LEVA-ME A ÀGUAS TRANQUILAS.
Salmos 23:2
2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
Na meditação anterior vimos que para a ovelha poder descansar e dormir tinha de haver quatro factores reunidos. Não podia ter MEDO, não podia estar sobre TENSÃO, não pode ser ATORMENTADA, nem estar com FOME.
Hoje vamos abordar a importância da água para uma ovelha.
A ovelha à semelhança do homem também é constituída por 70% de água, é escusado será dizer que este factor assim com a alimentação em geral tem de estar reunido para que ela possa se sentir descansada.
O pastor é o responsável para as encaminhar às águas limpas e salutares, no entanto se a escassez desagua pura faltar, as ovelhas beberão de águas estagnadas e poluídas o que lhes trarão parasitas e doenças.
O mecanismo de defesa da ovelha contra a desidratação é o mesmo que o do homem, ou seja uma enorme vontade de beber, aquilo que chamamos ter sede.
Olhando para o texto bíblico, vemos Jesus a falar de água e de sede:
João 7:37
Jesus, a fonte da água viva
37 ...Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
David sabia como ovelha, que era no bom pastor que ele saciaria todas as suas vontades.
Existem pelo menos três fontes de água pelas quais as ovelhas podem saciar-se quando estão fora do aprisco. O ORVALHO, A CHUVA E OS RIBEIROS.
As águas do orvalho da manhã, quando bem aproveitadas pelo pastor permitem a ovelha aguentar um mês sem beber água, normalmente um pastor comprometido sabe que a erva da manhã cheia de orvalho trará ao seu rebanho uma satisfação ímpar.
No que diz respeito à nossa vida espiritual poderemos usufruir dessa mesma satisfação se a cada manhã tirarmos um tempinho para bebermos da água que Jesus nos quer dar.
Aqueles que experimentarem esta sensação de comunhão com Deus a cada manhã terão mais êxito no resto do seu dia, andarão mais calmos, mais confiantes, mais seguros e satisfeitos.
Por outro lado os crentes que não o fazem, procurarão o dia inteiro algo que os preencha e sacie e não encontrarão. Provavelmente muitos homens e mulheres procurarão no saber, na ciência, na cultura, na sua profissão, no seu entretenimento, etc. mas isto não as saciará.
Jesus diz:
João 4:14
14 aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Existe algo dentro do ser humano que só pode ser satisfeito com e por aquele que o criou.
Deus como criador fez as coisas desta maneira, ele criou este padrão em todo o ser humano, Deus decidiu que assim fosse.
Eclesiastes 3:1
Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade; contudo, o ser humano não consegue perceber completamente o que Deus realizou.
Infelizmente o homem procura a satisfação em muitas outras coisas, e se continuarmos a lista, podemos tentar nos relacionamentos, na vida social, no desporto, em viagens, causas, passa-tempos etc. no fim quando volto para minha casa, quanto tudo acaba, quando me encontro sozinho continuo insaciado e insatisfeito.
Deus através do profeta Jeremias diz o seguinte.
Jeremias 2:13
13 Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Longe da água viva, todas as outras cisternas serão insuficientes para nós tornarem felizes.
Hoje muitos jovens procuram nas drogas, no álcool e até no sexo uma forma de acalmar está sede, constantando-se a seguir um resultado mais desastroso.
Querido amigo este mundo não será nem terá o suficiente para nós satisfazer.
O único que pode verdadeiramente nos satisfazer nos convida hoje a aceitá-lo e a experimentar as fontes de águas tranquilas que Ele nos preparou
Sem comentários:
Enviar um comentário