Youtube

domingo, 21 de fevereiro de 2016

DEUS PROÍBE O CONTACTO COM OS MORTOS Deuteronômio 18:9-14


PORQUÊ QUE DEUS PROIBIU O SEU POVO DE CONSULTAR OS MORTOS?
- Por várias ocasiões Deus vai alertar o seu povo para uma situação que não deveria existir entre o seu povo: 
Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus."   Levítico 19:31  
"6 Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.
27 O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles."  Levítico 20:6 e 27
- Não podemos também esquecer o texto de Deuteronômio 18:9-14, onde uma vez mais Deus vai proibir esse contacto sobrenatural.

- Para compreendermos melhor o porquê desta proibição devemos seguir algumas informações adicionais que a Bíblia nos dá.

- Em primeiro lugar, devemos nos perguntar e de que forma viemos há existência?
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gênesis 2:7).
- Deus foi o autor da nossa existência, e usou o pó da terra para nós formar, e soprou o fôlego da vida, e o homem se tornou uma alma vivente ou um ser vivo.
- A Bíblia aqui não faz diferença entre homens e animais. Vejam o que ela nos diz: Eclesiastes 3:19-20
19 Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais...
- O que acontece quando uma pessoa ou um animal morre?
“o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7).
Eclesiastes 3:20
20 Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão.
É importante relembrar que animais ou pessoas, bons ou maus quando morrem o seu espírito volta para Deus.
- A pergunta que pode logo vir à nossa mente é: "O QUE É O ESPÍRITO"
“…o corpo sem o espírito [sopro da vida] está morto” (Tiago 2:26). “o sopro de Deus no meu nariz” (Jó 27:3).
- O espírito que retorna a Deus na morte é o sopro da vida. Em nenhuma parte das Escrituras se atribui ao “espírito” vida, sabedoria ou sentimento depois que uma pessoa morre. O espírito é o “fôlego, o sopro de vida” e nada mais.
- Existe então muita confusão pois muitas pessoas confundem "ESPÍRITO" com "ALMA" e pensam que esse fôlego é uma alma ou entidade que sai do ser humano é que soube para Deus. Vamos ver novamente um texto que já vimos:
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gênesis 2:7).
- A alma é um ser vivo. A alma é sempre uma combinação de duas coisas: o corpo, mais a respiração. Uma alma não pode existir a menos que o corpo e a respiração se combinem. A Palavra de Deus ensina que somos almas.
- Gostaria de dar dois exemplos que demonstram que quando a Bíblia fala de "ALMA" ela está a falar de seres vivos, seja, homens ou animais.
Deuteronômio 10:22
22 Com setenta almas, teus pais desceram ao Egito; e, agora, o SENHOR, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão"
Gênesis 1:20
20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de almas; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
- A Bíblia utiliza a palavra "NEPHESH" quando fala de seres vivos, depois existe da parte do tradutor a escolha se quer por alma ou simplesmente ser vivente. 
- A Bíblia mostra ainda que a "ALMA" ou "NEPHESH" é mortal.
“A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:20. “morreu no mar toda a alma vivente” (Apocalipse 16:3).
- Ou seja que os seres vivos estão sujeitos à morte e não à imortalidade (pelo menos por enquanto)
- Estando as "ALMAS" quer dos animais quer do homem sujeitos à morte, e que o espírito é o sopro de vida, onde se encontram as pessoas que morrem? Existe a crença que as pessoas vão para o céu ou para o inferno,, ou eventualmente reencarnam seguindo um ciclo ou ainda que estejam num lugar que não se consegue bem explicar "limbo". O que a Bíblia nos diz sobre isso:
"Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio;"   Salmos 115:17  
- É estranho a Bíblia dizer que os mortos não louvam ao senhor, acreditando nós que as pessoas boas estarão no céu!
"Pois não pode louvar-te o Seol, nem a morte cantar-te os louvores; os que descem para a cova não podem esperar na tua verdade."   Isaías 38:18  
"Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento". Eclesiastes 9:5
"Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." Eclesiastes 9:6
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."  Eclesiastes 9:10  
-------------
- Fazendo um resumo percebemos que o homem é pó e volta ao pó, que enquanto viver é chamado de alma vivente, depois de morrer não tem mais parte do que se faz nesta terra, pois na sepultura para onde vai não há projectos, pensamentos, obras, pois tudo terminou. Vimos também que os mortos não louvam ao Senhor.
“assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono” (Jó 14:12)”. “Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba; são humilhados; sem que ele o perceba” (Jó 14:21). 
- Mais uma vez a palavra de Deus mostra que depois da pessoa morrer já não existe consciência do que se passa no mundo dos vivos. Diz que elas estarão no sono da morte até que não haja mais céus.
- ENTÃO COM QUEM FALAM AS PESSOAS QUANDO VÃO ÀS SESSÕES MEDIÚNICAS?
- Vejam o que a Bíblia nos fala sobre como tudo começou.
"7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, Ap. 12:7
9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Ap.12:9
- Houve uma batalha no céu entre satanás e seus anjos e Jesus e os seus anjos e diz que satanás e os seus anjos foram expulsos do céu e vieram para a terra.

