Youtube

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

O PRÍNCIPE DA PAZ





O Príncipe da Paz

Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isa. 9:6.
Jesus é muitas vezes chamado o Príncipe da Paz, mas incontáveis guerras têm sido paradoxalmente travadas em Seu nome durante os últimos dois mil anos.
Havia uma estrela de prata pendurada na Igreja da Natividade, em Belém, sobre o suposto local do nascimento de Jesus. Visitei essa gruta em 1959, quando participei de uma excursão pelas terras bíblicas. Vi uma estrela feita no chão, sob a manjedoura. Mas não pude ver nenhuma estrela de prata pendurada. Mais tarde fiquei sabendo que havia uma estrela, sim, mas que havia sido removida uns cem anos antes.
Em 1853 aquela estrela se havia tornado o foco de uma discussão que causou, em pouco tempo, a Guerra da Criméia. Tudo começou quando um clérigo da Igreja Ortodoxa Oriental decidiu substituir a estrela por uma outra da própria igreja. O clérigo do rito latino discordou. O primeiro era apoiado pela Rússia: o segundo, pela França. Quando a Turquia se colocou ao lado da França, a Rússia foi à guerra contra a Turquia. A França, a Grã-Bretanha e a Sardenha, por sua vez, declararam guerra contra a Rússia. A guerra durou três longos anos e resultou em dezenas de milhares de soldados mortos e feridos. Por fim, os aliados venceram. O lado irônico do fato é que a estrela de prata, o centro da contenda, foi retirada permanentemente dois anos depois da guerra, mas deixou um legado de má vontade que durou muito tempo.
Você já parou para pensar por que Cristo tem sido tão freqüentemente ligado à guerra e ao derramamento de sangue, quando Ele é o Príncipe da Paz? Não é Cristo que causa essas guerras. Elas são causadas por indivíduos que professam ser Seus seguidores (ver S. Tiago 4:1 e 2), mas aparentemente nunca experimentaram, e portanto não revelam por suas ações, a paz da qual Jesus é o príncipe (ver S. João 16:33).
Esta é a época do ano em que os pensamentos de muitos se voltam para o nascimento do Príncipe da Paz. Que seja também o tempo em que os seus e os meus pensamentos se voltem para Ele. Que Jesus nasça outra vez no seu coração e que você experimente sempre a paz que Ele oferece - a paz "que excede todo o entendimento".
Filip. 4:7.

NATAL A 26 DEZEMBRO

Por que festejamos o Natal

Introdução:

Natal - Palavra originária do latim "natalis" que significa nascimento ou dia de aniversário, do nascimento. Para o mundo cristão, é o dia do nascimento de Cristo. É o feriado mais importante da cristandade.


Nasceu Jesus dia 25 de dezembro?

Não existe nenhuma informação na Bíblia sobre a data do nascimento de Jesus. Mesmo em fontes históricas insuspeitas, não há elementos suficientes para que se possa fixar o dia e o mês do nascimento de Cristo.
JOHN DAVIS declarou que a data de 25 de dezembro para o nascimento de Cristo começou no Séc. IV, sem autoridade que a justificasse.
O MANUAL BÍBLICO DE HALLEY confirma o que John Davis afirmou, e diz ainda mais: 'No oriente, era o dia 06 de janeiro. O fato de se agasalharem os pastores com o seu rebanho ao ar livre da primavera ao outono, e não no inverno, sugere que Jesus não podia nascer nesta estação fria.
A ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA se inviável a data de 25 de dezembro para o nascimento de Jesus, e também afirma: "As igrejas orientais fixaram-se no dia 6 de janeiro e acusaram os ocidentais por celebrarem o natal no dia 25 de dezembro, mas no fim do 4º século, o dia 25 de dezembro também foi adotado no Oriente."


Alguns estudiosos da Palestina são unânimes em afirmar que o nascimento de Cristo não podia ter sido em 25 de dezembro, pelo fato dos pastores estarem pernoitando no campo com seus rebanhos. Para eles, o nascimento de Cristo foi no mês de abril ou em outubro.


 Ainda que o dia exato seja por nós ignorado, a realidade do Seu nascimento é um fato histórico de profunda significação para a humanidade. Não importa a data, importa apenas que Ele se fez carne e habitou entre nós.



Por quê, então, esta data foi escolhida para a comemoração do natal?


A ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA, ao falar do nascimento de Jesus, declara: em 354, nas igrejas Ocidentais, incluindo a de Roma, celebrava-se o natal em 25 de dezembro, era uma data erroneamente dada como o solstício do inverno, em que os dias começam a aumentar, data da festa central do mitraísmo, o "natalis invieti solis" ou "aniversário do sol invencível".


A história confirma que o imperador Constantino, o Ano 313 D.C. adotou o cristianismo como sua religião, esse fato levou os dirigentes da igreja a racionalizarem; tornou-se uma boa política que se transformasse as festas mais populares dos pagãos em festas cristãs.


Entre os romanos, o Carnaval era de 17 a 24 de dezembro, e o dia religioso para eles, era o culto ao deus Sol. Por isto, os cristãos da época associaram Cristo como o "Sol da Justiça", a "Luz do mundo", para que fosse lembrado o Seu nascimento no dia do culto pagão ao Deus Sol. Por tudo isso posto, foi escolhido a data de 25 de dezembro para o Natal.
Singularidade de Jesus

“Durante três anos e meio Ele pregou o Seu evangelho. Não escreveu livro algum, não construiu nenhuma igreja não teve nenhum apoio financeiro. Contudo após 1900 anos é Ele o Personagem Central da História, o Eixo em torno do qual giram os acontecimentos das épocas, e o (único) Regenerador da Raça Humana.”

