida, MAS ISSO É A NOSSA MANEIRA DE PENSAR. A de Deus é outra.

Jesus diz a PEDRO: o Diabo pediu e eu deixei que ele viesse com tudo para cima de ti, mas apesar disso quero que saibas que eu não te abandonei, 

Jesus encerra dizendo: Porém depois disso passar, fortalece aqueles com quem lidares. 

O que Jesus queria dizer era que aquela tentativa de satanás serviria para tornar a espiritualidade de PEDRO muito mais FORTE, e que essa benção não seria só para ele mas também para fortalecer outros. 

CONCLUSÃO

Este forma de Deus agir nem sempre é entendida por nós seres humanos, ninguém quer passar por provações, ou dores, na realidade todos  nós gostaríamos que o Diabo andasse bem longe de nós.

Na realidade em breve ele será destruído, mas enquanto isso não acontece, seremos alvo das suas investidas.

Jesus antecipa-se ao Diabo e diz-nos: João 16:33
33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Reparem Jesus avisa-nos para estarmos precavidos, para não nos assustármos, pois Ele vai agir de forma maravilhosa que mais uma vez nos vai surpreender.

Deus sabe tudo sobre nós, ele conhece o passado mas também o futuro, e embora o Diabo tenha poder, o Senhor Jesus é o todo poderoso.

Não temamos aquilo que o Diabo atenta fazer contra nós, pois isso redondeara em mais uma SATANEIRA de Deus.

Deus seja louvado. 













domingo, 13 de agosto de 2017

TUDO VAI BEM?


VAI TUDO BEM?

Esta expressão é sem duvida uma expressão que já foi ou é usada por nós quando cumprimentamos alguém, ou alguém nos cumprimenta.

Muitas vezes é usada levianamente, pois na realidade, não estamos muito interessados em saber o que a outra pessoa nos tem a dizer.

Por vezes perdemos oportunidades de ajudar alguém em sofrimento, porque não nós pusemos à escuta do que o outro tem para nos dizer.

O mais interessante é que esta expressão ESTÁ TUDO BEM, não é uma expressão dos nossos dias, ela é já usada à milhares de anos, e a podemos encontrar nas sagradas escrituras também. 

Ao abrirmos 2 Reis 5:21-22, encontramos ali o servo do profeta Eliseu conversando com Naamã o comandante do exército do rei da Síria. 
2 Reis 5:21-22
21 Então, foi Geazi em alcance de Naamã; Naamã, vendo que corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo e perguntou: Vai tudo bem? 22 Ele respondeu: Tudo vai bem; ...

O profeta Eliseu tinha rejeitado a oferta de Naamã pelo milagre da sua cura, mas Geazi servo de Eliseu cobiçou essa prenda e foi buscar aquilo que o seu Senhor rejeitara. 

Quando Naamã lhe perguntou SE TUDO ESTAVA BEM, ele respondeu que tudo ia bem, 
Para Geazi ESTAVA TUDO BEM, quando na realidade dentro de si estava tudo mal. 

Numa outra ocasião antes deste episódio com Naamã a palavra de Deus revela a utilização desta mesma expressão novamente envolvendo Geazi. 

A história envolve uma jovem mulher sunamita, casada com um homem mais velho e muito rico, não tendo eles filhos.

O profeta Eliseu tinha o costume de passar em Suném, uma região da judeia muito próximo de Nazaré. e um dia esta mulher dirigiu-se ao seu marido e disse: 
2 Reis 4:9
9 Ela disse a seu marido: Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus.

Alguma coisa ela via em Eliseu para o considerar UM SANTO HOMEM DE DEUS.
Acredito que Eliseu não trazia uma placa ao pescoço com a frase SOU SANTO, mas com certeza havia nele alguma coisa que o tornava diferente de outros homens.

Provavelmente está mulher reconhecia isto pela forma como o profeta lidava com as pessoas.

Queridos irmãos como é que os outros olham para nós? Será que os outros reparam que somos diferentes, que somos homens e mulheres de Deus? 

