Youtube

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

QUANDO O PRECONCEITO ESTÁ ACIMA DA VERDADE


UM DESAFIO DESCARADO

- Depois da morte de Gadalaias, os rebeldes e muitos outros do povo consultaram Jeremias para saber se ficavam em Jerusalém ou se desceriam ao Egipto. 

Eles pensavam que o profeta lhes diria para descer ao Egipto, porém não foi isso que o Senhor indicará. Deus tinha dito para se manterem em Judá. 
Porém, mandou dizer o Senhor, que, caso resolvessem fugir para o Egito, lá Ele não os protegeria.

Já por intermédio de Moises Deus tinha proibido o rei de descer ao Egipto. 
Deuteronomio 17:16

nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o SENHOR vos disse: Nunca mais voltareis por este caminho.

O povo não devia voltar mais ao Egipto, nem para viver, nem para fazer alianças fossem quais fossem.

Este povo não quis ouvir o profeta e cada um deles decidiu partir para se protegerem no Egipto. 

Estando no Egipto veio novamente apalavra do Senhor por meio de Jeremias.

Jeremiah 44:7-10
7 Agora, pois, assim diz o SENHOR, Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Por que fazeis vós tão grande mal contra vós mesmos, eliminando homens e mulheres, crianças e aqueles que mamam do meio de Judá, a fim de que não vos fique resto algum?
8 Por que me irritais com as obras de vossas mãos, queimando incenso a outros deuses na terra do Egito, aonde viestes para morar, para que a vós mesmos vos elimineis e para que vos torneis objeto de desprezo e de opróbrio entre todas as nações da terra?
9 Esquecestes já as maldades de vossos pais, as maldades dos reis de Judá, as maldades das suas mulheres, as vossas maldades e as maldades das vossas mulheres, maldades cometidas na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém?
10 Não se humilharam até ao dia de hoje, não temeram, não andaram na minha lei nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais

O povo tinha descido ao Egipto e agora continuavam na adoração ao ídolos. Estavam a adorar aquela que chamavam a “rainha dos céus.” Tratava-se da deusa Assiria de nome Asterote, deusa da fertilidade e amante do deus baal. 

O povo não tinha aprendido as lições do passado recente, e por conseguinte, se continuassem nesta pratica seriam também deixados ao seu destino, e seriam destruídos ali mesmo no Egipto. 

Foi então que depois de Jeremias ter falado, este povo vai responder:
Jeremiah 44:15-19
15 Então, responderam a Jeremias todos os homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a outros deuses e todas as mulheres que se achavam ali em pé, grande multidão, como também todo o povo que habitava na terra do Egito, em Patros, dizendo:
16 Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do SENHOR, não te obedeceremos a ti;
17 antes, certamente, toda a palavra que saiu da nossa boca, isto é, queimaremos incenso à Rainha dos Céus e lhe ofereceremos libações, como nós, nossos pais, nossos reis e nossos príncipes temos feito, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém; tínhamos fartura de pão, prosperávamos e não víamos mal algum.
18 Mas, desde que cessamos de queimar incenso à Rainha dos Céus e de lhe oferecer libações, tivemos falta de tudo e fomos consumidos pela espada e pela fome.
19 Quando queimávamos incenso à Rainha dos Céus e lhe oferecíamos libações, acaso, lhe fizemos bolos que a retratavam e lhe oferecemos libações, sem nossos maridos?

A lógica desta resposta era completamente contrária à realidade. Por outras palavras o que eles estava a afirmar era que o povo enquanto tinha queimado à rainha do céu, eles tinham prosperado, mas depois de o deixarem de fazer vieram os Babilonios e os destruíram. 

Na ideia deles o período de reforma levado a cabo por Josias foi o período em que a deusa ficou sem ser adorada e por isso a sua ira levou a que todos os Israelitas fossem destruídos. 

Por vezes quando olhamos os ímpios e vemos a vida deles melhor que a nossa também nos questionamos sobre se eles não estão no caminho certo e nós no errado. 

Asafe vive este dilema:
Psalms 73:1-5
1 Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo.
2 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.
3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.
4 Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.
5 Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens.
Psalms 73:17
17 até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.

Satanas faz com que vivamos uma falsa prosperidade, ele continua a iludir-nos a fim de errarmos o caminho da verdade. 

Ele tem tido êxito em levar os homens numa falsa adoração e hoje não é diferente, por isso, não esperemos uma vida tranquila e próspera, pois nunca a teremos. 

João 15:18-21
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; 

João 16:2-3
2 ... vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. 3 Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim.

Pedro um apóstolo de Jesus certa vez escreve sobre aquelas pessoas más que lidamos no nosso dia a dia: 
1 Pedro 4:4
[Os maus] estranham que vocês não participem mais com eles dessa vida louca e imoral, e também falam mal

Timóteo deixa mais um alerta 
2 Timóteo 3:12
12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

No mundo tereis aflições tende bom ânimo eu venci o mundo. 



O REGRESSO AO EGIPTO JEREMIAS 42:1-6


O REGRESSO AO EGIPTO

Tivemos a oportunidade de ver que a promessa que o povo tinha feito: 
Jeremias 42:1-6
1 Então, chegaram todos os capitães dos exércitos, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até ao maior,
2 e disseram a Jeremias, o profeta: Apresentamos-te a nossa humilde súplica, a fim de que rogues ao SENHOR, teu Deus, por nós e por este resto; porque, de muitos que éramos, só restamos uns poucos, como vês com os teus próprios olhos;
3 a fim de que o SENHOR, teu Deus, nos mostre o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.
4 Respondeu-lhes Jeremias, o profeta: Já vos ouvi; eis que orarei ao SENHOR, vosso Deus, segundo o vosso pedido. Tudo o que o SENHOR vos responder, eu vo-lo declararei; não vos ocultarei nada.
5 Então, eles disseram a Jeremias: Seja o SENHOR testemunha verdadeira e fiel contra nós, se não fizermos segundo toda a palavra com que o SENHOR, teu Deus, te enviar a nós outros.
6 Seja ela boa ou seja má, obedeceremos à voz do SENHOR, nosso Deus, a quem te enviamos, para que nos suceda bem ao obedecermos à voz do SENHOR, nosso Deus.

Parece que finalmente o povo tinha chegado á conclusão que Jeremias era o profeta que falava por intermédio de Deus, e que aquilo que dizia cumpria-se. 

Neste texto parece que o povo se dispusera a obedecer, e somente fazer aquilo que o senhor lhes indicaria pelo seu profeta Jeremias.

Ao final de dez dias o profeta vem com a resposta de Deus: 
Jeremias 42:9-10
9 e lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel...
10 Se permanecerdes nesta terra, então, vos edificarei e não vos derribarei; plantar-vos-ei e não vos arrancarei, porque estou arrependido do mal que vos tenho feito.

O povo ficaria seguro se permanecesse naquela terra, e Deus lhes traria paz e bem. 

O texto refere também que Deus se arrependeria de todo o mal que lhes tinha feito.

Como entender esta questão do arrependimento de Deus?
SERÁ QUE DEUS SE ARREPENDE? MAS ARREPENDER-SE NÃO PRESSUPÕE QUE ERROU? DEUS ERRA? SE DEUS ERRA COMO POSSO CONFIAR NELE? O QUE É O ARREPENDIMENTO DE DEUS?

Este não é o primeiro texto que fala do arrependimento de Deus, existe outro que muitas vezes é discutido, vamos ler: 
Genesis 6:6

6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

SERÁ QUE DEUS ERROU QUANDO CRIOU O HOMEM? COMO ENTENDER O ARREPENDIMENTO DE DEUS?