Quando Napoleão Bonaparte estava na ilha de Sta Helena, desfalecendo por um câncer de estomago, teve tempo suficiente para refletir sobre a singularidade de Jesus e chegar a algumas notáveis conclusões.

“Tudo em Cristo me deixa atônito”, disse.  “Seu espírito me enche de reverencia, Sua vontade me confunde. Suas idéias e sentimentos, as verdades que Ele anuncia, Sua maneira de convencer, não se explicam nem pela observação humana, nem pela natureza das coisas. Seu nascimento e a historia de Sua vida; a profundeza de Sua doutrina, que luta com as maiores dificuldades, e que é dessas dificuldades a mais admirável solução; Seu evangelho, Sua aparição, Seu império, Sua marcha através dos séculos e dos reinos – tudo é para mim um prodígio, mistério insondável, que me lança em reflexões das quais não posso escapar –  mistério que está aqui perante os meus olhos, mistério que não posso negar nem sei explicar. Aqui não vejo nada de humano. Quanto mais dele me aproximo, tanto mais cuidadosamente o examino. Tudo está acima de mim. Tudo permanece grandioso  - de uma grandiosidade que avassala. Sua religião é revelação de uma inteligência qu por certo não é dos homens.”

Setecentos anos antes do nascimento de Jesus o profeta  Isaias profetizou:
 “Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isa. 9:6.
Jesus é muitas vezes chamado o Príncipe da Paz, mas incontáveis guerras têm sido paradoxalmente travadas em Seu nome durante os últimos dois mil anos.
Podemos citar muitas, mas só para lembrarmos :  As Cruzadas, a Inquisição, a Guerra dos 30 anos , a Guerra da Criméia, etc,.


Havia uma estrela de prata pendurada na Igreja da Natividade, em Belém, sobre o suposto local do nascimento de Jesus. Hoje existe apenas uma estrela feita no chão, sob a manjedoura. Mas não existe nenhuma estrela de prata pendurada, mas que realmente existiu e foi removida uns cento e cinqüenta  anos antes.

Em 1853 aquela estrela se havia tornado o foco de uma discussão que causou, em pouco tempo, a Guerra da Criméia. Tudo começou quando um clérigo da Igreja Ortodoxa Oriental decidiu substituir a estrela por uma outra da própria igreja. O clérigo do rito latino discordou. O primeiro era apoiado pela Rússia: o segundo, pela França. Quando a Turquia se colocou ao lado da França, a Rússia foi à guerra contra a Turquia. A França, a Grã-Bretanha e a Sardenha, por sua vez, declararam guerra contra a Rússia. A guerra durou três longos anos e resultou em dezenas de milhares de soldados mortos e feridos. Por fim, os aliados venceram. O lado irônico do fato é que a estrela de prata, o centro da contenda, foi retirada permanentemente dois anos depois da guerra, mas deixou um legado de má vontade que durou muito tempo.


Nós cristãos somos difíceis de nos entendermos. Dizemos que somos seguidores do Príncipe da Paz, mas nosso coração não esta em harmonia com o dEle, o Príncipe da Paz. Só quando pararmos para pensar e compararmos o nosso ser com o dEle, através da sua vida aqui na Terra, é que poderemos sentir a nossa necessidade de sermos iguais a Ele, e só Ele é quem pode nos conceder o que Ele chama de o “novo nascimento”, e só com esse novo nascimento, é que poderemos estar em conformidade com as suas leis que podem ser resumidas em uma palavra:  AMOR.

Como celebrar a festa?

O evento do Natal reclama nossa atenção para tudo o que é bom e nobre.

Resistamos a tendência materialista que obscurece a genuína comemoração natalina, e faz do Papai Noel uma figura mais lembrada que o próprio aniversariante. Para alguns o Natal é apenas uma ocasião para melhores negócios, com maior volume de vendas, e lucros multiplicados; para outros tão só o momento propício para o intercâmbio de cartões e presentes, e para um banquete requintado, regado com muito champanhe, peru e brindes à saúde. E é tudo.

Enquanto isso, como José Avelino de Souza observa,...
 “ lá na choça, está a viúva pobre, com uma dezena de filhos órfãos, famintos, cobertos de andrajos, enfermos, sem medicamentos e sem brinquedos. Pelas ruas desfilam velhos e crianças, débeis a mendigar uma fatia de pão, um resto de comida, uma roupa, um par de sapatos, um cobertor velho.”

 Acrescentaria ainda outros que estão por aí famintos de atenção, de um simples tapinha nas costas, ou de um aperto de mãos. 

Mas de quem é realmente a festa?  Pode haver Natal sem Jesus?


Tornemos o Natal um meio de honrar Aquele que por nós nasceu, viveu, e morreu. E isso só é possível se permitirmos que Ele nasça em nosso coração, como, naquela noite em Belém, Ele nasceu na manjedoura. E não resta dúvida que vivendo Ele em nossa vida, poderemos celebrar muito bem a sua festa.

HISTÓRIAS DE NATAL



      Quando o final de um ano chega, as pessoas começam a sentir uma sensação de otimismo e uma expectativa de um futuro melhor, de uma vida mais feliz. É o sentimento da esperança renovado a cada ano, no coração das pessoas, com o espírito que o Natal traz. 
    Para o leitor refletir sobre esse sentimento de esperança, apresentamos algumas histórias sobre o Natal.


