5º MANDAMENTO
Êxodo 20:12
12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
- Um aspecto interessante neste mandamento é que dos 10 mandamentos em igualdade com o sábado é um mandamento que começa de forma positiva. Honra teu pai e tua mãe,
- Existe uma mudança do 4º para o 5º mandamento, enquanto que os primeiros falam da relação homem Deus, agora a partir do 5º mandamento fala da relação homem e o seu próximo, e nesta relação de amor, e em condições normais, não existe ninguém mais próximo de nós que os nossos pais.
- Lembro-me bem da minha avó, viveu em casa dos meus pais mais de 10 anos, e a mensagem que recebi pelo exemplo dos meus pais, foi que os idosos são para serem honrados.
- Vivemos na sociedade do descartável, tudo vai para o lixo quando não tem mais utilidade, e por vezes o que acontece é que também queremos despachar os idosos.
- honrar pai e mãe, nem sempre é estar de acordo com o que eles dizem,
Ex: Eu sigo a religião dos meus pais pois eles me disseram para o fazer.
Ou os meus pais pediram-me para mentir.
Ou, os meus pais não querem que eu case com fulano.
HONRAR NEM SEMPRE É OBEDECER. Sobretudo se aquilo que está a ser pedido vai contra os princípios de Deus revelado nas sagradas escrituras.
- HONRAR é mostrar amor e respeito.
Efésios 6:1-4
1 Filhos, ouvi a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
-Existe uma benção para o filho que honra os seus pais.
- Provérbios 20:20
20 A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas.
4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
Levítico 19:32
32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Salmos 71:9
9 Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares.
12 Não te ausentes de mim, ó Deus; Deus meu, apressa-te em socorrer-me.
Ilustração :
O certo idoso vivia em casa do seu filho, mas como tinha a doença de Parkinson ele partia a loiça quando comia à mesa, esta situação levou o seu filho a colocá-lo a comer numa outra mesa com pratos e talheres de plástico.
Alguns dias depois esse filho apercebeu-se que o seu filho estava a moldar uma peça em madeira e perguntou-lhe o que era aquilo? o miúdo respondeu que estava a fabricar um prato de madeira para quando o pai ficasse velho, assim ele também podia ali comer, sem correr o risco de partir o prato.
Sem comentários:
Enviar um comentário