O genuíno arrependimento humano para a salvação é descrito pelos termos hebraico shubh e gregos metanoeo (verbo) e metanoia (substantivo), que denotam uma mudança de mente, envolvendo tristeza, completo abandono do pecado e um sincero retorno a Deus.

Já o arrependimento divino é expresso através das palavras hebraica naham e grega metamelomai, que não sugerem qualquer mudança intrínseca na mente de Deus, “em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17), mas apenas uma alteração em Sua atitude para as criaturas. Essa alteração é decorrente de uma mudança radical no comportamento humano, que acaba impedindo o recebimento por parte dos seres humanos de uma bênção divina que lhes fora prometida ou de um castigo divino que lhes deveria sobrevir.

O próprio Deus advertiu o Seu povo da condicionalidade de Suas bênçãos e de Seus castigos em Jeremias 18:7-10: “No momento em que Eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, se tal nação se converter da maldade contra a qual Eu falei, também Eu me arrependerei do mal que pensava em fazer-lhe. E, no momento em que um falar acerca de uma nação ou de um reino para o edificar e plantar, se ele fizer o que é mal perante Mim e não der ouvidos à Minha voz, então, Me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.”

Esse princípio é claramente ilustrado na experiência dos antediluvianos e dos ninivitas. Em Gênesis 6:6 e 7 é dito que Deus “Se arrependeu” de ter criado a raça humana, não porque Ele houvesse mudado, mas porque os antediluvianos se haviam degenerado a tal ponto que a única solução para eles seria a sua destruição (ver Gn 6:5). Por semelhante modo, Jonas 3:10 diz que “Deus Se arrependeu do mal que tinha dito” trazer aos ninivitas, não porque Ele houvesse mudado, mas porque estes se converteram completamente de seus maus caminhos (ver Jn 3:5-9).

Por outro lado, quando a Bíblia diz que Deus não é homem para que Se arrependa (ver Nm 23:19; I Sm 15:29; Sl 110:4; Hb 6:17), ela está descartando a possibilidade de haver qualquer mudança intrínseca na pessoa de Deus, que O levasse a ser injusto e desleal em Seu relacionamento com os seres humanos (ver Dt 7:9 e 10). Em outras palavras, Deus é fiel e justo, e jamais deixará de recompensar as boas ações e de punir os maus atos, bem como de reconhecer todas as possíveis mudanças no comportamento humano.

Se reparármos bem, quando Deus através do profeta Jeremias diz que se arrependeu do mal que lhes trouxe, foi porque o povo estava a demonstrar também ele um arrependimento, e perante uma mudança de pensamento, Deus tem uma mudança de atitude.

Infelizmente esta suposta mudança do povo era fogo de vista, isto porque logo que souberam que Deus queria que ficassem naquela terra, essa resposta de Deus foi contra os seus desejos de descerem ao Egipto. 
Jeremiah 43:4;5;7
4 Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, e nenhum de todos os capitães dos exércitos, nem o povo todo à voz do SENHOR, para ficarem na terra de Judá. Antes... 7  entraram na terra do Egito, porque não obedeceram à voz do SENHOR, e vieram até Tafnes.

O arrependimento do povo era condicional à resposta de Deus, se Deus fosse a favor dos seus desejos eles ouviriam, se fosse contra eles simplesmente levariam a sua avante, mesmo contra a vontade de Deus. 

Oh Deus aceita as nossas ideias e as aprova, ou então esqueça o nosso arrependimento. 

Por isso existem muitos que se dizem cristãos que preferem, aceitar somente a parte das escrituras que lhes convém, quando Deus exige mais coisas eles preferem dar desculpas para não agirem em conformidade.

Ouço muito cristãos dizerem quando falam dos adventistas que carregam fardos que Deus não lhes deu, normalmente dizem isto tentando se convencer que os tais fardos foram abolidos por Jesus. É mais fácil aceitar isto e buscar textos fora do contexto para continuarem na argumentação da sua conduta desonrosa, do que se por em dia com a palavra do Senhor. 

Sou Adventista e pastor da igreja Adventista do 7º dia, e a minha maior carga, não é aceitar o sábado como sendo o dia do senhor, embora guardar o sábado não seja para qualquer um, também não é a devolução do dízimo, pois isso também não é para qualquer pessoa, também não é deixar de comer determinadas comidas, pois muitos nunca deixariam uma carne por Jesus, o meu maior fardo, é a luta contra mim próprio. Quando eu me submeto ao Senhor do universo nada é fardo, agora quando o meu EU rege a minha vida, eu escolho os fardos que estou disposto a carregar e aqueles que não me agradam. Faço a minha própria religião, e nessa religião ou Deus se põe de acordo comigo, ou sigo a caminhada sozinho. 

Hoje banaliza-se de tal maneira a graça que se tornou uma graça barata, é de graça mas requer de nós o maior sacrifício, a crucificação do EU. Quando Jesus diz:
Mateus 16:24
Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Tomar a cruz, não é me conformar com as adversidades que possa enfrentar! (Ex: viver uma diença, cuidar devem filho deficiente, aceitar um marido babado, ou um conjuge infiel)  Tomar a minha cruz é a cada dia, manter o meu EU pregado na cruz, deixar que seja Jesus a pregar o prego na minha mão direita depois de eu ter conseguido pregar o da esquerda, deixar que Ele se encarregue de pregar os meu pés pois não tenho mãos para o fazer. E depois do meu EU estar bem preso, dizer como disse aquele malfeitor: “Lembra-te de mim quando vieres no teu reino”(“vieres”é a melhor tradução) 

Depois do arrependimento o passo seguinte é aceitar que Cristo é REI, é Ele que deve reinar e não o meu EU. 

Querido amigo, a nossa maior luta é contra nós próprios, persistimos em ser REIS (sereis como deuses). Não conseguimos vencer o pecado porque ainda somos nós a reinar, escorregamos nas tentações porque estamos a lutar sozinhos. 

Hoje é o dia de nos submetermos à vontade de Deus.  
Tiago 4:7
7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

O segredo é definir na nossa vida a quem nos submetemos e aquém resistimos? 

Feliz dia.



A SALVAÇÃO: QUESTÃO INDIVIDUAL OU COLECTIVA?


Religião do Coração

O livro de Jeremias fala muitas vezes do povo de Deus no seu colectivo: 
Jeremiah 12:10

10 Muitos pastores destruíram a minha vinha e pisaram o meu quinhão; a porção que era o meu prazer, tornaram-na em deserto.

O povo de Deus é comparado a uma vinha.

Jeremiah 13:17
17 Mas, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em segredo por causa da vossa soberba; chorarão os meus olhos amargamente e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo.

Neste texto é visto como o rebanho do Senhor.

Jeremiah 11:15
15 Que direito tem na minha casa a minha amada, ela que cometeu vilezas? Acaso, ó amada, votos e carnes sacrificadas poderão afastar de ti o mal? Então, saltarias de prazer.

Neste a nação é vista como a amada do Senhor. 

Jeremias aborda a nação de Israel no seu colectivo, como sendo toda ela do Senhor, sendo-lhe Deus propício, atencioso, e querendo a sua salvação.

É curioso que no Novo Testamento encontramos também essa imagem do povo/igreja, como fazendo parte dos cuidados de Deus. Ex: 
Efésios 3:10
10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida...

Efésios 5:27
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

Em toda a Bíblia encontramos estas e outras citações que não só mostram que Deus se preocupa com o seu povo como colectividade, como da sua salvação. 

No entanto embora haja estas referências colectivas quer no antigo, quer no novo testamento, existe uma realidade que não podemos deixar passar sob pena de podermos estar errados quanto à nossa condição espiritual, e essa é ter consciência plena que a salvação dos indivíduos é pessoal. 

