Realmente, a princípio parece haver uma contradição entre Êxodo 33:11, 20 e João 1:18 (entre outros textos que tratam do mesmo assunto):
- Êxodo 33:11: "O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com o seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda."
- Êxodo 33:20: "E acrescentou: 'Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo.'"
- João 1:18: " Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto ao Pai, tornou-o conhecido."
Todavia, seguindo o princípio de que a Bíblia se deve interpretar a si mesma, aprendemos em Êxodo 33:9 que os textos se completam: "Depois que ele (Moisés) entrava, uma coluna de nuvem descia e parava na porta da Tenda; e da nuvem o SENHOR falava com Moisés."
Perceba que Deus falava com Moisés frente a frente, porém, coberto com uma nuvem. Isto é, do mesmo modo que poderíamos falar face a face com alguém sem ver o seu rosto caso estivesse coberto com um véu, por exemplo.
Deste modo, os textos citados acima estão em perfeita harmonia um com o outro, e não contradizem outros versículos que citam essa mesma questão. Entre eles estão: 1Timóteo 6:16 e Êxodo 33:20-23.
Leando Quadros - " Na mira da Verdade" vol.2
Sem comentários:
Enviar um comentário