  A ESPERANÇA RENOVADA
(autoria desconhecida)
      Era uma vez milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilás, azuis, prateadas, douradas e vermelhas. Um dia procuraram o Senhor Deus todo poderoso, o Senhor do Universo e Lhe pediram: - Senhor, gostaríamos de viver na Terra, entre os seres humanos.
      - Assim será feito, disse Deus, conservarei a todas vocês pequenininhas como são vistas da terra e podem descer até a Terra onde vivem os seres humanos.
      Conta-se que naquela noite houve uma linda chuva de estrelas. Algumas se aninharam nos píncaros das igrejas, outras foram pegar corrida com os vaga-lumes no campo, outras se misturaram nos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.
      Passado, porém, algum tempo, as estrelas resolveram abandonar os seres humanos e voltar aos céus, deixando a terra escura e triste.
      - Por que voltaram? - perguntou Deus à medida que chegavam.
      - Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra. Lá há muita miséria, muita desgraça, muita fome, muita doença, muita violência, muita guerra, muita maldade e muito egoísmo nos seres humanos.
      E o Senhor Lhes disse: - Claro, o lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é um lugar transitório, do que passa, do ruim, do que cai, do que erra, do que morre, onde nada é perfeito. Aqui no céu é o lugar da perfeição, onde tudo é imutável, onde tudo é eterno e onde nada perece.
      Depois de chegarem todas as estrelas e conferido o seu número, falou Deus:
      - Mas está faltando uma estrela. perdeu-se ela pelo caminho?
      Ao que um anjo que estava perto, retrucou: - Não, Senhor! Uma estrela resolveu ficar com os seres humanos. Ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe imperfeição, onde há limites, onde as coisas não vão bem.
      - Mas que estrela é esta?
      - Por coincidência, Senhor, era a única estrela desta cor.
      - E qual é a cor desta estrela? - insistiu Deus.
      E o anjo disse:
      - A estrela é verde, Senhor. A estrela verde do sentimento da esperança. E quando olharam para a terra, a estrela verde já não era uma só. A Terra estava novamente iluminada porque havia uma estrela verde no coração de cada ser humano.


  NATALIDADE
(autoria desconhecida)
Lei nº 025 de 25 de dezembro de todo ano - Belém, D.C.
Dispõe sobre normas a serem vividas por aqueles que um dia, guiados por uma estrela, chegaram a um estábulo deixando-se cativar pelo recém-nascido que ali estava. A partir da presente data, entra em vigor a seguinte Lei:
Art. 1º - Todos os homens devem se respeitar mutuamente.
Parágrafo Único - É dever de todos promover a paz e uma vida mais humana.
Art. 2º - O verdadeiro amor é gratuito, não busca o prazer pessoal e sim o bem e felicidade do outro.
Art. 3º - O Natal não é comércio e troca de presentes. mas um dia em que o perdão e a solidariedade devem se fazer mais presentes na vida de cada um.
Art. 4º - Natal é tempo de acreditar nas pequenas coisas e de nascer de novo.
Art. 5º - A partir da presente data fica estipulado que:
a. nosso sorriso não tem endereço certo.
b. nossas mãos devem carregar os mais fracos e conduzir mãos que tateiam no escuro.
c. nossos pés, caminhar em direção do outro para acolhê-lo.
d. nossos olhos, enxergar a criança faminta, o amigo angustiado, o velhinho desamparado.
Art. 6º - O Natal é Cristo fazendo nascer em cada homem um coração novo com o sentimento da esperança.
Parágrafo Único - Todo aquele que aceitar o Salvador deve libertar-se do homem velho, rancoroso que existe em si próprio.
Art. 7º - O Natal marca o início de uma era onde a Fé, a Esperança e o Amor são os critérios básicos para se construir um mundo melhor.
Art. 8º - Fica decretado que o Natal será como a alegria imensa de vidas que renascem e se renovam.
Art. 9º - O tempo de Natal é o seguinte: 24 de dezembro deste ano até 24 de dezembro do próximo ano.
Art. 10º - Esta lei entrará em vigor a partir do momento em que as pessoas tomarem conhecimento da mesma.
Art. 11º - Faça cumprir e revoguem-se todas as disposições em contrário.
Parágrafo Único - Feliz Natal! Hoje e sempre!