O próprio profeta Jeremias que fala do povo no seu colectivo, também chama a nossa atenção para o indivíduo, aquele que é chamado à salvação. Ex:
Jeremiah 17:7
7 Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.

Jeremiah 17:10
10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Jeremiah 29:13
13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

O Novo Testamento temos claramente o reforço da ideia da salvação individual. Ex: 
Matthew 24:39-42
39 ... assim será também a vinda do Filho do Homem.
40 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro;
41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra.
42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.

Este texto mostra claramente que na vinda do Senhor Jesus nem todos irão ser salvos, mesmo estando juntos. 

Imaginem a tristeza de um casal quando tiverem de separar porque um resistiu ao convite do Senhor é o outro decidiu aceitá-lo. 

2 Coríntios 5:10
10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

Cada um responderá individualmente pelo mal ou o bem que tiver feito ao seu corpo ou por meio dele. 

Romans 14:12
12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

Revelation 22:17
17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

A decisão da nossa salvação é sem duvida uma questão pessoal, no entanto devemos também entender que o as peço colectivo joga um papel muito importante nessa decisão. 

Lembro-me bem jovenzinho ter crescido numa igreja de cidade, onde tive o privilégio de ter um bom grupo de amigos que partilhávamos inúmeras actividades, lembro-me também de haver fases no meu desenvolvimento como indivíduo que a companhia desse grupo de amigos cristãos me ajudou a me manter no caminho do Senhor, isto aconteceu também com muitos deles. 

Também posso dizer que a igreja no seu colectivo demonstrou sempre muito carinho, e atenção, dando-me a mim e aos meus outros amigos o acompanhamento que precisávamos. 

Foi uma congregação tolerante com os nossos erros, que nos chamava à razão quando fazíamos asneiras, mas que sempre me senti amado. 

Hoje sou pastor, é muito o devo a uma igreja que ajudou a palmilha esse caminho.  

No entanto tenho consciência que vivendo uma experiência parecida com a minha, tive outros colegas que decidiram deixar a congregação e fazer outras escolhas que eventualmente os levaram para mais longe de Jesus e por sua vez os colocam numa posição menos vantajosa para lutarem pela sua salvação individual. 

Existe um episódio bíblico que admiro bastante e que nos ajuda sem duvida a entender está questão da salvação individual no meio do colectivo. 

Elias o profeta de Deus tinha de forma poderosa enfrentado o rei acabe, a sua mulher Jezabel, e os seus 850 profetas. 1 Reis 18:19

No entanto num acto de fraqueza humana pediu a morte, e lamentou-se perante Deus de ser o único que se manteve fiel de todo o seu povo. 

1 Reis 19:14
14 Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida... 
Deus vai então responder-lhe:
18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.

Provavelmente sete mil eram muito poucos comparados com os israelitas que se mostraram infleis, no entanto ainda havia um bom grupo que se manteve fiel a Deus e aos seus princípios. Estes fizeram individualmente a sua escolha, é essa decisão afastou-os dos restantes idólatras. 

Hoje também sabemos que nem todos os que dizem Senhor Senhor entrarão no reino dos céus, e que o trigo e o joio tem de crescer juntos, contudo a igreja não deixa de ser o lugar por excelência para nós crescermos enquanto indivíduos espirituais, e também é na igreja que podemos nos aperceber, daquilo que o apóstolo Paulo chama de “multiforme sabedoria de Deus.”

Efésios 3:10
10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida...

Ou seja é essencialmente pela nossa experiência com o colectivo que nos apercebemos melhor quem é Deus



BÍBLIAS ADULTERADAS - você tem uma?


Bíblias Adulteradas - Você Tem Uma?


(Autor Desconhecido. Se alguém puder, informe-nos seu nome)




"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32

A fidelidade de Deus para com os homens é indiscutível, porém não se pode dizer o mesmo dos homens para com Deus. No conflito eminente em que vivemos, entre Cristo e Satanás, encontramos de um lado um Deus justo e fiel com aqueles que são fiéis a Ele, e de outro, um grande inimigo que ferozmente tem levado milhões a infidelidade a Deus.

De forma sutil e muitas vezes disfarçando-se de anjo de luz (II Co. 11:14), Satanás tem permeado as fileiras de professos cristãos procurando de inúmeras formas descredibilizar a fidelidade de Deus. Descredibiliza a fiel e justa lei do Senhor, descredibiliza a fiel promessa da segunda volta de Jesus Cristo, descredibiliza a esperança de uma vida eterna, e em meio a tantas outras descredibilizações, Satanás joga por terra a fidelidade da Santa Palavra de Deus, a Bíblia sagrada.

Jesus nos diz que a palavra de Deus é a verdade (Jo. 17:17) e que o diabo é pai da mentira (Jo. 8:44); logo entendemos que a mentira é uma de suas armas para derrubar as verdades de Deus. Mais profundo ainda é entender como ele usa essa arma. Em Gênesis 3:4 e 5, Satanás dá o seu primeiro passo na terrível obra de afastar o homem de seu Criador. Com referência a este texto, é importante salientar que o grande conflito não é entre a verdade e a mentira, mas sim a verdade contra a verdade e a mentira juntas. A mistura do correto com o erro não deixa aparente a complexidade do mal, porém descredibiliza a integridade do bem. Misturar a verdade com a mentira foi o grande triunfo de Satanás, e desde então esse princípio vem sendo usado em todos os seus malignos planos.


1ª Parte: Convencer os seres humanos de que Satanás e seus anjos, na realidade, não existem.
2ª Parte: Introduzir o hipnotismo como uma ciência nova e benéfica.
3ª Parte: Destruir a Bíblia sem na realidade dar fim a ela.


De forma clara, hoje, grande parte das pessoas tem se tornado cada vez mais cética quanto a questões espirituais. Satanás sempre levou a humanidade a extremos, e desta vez, depois de um extremismo na idade média quanto ao que se acreditava ser Satanás, passamos de um ser horrível, vermelho, com chifres, para a não existência dele, outro extremo.

Desenvolveram-se meios atrativos e aparentemente saudáveis, porém hipnóticos. Hoje temos a televisão como o meio de hipnotismo em massa, e a música sincopada e repetitiva, ambos usados por Satanás para "desqualificar grandes multidões para o reino de Cristo".

Destruir a Bíblia, sem na realidade dar fim a ela, foi outra parte do plano satânico. Em 1859, Charles Darwin cria a teoria da evolução. Desde então a Bíblia vem sendo descredibilizada mundialmente. Mas as intenções de nosso grande inimigo são bem maiores, e sua sutileza é delicada demais ao ponto de pensarmos que somente assim ele "destruiria" a Bíblia.

Pensemos o seguinte: além de enganar os não religiosos, quem mais Satanás enganaria? Segundo Mateus 24:24 "se possível fora, enganariam até os escolhidos." No contexto em que estamos, como os professos cristãos seriam enganados? A destruição da Bíblia, e agora de forma literal, digo eu, não vem ocorrendo apenas desde 1859 com a teoria da evolução, mas desde os tempos apostólicos vem-se deturpando a Santa Palavra de Deus. Você já reparou que existem várias versões bíblicas, e que cada uma difere na forma que o texto está escrito? Mais do que isso, às vezes nos deparamos com a falta de algumas palavras, não é mesmo?

Em português, temos algumas versões tais como João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada – ARA, João Ferreira de Almeida Corrigida e Fiel – ACF, Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH, Nova Versão Internacional – NVI, Tradução do Novo Mundo – TNM, e algumas mais. No Brasil, a mais utilizada tem sido a Ferreira de Almeida Revista e Atualizada. Por que encontramos diferenças? Seria somente o modo como é traduzida cada uma, ou tem algo a mais? Façamos uma viagem no tempo, juntando as peças desse quebra-cabeça, começando pelo tempo apostólico.

