Youtube

terça-feira, 22 de março de 2016

CARTA À IGREJA DE TIATIRA

Í

IGREJA DE TIATIRA

Apocalipse 2:18 - 3:6
Carta à igreja em Tiatira
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.
24 Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,
27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Tiatira fica hoje no país que conhecemos como Turquia, era uma grande centro de comércio. Conhecida pelos tecelões e tintureiros de lã.

O apóstolo Paulo vai conhecer uma mulher chamada Lídia que era precisamente de Tiatira. 
Atos 16:13-14
13 No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.
14 Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.

Quando João descreve está igreja ele vai dizer: 
Apocalipse 2:19
19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

Nesta mensagem Jesus começa por realçar as obras destes cristãos, Jesus estava ciente das suas lutas, mas também sabia que se eles quisessem triunfar teriam de lutar pela verdade. 

Esta comunidade cristã, em algum ponto da sua história parou de crescer, o que terá acontecido? Vamos ver o que Jesus vai dizer: 
Apocalipse 2:20
20 Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição..

Jesus está a usa uma linguagem simbólica, Ele vai mostrar um problema que esta igreja está a viver, de certa forma um mal, uma doença que contagiou estes cristãos.

Aqui é apresentado o nome de Jezabel, uma rainha má que levou o povo de Deus à idolatria, assim como à prostituição sexual em cultos pagãos. 

A mensagem então era simples, Jesus estava a dizer a estes crentes que alguma coisa se estava a passar, que impedia esta comunidade de progredir espiritualmente alguma coisa que tinha a ver com o desvio da verdade, da adoração e devoção genuína e saudável. 

Todas as comunidades cristãos têm os seus problemas, mas o que estava a acontecer com este grupo, era que se tinham recusado em seguir a verdade divina, não estavam a dar lugar ao arrependimento.  

Jesus confrontou estes crentes, sobretudo os seus líderes, líderes que não ouviam as advertências e o retorno à verdade original, à verdade bíblica.

O problema desta comunidade cristã era o adultério espiritual. 

Num relacionamento matrimonial o adultério é uma infidelidade contra o outro cônjuge.

Esta igreja de Tiatira representa uma época na história da igreja cristã caracterizada pelo adultério espiritual, onde esta deixa o seu noivo, Jesus Cristo e a sua verdade para se prostituir com adoração e doutrinas erradas. 

"O cristianismo se tornou uma religião estabelecida do império romano é tomou o lugar do paganismo. O cristianismo como existiu na idade média poderia ser chamado de paganismo batizado. " historia da igreja século 2  pág.2

Nesta época Deus teve sempre um grupo fiel de crentes, mas comparado com o estado geral e degradante da igreja, não seria fácil se manter fiel.

Como ser fiel num mundo acomodado, num mundo tolerante com a mentira é o erro? Como sobreviver numa igreja em que ninguém valoriza mais os princípios verdadeiros e que toleram todo o tipo de ideias erradas?

Vejam o que Jesus vai ainda dizer: 
Apocalipse 2:22-23
22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.

Jesus utiliza imagem de Jezabel como símbolo do que estava a acontecer com a sua igreja.

A doença que atormentava esta igreja não era uma simples constipação, ou uma gripe que passaria passados alguns dias. Mas tratava-se de um cancro que terminaria em morte.

Jesus mostra que está doença era perigosa, diz o texto que " PROSTA DE CAMA" não podemos aceita-la, não podemos continuar a conviver com ela.

Jesus continua.
Apocalipse 2:25-26
25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha.
26 Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

O desafio é conservar a fé que nós temos, é guardar uma fé saudável que se traduza em frutos, para a causa de Cristo.

Como fazer isto quando à nossa volta tudo está doente? 
Não existe uma fórmula mágica, mas podemos discernir um princípio logo no início desta carta.
Apocalipse 2:18
18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:

É interessante como Jesus é descrito em cada uma das sete cartas. A descrição está sempre relacionada com a mensagem que Jesus queria transmitir e a lição a ser aprendida.

Jesus se descreve como aquele que "TEM OLHOS COMO CHAMA DE FOGO"
o que é que isto sugere? 

Sugere um olhar penetra profundamente um olhar que ultrapassa a máscara, um olhar que penetra o coração. 

Jesus mostra a esta comunidade cristã que eles deviam olhar para si, para a sua condição, não deviam se conformar com o seu estado, não deviam estar seguros quando às suas práticas e formas religiosas. Isso não devia entorpecer a sua visão espiritual corrompida. 

Jesus também fala "OS PÉS COMO BRONZE POLIDO" o que é que isto sugere? 
Cristo é aquele que dá passos firmes, onde Ele pisa a terra extremasse. 

Queridos amigos, muitas vezes precisamos dar passos firmes, avançar, sem temer as consequências das nossas decisões. Muitas vezes temos de deixar para trás as mentiras toleradas e seguir firme a verdade de Jesus.



O JUÍZO FINAL


O JUÍZO FINAL 

A Bíblia diz-nós que vai haver um julgamento divino, o qual todos os habitantes desta terra serão julgados.
2 Coríntios 5:10
10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

No entanto este julgamento será dividido por fases, ou seja, os seres humanos passarão em escrutínio perante o senhor em alturas diferentes. 