12 Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta. Ap 12:12
- As notícias não são boas para os habitantes desta terra, temos de estar precavidos. 
"pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes."   Efésios 6:12
8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 1 Pedro 5:8
- A Bíblia fala que nesta luta temos proteção, Deus envia os seus anjos para nós protegerem.

"Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?"  Hebreus 1:14   
- Se por um lado temos os anjos de Deus que nos protegem, por outro temos os anjos de satanás que irão tentar tudo para nos fazer mal e nos enganar.
- Vejam o que satanás consegue fazer?
"E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz." II Coríntios 11:14  
- Então satanás engana fazendo-se passar por outras pessoas, assim acontece com os seus anjos. 
- No Jardim do Edem Deus dissera ao homem que se ele comece do fruto "Certamente morreria" mas Satanás conhecido como o pai da mentira e que mente deste o princípio (Jo 8:44) vai dizer à Eva que "certamente não morreriam" 
- Está mentira ainda consegue convencer milhares de seres humanos, por isso hoje muitos ainda são enganados. 
- Muitos pensam que podem falar com os mortos, mas o que estão eles a fazer é a comunicar directamente com o senhor das trevas. 
- Vimos à pouco e a Bíblia é clara sobre isto, estaremos nos sepulcros até que os céus passem. Ora este acontecimento só terá lugar num futuro próximo. Quando Jesus voltar para nós vir buscar. Primeiramente ressuscitar os que morreram nele, e depois fazer novos céus e nova terra. 
Apocalipse 21:1-8
1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram...5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. 6 Disse-me ainda: Tudo está feito...7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. 8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Deuteronômio 18:9-14
Contra os adivinhos e os feiticeiros
9 Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. 10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. 13 Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus. 14 Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.

- Nas sociedades antigas a prática da feitiçaria era comum, a consulta dos mortos etc. 

- Houve sempre da parte do ser humano o desejo de saber o desconhecido.

- O erudito em Antigo Testamento Eugene H. Merrill dá uma definição geral da 
adivinhação: "A frase 'praticantes de adivinhação' refere-se geralmente a todo o conjunto de meios de se obter conhecimento dos deuses, independente de qualquer técnica em particular." [2].
Aqui está outra definição: "A prática de tomar decisões ou predizer o futuro por meio da leitura dos sinais e dos presságios." [3].
Existem categorias de adivinhação que foram muito comuns no mundo antigo. A prática da astrologia surgiu porque os planetas eram anomalias no sentido que seguiam um curso diferente do movimento das estrelas. As pessoas costumavam examinar o fígado ou as entranhas dos animais para obter informações dos deuses. Isso é mencionado na Bíblia. "Porque o rei de Babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para fazer adivinhações; aguçará as suas flechas, consultará as imagens, atentará para o fígado." [Ezequiel 21:21]
- Hoje a prática de consultar algum espírita, ou médium tem o mesmo objectivo, tentar conhecer o desconhecido. 
A ilustração do menino tailandês que era batido pelo eventual irmão gêmeo falecido.
- A Bíblia proíbe a adivinhação porque ela envolve o desejo ardente de obter conhecimento secreto que Deus preferiu não revelar. "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."[Deuteronômio 29:29] Esse desejo de obter conhecimento proibido tem suas raízes no primeiro pecado do homem. 
"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." [Gênesis 3:4-5] Satanás tentou Eva com um desejo de conhecer aquilo que Deus preferiu não revelar e assim transgrediu a fronteira entre o Criador e a criatura. Eva e depois Adão sucumbiram a essa tentação (Gênesis 3:6) A adivinhação é uma tentativa de obter conhecimento proibido.
Aqueles que estão envolvidos na feitiçaria não entrarão no reino de Deus. A Bíblia diz em Gálatas 5:19-21 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 
Só Deus é que sabe o futuro e não os feiticeiros. A Bíblia diz em Isaías:
"Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos! Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.” (Isaías 8:19-20)NTLH
Deuteronômio 18:18
18 Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.




sábado, 20 de fevereiro de 2016

FOI DEUS QUE MATOU SAÚL? 1 CRÓNICAS 10:13-14


Quem matou Saúl ?