No tempo dos apóstolos, com os primórdios da apostasia dentro da igreja cristã, pessoas que não aceitavam o cristianismo em sua forma pura deixaram-se induzir por Satanás no descontentamento quanto às cartas de Paulo e João, por exemplo, e começaram a torcer e mudar a Palavra de Deus. O apóstolo Pedro, em sua segunda carta, nos conta sobre esse fato: "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição." (2 Pedro 3:15-16)

As cartas de Paulo já haviam sido entregues às igrejas da Galácia, Colossos e outras mais, nos tempos de Pedro. Cada carta era lida, copiada e repassada para demais igrejas. Nesse processo, Satanás induziu pessoas a torcerem os textos inspirados. Como se não bastasse, surge a falsificação de cartas em nome dos apóstolos. "Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto." (2 Tessalonicenses 2:2)

Paulo estava consciente das epístolas (cartas), supostamente escritas pelos apóstolos, e alertou os membros da igreja de Tessalônica que não se movessem facilmente da sua fé, do seu modo de crer por essas adulterações na Palavra de Deus. Este conselho é cabível para nós hoje de forma literal, pois não devemos nos mover facilmente da sã doutrina por conta das adulterações bíblicas.

Agora você deve estar espantado e pensando: Então existem Bíblias adulteradas? Antes de prosseguirmos mais a fundo quanto a isso, veja a infinita sabedoria de Deus revelada ao apóstolo João e a nós: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." (Apocalipse 22:18-19)

Deus sabia que isso ocorreria, e mostrou, avisou a consequência que cairá sobre quem fizer tais coisas com a Sua Santa Palavra. Lamentavelmente isso se cumpriu, e hoje temos sim, Bíblias adulteradas. Quem faria isso? Pessoas que se diziam cristãs, mas na realidade não eram:


Os que não acreditavam na natureza humana de Cristo. Ex.: gnósticos
Os que queriam unir as religiões. Ex: Ecumênicos
Os Unitarianos Infiltrados nas sociedades bíblicas


Deus nos alerta em Sua Palavra sobre o surgimento do anticristo, que já está no mundo e que logo se manifestará. Um falso Cristo deseja a existência de verdadeiros cristãos? Com certeza não, mas sim um grande número de falsos cristãos, uma grande massa associativa aos seus propósitos. Um dos objetivos do anticristo é negar a humanidade de Jesus Cristo, e nisto Deus nos alerta: "Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo." (2 João 1:7)

Vamos analisar alguns textos, comparando a versão Almeida Revista e Atualizada – ARA, que é a mais usada com a Almeida Corrigida e Fiel – ACF. Repare nas diferenças de cada texto.


ACF - Atos 2:30 "Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o Seu trono,"

ARA - Atos 2:30 "Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono."

Obs: Note que a palavra Cristo e a natureza humana de Jesus foram omitidas.

Se a natureza humana de Cristo não é identificada nas Escrituras, o seu sacrifício é jogado por terra e a vitória sobre o pecado torna-se impossível. Eis o grande plano de Satanás: fazer com que o verdadeiro evangelho seja destruído, que o homem nunca alcance o grande plano de Deus em restaurar o Seu caráter na vida do homem pelo poder do Santo Espírito. Deus nos deixa claro que esse é o intuito do anticristo: "E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo." (1 João 4:1). Abaixo temos outros exemplos de adulteração:



ACF - João 6:69 "E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente."

ARA - João 6:69 "E nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus."


ACF - 1 Coríntios 16:22 "Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!"

ARA - 1 Coríntios 16:22 "Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata!"


ACF - 1 Coríntios 16:23 "A graça do SENHOR Jesus Cristo seja convosco."

ARA - 1 Coríntios 16:23 "A graça do Senhor Jesus seja convosco."


ACF - Gálatas 4:7 "Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo." Nota: Herdeiro de quem? De Deus. Por meio de quem? De Cristo.

ARA - Gálatas 4:7 "De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus."


ACF - Gálatas 6:15 "Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." Nota: Por meio de Quem somos novas criaturas? Por meio de Cristo!

ARA - Gálatas 6:15 "Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.


ACF - 1 Coríntios 5:4 "Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,"

ARA - 1 Coríntios 5:4 "Em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,"


ACF - Apocalipse 1:9 "Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo."

ARA - Apocalipse 1:9 "Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus."



Na Almeida Revista e Atualizada – ARA – existem 79 versículos em que a palavra Cristo foi omitida, e 50 textos em que a palavra Jesus foi cortada quando associada à palavra Jesus Cristo. Se casualmente ocorre um erro numa tradução, esse seria passível de ser realmente somente um erro, mas de forma tão clara, visto ocorrerem tantas disparidades, podemos deduzir que, propositalmente, os textos foram adulterados. Quem foram, então, essas pessoas que negaram a Cristo, e que adulteraram os textos sagrados?


Taciano, Diatessaron (fusão dos 4 evangelhos), 170 d.C. – discípulo de Justino. Era assírio. Gnóstico declarado, juntou os 4 evangelhos cortando textos como bem queria, formando dos 4 um só volume.

Clemente de Alexandria (150-215 d.C. – Atenas), fundador da Escola de Alexandria, copiava as Escrituras de forma incorreta. Uniu o conhecimento grego com o Cristianismo.

Orígenes de Alexandria, (183-254 d.C.). Em 245 d.C., Hexapla - Mesclou os textos da Septuaginta com outros textos.

Nota: Septuaginta é o nome de uma suposta versão da Bíblia hebraica para o grego koiné, que teria sido traduzida entre o terceiro e o primeiro século a.C. em Alexandria, por 72 rabinos.

Eusébio (c 260-c 340 d.C.) Vida de Constantino iv. 36. Foi comissionado pelo imperador Constantino a fazer 50 cópias das Escrituras, em 331. Para isso, entretanto, pegou os outros livros já adulterados e não utilizou o texto fiel.

Jerônimo (c 340-420 d.C.) Vulgata latina, 380 d.C. Traduziu os textos gregos do antigo e do Novo Testamento para a versão latina da Bíblia, a Vulgata Latina (380), que também originou-se de textos adulterados.




Todos esses homens fizeram adulterações. A Bíblia era originalmente de papiro ou pergaminho nas línguas Hebraica, Aramaica e Grega. Os textos fiéis podiam-se dividir em duas classes, os Autógrafos, que eram os originais dos apóstolos, e os Apógrafos que eram as cópias fiéis dos originais. Os textos adulterados foram desenvolvidos nas cidades de Alexandria e Cairo, no Egito. Esses gnósticos copiavam de forma irresponsável e descuidada. Não havia interesse em manter a fidelidade ao texto, muito pelo contrário, pois era da vontade de Satanás a destruição da Bíblia.

Das traduções de Eusébio, que foi comissionado pelo Imperador Constantino, surgem duas vertentes, o Códice "A" – Sinaítico, e o Códice"B" – Vaticano. "Somente nos evangelhos, no códice "B" ou Vaticano, sobram nada menos que 1.491 palavras ou frases completas. Eles estão repletos de erros em toda página. Em muitas ocasiões, 10, 20, 30, e até 40 palavras são acrescentadas devido a muita desatenção." (Dr. Scrivener, citado em David Otis Fuller, True or false, 77)

Comparando com os textos fiéis encontram-se 536 adições, 935 substituições, 1.132 modificações, 2.098 transposições e 2.877 omissões que são equivalentes a 7.578 erros! E as maiorias das Bíblias hoje estão sendo traduzidas desses textos corrompidos. Por isso ouvimos diferentes versões hoje. Essas diferenças são altamente significativas.

