Youtube

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Correção e instrução - Pr.Alejandro Bullón



"Bem-Aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei." Salmo 94:14

Queremos ser felizes? A felicidade abarca todas as áreas da vida. Não é somente um estado de espírito. É uma experiência real. Podemos ser felizes sempre. Cada minuto, cada dia, cada ano, apesar das circunstâncias e a despeito das dificuldades. A felicidade não está determinada por fatores externos, sejam eles positivos ou negativos.

O salmista explica, no versículo de hoje, que a felicidade está subordinada à repreensão e está relacionada com o ensino. Ninguém aprende sem correção. Sem aprendizagem não há felicidade. A felicidade não é algo que se alcança num segundo. É um longo caminho de aprendizagem, que inclui a descoberta, a renúncia e, muitas vezes, o sacrifício.

É uma pena que, desde a entrada do pecado, o melhor instrumento de instrução pareça ser a dor. A criança aprende que o fogo queima, quando sente a dor; o rapaz aprende que correr desenfreadamente é perigoso, quando cai e faz um golpe na cabeça.

Um dia, esse rapazito cresce, e, quando seria fácil pensar que aprendeu a lição, descobre que, dentro de si, existe uma natureza que, apesar de conhecer o caminho da felicidade, resiste a andar nele.

Deus usa a repreensão para abrir os olhos da criatura rebelde e trazê-la de novo ao caminho. Há pessoas que só deixam que Jesus as encontre quando, exaustas, não têm outra alternativa.

Qual é o propósito da repreensão? O Salmista responde, no versículo 13:  "Para lhe dares descanso dos dias maus." Isto lembra-me às vezes que tive de dizer "Não" aos meus filhos, para os livrar da dor e das frustrações.

Estás hoje a passar por um momento difícil? Antes de te lamentares ou de pensares que Deus te abandonou, porque não fazes um balanço da tua vida? Porque não tentas descobrir a causa? Se alguma coisa não está a correr conforme os teus planos, porque não pensar que Deus está a preparar outros planos maiores e melhores do que os teus?

Deposita a tua confiança em Deus, ainda que tenhas todos os motivos do mundo para "desconfiar", porque "Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei".

"Caminho para a Sabedoria" - Alejandro Bullón

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...