1 Crônicas 10:13-14
13 Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante
14 e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.

No entanto num outro texto lemos o seguinte: 

1 Samuel 31:3-6
3 Agravou-se a peleja contra Saul; os flecheiros o avistaram, e ele muito os temeu.
4 Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela.
5 Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele.
6 Morreu, pois, Saul, e seus três filhos, e o seu escudeiro, e também todos os seus homens foram mortos naquele dia com ele.

Porquê que a Bíblia afirma ter sido Deus o autor da morte de Saúl, se na realidade foi ele que se  
No pensamento hebraico Deus era o responsável supremo quer pelo bem quer pelo mal.

Temos um exemplo no livro de Job, 
Jó 2:10
10 ...temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?   

Para Jó e para qualquer Judeu o bem e o mal vinham de Deus.

O que na realidade não é verdade? Pois o mal que Job estava a sofrer tinha sido o Diabo a lhe trazer. 

Mas para complicar esta reflexão vou mostrar outro texto que pode ser mal interpretado.

Isaías 45:7
7 Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Aqui é o próprio Deus a dizer que cria o mal. Como entender este texto.

Penso que a resposta vem no próprio texto.

Quando Deus diz que forma a luz e cria as trevas mostra com isto que sendo ele luz, ele dissipa as trevas, no entanto quando ele, a luz não se encontra, reina então as trevas, por isso ser Ele o responsável pelas trevas.

O mesmo se pode dizer em relação ao mal. Isto porque Deus é amor, onde ele Está reina a paz, mas quando Deus e o seu amor não existem, cria-se a morte.

A Bíblia é clara quando fala de Deus, ela diz: 
1 João 4:8
8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.

Ezequiel 18:23
23 Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? -- diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?

O pecado veio sabotar o plano original de Deus, hoje o ser humano pergunta onde está Deus quando pessoas inocentes sofrem e morrem. 

Eu poderia dizer que Deus está no mesmo lugar que esteve quando Cristo morreu na cruz.

Infelizmente o ser humano tem rejeitado Deus, tirou-o dos lares, das escolas, das instituições, do estado, e admira-se de não o conseguir ver nestas calamidades. 

Em tudo há um proposito, mesmo na injustiça provocada pelo mal.

Conheci ha pouco tempo uma avó que veio à igreja pela primeira vez, aquilo que a fez vir, foi o ter perdido uma netinha de 3 anos num acidente de automóvel. 
Até aquele momento o seu relacionamento com Deus era fraco e distante, mas depois do falecimento da neta encontrou na Bíblia o seu amparo e conforto. 

É verdade que o sofrimento também pode ter a reação oposta, no entanto o mais importante perante o infortúnio, não é saber onde estava Deus, mas qual a minha resposta a tal adversidade. 

A minha escolha acertada dar-me-á um real sentido ao acontecido, libertando-me da dor, e vivendo a esperança da salvação em Jesus



POBRES ESCRAVOS E CEGOS Lucas 4:16-21


Lucas 4:16-21
16 Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17 Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.
20 Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.
21 Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.

Depois do deserto e do casamento, a fama de Jesus começou a espalhar-se, ele falava como ninguém falava, e ainda por cima começava a realizar milagres em favor dos mais necessitados.

Quando ia as sinagogas todos gostavam de o ouvir, e desta vez decidiu ir a sinagoga da aldeia onde tinha nascido.

Nazaré não teria mais de 600 habitantes, as pessoas conheciam-se todas, e Jesus não era ali estranho mas praticamente filho da terra.

Diz o texto que ele entrou na sinagoga num dia de sábado conforme o seu costume. Quer isto dizer que Jesus ia à igreja regularmente. 

Não sei se é vosso costume ir à igreja, no entanto, Jesus tinha este bom hábito.

Diz que pegou no livro de Isaías e leu um trecho que falava dele próprio.

Isaías tinha sido um profeta de Deus que tinha existido 800 anos antes do nascimento de Jesud, e foi um dos profetas que mais falou do messias. 

Jesus pegou no livro Isaías e leu precisamente uma profecia que falava da sua missão"

Lucas 4:18
18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

As boas novas são pregadas aos pobres, a liberdade proclamada aos cativos, e a cura anunciada aos cegos. Para ser salvo você deve se reconhecer pobre, preso e cego.

O QUE É SER POBRE?
Não tem a ver com o dinheiro mas com condição espiritual.