Ou será que somos nós que nos achamos SANTOS DE DEUS?, por vezes temos uma visão distorcida de nós próprios, 

Voltando a esta mulher Sunamita, ela vai dizer ainda ao seu marido: 2 Reis 4:10
10 Façamos-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali.

Perante este gesto tão amável Eliseu quis compensar esta mulher com algo que ela desejasse, e apercebendo-se que não tinha filhos e que isso era visto como algo negativo na vida daquele casal, disse à mulher: 2 Reis 4:16
16 Disse-lhe o profeta: Por este tempo, daqui a um ano, abraçarás um filho...

As palavras do profeta assim se cumpriram e a mulher deu à luz um menino que foi crescendo e se tornou com certeza a alegria daquela casa.

Um dia já crescido a criança foi ter com o pai ao campo e sentiu-se mal, acabando por morrer, perante esta situação a Sunamita decidiu ir ter com o profeta, 
Deslocou-se então até ao monte Carmelo.

A viagem ainda era de 50 km, provavelmente ainda demorou um dia até lá chegar, 

Ao longe o profeta avista-a e manda o seu servo Geazi ir ter com ela, lemos assim nas escrituras: 
2 Reis 4:26
26 corre ao seu encontro e dize-lhe: Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: Tudo bem.

Reparem na situação daquela mulher, durante anos tinha esperado por um filho, essa benção tinha lhe sido concedida, desde então tinha uma vida feliz, até que o filho morrera, agora com o coração partido, perante a pergunta de Geazi TUDO VAI BEM contigo com o teu marido e com o menino, ela incrivelmente Responde TUDO VAI BEM, quando na realidade TUDO IA MAL.

Queridos irmãos, esta atitude é repetida vezes sem conta por todos nós, por vezes estamos com problemas financeiros, perdemos o emprego, uma divida inesperada sobrevêm, um problema de saúde que surge, um conflito familiar grave, e perante esta pergunta ESTÁ TUDO BEM, não temos coragem de dizer outra coisa se não: TUDO VAI BEM.

Porque razão as pessoas respondem desta maneira, sabendo que tudo vai mal?

Gostaria de ver convosco três razões pelas quais, nos seres humanos respondemos que TUDO VAI BEM, quando na realidade TUDO VAI MAL.

1ª RAZÃO - AUSÊNCIA DE EMPATIA.

Há pessoas que não sabem compartilhar da dor ou da alegria do outro, que não têm habilidade de atrair ou consolar os aflitos, que não criam confiança, que não estão preparadas para aconselhar ou dispostas a dar um pouco da sua vida em favor do outro.
Há pessoas que não dão liberdade e abertura para o outro dizer que não vai bem

Se repararem bem o texto diz que Eliseu mandou Geazi correr ao encontro da mulher e perguntar se ESTAVA TUDO BEM, e a Geazi ela disse que ESTAVA TUDO BEM, quando na realidade não estava, não partilhou com ele nada da sua dor nem lhe abriu o coração, no entanto e logo que se aproximou de Eliseu.
2 Reis 4:27-28
27 Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, abraçou-lhe os pés. Então, se chegou Geazi para arrancá-la; mas o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o SENHOR mo encobriu e não mo manifestou. 28 Disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?

Diz que se ajoelhou aos pés do profeta e abre-lhe o coração e expõe-lhe a sua dor.

Havia da parte dela uma ligação maior com o profeta do que com Geazi, este até mostrou pouca sensibilidade ao ponto de a querer desviá-la do profeta.

Esta é na realidade a grande diferença daquele que gera confiança no outro e o que não está à escuta, nem se importa com o que o outro está a viver. 

Uma das razões para uma pessoa não se abrir connosco, é porque não encontra em nós alguém interessado para a ouvir.

2ª RAZÃO - pela qual as pessoas dizem que está tudo bem quando na realidade está tudo mal é O ORGULHO.

Muitas pessoas gostam de guardar a aparência, não querem dar o braço a torcer. Evitam fazer a confissão de dor, de fraqueza, de temor.

Quando Jesus aqui andou, ele aliviou o sufrimento de muitas pessoas, mas havia um grupo, o qual Jesus lidou com alguma dureza, eram o grupo de líderes religiosos, que para eles estava sempre tudo muito bem.
O orgulho fazia com que fechassem o seu coração, até para o próprio Deus. 