O que permeia a nossa mente neste momento é: onde foram parar as cópias originais? Ainda podemos ter acesso a elas? Temos um Deus fiel e justo, e cabe a nós confiarmos plenamente em Suas mãos. Se Ele nos promete que nem um fio de cabelo da nossa cabeça perecerá sem que Ele permita (Lucas 21:18), quanto mais Ele cuidaria da preservação de Sua Santa Palavra.

Luciano de Edessa!, eis um homem fiel a Deus. Fundou a Escola Cristã na Síria, próximo a Antioquia, na cidade de Edessa, e preservou os manuscritos de forma fiel. Coletando os melhores apógrafos (cópias fiéis dos originais – os autógrafos), fez cerca de 380 cópias de forma bem criteriosa e as ensinou a seus alunos. Utilizou a forma usada pelos massoretas (que de forma bem meticulosa copiava o antigo testamento): havia um escriba encarregado de copiar de forma bem criteriosa; havia um segundo escriba que contava letras, palavras e frases; e havia um terceiro que checava tudo comparando a cópia antiga com a nova, verificando se havia alguma letra faltando; caso houvesse algo diferente, esse manuscrito seria rejeitado, e Luciano delegava essas funções para seus ajudantes. As igrejas de Pella, na Palestina; Gália, na França; Celta, na Britânia; Etiópia; Pérsia; Índia; e os Valdenses tinham suas Bíblias traduzidas dos manuscritos fiéis de Luciano de Edessa (Peshita: versión siríaca. 435 d. C). Esses manuscritos foram traduzidos de forma fiel e essas igrejas os utilizavam.

Nesse período da história, o mundo cristão está dividido em dois, um falso cristianismo com Roma papal no ocidente, e os que procuravam se manter fieis em meio a tantas dificuldades, no oriente. Consecutivamente, havia duas Bíblias também. Uma era derivada de Alexandria e Roma, com os textos corrompidos, e outra de Edessa na Antioquia e Constantinopla, no oriente. Essas duas "igrejas" se distinguiam pelo fato da ocidental ser governada pelo papa e seus seguidores guardando o domingo, enquanto a oriental usava a Bíblia de Luciano, guardava o sábado (até 1056), dela fazendo parte os Valdenses e outros fiéis. Por volta de 1095, o papa declara guerra contra a igreja do Oriente, executando a primeira cruzada, que tinha como um de seus objetivos eliminar a Bíblia fiel. Infelizmente a cidade de Edessa foi tomada. Mais tarde em 1453, Constantinopla também foi tomada.

Agora, não tão distante na história, chegamos em 1517, com o início do movimento da Reforma Protestante e, como se não bastasse, o inimigo das almas inicia o movimento Contra-reforma (1545-1565). Nesse movimento, são tomadas três decisões para impedir o Protestantismo:


Vulgata Latina seria a única Bíblia infalível.

Produzir Bíblias dos manuscritos de Alexandria (corrompidos).

A Tradição é mais importante que a Bíblia.



A ordem Jesuíta encarregou-se de executar essas três decisões queimando as Bíblias fiéis, disseminando os textos adulterados, e infiltrando-se no movimento reformatório. O que aconteceu em Alexandria, de novo aconteceu no tempo da Reforma, e tem perdurado até os dias de hoje. Os Jesuítas traduziram os textos corrompidos para o Inglês e nós temos as seguintes versões de Bíblia adulteradas:


Vulgata Latina, de Jerônimo – 380 d.C.;
Versão Douay (tradução católica de 1582 d.C. versão em inglês);
Tradução Revisada – 1881 d.C. de Westcott e Hort;
Versão Revisada Americana – 1901 d.C.;
Tradução Padrão Revisada – 1950 d.C.;
Nova Versão Internacional – 1968 d.C..



Divindade de Cristo:


ACF - João 9:35 "Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus (Theos)?"

ARA - João 9:35 "Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem (anthropos)?"


ACF – 1 Timóteo 3:16 "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória."

ARA - 1 Timóteo 3:16 "Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória."


Humanidade de Cristo:


ACF - 1 João 4:3 "E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo."

ARA - 1 João 4:3 "e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo."




Deus preservou a Sua Santa Palavra de forma fiel, assim como Ele também O é. O textus receptus, ou recebido, foi o texto da versão de Luciano. A Bíblia de Luciano foi para a Europa e os Reformadores traduziram em cópias fiéis, sedo que o primeiro Novo Testamento grego foi publicado em 1° de março de 1516 e editado por Erasmo de Roterdã. Esta edição está baseada somente em uns poucos manuscritos do tempo medieval que têm uma forma do texto grego antigo. Todavia, revisado por ele mesmo e por Roberto Estéfano, Beza e os irmãos Elzevir, chegou a ser o texto recebido, do Novo Testamento grego até o século XIX. Sobre ele (o Novo Testamento no original-grego, de Erasmo), se baseiam as traduções antigas da Europa moderna, como a de Lutero e a do rei Tiago da Inglaterra – KJV. (... ... ...). Lutero usou a Bíblia de Erasmo (trad. da 2ª ed. de 1519), para publicar a sua versão em 1534. (... ... ...)

Desta expressão, textum receptum, vem à designação "texto recebido", que se aplica ao texto preparado por Erasmo, Estêvão e Beza, e que se converteu na base de todas as principais versões protestantes do Novo Testamento até 1881 .

"Em 1516, um ano antes do aparecimento das teses de Lutero, Erasmo publicara sua versão grega (... ... ...) do Novo Testamento. Agora, pela primeira vez, a Palavra de Deus era impressa na língua original. Nesta obra muitos erros das versões anteriores foram corrigidos, dando-se mais clareza ao sentido. Levou muitos dentre as classes cultas a melhor conhecimento da verdade, e deu novo impulso à obra da Reforma." 

O textus receptus do movimento protestante é 95% fiel ao pé da letra, enquanto o texto crítico derivado de Alexandria, e proliferado pelos Jesuítas, é apenas 5%, pode-se dizer, fiel à palavra de Deus. Dos textos fiéis, nós temos as seguintes versões:


A Bíblia de Lutero – Alemã, 1534;

Reina (Casiodoro) – Valera (Cipriano) – Espanhol, 1569; monges católicos perseguidos pela Inquisição por simpatizarem com o luteranismo. Usaram a 3º ed. de Erasmo de 1522.

King James – Inglesa, 1611. Cerca de 47 eruditos utilizaram a 3ª edição de Roberto Estêvão de 1550.

Almeida Corrigida Fiel ao Texto Original – Português, 1679-1681-1753-1995. Trad. da versão dos irmãos Abraão e Bonaventura Elzevir ed. de 1633. Textus Receptus.



Na versão Almeida Corrigida Fiel, muitos erros foram corrigidos:


ACF - Mateus 18:11 "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido."
ARA - Mateus 18:11 "Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido."



ACF - Filipenses 4:13 "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."
ARA - Filipenses 4:13 "tudo posso naquele que me fortalece."


ACF - Colossenses 1:14 "Em quem temos a redenção pelo Seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;"
ARA - Colossenses 1:14 "no qual temos a redenção, a remissão dos pecados."




Conclusão

Por séculos, a contínua guerra entre a verdade e a verdade e mentira vem sendo travada em cima da palavra de Deus. Um lado tentando destruí-la, apagá-la da história da humanidade, e outro lutando para mantê-la fiel e iluminar os fiéis a entendê-la. A única tábua de condução à salvação em Cristo Jesus foi preservada fielmente pelo Ser mais fiel do universo, o Seu próprio autor, o próprio Deus. Cabe a nós hoje acatarmos a vontade de Deus e optarmos pela versão bíblica disponível em português fiel ao texto. João Ferreira de Almeida Corrigida e Fiel ao Texto Original é a versão ideal para todos os que buscam a verdade que liberta. Essa versão é disponibilizada pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil – SBTB.