  UM NATAL DIFERENTE  
      As mensagens de Natal prometem (se nós deixarmos) um mundo de amor, de paz e de calma. É o amor fraterno que reina por um curto dia de cada ano, quando as pessoas celebram, dando, repartindo, abrindo mãos e corações uns para os outros, como amostra de como as vidas dos seres humanos poderiam ser, se todos os dias fosse uma outra festa de Natal.
      Esta história verdadeira, contado por certo autor desconhecido, conta um Natal celebrado com pouquíssimo dinheiro e muito amor e imaginação. Foi assim que uma Sra. chamada Maria Júlia contou, o que ela chamou "O Nosso Natal Mais Rico"
     "Quando o nosso filho Julinho tinha seis anos, estávamos atravessando um período de má situação financeira e só podíamos comprar o indispensável para viver. Alguns dias antes do Natal, dissemos a ele que não poderíamos comprar presentes nas lojas, para nenhum de nós. Mas com imaginação e amor poderíamos brincar de presentear uns aos outros. Assim, nós combinamos que cada um desenharia o presente que gostaríamos de dar aos outros da família. A idéia agradou e a partir desse dia começamos a trabalhar em segredo com muita alegria e sorrisos misteriosos.
     Um carro verde para o papi. Uma pulseira e uns brincos para mim. Para o Julinho os presentes eram aqueles que recortávamos de algumas revistas. Os melhores presentes para ele foram um tenda de brincar de índio e uma piscina de plástico, desenhadas pelo papai. O presente melhor do papi para mim foi a nossa casa dos sonhos, pintada à aquarela, branca, com janelas verdes e touceiras de flores no jardim. E o papai recebeu um punhado de versos meus, inspirados nas coisas tristes e acontecimentos alegres das nossas vidas.
     Naturalmente não esperávamos nenhum "melhor presente" do Julinho. Mas, com gritinhos de alegria, ele entregou um desenho grande, feito por ele, com lápis de cor, dentro da mais pura "técnica surrealista". Era sem dúvida um grupo de três pessoas rindo: um homem, uma mulher e um menininho. Tinham seus braços entrelaçados uns nos outros de tal forma que pareciam uma só pessoa. Embaixo do desenho, ele escreveu apenas uma palavra "Nós". Foi, sem dúvida, um Natal de Amor!"


  SONETO DE  NATAL 
(Machado de Assis) 
Um homem. - era aquela noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno, -
Ao relembrar os dias de pequeno,
E a vida dança, e a lépida cantiga,
      Quis transportar ao verso doce e ameno
      As sensações da sua idade antiga,
     Naquela mesma velha noite amiga,
     Noite cristã, berço do Nazareno.
              Escolheu o soneto... A folha branca
              Pede-lhe a inspiração;
             mas frouxa e manca,
            A pena não acode ao gesto seu.
                     E, em vão lutando contra o metro
                    adverso,
                    Só lhe saiu este pequeno verso:
                   "Mudaria o Natal ou mudei eu"?

  VOTOS DE UM ANO NOVO FELIZ... 
(Antonio de Andrade *)
Que você possa olhar para trás, nos dias que passaram deste ano, e agradecer as belezas e emoções que a vida lhe apresentou.
Que continue a alegrar-se com as pessoas que convivem com você, olhando para elas como pessoas realmente importantes em sua vida.
Que a tristeza, a solidão e as dificuldades passem pela sua porta, mas não tenham coragem de entrar em sua casa e coração.
Que cada dia, seja um novo momento e oportunidade, para dar os estímulos tão necessários para a realização (verbais, amorosos, carinhosos, emocionais e sexuais) àquela pessoa que preenche o seu coração para que, juntos, possam viver como casal, "explosões" de felicidade e alegria de viver.
Que a felicidade esteja ao seu lado, cada instante, dando-lhe a satisfação como o cheirinho e o sabor de pão feito na hora.
Que encontre todos os dias motivos e "fontes de satisfação" para que possa, a cada instante, estar sorrindo para a vida tendo sentimento de otimismo e a expectativa de uma vida melhor, como se sentisse uma brisa refrescante passando pelo corpo quente.
Que a luta pela sobrevivência não tire a sua vontade de viver cada momento com toda intensidade e felicidade, e não fique "guardando para depois" para qualquer dia, aquele "perfume especial" (coisas importantes que podem trazer mais felicidade para você, como uma roupa nova sempre guardada para algum dia usar, um gesto amoroso com alguém que faz seu coração bater mais forte, um sorriso para alguém, etc).
Que a honestidade, tão necessária à sociedade atual, encontre em seus atos a sua medida e sinta-se muito feliz, com sua consciência, por estar "fazendo a sua parte" bem feita.
Que o Natal  seja uma oportunidade de reconciliação consigo mesmo e com as outras pessoas, acendendo em seu coração sentimentos positivos e a vontade de agir e conviver, com elas, com altruísmo, solidariedade, amizade e amor e assim o seu coração não conheça os caminhos que levam ao egoísmo e ao individualismo. 
Que os valores reais da vida, o agir com ética e cidadania não fiquem aprisionados em seu cofre de vida, mas sejam utilizados em todas as suas ações.
Que a ambição e ideais em "ser cada dia mais pessoa com qualidades" tenha o tamanho dos sonhos e imaginações das crianças.
Que a verdade permaneça sempre acima de seus princípios e sinta-se muito bem, como cidadão, pois tem a consciência ética de estar agindo com responsabilidade.
Que a esperança de "ser melhor" e de estar contribuindo para que o mundo e as pessoas também venham a "ser melhores" esteja presente em cada passo de sua caminhada pela vida.
Que a liberdade direcione seu comportamento, de modo que sua vida venha a ser espontânea, livre de condicionamentos negativos, de culpa ou inibição.
Que os medos aprendidos na infância, os modos inadequados do agir com insegurança, inibição, raiva ou dominação sejam vencidos pelos seus ideais e luta diária em "ser mais, uma pessoa melhor e natural, espontânea, feliz.
Que os momentos de dor e tristeza lhe tragam o suave perfume da experiência e do desenvolvimento pessoal.
Que lute com vontade e decisão para alcançar com êxito o horizonte de felicidade que tanto fica sonhando e olhando de longe.
Que as vitórias alcançadas diariamente valham a paz da sua luta.
Que a vida em todas as suas fases lhe recorde o som aconchegante e gostoso de uma cantiga de ninar positiva.
Que o amor lhe ensine a amar, encontrando a realização e felicidade.
Que possa abrir o seu coração para paz, para a bondade, para a "boa vontade" em suas ações  fazendo o bem a todos, o melhor possível.  
Que o novo ano seja mais um degrau em sua vida, a caminho do sucesso e de seu desenvolvimento como pessoa.
Que possa viver o Novo Ano como uma pessoa feliz, muito feliz, sabendo que o criador de tudo que existe no Universo está ao seu lado, para a sua felicidade. Como bem expressa a poesia a seguir, de autoria desconhecida:
Na noite de Natal eu tive um sonho. Sonhei que caminhava pela praia acompanhado do Senhor. E que na tela da noite estavam retratados, todos os dias de minha vida.
Olhei para trás e vi que a cada dia, em que passava o filme de minha vida, surgiam pegadas na areia, um par de minhas pegadas e um par das do Senhor.
Assim, continuamos andando até que todos os meus dias se acabaram.
Então, parei e olhei para trás. Reparei, então, que em certos lugares, havia apenas um par de pegadas. E esses lugares coincidiam justamente com os dias mais difíceis da minha vida. Os dias de maior angústia, de maior medo e de maior dor. 
Perguntei, então: - Senhor, tu disseste que estarias comigo todos os dias da minha vida, e eu aceitei viver contigo. Mas, por que tu me deixaste nos piores momentos da  minha vida?
E o Senhor respondeu: Meu filho, eu te amo, eu disse que estaria contigo por toda a tua caminhada e  que não te deixaria um minuto sequer, e não deixe. Os dias em que tu viste apenas um par de pegadas na areia, foram os dias em que eu te carreguei nos braços... 