Temos alguns episódios de líderes religiosos que acabaram por engolir o seu orgulho e abrir o seu coração mostrando que afinal NEM TUDO ESTAVA BEM. 

Queridos irmãos temos sido orgulhosos até ao ponto de vivermos uma fachada? 

Por vezes necessitamos de desabafar, não somos perfeitos, erramos, sofremos, desanimamos, e se não temos coragem de nós abrirmos ao nosso irmão, nosso amigo, façamo-los pelo menos com Deus.

3ª RAZÃO - pela qual afirmamos estar tudo bem quando está tudo mal é A IGNORÂNCIA.

Quando alguém lhe pergunta se vai tudo bem, alguns não respondem à sua dor, ao seu problema, à sua angústia ou ao seu medo pela ignorância

Voltemos ao episódio de Geazi com Naamã, notem não é a cena com a sunamita, mas com o comandante do exército da Síria, 

Quando Geazi se aproxima dele Naamã pergunta se ESTÁ TUDO BEM, e ele responde, ESTÁ TUDO BEM. 

No entanto Geazi estava a mentir, e a aproveitar-se das posses de Naamã sem se dar conta que logo a seguir iria ficar leproso por esse pecado. 

Geazi não estava preocupado com o pecado que estava a praticar. Assim acontece com muitas pessoas, vivem na imoralidade, praticando as obras das trevas, fazendo coisas vergonhosas, e quando lhe perguntam, ESTÁ TUFO BEM, elas respondem ESTÁ TUDO BEM. Isto porque não reconhece que o que está a viver a levará ao mal, à destruição e morte. 

COMO É QUE NÓS CRISTÃO DEVEMOS RESPONDER QUANDO NOS PERGUNTAM SE ESTÁ TUDO BEM, SEM SERMOS ANTIPÁTICOS, ORGULHOSOS, OU IGNORANTES. 

O crente pode dizer que ESTÁ TUDO BEM, porque ele sabe:
Romanos 8:28
28 ... que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

O cristão sabe que Deus está no trono da sua vida, e que seja o que acontecer ele pode confiar em Deus.

VAI TUDO BEM, porque todas as coisas cooperam para o seu bem. 

Existe outro episódio interessante que se passa com Eliseu e Geazi, diz o texto bíblico: 2 Reis 6:15
15 Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?

Para Geazi tudo estava mal naquele momento, mas se fizéssemos a pergunta a Eliseu, TUDO ESTÁ BEM, ele responderia TUDO BEM.

Geazi olhava aquela cena com olhos humanos, mas Eliseu sabia que aqueles montes estavam cheios de anjos que o protegiam. 
2 Reis 6:16
16 Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

Para o cristão não são as circunstâncias boas ou más da vida que ditam se ESTÁ TUDO BEM OU NÃO, mas a sua confiança em Deus. 

Paulo quando escreveu a carta ao Filipenses estava na prisão e nesta carta por 5 vezes ele fala de alegria, e por 11 vezes ele usa a palavra REGOZIJAI-VOS. 

Como seria convosco, estando na prisão iriam dizer TUDO ESTÁ BEM? Provavelmente não, mas Paulo era um homem que colocará a sua vida nas mãos do Senhor, ele nesta carta ainda diz: Filipenses 4:11-13
11 ... aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.

Seja qual for a situação que estejam a viver hoje, sobretudo se for negativa, tenhamos a coragem de partilha-la com alguém sobretudo com Deus, e sentir que Deus está no comando da nossa vida? 

Queridos irmãos ESTÁ TUDO BEM?












A CONCUPISCÊNCIA


SERMÃO 9/8/2017

I. A Concupiscência

Gênesis 3:6
6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.


Nos é dito em Tiago 1:15, que a concupiscência ou os desejos ilícitos produzem o pecado. 
Tiago 1:15
15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

De acordo com I João 2:15-16 todos os desejos pecaminosos são classificados em três categorias. 
1 João 2:15-16
Não se deve amar o mundo
15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.

