Youtube

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

SALMOS - Um livro para todas as situações!

 


Cantem a Deus, cantem louvores a Ele; falem de todas as Suas maravilhas. Gloriem-se no Seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. Salmo 105:2, 3

Os Salmos foram compostos durante um longo período, desde Moisés (Sl 90) até a época do cativeiro babilônico (Sl 137). Originalmente, eram composições separadas. Alguns deles faziam parte de coleções menores. Uma delas era composta pelos Salmos 51 a 72, que pertenciam a Davi. Outra coleção parece ter sido a dos “cânticos de romagem”, que abrangem os Salmos 120 a 134. A coleção completa, formada pelos 150 salmos presentes na Bíblia, pode ter sido reunida por Esdras, Neemias ou algum escriba que viveu pouco depois deles.

Cerca de cem salmos contêm inscrições junto aos títulos. Nelas, há informações sobre o salmo em questão e aparece, com frequência, o nome de algum indivíduo – indicando quem foi o autor ou a quem aquele salmo, embora feito por outra pessoa, pertencia. Os nomes citados são: Davi, Salomão, Moisés e, os menos conhecidos, Asafe, Coré, Hemã, Jedutum, Etã – todos levitas, agraciados pelo Senhor com o dom da música. Eles atuavam nos cultos como líderes do louvor a Deus.

Os salmos falam de Deus, de Sua grandeza, Seu poder, Seu amor e Seu interesse em nós. Eles têm uma palavra apropriada para todas as pessoas em qualquer situação em que se encontrem. Podemos estar tristes, alegres, eufóricos, decepcionados, irados, gratos, arrependidos, doentes, à beira da morte ou esbanjando saúde, empobrecidos ou repletos de grandes realizações pessoais, desiludidos ou com o coração cheio de projetos – sempre haveremos de encontrar um salmo que ecoe nossos sentimentos e o pensamento da ocasião. Por isso, para muitos filhos de Deus, o Livro dos Salmos é o mais amado de toda a Bíblia. Ele fala, de modo especial, para quem se sente contrito e abatido de espírito, levando o conforto de Deus e renovando o ânimo e as esperanças. Como está escrito: “Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Sl 34:17, 18). Deixe os salmos iluminarem seu dia.

domingo, 29 de outubro de 2023

No Descansar está a tua força!

 

E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. Marcos 6:31   
 
            Vivemos numa época em que o tempo é um bem precioso. Por mais tecnologia e máquinas que tenhamos o tempo, achamos nós, parece correr mais depressa do que no passado. Na época das nossas "avós" ou "bisavós", quando não havia os famosos robots de cozinha e quando os trabalhos domésticos tinham de ser feitos sem o auxílio de electrodomésticos, parecia que havia mais tempo para a casa. Quando não havia skype e nem mesmo telefone, parece que as pessoas tinham mais tempo para visitarem e estarem umas com as outras. Quando não havia Bíblias de bolso, e muito menos num telemóvel de última geração, parece que havia mais tempo para lê-las! Mas embora vivamos numa época em que a correria e o stress são levados a extremos, a verdade é que já no tempo de Jesus os seus discípulos também lutavam com a necessidade de "não perder tempo"! Entusiasmados com o trabalho e missão acabavam por nem ter tempo para comer. Mas Jesus convidou-os: "Repousai um pouco!". Mas como? Tenho tanto para fazer! Não posso ficar parado! Mas… espera um pouco! Ouve a voz de Jesus! Ele está a convidar-te: "Repousa um pouco!".
            É curioso que Deus sempre se preocupou com o descanso do seu povo. Vê como no Antigo Israel o povo Judeu também tinha o privilégio de usufruir de dias de descanso, como nós hoje temos os feriados. Eles tinham o normal descanso semanal (sábado), mas havia ainda cerca de 30 dias repartidos pelo ano, tais a Páscoa, Pentecostes, o Dia das Expiações, Festa dos Tabernáculos entre outros, que lhes permitiam festejar e repousar dos seus afazeres. Mas sabes, Deus achou que isso não chegaria! Para além destes feriados nacionais Deus tinha ainda instituído um tempo relativamente extenso para que o seu povo pudesse usufruir da bênção do repouso, podemos ver isso em Levítico 25:1-7
 
 1 FALOU mais o SENHOR a Moisés no monte Sinai, dizendo:
 2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado ao SENHOR.
 3 Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos;
 4 Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha.
 5 O que nascer de si mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação não vindimarás; ano de descanso será para a terra.
 6 Mas os frutos do sábado da terra vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu diarista, e ao estrangeiro que peregrina contigo;
 7 E ao teu gado, e aos teus animais, que estão na tua terra, todo o seu produto será por mantimento.
 