Podemos então perceber que este juízo sobre os seres humanos está dividido em três fases. 

1ª FASE - JUIZO INVESTIGATIVO OU PRÉ-ADVENTO.

Apocalipse 14:6-7 diz: Chegou a hora do juízo. 
Apocalipse 14:6-7
6 Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo,
7 dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Este acontecimento teve lugar depois da profecia das 2300 tardes e manhãs ter sido cumprida, que aconteceu em 1844, com a descoberta e estudo do livro de Daniel. 

A igreja Adventista não só compreendeu que o juízo já tinha começado nesta altura, como proclama uma mensagem de advertência a todos os homens que abandonem a falsa adoração preconizada por Babilonia a igreja falsa, assim como a se manterem fiéis, não recebendo a marcada besta, mas guardando os mandamentos de Deus. 

Nesta fase do julgamento os intervenientes são todos aqueles que têm o seu nome inscrito no "LIVRO DA VIDA" ou seja todos aqueles que se dizem crentes e que aceitaram Deus na sua vida.

Em I Pedro 4:16-17, a Bíblia diz que o juízo começa pela casa de Deus. 
1 Pedro 4:16-17
16 mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.
17 Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Esta primeira fase do julgamento é restrita somente aos crentes, ou seja a todos nós que aceitámos Jesus como nosso salvador. 

É necessário definir se somos joio ou trigo, se fomos servos fiéis ou infiéis, justos ou injustos.

É então nesta fase que Jesus se assenta no tribunal e os livros se abrem.
Daniel 7:10
...assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.

O Juízo é baseado no que está escrito nos livros. 
Há vários livros: O livro da vida, o livro memorial e também o livro dos pecados. 

Quando alguém tem pecados para os quais não houve arrependimento e confissão, o nome do culpado é omitido do livro da vida. 

O Juízo é executado com precisão: "Assim como os traços fisionômicos são reproduzidos com precisão infalível sobre a polida chapa fotográfica, assim o caráter é fielmente delineado nos livros dos céus". G.C. 490. 

O Juízo investigativo termina pouco antes de Jesus voltar à terra, em Sua segunda Vinda. Quando isto acontecer todos os casos estarão decididos. 

A Bíblia descreve este acontecimento da seguinte forma:
Mateus 25:31-34
31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.


2ª FASE - JUDICATIVA OU DETERMINATIVA.

Esta fase caracteriza-se pelo julgamento dos ímpios. 
Em Apocalipse 20:1-4 
Apocalipse 20:1-5
1 Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente.
2 Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;
3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo.
4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as vidas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.

Depois de Jesus ter vindo a esta terra, e ter levado consigo os fiéis, Jesus com eles irão fazer do céu morada por cerca de mil anos. 

Neste período a Bíblia diz como acabamos de ler que o Diabo será preso durante mil anos, nesta altura os ímpios estarão mortos, e a terra desolada. Enquanto isso os justos estão no céu onde participarão no julgamento dos ímpios.  
"4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar."

O apóstolo Paulo reforça esta ideia:
1 Coríntios 6:2-3
2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?
3 Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

Este julgamento será de certa forma uma explicação das razões pelas quais os ímpios não se encontram no céu.

Exemplo: 
Imaginemos que estando eu no céu gostava de saber por razão o meu parente que até era um bom crente, não está no céu? Então ser-me-á explicado as razões pelas quais essa pessoa não foi digna de ser salva. 

Esses mil anos servirão para que todos os justos sejam esclarecidos e cheguem á conclusão que Deus é justo no seu julgamento e que satanás e os ímpios serão justamente sentenciados. 

Depois dos mil anos os ímpios mortos vão ressuscitar e satanás vai ser solto, para receberem a condenação 

3ª FASE - EXECUTIVA OU CONCLUSIVA. 

Apocalipse 20:7-9
7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão...
11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros..

O livro de Mateus descreve o que acontecerá com os ímpios que estão a ser julgados nesta fase:
Mateus 7:22-23
22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

O profeta Malaquias junta também a este quadro mais alguma informação.
Malaquias 4:1-3
1 Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.
3 Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos.

Apocalipse revela-nos o que vai acontecer: 
Apocalipse 20:9
9 Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.

Finalmente satanás os ímpios e o mal serão banidos desta terra. Serão destruídos com fogo, o mesmo que servirá para restaurar a terra e Deus recriar novos céus e nova terra. 

Apocalipse 21:5-8
5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Perante todo este quadro em que a Bíblia nos apresenta como devendo-nos sentir? Com medo? com receio? 

Onde você pretende estar? 
Talvez até podemos pensar que estamos perdidos, mas a mensagem do juízo não é para eu ter medo mas sim esperança.

Queridos amigos, todos nós estávamos sentenciados à morte eterna, esse era o nosso destino, no entanto Jesus veio propor-nós um outro desfecho, já não estamos condenados, mas podemos ser salvos.

A Bíblia diz:
"Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9 
Em João 3:18 Jesus disse: "O que crê em mim não é julgado". 
"Filhinhos, estas coisas vos escrevi para que não pequeis, todavia se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo" I João 2:1. 

EGW diz o seguinte:
"O grande conflito terminou, pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado... desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor". G.C.684. 

Romanos 8:31
Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?


VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...