Enquanto Eva estava diante da árvore do conhecimento do bem e do mal, ela se deparou com estas três tentações:   

-A concupiscência da carne - “a árvore boa para comer”.  

A concupiscência da carne refere-se a qualquer desejo que incita alguém a alimentar a natureza sensual da carne (imoralidade, embriaguez, glutonaria, etc.). O fruto deu “água na boca” de Eva, mesmo sendo ele um fruto proibido. 

A concupiscência da carne nos incita a procurarmos satisfação no prazer do pecado, e não no Senhor [Gálatas 6:7-8].  
Gálatas 6:7-8
7 Não vos enganeis: de Deu
s não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.

------------
-A concupiscência dos olhos  “a árvore agradável aos olhos”.  

A concupiscência dos olhos diz respeito àquelas tentações que apelam para os desejos ambiciosos dos homens de obter e possuir (roubo, avareza, etc.).

A concupiscência dos olhos nos leva a colocarmos as “coisas materiais” na frente do Senhor.
Mateus 6:31-33
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


---------------
-A soberba da vida - “a árvore desejável para dar entendimento”.  

A soberba da vida refere-se a todas as tentações que apelam para o orgulho pessoal do homem e seu desejo por aplauso ou grandeza.   

A soberba da vida nos tenta a glorificarmos a nós mesmos ao invés do Senhor 
Mateus 23:12
12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.

Com esta análise nós podemos entender melhor a vitória de Cristo sobre suas tentações [Lucas 4:1-13]. Satanás aproximou-se de nosso Salvador pelas três vias, mas ainda assim o Senhor não cometeu pecado. Ele foi bem sucedido aonde o primeiro Adão falhou.   

Lucas 4:1-4 - concupiscência da carne.
Lucas 4:3-4
3 Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem".

Lucas 4:5-8 - concupiscência dos olhos  
Lucas 4
5 E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo. 6 Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. 7 Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua. 8 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto".

Lucas 4:9-13 - soberba da vida
Lucas 4:9-13
9 Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo; 10 porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; 11 e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. 12 Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus". 13 Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno.



segunda-feira, 5 de junho de 2017

MENSAGEM DOS CÉUS, AS APARIÇÕES DA VIRGEM MARIA


MENSAGEM DOS CÉUS.

Esta semana uma colega pastora, contou-nos que na sua igreja, uma irmã nossa disse que tinha recebido uma mensagem de Deus, e que Ele lhe pediu para divulgar na igreja.
A mensagem era afirmando que o Espírito Santo não é Deus é que tudo não passa de uma armadilha de satanás para a igreja.

O que dizer quando alguém diz ter tido uma visão? Ou uma revelação da parte de Deus? Como reagir, o que fazer? 

Lembro-me que era pastor em Sintra e conheci uma irmã lá que a determinada altura disse-me que Deus estava a falar com ela, e que a igreja estava em decadência, e que era urgente uma reforma, ela queria que começássemos a ter reuniões de madrugada para orar mais, e dizia-me que sentia a presença dos anjos do mal, quando chegava a um lugar.
Tive algumas conversas com o marido que não era adventista, e que estava preocupado pois desde que a sua esposa começou a ter aquelas revelações, deixou de cuidar da casa dos filhos, e começou a ter problemas psíquicos.

Sei que aquela irmã teve tratamento psiquiátrico, e que hoje tem uma atitude normal na igreja.

Queridos irmãos o que fazer e dizer a pessoas que afirmam categoricamente que o Senhor lhes revelou uma mensagem? 

Hoje em Portugal estamos a viver o resultado deste fenómeno com a adoração massiva à virgem Maria.

Sabemos que tudo começou em 1917 com a aparição da virgem a três crianças, que segundo elas não só viram como receberam uma mensagem de Maria.

Por incrível que pareça este fenómeno tem ocorrido por todo o mundo. 

Em 1997 a revista americana newsweek fez capa com a imagem de Maria, e a sua popularidade ao redor do mundo. Ó artigo dizia:
De muitas maneiras o século 20 pertenceu a Maria, de quase todos os continentes, videntes informaram mais de 400 aparições da virgem, mais de três séculos juntos, e somadas essas aparições, aponta para que o movimento Mariano, acredite ser a era milenar de Maria. 