Jesus um dia disse, 
Mateus 9:13
13 ... pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].

Aqueles que se julgam espiritualmente ricos, não precisam de salvador, acham que são justos e que fazem tudo bem, por isso fazem a caminhada sozinhos sem se entregar verdadeiramente a Jesus.

O rico normalmente não necessita de nada, mas o pobre depende de alguém"

Assim acontece na vida espiritual. Ser pobre é reconhecer a minha condição de dependência e aceitar o evangelho de Jesus. 

O QUE É SER LIVRE DO CATIVEIRO?

Hebreus 2:14-15
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.

Antes de Jesus ter vindo a este mundo todos nós estávamos condenados à escravidão da morte, no entanto Cristo venceu a morte, e com isso deu-nos a vida. Não precisamos de temer o nosso destino, pois podemos escolher a vida.

Um viciado não pode escolher, pois está limitado, mas Jesus veio libertar-nós e dar-nos novamente a possibilidade de escolher.

O QUE É SER CEGO?

1 Pedro 2:9
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Jesus veio mostrar que existe outra realidade, veio abrir o nosso entendimento. 

Estamos numa luta entre o bem e o mal, e podemos ver o que antes o pecado não nos deixava ver.


ISRAEL E O MAR VERMELHO ÊXODO 14:8-15


O ACASO OU UM PROPÓSITO 

ILUSTRACAO

Pode Ser Sorte ou Pode Ser Azar

Era uma vez na antiga China um velho sábio que vivia nas montanhas e possuía muitos cavalos.

Certo dia, ao retornar para casa após um longo dia de trabalho, descobriu que sua égua havia fugido. Sua família e seus vizinhos ajudaram-no a procurá-la, mas, por fim, desistiram. Eles ficaram tristes pela infelicidade do ancião e disseram:

“Grande azar, nós sentimos muito que tenha acontecido isso ao senhor.”

Mas, para surpresa de todos, o velho respondeu:

“A perda de minha égua não é necessariamente algo ruim. Se é sorte ou azar, somente o tempo dirá.”

No dia seguinte, logo pela manhã, o ancião vislumbrou no horizonte dois cavalos que vinham em direção a sua casa. Ele reconheceu sua égua que vinha acompanhada de um garanhão de porte majestoso.

Após prender os cavalos, o ancião foi até a aldeia se informar se alguém havia comunicado a perda de um cavalo. Como ninguém sabia de quem poderia ser esse cavalo, aconselharam-no a ficar com ele até que o dono aparecesse. Seus familiares e vizinhos ficaram tão contentes com a sorte do velho que fizeram uma grande festa para comemorar o retorno da égua e a aquisição do garanhão. Ao pedirem ao ancião para que fizesse um discurso, ele levantou-se e disse calmamente:

“A aquisição desse garanhão não é necessariamente algo bom. Somente o tempo dirá se isso foi bom ou não.”

Uma semana depois, o filho do velho resolveu montar o garanhão, mas como não tinha habilidade o suficiente para montar um cavalo como aquele acabou caindo e quebrando a perna. A família do velho e seus vizinhos reuniram-se ao redor do rapaz e comentaram:

“Isto é terrível! Esse garanhão tem trazido muito azar à família!”.

O velho, debruçado sobre o filho, somente disse:

“Este acidente não é necessariamente algo ruim. Somente o tempo dirá se foi bom ou ruim.”

Algum tempo depois, o reino foi envolvido em uma cruel e injusta guerra com o reino vizinho e todos os jovens do reino foram convocados para a guerra. Os vizinhos do velho lamentaram que todos os seus filhos tivessem de lutar na guerra. Era impossível escapar do recrutamento, pois o alistamento era feito de cidade em cidade, de casa em casa, a procura de jovens na idade de alistamento. Finalmente, eles chegaram a casa do velho. Porém, quando viram o rapaz machucado, disseram:

“Este jovem poderia ser um soldado se não tivesse quebrado a perna. Nós não podemos levá-lo conosco.”

E assim, o rapaz foi dispensado de lutar na guerra.

Os vizinhos, observando a cena, compreenderam o quanto o ancião era sábio e aprenderam com ele uma grande lição.

O ancião ensinou a eles que os acontecimentos que aparentemente são ruins podem no futuro se revelar muito bons e vice-versa. A sorte ou o azar depende da postura de cada pessoa e da lição que ela tira de tudo que lhe acontecer.