* Artigos e livros do escritor e psicólogo Antonio de Andrade podem ser encontrados no site www.editora-opcao.com.br


A LENDA DO PAI NATAL



A lenda do bom velhinho foi inspirada em uma pessoa verdadeira: São Nicolau, que viveu há muitos séculos atrás. Embora tenha sido um dos santos mais populares do Cristianismo, atualmente poucas pessoas conhecem sua história. Ele viveu em Lycia, uma província da planície de Anatolia no sudoeste da costa da Ásia Menor onde hoje existe a Turquia. A História diz que ele nasceu no ano de 350 e viajou para o Egito e Palestina onde se tornou bispo.

Durante o período da perseguição aos Cristãos pelo Imperador Dioclécio, ele foi aprisionado e solto posteriormente pelo sucessor Constantino, o Grande. Em meados do século VI, o santuário onde foi sepultado, transformou-se em uma nascente de água. Em 1087 seus restos mortais foram transportados para a Cidade de Bari na Itália que se tornou um centro de peregrinação em sua homenagem. Milhares de igrejas na Europa receberam o seu nome e a ele foram creditados vários milagres. Uma das lendas conta que ele salvou três oficiais da morte aparecendo para eles em sonhos.

Sua reputação de generosidade e compaixão é melhor exemplificada na lenda que relata como São Nicolau salvou da vida de prostituição três filhas de um homem pobre. Em três ocasiões diferentes o bispo arremessou uma bolsa contendo ouro pela janela da casa da família abastecendo, desta forma, cada filha com um respeitável dote para que pudessem conseguir um bom casamento. São Nicolau foi escolhido como o santo patrono da Rússia e da Grécia. É também o patrono das crianças e dos marinheiros.