As aparições de Maria acontecem um pouco por todo o mundo, e quando uma aparição se dá, normalmente acontecem fenómenos sobrenaturais associados a curas, sinais e milagres. E não há dúvida no que diz respeito à sua credibilidade. 

Nessas aparições Maria frequentemente apela à oração, que o ser humano se volva para Deus e que trabalhe pela paz.

Algumas testemunhas dessa visão alegam que depois do encontro com Maria eles próprios aproximaram-se mais de Deus. Outros são literalmente curados.

Talvez seja importante analisar estes fenómenos à luz das escrituras, e perceber que a Bíblia também nos adverte que nem todas as aparições veem de Deus 

Normalmente com as aparições de Maria vem sempre associado mensagens com teor bíblico, 

Vejamos por exemplo a mensagem trazida pela nossa senhora de Medjugorje, Bósnia.
" Meus filhos hoje estou convocando para que orem com coração, através deste tempo de graça quero que cada um de vocês se una a Jesus, porém sem uma oração incessante, não poderão sentir a beleza e a grandiosidade da graça que Deus lhe está oferecendo." 

Na realidade muitas mensagens de Maria estão ligadas a verdades bíblicas, como por exemplo, orar, ler a Bíblia ou confiar em Jesus.
Mas será mesmo que Deus escolheu Maria para retirar o homem da sua letargia espiritual? 

Será que as milhões de pessoas ao redor do mundo que se devotam a Maria, estão a ser bem orientadas .ou tudo isso não passa de um engano.

Quando lemos as escrituras elas revelam em tom de alerta que o próprio satanás se transforma em anjo de luz.
2 Coríntios 11:14
14 E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
O reino de Deus está associado á luz em oposição às trevas, e nesse sentido o próprio diabo para nos enganar usando ele também à luz, ou seja a verdade.

Em 2 Coríntios 4:4 diz que o príncipe deste mundo cega o entendimento dos homens para que não lhes resplandeça à luz do evangelho de Jesus Cristo.

Gostaria de dar alguns exemplos de mensagens deixadas pela virgem Maria em algumas das suas aparições, e que foram confirmadas pela igreja católica.

Medjugorje, Bósnia.
" meus queridos filhos, hoje vos convido a perguntarem-se porque estou à tanto tempo com vasco, eu sou a mediadora entre vos e Deus não se deixem tomar pelo medo ou esmorecimento, tenham grande confiança na força da intercessão de vossa mãe celestial"

Em muitas aparições Maria declara ser a mediadora ou intercessora, mas esta mensagem está completamente em contradição com as escrituras, ora vejamos:
Hebreus 7:25
25 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

1 Timóteo 2:5
5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

Não hà duvida que o nosso intercessor é Jesus Cristo.
-----------
Aparição de Nossa Senhora em Tre Fontane na Itália a Bruno Cornachiola.
" eu sou quem está ligada à
 santíssima trindade, eu sou a virgem da revelação"

Isaías 44:6
6 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.

É difícil aceitar que possa haver uma divindade composta por 4 elementos, a Bíblia descreve só o Deus pai, filho e Espírito Santo.

-------

Nossa Senhora em san Nicolas na Argentina 
" Meus filhos eu sou a porta para o paraíso, e o auxílio na terra"

João 10:9
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

Jesus se identifica como sendo ele a porta para a vida, caso houvesse mais alguém com essa  característica, as escrituras nos dariam conta.
------------
Mensagem dada ao padre Gobbi. Itália 
"Como mãe eu quero vos dizer que estou aqui convosco representada pela imagem que aqui está, cada uma das minhas imagens é sinal de minha presença, e vos lembrará de vossa mãe celestial, portanto devem ser honradas e colocadas em locais de grande veneração, devem olhar com amor para cada imagem de vossa mãe celestial."

Deuteronômio 4:15-16
15 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; 16 para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher,

Meus Isaías 42:8
8 Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.