O texto mostra claramente que no sétimo ano o povo iria parar os seus afazeres e nesse sétimo ano iriam somente colher aquilo que a terra por si mesma lhes daria, a ordem era para não plantar, mas somente colher. Vê Deuteronómio 31:9-12:
9 E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel.
 10 E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos,
 11 Quando todo o Israel vier a comparecer perante o SENHOR teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos.
 12 Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao SENHOR vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
 
            Não gostarias de ter um ano de férias a cada sete anos? Pois é, era precisamente aquilo que o povo Judeu vivia e que as outras nações achariam loucura ou simplesmente impensável de ser feito. Mas se Deus agora quisesse dar não um mas dois anos se férias? Parece loucura? Vê o que diz em Levítico 25: 8-10:
 
 8 Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos.
 9 Então no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra,
 10 E santificareis o ano quinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.
 11 O ano quinquagésimo vos será jubileu; não semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das separações,
 12 Porque jubileu é, santo será para vós; a novidade do campo comereis.  
 
            Se souberes a tabuada vais perceber que 7x7=49, ou seja, depois do Ano Sabático logo a seguir vinha o Ano Jubileu!
            Mas porque Deus permitia que o povo parasse os seus afazeres e tivesse um Ano Sabático ou um Ano Jubileu? Já não lhe chegavam os sábados e os feriados? Mas espera! Deus queria um povo ocioso? Como é possível passar um ano sem "fazer nada"? O que é que Deus pretendia?
            Neste sétimo ano, chamado de Ano Sabático, o povo devia descansar da sua rotina e o tempo que normalmente gastava em plantar colher e negociar, devia ser empreendido no estudo da lei e na consagração pessoal, desde o mais novo até ao mais velho. Por outras palavras o Ano Sabático para um judeu era contar menos com a força do seu braço e descansar nas mãos de Deus e na sua providência.
            Deus queria ensinar o seu povo a "não andar ansioso pela sua vida, quanto ao que havia de comer, beber, ou vestir!" (Mateus 6:25), mas a "buscar primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas lhe seriam acrescentadas." (Mateus 6:33)
            Deus hoje pode não nos convidar a tirar um ano sabático ou um ano Jubileu, mas Deus reservou-nos pelo menos um dia em cada sete para podermos descansar de todo o trabalho. Esse dia é o sábado.
            Infelizmente existe muita gente que hoje olha para o sábado dia de descanso, como um dia de prejuízo: "tenho de deixar de fazer o que ainda preciso fazer", "O sol nunca mais se poe!", etc. O sábado deixou de ser um dia de alegria e gozo passado na companhia de Deus para se tornar um fardo.
            A força do povo de Deus não passa tanto por aquilo que ele consegue empreender, realizar, executar, mas sim naquilo que ele permite que Deus faça no seu lugar. O segredo de Israel estava em depender de Deus.
            Quem tem dirigido a tua vida? Possivelmente estás na pujança da juventude e talvez te sintas confiante demais para esperares, e perceberes o que Deus tem para ti, no entanto o segredo do teu sucesso, não passa pelo empreender ou realizar, mas sim pelo descansar e confiar, Isaías 30:15: “Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Em vos converterdes e no descanso está a vossa salvação; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.”
            De uma forma espectacular Deus diz que NO DESCANSO ESTÁ A TUA SALVAÇÃO, ou seja, o sábado não é meramente um dia de pausa dos nossos afazeres, mas é neste dia que Deus quer salvar-nos. Salvar de quê? Vê o que o texto de Deuteronómio no diz? 
 
            Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. Dt 5:15
            Prezado jovem, hoje Deus também te quer dar o descanso físico e mental que tanto procuras! Será que tens um pecado escondido? Será que levas uma vida dupla? Sentes culpa? Não tens paz? Estás escravo deste mundo e não te consegues libertar? Deus é o grande libertador, o único que te pode dar a paz e o descanso que tanto precisas! No texto de Isaias acima referido vemos que o povo não aceitou esta bênção, E TU, VAIS ACEITAR?
 
“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos darei descanso” Mateus 11:28

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Cartoon: Darwin, quem criou?


Gênesis 1:1. "NO princípio criou Deus os céus e a terra."

Êxodo 20:11. "Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou."

João 1:1. "NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2. Ele estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."

Efésios 3:9. " (..) Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;"

Cartoon: Deus, acaba com o mal!

 


Será que alguma vez já te perguntaste porque é que Deus não acaba com o mal de uma vez por todas? Bem, e se Deus acabasse com todo o mal agora, neste exato momento?

Provavelmente, seria o último post do Instagram que verias na tua existência...
Isto porque nós facilmente associamos o mal ao nosso redor aos outros, mas esquecemo-nos de que, muitas das vezes, tb somos responsáveis pelo mal que está à nossa volta, talvez pelas nossas atitudes inoportunas, por palavras impacientes, por atos de egoísmo, etc.
(VER na Bíblia: Mateus 7:3-5)

Deus há de um dia punir todo o mal cometido (VER na Bíblia Atos 17:31), mas se quiseres começar já a resolver o problema do mal na tua vida, começa a fazê-lo por ti mesmo!

Cartoon: Veio do Nada?

 



Hebreus 11:3. "Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível."

O único que tem poder para criar algo do nada é Deus! 🙏🏻
Porque o nada sozinho só cria uma coisa: nada.

E, se o big bang for real, desafio-vos a que tentem explodir o vosso carro, talvez saia uma Ferrari! 😉
Vejam se resulta!

Porque sejamos sinceros, qual destas explosões é mais convincente:

Explosão do Big Bang:

Resulta na CRIAÇÃO do universo.
Causa ORDEM.
ORIGINA a vida.

Explosão normal:

Resulta em DESTRUIÇÃO.
Causa DESORDEM.
ACABA com a vida.


Fala-se tanto em lógica, método científico...para tentar defender a evolução, Big Bang, etc.
Mas ao usarmos a lógica e a experiência do dia a dia, chegamos à conclusão de que a explosão do big bang parece mais um filme de ficção científica do que uma descrição da realidade!



Explosão do Big Bang vs Explosão Normal

Explosão do Big Bang vs Explosão Normal


Explosão do Big Bang vs Explosão Normal.

Fala-se tanto em lógica, método científico...para tentar defender a evolução, Big Bang, etc.

Mas ao usar a lógica e a experiência, chegamos a esta conclusão:
Que a explosão do Big Bang parece mais um filme de ficção científica do que uma descrição da realidade!

Cartoon: Deus e a reta

Cartoon: Deus e a reta


Deus não pode ser posto debaixo de um microscópio, mas isso não implica que Ele não exista.

Uma reta tb não pode ser provada pelo método científico. A sua definição é baseada em pressupostos, uma vez que ninguém foi até ao infinito para saber se a reta é realmente infinita e não faz curvas pelo caminho.
Uma reta não pode ser provada, nem experimentalmente!!

Se só crês no que pode ser provado pelo método científico, significa que tb não acreditas na lógica, na matemática, na razão, na moralidade (o que é certo e o que é errado), na beleza, na arte, na música, na História, etc. Uma vez que nada disso pode ser provado pelo método científico.

Cartoon: Não há evidência!


 Hoje em dia é consensual que Jesus Cristo existiu! Aliás, a própria cronologia da nossa História está dividida em Antes e Depois de Cristo.

7 coisas que o método científico não pode provar

 















Cartoon: Um Deus tirano?

Cartoon: Um Deus tirano?

"Deus não existe porque não intervém para acabar com o mal no mundo!!"


Mas quando Deus intervém para acabar com o mal (como fez no Dilúvio, em Sodoma e Gomorra...mesmo agora no presente e ainda no futuro ), muda-se o argumento e as pessoas dizem que SE DEUS EXISTIR (continuando a pôr em dúvida a Sua existência) então é um TIRANO.