A transformação de São Nicolau em Papai Noel começou na Alemanha entre as igrejas protestantes e sua imagem passou definitivamente a ser associada 06 de dezembro (dia de São Nicolau). Como o Natal transformou-se na mais famosa e popular das festas, a lenda cresceu. Em 1822, Clement C. Moore escreveu o poema "A Visit from St. Nicholas", retratando Papai Noel passeando em um trenó puxado por oito pequenas renas, o mesmo modo de transporte utilizado na Escandinávia. O primeiro desenho retratando a figura de Papai Noel como conhecemos nos dias atuais foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário "Harper's Weekly" no ano de 1866.
Quem é o Papai Noel?
Papai Noel tem um número muito grande de nomes, mas todos se referem à pessoa de São Nicolau que nasceu há muitos séculos atrás, no ano de 350 d.C., na Ásia. Sua cidade, Patara, era um porto muito movimentado. São Nicolau viajou muito antes de se tornar um bispo da Igreja Catóica em Myra. Muitos milagres são atribuídos a ele, todos associados com a doação de presentes.
Qual a origem da aparência atual do Papai Noel?
Papai Noel foi descrito como um velhinho de barbas brancas e bochechas rosadas num trenó puxado por oito renas em 1822 por Clement Clark Moore em um poema hoje conhecido como "Twas the Night Before Christmas", ou, em português, "A Noite antes do Natal".
Qual é o nome da Mamãe Noel?
O nome completo da Mamãe Noel é Maria Noel. Sua mãe achava o nome da mãe de Jesus muito bonito e resolveu colocá-lo no nome de sua filha.
Onde vive o Papai Noel?
Ninguém sabe ao certo onde vive o Papai Noel. Diz a lenda que Noel vive em uma cidade da Noruega chamada Dröbak. Dias antes do Natal, é a pessoa mais ocupada do mundo administrando sua oficina e auxiliando seus ajudantes a empacotar os presentes.
Como o Papai Noel consegue dar presentes por todo o mundo?
Através de uma combinação de anos de prática e trabalho duro, um uso sensato do fuso horário e um pouco de mágica, o Papai Noel e suas renas sempre conseguem entregar todos os presentes.
Quantas renas existem no pólo norte?
Além das oito renas que puxam o trenó do Papai Noel, existem muitas outras. São tantas que Noel não consegue contar. Os nomes das renas do Papai Noel, em inglês, são: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitzen.
Como o Papai Noel sabe se eu fui malvado ou bonzinho?
Papai Noel tem uma lista (agora computadorizada, é claro) de todos os meninos e meninas do mundo, e ela ajuda os anões que são ajudantes de Noel a observarem o comportamento de cada uma durante o ano. Você provavelmente não percebeu a presença deles em sua casa, não é? Às vezes, se você olhar bem rápido você conseguirá ver um deles espiando pela janela ou na esquina.
Por que Papai Noel às vezes não traz aquilo que eu pedi?
Isto acontece por causa dos anões e de suas listas. Papai Noel sempre sabe que presente você gostaria de ganhar. Mas, algumas vezes Papai Noel também sabe o que seus pais ou parentes gostariam de te dar. Outra coisa, ele não gosta de trazer presentes que seus pais não te dariam como cavalos ou brinquedos perigosos.
Que tipo de doce Papai Noel gosta que deixe para ele?
Papai Noel adora biscoitos, mas ele fica muito feliz quando encontra alguma coisa diferente que você mesmo preparou. Ah, suas renas adoram cenoura e alface, também.
O que Papai e Mamãe Noel fazem durante a Primavera e o Verão?
Papai Noel fica completamente exausto quando o Natal termina. Pensa somente em ficar em sua cadeira de balanço preferida sem fazer nada, até pegar no sono. É que ele precisa ganhar forças para o próximo Natal. Papai Noel e sua esposa, Mamãe Noel costumam tirar férias após o feriado do Natal. Eles gostam de conhecer diferentes partes do mundo.
CURIOSIDADES
Em cada país o Papai Noel tem um nome. Nos Estados Unidos é chamado de Santa Claus, na Alemanha de Kriss Kringle, na França de Pere Noel, na Inglaterra de Fathers Christmas, na China de Dun Che Lao Ken e assim por diante. Seja qual for o lugar e o nome dado ao Papai Noel, suas características são sempre as mesmas: um bom velhinho gordo, de barba branca e roupas vermelhas que entra pela chaminé sempre quando estamos dormindo. A aparência que conhecemos do Papai Noel foi desenhada pelo cartunista Thomas Nast, na revista americana Harper’s Weeklys, em 1866.

O CONCÍLIO DE JERUSALÉM UMA DECISÃO DIFÍCIL






DE 950 ANOS PARA 120 ANOS






O ESPÍRITO ESTÁ GUIANDO








A CONVERSÃO DOS GENTIOS







NÚMEROS DE EMERGÊNCIA


FRENTE
 VERSO


OLÁ PREZADOS VISITANTES E SEGUIDORES DO BLOG, É COM MUITO GOSTO QUE PARTILHO CONVOSCO ESTA SERIE DE MARCA PÁGINAS BÍBLICOS. SÃO DE MINHA AUTORIA, EMBORA USE IMAGENS QUE ENCONTREI NO GOOGLE.

O FORMATO ESTÁ JÁ IDEALIZADO PARA SER IMPRESSO, PODENDO SER LEVADO NUMA PENDRIVE A UMA GRÁFICA OU SIMPLESMENTE EMPRIMIR EM CASA.

PARA FACILITAR E RETABELIZAR DINHEIRO E PAPEL TAMBÉM COLOCO O MARCA PÁGINAS EM SERIE DE 5 NUMA FOLHA A4-

DEPOIS É SÓ PARTILHAR COM AMIGOS, OU SERVIREM DE OFERTA ÀS VISTAS DA VOSSA IGREJA.

TENTAREI IR ACTUALIZANDO ESTE POST COLOCANDO NOVOS CARTÕES.

QUE ESTE MATERIAL SEJA UMA BENÇÃO PARA VOCÊS E PARA QUEM OS RECEBER,, E QUE O NOME DO NOSSO DEUS SEJA LOUVADO.



SE GOSTARAM DO MATERIAL DEIXEM UM COMENTÁRIO.





quinta-feira, 8 de novembro de 2018

PASTORES E OVELHAS










A BÍBLIA ESTÁ CHEIA DE ERROS



A BÍBLIA ESTÁ CHEIA DE ERROS...

A Bíblia está CHEIA de erros:
- O primeiro erro foi quando Eva duvidou da Palavra de
Deus;
- O segundo erro aconteceu quando seu esposo fez o
mesmo;
- E assim erros e mais erros ainda estão sendo
cometidos... porque as pessoas insistem em duvidar da
Palavra de Deus.

A Bíblia está CHEIA de contradições:
- Ela contradiz o orgulho e o preconceito;
- Ela contradiz a lascívia e a desobediência;
- Ela contradiz o seu pecado e o meu.

A Bíblia está CHEIA de falhas:
- Porque Ela é o relato de pessoas que falharam muitas
vezes ;
- Assim foi com a falha de Adão;
com a falha de Caim;
e a de Moisés;
bem como a falha de Davi e a de muitos outros que
também falharam.
- Mas Ela é também o relato do amor infalível de Deus.


Deus NÃO ESCREVEU a Bíblia:
- Para pessoas que querem jogar com as palavras;
- Para aqueles que gostam de examinar o que é bom mas
sem fazê-lo;
- Para o homem que não acredita porque não quer.