Neste aspecto Deus mostra-se "egotista" pois não partilha com mais ninguém a sua Glória e a sua honra, muito menos com imagens de escultura, não podemos esquecer os três primeiros mandamentos do decálogo , onde Deus deixa bem claro qualquer veneração ou adoração a imagens de escultura.
-----------
Nossa Senhora de Guadalupe, no México

" Eu ardentemente desejo um templo construído para mim aqui onde eu possa aparecer e mostrar todo o meu amor compaixão auxílio e proteção eu sou sua mãe e serei misericordiosa"

Normalmente onde se dá a aparição é construído um santuário dedicado á virgem, ali são realizados todo o tipo de promessas e votos além de múltiplas formas de pagar esses compromissos, coisas que jamais Deus pediu aos homens que realizassem, 
Olhar para os milhões d pessoas que sacrificam a sua saúde para cumprir uma promessa, leva-me a pensar que espécie de mãe é MARIA, que se agrada de tais  oferendas, nem mesmo uma mãe humana exigiria isso dos seus filhos, só se fosse uma mãe cruel. 

Jesus pouco antes de subir aos céus, prometeu o envio de um consolador , e esse todos nós sabemos é o Espírito Santo. 

João 16:13-14
13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

Nem o Espírito Santo vem em seu próprio nome, quando vem é para falar de Jesus Cristo, e da salvação por ele oferecida. O que vemos com as aparições da virgem, é alguém que fala dela própria, 

Quando comparamos com a Maria da Bíblia, percebemos diferenças, em vez de chamar a atenção para si própria, ela aponta para Jesus.
Exemplo na festa do casamento quando ela diz:
João 2:5
5 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.

Se as aparições não são de Maria, então quem é que aparece?
É interessante que é a própria revelação quem se identifica:
------------
Nossa senhora ao Sr. Hedger na Suécia 
"Eu sou Maria a rainha dos céus e dos anjos "

Jeremias 7:16-18
16 Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei. 17 Acaso, não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? 18 Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.

O povo de Israel provocava a ira do Senhor honrando uma divindade que lhe era abominação. 
Deus tinha uma contenda contra a rainha dos céus, e parece que ainda hoje, esta divindade continua a tirar a honra e o louvor dos homens ao verdadeiro Deus.

O apóstolo Paulo também nos mostra que quando nos prostramos a imagens estamos a adorar os demonios. 
1 Coríntios 10:19-20
19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? 20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.

Estamos a aproximar-nós do fim do tempo e Jesus advertiu-nós contra este tipo de revelações. 

Mateus 24:4-5
4 ... Vede que ninguém vos engane. 5 Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.
Mateus 24:24
24 porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Gostaria da vossa atenção, para um episódio bíblico que se passou com Jesus e com dois de seus  discípulos. Estes iam tristes e desiludidos, pois esperavam que fosse Jesus que remisse Israel. Jesus entretanto aparece-lhes e estes não o reconheceram, mas por incrível que pareça Jesus também não se publicitou, simplesmente começou a explicar as escrituras, e o que elas descreviam sobre si próprio. 
Lucas 24:27
27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

Lucas 24:32
32 E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?

Para Jesus teria sido mais fácil dizer que era Ele próprio, que eles pudessem confirmar as suas feridas, no entanto, fe-los olhar as escrituras, seriam elas a única fonte segura para certificarem-se se o que estava a acontecer era verdadeiro ou errado. 

Paulo adverte-nos:
Gálatas 1:8
8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

Não devemos aceitar qualquer mensagem mesmo que pareça vir dos céus, pois existe grande posso bilobado de ser forjada pelo próprio Diabo.

Um dia certa mulher depois de ouvir Jesus falar teve a seguinte exclamacao.
Lucas 11:27-28
27 Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! 28 Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

Para Jesus ouvir e obedecer à palavra de Deus, está a cima de qualquer exaltação humana. 

A própria Maria logo após ter recebido a notícia do anjo que iria ser mãe do salvador Jesus ela disse: Lucas 1:46-47
O cântico de Maria
46 Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,

Para Maria uma simples mulher pecadora, a sua alma demonstrou necessidade de ser redimida também, que contraste com a Virgem Maria idolatrado pela igreja e pelo povo.

Gostaria determinar com outra advertência de Jesus.