Queridos irmãos, tudo na nossa vida tem um propósito, nada que nos acontece, de bom ou de mau é por acaso, e isso já dizia o apóstolo Paulo quando diz: 
"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus" isto quer dizer as coisas boas e as coisas más.

Não sei quais as dificuldades que hoje vocês possam estar a viver, no entanto gostaria esta manhã de meditar convosco num texto que nos lembra que Deus está ao controle da nossa vida.

E que nem tudo o que nos acontece de menos bom, é para nosso mal.

Êxodo 14:8-15
Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram afoitamente. 9 Perseguiram- nos os egípcios, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavalarianos, e o seu exército e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi- Hairote, defronte de Baal- Zefom. 10 E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. 11 Disseram a Moisés:Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo- nos sair do Egito? 12 Não é isso o que te dissemos no Egito:deixa- nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. 13 Moisés, porém, respondeu ao povo:Não temais; aquietai- vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
A passagem pelo meio do mar
15 Disse o SENHOR a Moisés:Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

- Israel estava num beco, e Deus era o responsável, Deus é que os tinha trazido para aquela situação. 

Já alguma vez vocês oraram e pediram a ajuda de Deus e sentiram que Deus vos estava a encaminhar pelo caminho certo e depois deparam-se com o grande obstáculo? 

Foi isto que o povo de Israel sentiu, parecia que Deus estava ao controle e derrepente tudo se desmorona. 

Por vezes perguntamos se realmente ouvimos bem, se não fomos nós que nos precipitámos, agora não sabemos a saída.

- O exército estava atrás, (v:9-10). Haviam duas montanhas uma de cada lado, e finalmente havia o mar vermelho, não havia saída, iam todos morrer.

O apóstolo Paulo tem uma frase que eu gosto muito, diz assim: 
1 Coríntios 10:13
13 Não vos sobreveio prova que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais testados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a prova, vos dará livramento, de sorte que a possais suportar.

O povo de Deus estava agora a viver a sua primeira prova depois de sair do Egipto, vamos ver com Deus a vai resolver.

- Vamos ver cinco atitudes que devemos ter perante os impossíveis. 
------------
1ª Ordem- NÃO TEMAS (v 13) 
- O temor bloqueia a mente.
ILUSTRACAO - do acidente que tive e o bloqueio de mente que tive, pois não sabia se tinha o seguro em dia. 

- um dia os discípulos estavam no mar e viram um vulto, estiveram medo e pensaram ser um fantasma.
- Por vezes temos medo desumano doença, e o medo não nos deixa ver Deus.
- Outras vezes temos medo do futuro, e isso bloqueia as nossas decisões. 

- Salmos 23:4
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
- Romanos 8:31
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
- Salmos 27:1-3
Salmo de Davi
1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? 2 Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. 3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.

2ª Ordem - AQUIETAI-VOS. (V 13)
-Os israelitas ficaram inrequietos, talvez alguns até se puseram a correr, outros a se esconder, talvez outros a por as mãos á cabeça.
- Não resolver os problemas à nossa maneira.
- Orar a Deus.
Sl 40.1 – Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
- O problema já não é só nosso, também é de Deus.
-Sl 27.14 – Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

3ª ORDEM - VEDE (V13)
- O povo estava rodeado de montanhas pelo mar e pelos egípcios.
- Olharam para o norte, Sul este e oeste, só faltou olhar para cima

Jesus um dia disse algo aos seus discípulos quando estivessem a passar problemas.
Lucas 21:28
28 Ora, ao começarem estas coisas a suceder, olhai para cima e levantai as vossas cabeças; porque a vossa redenção se aproxima.

- Olhar par a Cruz, para o túmulo, para as promessas, não para os problemas. 

4ª ORDEM- CALAI-VOS (V 14)
- O povo começou logo a reclamar.
-O povo começou logo acreclamar, se pudermos vamos logo culpar outro.
Eu sabia, não devíamos ter feito estacescolha, etc
- Provérbios 10:14
Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do néscio é uma ruína iminente.
- Provérbios 17:28
Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio.
Habacuque 2:20
O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale- se diante dele toda a terra.

5ª ORDEM - MARCHAI (V 15)
- Confiar e avançar.
-Por vezes podemos pensar que não há caminho, mas eles dó tinham que avançar. 
-Vemos a água e dizemos vamos nos molhar, ou vou me afogar, mas Jesus diz-nos :
Isaías 43:2-3
2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
3 Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador;...

O povo não saiu do Egipto por acaso, Deus tinha um propósito, ainda hoje o que vivemos não é um acaso, mas lembremo-nos sempre que Deus tem um propósito supremo, que é a nossa salvação. 






VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...