O homem moderno DESCARTOU os ensinamentos da Bíblia:
- Pelas mesmas razões que outros homens tem descartado
através da história
- Por grande ignorância a sua verdadeira mensagem e
conteúdo;
- Intransigente apatia em recusar considerar suas
declarações;
- Bem conhecidos pseudo-cientistas posando de críticos
honestos;
- Convicção secreta de que este Livro está certo e de
que os homens estão errados.

Somente uma pessoa PRECONCEITUOSA acreditaria que:
- Os ensinamentos biblícos são passados e irracionais,
sendo princípios arcaicos e sem propósito;
- A Bíblia está cheia de discrepâncias e afirmações
inaceitáveis;
- Ela só poderia ser trabalho irrelevante e não
inspirado de meros homens.

A Bíblia é, afinal, somente mais um LIVRO RELIGIOSO:
- Para milhares que não se arriscam serem honestos
consigo mesmos e com Deus;
- Para aqueles que tem medo de aceitar o desafio do
próprio Deus a um exame honesto;
- Para aqueles que não querem examiná-la a fundo
porque Ela diz verdadeiramente como os homens são.

E você não pode ENTENDER ou CONFIAR no que a Bíblia
diz:
- A menos que você esteja disposto a considerar as
evidências e encarar face a face o AUTOR!

OS TRÊS CONVIDADOS







Uma mulher saiu de sua casa e viu três homens, com longas barbas brancas, sentados em frente ao quintal dela. Ela não os reconheceu.
Ela disse:
- Acho que não os conheço, mas devem estar com fome. Por favor entrem e comam algo.
- O homem da casa está? perguntaram.
- Não, está fora, ela disse.
- Então não podemos entrar. responderam.
A noite quando o marido chegou, ela contou-lhe o que aconteceu.
- Vá diga que estou em casa e convide-os a entrar.
A mulher saiu e convidou-os a entrar.
- Não podemos entrar juntos. Responderam.
- Porque isto?, ela quis saber.
Um dos velhos explicou-lhe:
- Seu nome é Fartura. apontando um dos seus amigos e mostrando o outro, falou - Ele é o Sucesso e eu sou o Amor. E completou:
- Agora vá e discuta com o seu marido qual de nós você quer em sua casa.
A mulher entrou e falou ao marido o que foi dito. Ele ficou arrebatado e disse:
- Que bom! Neste caso. Vamos convidar Fartura. Deixe-os vir e encher nossa casa de Fartura.
A esposa discordou:
- Meu marido, por que não convidamos o Sucesso?
A cunhada deles ouvia do outro canto da casa. Ela apresentou sua sugestão:
- Não seria melhor convidar o Amor? Nossa casa então estará cheia de amor.
Atentamos pelo conselho da nossa cunhada - disse o marido para a esposa.
- Vá lá fora e chame o Amor para ser nosso convidado.
A mulher saiu e perguntou aos três homens:
- Qual de vocês é o Amor? Por favor entre e seja nosso convidado.
O amor levantou-se e seguiu em direção a casa.
Os outros dois levantaram-se e seguiram-no.
Surpresa a senhora perguntou-lhes:
- Apenas convidei o Amor, por que vocês entraram?
Os velhos homens responderam juntos:
- Se você convidasse o Fartura ou o Sucesso, os outros dois esperariam aqui fora, mas se você convidar o Amor, onde ele for iremos com ele. Onde há amor, há também Fartura e Sucesso!!! Nossos desejos para vocês são:
- Onde há dor, desejamos paz e perdão. Onde há dívidas próprias, desejamos confiança renovada em sua capacidade de lidar com elas. Onde há cansaço, ou exaustão, desejamos compreensão, paciência e força renovada.
Onde há medo, desejamos amor e coragem.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A PEDRA ANGULAR







1 Pedro 2:5
5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.

Neste texto o apóstolo Pedro identifica o crente como uma PEDRA VIVA fazendo parte da CASA ESPIRITUAL.

A imagem que inspira unidade e comunhão esta manhã tem a ver com a edificação de uma casa. 

Os crentes são identificados como PEDRAS que fazem parte desse edifício. 

No passado eram usadas pedras na construção de casas ou edifícios, eram sobrepostas tendo uma espécie de betume ou argamassa que as unia umas às outras. Muros eram erguidos, robustos e impermeáveis a fim de que protegesse aqueles que ali se abrigassem. 

Para que qualquer casa ou edifício fosse construído, havia sempre a necessidade de encontrar a PEDRA ANGULAR, a pedra angular era a pedra de esquina que servia para alinhar toda a construção. A escolha de uma boa pedra facilitaria a construção conforme a planta. Uma pedra fora de esquadria resultaria numa construção errada. 

Uma primeira grande Lição na construção desta CASA ESPIRITUAL, é que existe uma PEDRA, muito importante, a mais importante de todas, e essa PEDRA é JESUS. 

Ela está identificada quer pelo antigo testamento quer pelo novo testamento. 

Salmo 118:22-23 – “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos.” 
Isaías 28:16 
Isaías 28:16
16 Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; 

Pedro fez a aplicação direta quando repreendeu os líderes em Jerusalém: “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular” (Atos 4:11). 

Os construtores de Israel julgavam Jesus uma pedra inadequada para o tipo de construção que eles queriam. 

No entanto Deus o julgou perfeito para edificar a igreja conforme a planta divina.
“Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, ...
 (1 Pedro 2:4).