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-Traducoes/ 
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



ISRAEL PEDE UM REI


QUEREMOS UM REI

Josué 24:20-22
Se deixardes o SENHOR e servirdes a deuses estranhos, então, se voltará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito bem. 21 Então, disse o povo a Josué:Não; antes, serviremos ao SENHOR. 22 Josué disse ao povo:Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o SENHOR para o servir. E disseram:Nós o somos.

- Nestes textos vemos que o povo se comprometera com Deus e com a sua vontade.
- Depois de Josué, veio um perdido negro para o povo de Israel.

Juízes 21:25
Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.

-Este tempo caracterizou-se por um afastamento constante do povo.
REBELIÃO, APOSTASIA, OPRESSÃO, ARREPENDIMENTO, LIVRAMENTO. 

- Depois deste período menos bom, Deus continuava a dirigir o seu povo, e desta feita pelo seu profeta Samuel. (Todos nós conhecemos a história de Samuel)
- Quando Samuel chegou a uma idade avançada o povo veio ter com ele. 

1 Samuel 8:1-5
1 Tendo Samuel envelhecido, constituiu seus filhos por juízes sobre Israel. 2 O primogênito chamava- se Joel, e o segundo, Abias; e foram juízes em Berseba. 3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito. 4 Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, 5 e lhe disseram:Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui- nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações.

- 3 Razoes para pedirem um Rei.
1ª - RAZOES PESSOAIS- 
(V 1-3)
1 Tendo Samuel envelhecido, constituiu seus filhos por juízes sobre Israel. 2 O primogênito chamava- se Joel, e o segundo, Abias; e foram juízes em Berseba. 3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito.
- Cristianismo não é herdado.
- Nosso exemplo pode afastar outros de Deus.

2ª - RAZOES POLÍTICAS
- O tempo do Juízes foi instável e queriam um poder central.

3ª - RAZÕES PSICOLÓGICAS.
- Complexos de inferioridade

-----------
Samuel fala com Deus
1 Samuel 8:7
Disse o SENHOR a Samuel:Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.

- Quando pedimos uma coisa a Deus e insistimos nela, mesmo na sendo vontade de Deus, por causa da nossa insistência e rebeldia ele concede-nos.

- No entanto Deus vai precaver os resultados desta opção:

1 Samuel 8:9-22
Agora, pois, atende à sua voz, porém adverte- o solenemente e explica- lhe qual será o direito do rei que houver de reinar sobre ele. 10 Referiu Samuel todas as palavras do SENHOR ao povo, que lhe pedia um rei, 11 e disse:Este será o direito do rei que houver de reinar sobre vós:ele tomará os vossos filhos e os empregará no serviço dos seus carros e como seus cavaleiros, para que corram adiante deles; 12 e os porá uns por capitães de mil e capitães de cinqüenta; outros para lavrarem os seus campos e ceifarem as suas messes; e outros para fabricarem suas armas de guerra e o aparelhamento de seus carros. 13 Tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14 Tomará o melhor das vossas lavouras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e o dará aos seus servidores. 15 As vossas sementeiras e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores. 16 Também tomará os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos e os empregará no seu trabalho. 17 Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe sereis por servos. 18 Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei que houverdes escolhido; mas o SENHOR não vos ouvirá naquele dia. 19 Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse:Não! Mas teremos um rei sobre nós. 20 Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar- nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras. 21 Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu perante o SENHOR. 22 Então, o SENHOR disse a Samuel:Atende à sua voz e estabelece- lhe um rei. Samuel disse aos filhos de Israel:Volte cada um para sua cidade.

- Nós sabemos que o primeiro rei foi SAÚL, depois veio DAVID, e a seguir SALOMÃO. três gerações de de reis tinham passado.
- Quando Roboão, filho de Salomão sobe ao trono o povo veio ter com ele e disse:

1 Reis 12:4
Teu pai fez pesado o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.

- O povo reclamava dos pesados impostos que a corte e o rei lhes tinham imposto.
Cada tribo devia alimentar a corte com uma provisão diária durante um mês
1 Reis 4:22-23
Era, pois, o provimento diário de Salomão 6.600Kg de flor de farinha e 13.200 Kg de farinha; 23 dez bois cevados, vinte bois de pasto e cem carneiros, afora os veados, as gazelas, os corços e aves cevadas.

EGW escreve:
Ele permitiu que o povo seguisse sua própria escolha, porque se recusaram a ser guiados por Seu conselho. Oséias declara que Deus lhes deu um rei em Sua ira. Oséias 13:11. Quando os homens preferem seguir o seu próprio caminho, sem buscar conselho de Deus, ou em oposição à Sua vontade revelada, muitas vezes Ele satisfaz seus desejos, a fim de que, por meio da amarga experiência que se segue, possam ser levados a compenetrar-se de sua loucura e a arrepender-se de seu pecado.




quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A ARCA DA ALIANÇA E A PRESENÇA DE DEUS


QUANDO DEUS NÃO SE ENCONTRA DENTRO DA ARCA 

Os israelitas ainda viviam sobre a regência dos JUIZES, e Eli era aquele que julgava Israel, no entanto por causa da sua negligência em educar os seus filhos e os permitir realizarem o ofício saçardotal de forma promíscua, Deus já não se revelava a Eli.

Samuel tinha sido o escolhido e a sua primeira experiência com Deus foi ouvir a sentença que Deus tinha sobre a casa de Eli. 

Nesta altura os israelitas estavam em luta contratos filisteus e numa batalha travada entre eles os filisteus mataram 4.000 mil homens e derrotaram Israel. 

Perante esta derrota os responsáveis decidiram que na próxima batalha com o povo inimigo iriam ter consigo o símbolo da presença de Deus no seu meio, por isso diz o texto: 
1 Samuel 4:3
3 Voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o SENHOR, hoje, diante dos filisteus? Tragamos de Siló a arca da Aliança do SENHOR, para que venha no meio de nós e nos livre das mãos de nossos inimigos.

Eli sabendo que a arca do Senhor estava no campo de batalha receou por aquilo que pudesse acontecer: 
1 Samuel 4:13
... Eli estava assentado numa cadeira, ao pé do caminho, olhando como quem espera, porque o seu coração estava tremendo pela arca de Deus.

Os líderes de Israel ao levarem a arca para o campo de batalha pensaram que estavam seguros é que Deus estava com eles. 

No entanto tal não aconteceu, não só perderam a batalha como os filisteus levaram a arca consigo. 

Um mensageiro trouxe a má notícia a todo o Israel, e Eli ouviu da voz do mensageiro aquilo que o Senhor já tinha dito sobre a sua família. 

Os seus dois filhos morreram, no entanto isso não o surpreendeu, mas logo que lhe foi dito sobre o destino da arca, diz o texto: 
1 Samuel 4:18
18 Ao fazer ele menção da arca de Deus, caiu Eli da cadeira para trás, junto ao portão, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porque era já homem velho e pesado; e havia ele julgado a Israel quarenta anos.
Eli morreu pois mais uma vez deixou que os seus dois filhos estivessem à frente de uma missão para a qual nunca se tinham preparado. 

Eles não conheciam Deus, e tratavam do seu ofício de forma irreverente, como era possível lutarem para defender a arca de Deus? 

Deus não precisa que o defendam, ele anseia é que os homens o temam, o respeitem e lhe obedeçam, características omissas no sacerdócios dos filhos de Eli. 