Mateus 7:13-14
As duas estradas
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Hoje vemos milhões de adoradores, que prestam culto e veneram uma mulher que a Bíblia não autoriza qualquer tipo de adoração, será que estes adoradores não estão a seguir pelo caminho largo e a entrar pela porta quedos levará à destruição eterna? 

Querido amigo, o assunto é sério, satanás sempre desviarão fico da adoração de Deus para outra qualquer coisa. 

O caminho do verdadeiro adorador pode ser estreito é difícil, mas é o único que conduz à vida eterna.
Não retire os olhos nunca de Jesus


quarta-feira, 17 de maio de 2017

SERMÃO ESPECIAL - FUNERAL



AGRADEÇO A PRESENÇA DE TODOS ESTA MANHÃ.

CÂNTAR O HINO 560

ORAÇÃO

ONTEM NA MEDITAÇÃO QUE FIZ ACABEI POR NÃO MENCIONAR A IDADE DA IRMÃ MARIA JOSÉ,

55 ANOS É SEM SOMBRA DE DÚVIDAS UMA IDADE PRECOCE PARA SE MORRER, COM CERTEZA QUE MUITA COISA AINDA HAVIA POR REALIZAR, MUITOS SONHOS PARA CUMPRIR, NO ENTANTO COM A FATALIDADE DA MORTE TUDO ISSO ACABOU.

GOSTARIA DE PARTILHAR CONVOSCO A EXPERIÊNCIA DE ALGUÉM QUE EMBORA NÃO TENHA MORRIDO CEDO, TINHA TAMBÉM ALGUNS SONHOS PARA CUMPRIR.

Deuteronômio 34:4-5
4 Disse-lhe o SENHOR: Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os próprios olhos; porém não irás para lá. 5 Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR.

MOISES TINHA UM GRANDE SONHO DESDE PEQUENO, E ESSE SONHO ERA PODER
UM DIA VIVER NA TERRA QUE O SENHOR PROMETERA AO SEU POVO.

CRESCEU SEMPRE COM ESSE SONHO EM MENTE, E DEPOIS DE TIRAR OS ISRAELITAS DO EGIPTO, PARECIA QUE FINALMENTE ESSE SONHO SE REALIZARIA.

PROVAVELMENTE SONHAVA EM VIVER OS SEUS ÚLTIMOS DIAS NESTA MARAVILHOSA TERRA, TER A SUA CASINHA, E A SUA FAMÍLIA AO SEU LADO ETC.

NO ENTANTO O SONHO À TANTO TEMPO ESPERADO ACABOU POR DESMORONAR, QUANDO DEUS LHE DISSE QUE ELE VERIA A TERRA MAS LÁ NÃO ENTRARIA.

JÁ IMAGINARAM A FRUSTRAÇÃO DE MOISES?

COMO SE SENTIRIAM, SE TIVESSEM LUTADO E ESPERADO POR VIVER NA TERRA DOS VOSSOS ANTEPASSADOS E DERREPENTE  SOUBESSEM QUE AFINAL NUNCA MAIS IRIAM PARA LÁ?

MOISÉS MORREU SEM ALCANÇAR O SEU SONHO, SEM CONSEGUIR AQUILO QUE MAIS DESEJAVA EM VIDA.

DE CERTA FORMA ISTO TAMBÉM ACONTECEU COM A IRMÃ MARIA JOSÉ.

SAIU DO SEU PAÍS, DEIXOU UMA BOA PARTE DA FAMÍLIA PARA TRÁS VEIO VIVER NUMA PÁTRIA QUE NÃO ERA A SUA, NO ENTANTO HAVIA PROJETOS DE VOLTAR, TER NOVAMENTE A SUA CASA, VIVER PERTO DOS SEUS QUERIDOS,

ACABOU POR FALECER SEM CUMPRIR O SEU SONHO.

ESTE É MAIS OU MENOS O SENTIMENTO QUE TODOS NÓS VAMOS EXPERIMENTADO NESTA VIDA, OU SEJA MAIS TARDE OU MAIS CEDO VAMOS PERCEBER QUE AQUI NESTA TERRA OS NOSSOS MAIORES SONHOS FICARÃO SEMPRE POR SE CUMPRIR.