O próprio Jesus identifica-se como sendo esta pedra: Mateus 16:18
18 ... sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Se Jesus é a principal Pedra, nenhum de nós deve ocupar esse lugar, seríamos sempre pedras desajustadas e imperfeitas para servir de alinhamento à construção. 

Infelizmente muitos hoje constroem retirando Jesus dessa construção, fazem com fizeram os líderes religiosos no tempo de Jesus. 
MEDEM, ALINHAM, ORIENTAM, a sua casa com ideias próprias, com planos pessoais, com os seus próprios conceitos. Os resultados serão catastróficos, 

Para o crente, à segurança na construção, o resultado será o êxito eterno. 

Mas ainda há mais sobre esta construção, pois além de estarmos alinhados pela PEDRA ANGULAR  que é JESUS CRISTO, o apóstolo Paulo vai acrescentar algo importantíssimo a esta construção? 

Efésios 2:20
20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;

1 Coríntios 3:11
11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.

Jesus não só é a PEDRA ANGULAR, onde toda a casa está perfeitamente alinhada, como também é o FUNDAMENTO, ou seja a base onde a casa é construída.

Jesus certa vez contou uma parábola a propósito dos fundamentos de uma casa.
Ele disse: Mateus 7:24-27
Os dois fundamentos
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Jesus conta a história de dois homens, um prudente e outro insensato. Ambos edificaram suas casas, porém, cada um deles edificou de uma forma, em um fundamento diferente. Um deles construiu os alicerces de sua casa sobre uma rocha, enquanto o outro construiu na areia. 

Todos podem construir. A parábola deixa claro que todos têm possibilidades de construir coisas aqui nessa terra. Insensatos e prudentes fazem as suas construções. No entanto há diferenças entre umas construções e outras.

Por vezes olho à minha volta, e vejo pessoas que orientam bem a sua família, constroem uma bela casa, têm um belo carro, os filhos estão numa escola boa, orientam bem as suas contas, programam bem as diferentes épocas do ano, férias natal, pascoa. Etc. 

Será isto construir a sua casa sobre a rocha e não sobre a areia? 

Se fosse assim, muitos descrentes seriam um exemplo para os cristaos.

Por exemplo, Jesus teria de aprender muito com essas pessoas, pois Ele nem tinha onde reclinar a cabeça, não tinha um emprego estável, nem uma família orientada.  
Vivia de donativos, andava a pé, atrasava o pagamento dos impostos. Etc

O que é então construir a sua casa sobre a rocha ou sobre a areia? 

Jesus explica a diferença: 
Construir sobre a rocha é:
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica.

E construir na areia é: 
Mateus 7:26
26... aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica 

Ambos os construtores ouvem a palavra de Deus, a diferença está naquele que não só ouve, mas também pratica. 

Este tem sido a principal ferrugem que corrói o cristianismo. 

Gandhi certa vez disse: não sou cristão por causa dos cristãos.

Ilustracao - a mãe que pede a Gandhi para que o filho deixe de comer doces.

É bom vir à igreja, ler a Bíblia, fazer orações, mas satanas nunca se incomodara se não praticarmos aquilo que ouvimos e lemos.

Este tem sido o problema também neste lar, somos cristãos só de ouvido, mas depois não praticamos o que ouvimos. 

Quando alguém nos diz que é católico não praticante, o que é que vem ao nosso pensamento? É O CATÓLICO QUE NÃO VAI À IGREJA, E POUCO RELEVO DÁ ÀS COISAS ESPIRITUAIS.

O QUE É SER UM ADVENTISTA NÃO PRATICANTE? É só não vir à igreja? Claro que não, um Adventista não praticante é aquele que não coloca em prática as verdades que ouviu.

Hoje infelizmente temos a igreja cheia de ouvintes não praticantes, 

NA PARÁBOLA QUAL É O FACTOR QUE VAI DISTINGUIR AS DUAS CONSTRUÇÕES 

O maior teste à prática do cristianismo é sem duvida as provas.

Jesus disse:   
Mateus 7:25
25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, 

Pode ser uma doença, um problema familiar, alguma perseguição, necessidades económicas.

Neste mundo tereis aflições.

Como reagimos quando temos de passar pela fornalha ardente ou pela cova dos leões? 

O que aconteceu a todos os judeus que foram levados para babilonia? Só três é que ficaram de pé? E os outros? 

Que desculpas poderiam ter dado? 

Vou me ajoelhar e fingir que estou a apertar o sapato.

Bem o que será da minha família se eu morrer, eles precisam de mim.

Deus sabe que estar diante desta estátua não significa nada para mim.

E quanto a Daniel, andam aí uns a tentar tramar-me a vida, o melhor é fechar a janela do meu quarto e orar sem ser visto.

Vou parar uns dias de orar mas logo que as coisas normalizem, retomo as minhas orações.

São as provas que testam os nossos alicerces. 

O principal factor para não pormos a palavra de Deus em prática na nossa vida, é o facto de ser ainda o nosso eu a reinar, em vez de ser Jesus.

Nós dizemos: QUE O TEU REINO VENHA..., mas continuamos a ser nós os reis da nossa vida.

Gosto daquele texto que diz: 
Tiago 4:7
7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Esta palavra deve ser entendida na perspectiva de obedecer a Deus

1 Coríntios 3:10
... Porém cada um veja como edifica.

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmo 127:1). 

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...