Esta lição foi ensinada por Jesus quando disse: 
Mateus 7:21-23
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

O ofício de sacerdote não dava a Eli nem aos filhos o direito de ministrarem as coisas sagradas da forma que mais lhes convinha, mas essa negligência levou-os à morte. 

A ida da arca para o arraial dos filisteus deveu-se sobretudo ao facto dos israelitas pensarem haver no objecto algum poder místico que lhes daria a vitória. Na realidade a vitória não vinha da presença da arca no campo de batalha, mas da presença do senhor no coração de cada soldado. 

Como o povo estava em pecado e fazendo o que era errado, Deus não os podia abençoar. 

Pensar que se tem os dez mandamentos e olhar para eles como uma espécie de talismã, nunca trará vitória a nenhum ser humano, a não ser que se viva esses dez princípios na nossa vida. 

Para nós cristãos existe uma grande lição com este episódio, e a lição é que na batalha da nossa vida, não adianta o nome de cristão, o frequentar regularmente a igreja, ou mesmo, fazer acções boas. Podemos fazer tudo isso é mesmo assim não termos a companhia de Jesus na nossa vida. 

A batalha só será vencida quando reconhecemos que não existe capacidade em nós próprios, que sem Um relacionamento com Jesus, não existe verdadeiras vitórias. 



terça-feira, 15 de dezembro de 2015

QUANDO NÃO QUEREMOS OUVIR A VOZ DE DEUS


O REGRESSO AO EGIPTO

Tivemos a oportunidade de ver que a promessa que o povo tinha feito: 
Jeremias 42:1-6
1 Então, chegaram todos os capitães dos exércitos, e Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até ao maior,
2 e disseram a Jeremias, o profeta: Apresentamos-te a nossa humilde súplica, a fim de que rogues ao SENHOR, teu Deus, por nós e por este resto; porque, de muitos que éramos, só restamos uns poucos, como vês com os teus próprios olhos;
3 a fim de que o SENHOR, teu Deus, nos mostre o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer.
4 Respondeu-lhes Jeremias, o profeta: Já vos ouvi; eis que orarei ao SENHOR, vosso Deus, segundo o vosso pedido. Tudo o que o SENHOR vos responder, eu vo-lo declararei; não vos ocultarei nada.
5 Então, eles disseram a Jeremias: Seja o SENHOR testemunha verdadeira e fiel contra nós, se não fizermos segundo toda a palavra com que o SENHOR, teu Deus, te enviar a nós outros.
6 Seja ela boa ou seja má, obedeceremos à voz do SENHOR, nosso Deus, a quem te enviamos, para que nos suceda bem ao obedecermos à voz do SENHOR, nosso Deus.

Parece que finalmente o povo tinha chegado á conclusão que Jeremias era o profeta que falava por intermédio de Deus, e que aquilo que dizia cumpria-se. 

Neste texto parece que o povo se dispusera a obedecer, e somente fazer aquilo que o senhor lhes indicaria pelo seu profeta Jeremias.

Ao final de dez dias o profeta vem com a resposta de Deus: 
Jeremias 42:9-10
9 e lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel...
10 Se permanecerdes nesta terra, então, vos edificarei e não vos derribarei; plantar-vos-ei e não vos arrancarei, porque estou arrependido do mal que vos tenho feito.

O povo ficaria seguro se permanecesse naquela terra, e Deus lhes traria paz e bem. 

O texto refere também que Deus se arrependeria de todo o mal que lhes tinha feito.

Como entender esta questão do arrependimento de Deus?
SERÁ QUE DEUS SE ARREPENDE? MAS ARREPENDER-SE NÃO PRESSUPÕE QUE ERROU? DEUS ERRA? SE DEUS ERRA COMO POSSO CONFIAR NELE? O QUE É O ARREPENDIMENTO DE DEUS?

Este não é o primeiro texto que fala do arrependimento de Deus, existe outro que muitas vezes é discutido, vamos ler: 
Genesis 6:6

6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

SERÁ QUE DEUS ERROU QUANDO CRIOU O HOMEM? COMO ENTENDER O ARREPENDIMENTO DE DEUS?

O genuíno arrependimento humano para a salvação é descrito pelos termos hebraico shubh e gregos metanoeo (verbo) e metanoia (substantivo), que denotam uma mudança de mente, envolvendo tristeza, completo abandono do pecado e um sincero retorno a Deus.

Já o arrependimento divino é expresso através das palavras hebraica naham e grega metamelomai, que não sugerem qualquer mudança intrínseca na mente de Deus, “em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17), mas apenas uma alteração em Sua atitude para as criaturas. Essa alteração é decorrente de uma mudança radical no comportamento humano, que acaba impedindo o recebimento por parte dos seres humanos de uma bênção divina que lhes fora prometida ou de um castigo divino que lhes deveria sobrevir.

O próprio Deus advertiu o Seu povo da condicionalidade de Suas bênçãos e de Seus castigos em Jeremias 18:7-10: “No momento em que Eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, se tal nação se converter da maldade contra a qual Eu falei, também Eu me arrependerei do mal que pensava em fazer-lhe. E, no momento em que um falar acerca de uma nação ou de um reino para o edificar e plantar, se ele fizer o que é mal perante Mim e não der ouvidos à Minha voz, então, Me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.”

Esse princípio é claramente ilustrado na experiência dos antediluvianos e dos ninivitas. Em Gênesis 6:6 e 7 é dito que Deus “Se arrependeu” de ter criado a raça humana, não porque Ele houvesse mudado, mas porque os antediluvianos se haviam degenerado a tal ponto que a única solução para eles seria a sua destruição (ver Gn 6:5). Por semelhante modo, Jonas 3:10 diz que “Deus Se arrependeu do mal que tinha dito” trazer aos ninivitas, não porque Ele houvesse mudado, mas porque estes se converteram completamente de seus maus caminhos (ver Jn 3:5-9).

Por outro lado, quando a Bíblia diz que Deus não é homem para que Se arrependa (ver Nm 23:19; I Sm 15:29; Sl 110:4; Hb 6:17), ela está descartando a possibilidade de haver qualquer mudança intrínseca na pessoa de Deus, que O levasse a ser injusto e desleal em Seu relacionamento com os seres humanos (ver Dt 7:9 e 10). Em outras palavras, Deus é fiel e justo, e jamais deixará de recompensar as boas ações e de punir os maus atos, bem como de reconhecer todas as possíveis mudanças no comportamento humano.

Se reparármos bem, quando Deus através do profeta Jeremias diz que se arrependeu do mal que lhes trouxe, foi porque o povo estava a demonstrar também ele um arrependimento, e perante uma mudança de pensamento, Deus tem uma mudança de atitude.

Infelizmente esta suposta mudança do povo era fogo de vista, isto porque logo que souberam que Deus queria que ficassem naquela terra, essa resposta de Deus foi contra os seus desejos de descerem ao Egipto. 
Jeremiah 43:4;5;7
4 Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, e nenhum de todos os capitães dos exércitos, nem o povo todo à voz do SENHOR, para ficarem na terra de Judá. Antes... 7  entraram na terra do Egito, porque não obedeceram à voz do SENHOR, e vieram até Tafnes.

O arrependimento do povo era condicional à resposta de Deus, se Deus fosse a favor dos seus desejos eles ouviriam, se fosse contra eles simplesmente levariam a sua avante, mesmo contra a vontade de Deus. 

Oh Deus aceita as nossas ideias e as aprova, ou então esqueça o nosso arrependimento. 

Por isso existem muitos que se dizem cristãos que preferem, aceitar somente a parte das escrituras que lhes convém, quando Deus exige mais coisas eles preferem dar desculpas para não agirem em conformidade.