Afinal, em que é que ficamos? 🤷🏻‍♂️

⚠️⚠️Deus é muito paciente e a sua misericórdia é muito grande, mas, às vezes, Deus tem de intervir de forma direta e com medidas drásticas para acabar com o mal. Não porque seja um tirano que gosta de ver os seres humanos sofrer, mas porque, se não interviesse, o próprio ser humano se destruiria a si mesmo e deixaria de haver a raça humana.

Mas, embora Deus ainda não tenha intervido para destruir todo o mal do mundo, chegará o dia em que Deus irá punir todo o mal que foi cometido (VER na Bíblia: Malaquias 4:1; 2Pedro 3:7,9,10; Apocalipse 20:7-9) para fazer justiça!
Por isso, antes que esse dia de "ajuste de contas" chegue, Ele quer nos arrependamos e nos convertamos dos nossos maus caminhos, pois está disposto a perdoar-nos! Não querendo que nenhum de nós pereça.
Deus diz:

Ezequiel 18:23 "Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?" - Bíblia JFA Offline

Ezequiel 33:11 "Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis (...) ?"

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Removendo Todo Empecilho

 


 

Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. I Cor. 1:10.

Todo o que ama a causa da verdade, deve orar pelo derramamento do Espírito. E o quanto estiver em nosso alcance, cumpre-nos remover todo obstáculo a Sua operação. O Espírito não poderá nunca ser derramado enquanto os membros da igreja nutrirem desarmonia e amargura uns contra os outros. Inveja, ciúmes, ruins suspeitas e maledicências, são coisas de Satanás, e barram eficazmente o caminho à operação do Espírito Santo.

Coisa alguma neste mundo é tão preciosa para Deus como Sua igreja. Coisa alguma é por Ele guardada com tão cioso cuidado. Coisa alguma ofende tanto ao Senhor como um ato que prejudique os que Lhe estão fazendo o serviço. Ele chamará a contas todos quantos ajudam Satanás em sua obra de criticar e desanimar.

Os que são destituídos de compaixão, ternura e amor, não podem fazer a obra de Cristo. Antes de se poder cumprir a profecia: O fraco será "como Davi", e a casa de Davi "como o anjo do Senhor" (Zac. 12:8), os filhos de Deus precisam afastar todo pensamento de suspeita com referência a seus irmãos. Os corações devem bater em uníssono. A beneficência cristã e o amor fraternal devem ser manifestados muito mais abundantemente. Soam aos meus ouvidos as palavras: "Uni-vos, uni-vos!" A solene, sagrada verdade para este tempo, deve unificar o povo de Deus. Importa que morra o desejo de preeminência. Todos os outros objetos de interesse devem ser absorvidos por um único - quem se assemelhará mais a Cristo no caráter? Quem esconderá mais completamente em Cristo o próprio eu?

"Nisto é glorificado Meu Pai", diz Cristo, "em que deis muito fruto." João 15:8. Se há um lugar em que os crentes devam dar muito fruto, é em nossas reuniões campais. Nessas reuniões são observados nossos atos, nossas palavras e o espírito que mostramos, e nossa influência é de tão vasto alcance como a eternidade. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 381. 

"Recebereis Poder" - Ellen G.White

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Trancou a porta de casa?

 


O poder e malignidade de Satanás e sua hoste deveriam com razão alarmar-nos, não fosse o caso de podermos encontrar refúgio e livramento no superior poder de nosso Redentor. Pomos cuidadosamente em segurança as nossas casas por meio de ferrolhos e fechaduras, a fim de proteger contra homens maus nossa propriedade e vida; mas raras vezes pensamos nos anjos maus, que constantemente estão a procurar acesso a nós, e contra cujos ataques não temos em nossa própria força método algum de defesa. Se lhes permitirmos, podem transformar-nos o entendimento, perturbar e atormentar-nos o corpo, destruir nossas propriedades e vida. Seu único deleite está na miséria e ruína. Terrível é a condição dos que resistem às reivindicações divinas, cedendo às tentações de Satanás, até que Deus os abandone ao governo dos espíritos maus. Mas os que seguem a Cristo estão sempre seguros sob Sua proteção. Anjos magníficos em poder, são enviados do Céu para protegê-los. O maligno não pode romper a guarda que Deus pôs em redor de Seu povo. 

 

"Grande Conflito" - Ellen G. White

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...