HAVERÁ SEMPRE ALGUMA COISA QUE FICOU POR SE FAZER, ALGUM DESEJO POR SE REALIZAR. NUNCA ESTAREMOS TOTALMENTE SATISFEITOS.

O SONHO DE MOISÉS NÃO SE CUMPRIU, E DIZ QUE ELE ACABOU POR MORRER SEM O EXPERIMENTAR.

NO ENTANTO A HISTÓRIA DE MOISÉS NÃO ACABOU COM A SUA MORTE, O RELATO BÍBLICO MENCIONA-O EM DUAS OUTRAS OCASIÕES.

1ª- QUANDO O RELATO BÍBLICO FALA DA SUA RESSUREICAO.
Judas 1:9
9 Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!

E a 2ª OCASIÃO QUANDO MOISÉS E ELIAS APARECEM A JESUS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO.
Lucas 9:30-31
30 Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, 31 os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém.

EMBORA MOISÉS NÃO TENHA CONSEGUIDO O SEU SONHO, A VERDADE É QUE DEUS TINHA RESERVADO PARA ELE UM SONHO AINDA MAIOR, E ESSE FOI VIVER NA PÁTRIA CELESTIAL.

ACREDITO PLENAMENTE QUE EMBORA A MARIA JOSÉ NÃO TENHA CONSEGUIDO CUMPRIR O SONHO, ALGO MELHOR AINDA LHE ESTA RESERVADO, A VIDA ETERNA EM JESUS CRISTO.

É VERDADE QUE ELA SÓ USUFRUIRÁ DESSA BENÇÃO DA VIDA ETERNA PELA SEGUNDA VINDA DE JESUS.

ALI ELA VIVERÁ COMO ESTIVESSE EM CASA,

JESUS PROMETEU VOLTAR, CERTA VEZ ELE DISSE:
João 14:1-3
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

A MARIA JOSÉ MORREU TENDO EM CONTA QUE JESUS IRÁ CUMPRIR ESTA PROMESSA QUE LHE FEZ.

A BÍBLIA É CLARA QUANDO AFIRMA QUE A MORTE É UM DESCANSO DAS NOSSAS FADIGAS.

AGORA NÃO VIVE MAIS NA SAUDADE, NEM NA TRISTEZA, AGORA DESCANSA DE TODAS ESTAS COISAS PARA FINALMENTE RECEBER O PRÉMIO DA PROMESSA QUE TANTO ALMEJOU.

GOSTARIA SÓ DE TERMINAR DIZENDO O SEGUINTE, MESMO QUE MOISÉS TIVESSE CUMPRIDO O SEU SONHO DE VIVER NA TERRA DOS SEUS ANTEPASSADOS, ISSO NUNCA O DEIXARIA COMPLETO, POIS FALTARIA ALGO MAIOR.
Hebreus 11:13-16
13 Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. 14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. 15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. 16 Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

MAIS DO QUE VIVER NO SEU QUERIDO BRASIL E TER A SUA QUERIDA CASINHA, A MARIA JOSÉ PROCUROU SEMPRE ALGO MAIOR, E ISSO É A NOVA CIDADE QUE JESUS LHE PROMETEU.

QUE ESTE TAMBÉM SEJA O VOSSO MAIOR DESEJO.

PARA FINALIZAR VAMOS CANTAR O HINO- 501. QUE NOS FALA DAQUELE LUGAR QUE JESUS NOS FOI PREPARAR.

No cemitério.

Salmos 56:8
8 Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?

Havia um hábito antigo das mulheres guardarem um ponte, onde choravam sem pre que tivessem saudades do seu marido que se encontrava longe em batalhas, quando este voltava, ela mostrava pelas suas lágrimas, o quanto tinha sofrido e chorado por ele.

Assim é com Deus, ele guarda no seu pote as lágrimas que nos vertemos enquanto peregrinámos aqui nesta terra, é um dia como ele prometeu em apocalipse, ele enxugará dos nossos olhos toda a lágrima e do.

Hoje sofremos, mas vamos muito em breve seremos felizes para sempre, uns com os outros e com Deus também

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...