Ouço muito cristãos dizerem quando falam dos adventistas que carregam fardos que Deus não lhes deu, normalmente dizem isto tentando se convencer que os tais fardos foram abolidos por Jesus. É mais fácil aceitar isto e buscar textos fora do contexto para continuarem na argumentação da sua conduta desonrosa, do que se por em dia com a palavra do Senhor. 

Sou Adventista e pastor da igreja Adventista do 7º dia, e a minha maior carga, não é aceitar o sábado como sendo o dia do senhor, embora guardar o sábado não seja para qualquer um, também não é a devolução do dízimo, pois isso também não é para qualquer pessoa, também não é deixar de comer determinadas comidas, pois muitos nunca deixariam uma carne por Jesus, o meu maior fardo, é a luta contra mim próprio. Quando eu me submeto ao Senhor do universo nada é fardo, agora quando o meu EU rege a minha vida, eu escolho os fardos que estou disposto a carregar e aqueles que não me agradam. Faço a minha própria religião, e nessa religião ou Deus se põe de acordo comigo, ou sigo a caminhada sozinho. 

Hoje banaliza-se de tal maneira a graça que se tornou uma graça barata, é de graça mas requer de nós o maior sacrifício, a crucificação do EU. Quando Jesus diz:
Mateus 16:24
Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Tomar a cruz, não é me conformar com as adversidades que possa enfrentar! (Ex: viver uma doença, cuidar devem filho deficiente, aceitar um marido babado, ou um conjuge infiel)  Tomar a minha cruz é a cada dia, manter o meu EU pregado na cruz, deixar que seja Jesus a pregar o prego na minha mão direita depois de eu ter conseguido pregar o da esquerda, deixar que Ele se encarregue de pregar os meu pés pois não tenho mãos para o fazer. E depois do meu EU estar bem preso, dizer como disse aquele malfeitor: “Lembra-te de mim quando vieres no teu reino”(“vieres”é a melhor tradução) 

Depois do arrependimento o passo seguinte é aceitar que Cristo é REI, é Ele que deve reinar e não o meu EU. 

Querido amigo, a nossa maior luta é contra nós próprios, persistimos em ser REIS (sereis como deuses). Não conseguimos vencer o pecado porque ainda somos nós a reinar, escorregamos nas tentações porque estamos a lutar sozinhos. 

Hoje é o dia de nos submetermos à vontade de Deus.  
Tiago 4:7
7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

O segredo é definir na nossa vida a quem nos submetemos e aquém resistimos? 

Feliz dia.



terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A QUEDA DE JERUSALÉM - JEREMIAS 40:1-6


A Queda de Jerusalém

Depois de todos os avisos feitos por Jeremias, finalmente a tomada de Jerusalém aconteceu. 

O rei de Babilónia vez três incursões sobre a cidade de Jerusalém. 
1ª Aconteceu no ano 605 A.c. Onde Nabucodonosor levou consigo grande parte dos utensílios do templo, assim como uma leva selecionada de jovens judeus. (Nesta invasão o jovem Daniel foi levado para Babilónia)
2ª Invasão aconteceu no ano de 592 A.c. Tendo Nabucodonosor conquistado a resistência feita pelo rei Joaquim, levando também consigo os restantes utensílios do templo como cerca de 10 mil pessoas escravizando-as.
3ª Invasão acontece após a revolta realizada pelo Rei Judeu Zedequias, a qual resistiu por mais de dois anos dentro do cerco feito a Jerusalém. Desta vez Nabucodonosor levou milhares de pessoas e destruiu por completo a cidade com o seu templo, e os seus principais edifícios. 
Aqueles que ficaram na cidade foram os pobres com pouca capacidade de a reconstruir. Ver 2 Reis 24-25.

O texto bíblico que no cerco que durou mais de dois anos o povo estava numa situação dramática. 
2 Reis 25:2-3
2 A cidade ficou sitiada até ao undécimo ano do rei Zedequias.
3 Aos nove dias do quarto mês, quando a cidade se via apertada da fome, e não havia pão para o povo da terra,

Imaginem dois anos sem que a cidade fosse abastecida. Diz que já não havia pão. As pessoas deviam estar desesperadas, algo de género se tinha passado já no reino do Norte, quando Ben-Hadade rei da Síria sitiou a cidade.
2 Reis 6:25-26
25 Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.
26 Passando o rei de Israel pelo muro, gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor!

Neste cerco o desespero era tanto que as pessoas compravam por muito dinheiro coco de pombo para comer. 
Mais á frente o texto diz que até as mães coziam os seus filhos para se alimentarem.

Algo de género deve se ter passado com o cerco dos Babilónios. Quando não havia mais escapatória, Zedequias o rei foi apanhado em fuga, a sua família foi morta e ao rei tiraram-lhe os olhos e o levaram para Babilónia. 

Por esta terceira invasão o Rei coloca Gedalias como governador de Jerusalém, e deixa opção de escolha a Jeremias, podemos ver isso em: 

Jeremias 40:1-6
1 Palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR, depois que Nebuzaradã, o chefe da guarda, o pôs em liberdade em Ramá, estando ele atado com cadeias no meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que foram levados cativos para a Babilônia.
2 Tomou o chefe da guarda a Jeremias e lhe disse: O SENHOR, teu Deus, pronunciou este mal contra este lugar;
3 o SENHOR o trouxe e fez como tinha dito. Porque pecastes contra o SENHOR e não obedecestes à sua voz, tudo isto vos sucedeu.
4 Agora, pois, eis que te livrei hoje das cadeias que estavam sobre as tuas mãos. Se te apraz vir comigo para a Babilônia, vem, e eu cuidarei bem de ti; mas, se não te apraz vir comigo para a Babilônia, deixa de vir. Olha, toda a terra está diante de ti; para onde julgares bom e próprio ir, vai para aí.
5 Mas, visto que ele tardava em decidir-se, o capitão lhe disse: Volta a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, a quem o rei da Babilônia nomeou governador das cidades de Judá, e habita com ele no meio do povo; ou, se para qualquer outra parte te aprouver ir, vai. Deu-lhe o chefe da guarda mantimento e um presente e o deixou ir.
6 Assim, foi Jeremias a Gedalias, filho de Aicão, a Mispa; e habitou com ele no meio do povo que havia ficado na terra.

Era bem provável que os Babilónios tivessem ouvido falar de Jeremias, e de tudo quando havia dito, quer contra Jerusalem, quer a favor de Babilónia.  

Por isso não o mataram, no entanto existe algo muito curioso que o general de Nabucodonosor vai dizer, esse homem de nome Nabuzaradã: “Jeremias 40:2-3
2 Tomou o chefe da guarda a Jeremias e lhe disse: O SENHOR, teu Deus, pronunciou este mal contra este lugar;
3 o SENHOR o trouxe e fez como tinha dito. Porque pecastes contra o SENHOR e não obedecestes à sua voz, tudo isto vos sucedeu.”

Apesar do poderio Babilónico, este general percebeu que não foram os seus deuses superiores ao Deus de Israel, mas que fora o próprio Deus dos Judeus a puni-los. 

Ele general pagão vai reconhecer aquilo que o povo por anos não quis ouvir, que foram os seus pecados e a teimosia em permanecer neles que os levou a esta situação.

Por saber o que representava Jeremias dentro da nação israelita, este General deixou-o escolher entre ir para Babilónia e ficar confortavelmente bem, ou ficar com os mais desfavorecidos e psicologicamente afectados. 

Jeremias decidiu ficar em Jerusalém, sabendo que aqueles que ficaram teriam muitas necessidades espirituais a serem reconstruídas.



VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...