Youtube

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A MORTE DE JOÃO BAPTISTA MATEUS 14:3-11


Mateus 14:3-11

3 Porque Herodes, havendo prendido e atado a João, o metera no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão;
4 pois João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la.
5 E, querendo matá-lo, temia o povo, porque o tinham como profeta.
6 Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes.
7 Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe o que pedisse.
8 Então, ela, instigada por sua mãe, disse: Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista.
9 Entristeceu-se o rei, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, determinou que lha dessem;
10 e deu ordens e decapitou a João no cárcere.
11 Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe.

João ficou conhecido como alguém que falava a verdade, mas não se limitava a falar da verdade, ele também apontava os erros, quando esses erros eram cometidos propositadamente contra a palavra de Deus. 

João estava a causar incomodo a Herodes, isto porque lhe apontava a relação adúltera que mantinha com uma cunhada sua, de nome Herodias. 

Esta por sua vez, tinha o desejo depor fim a João Baptista, isto porque ele incomodava, por falar e relembrar a relação ilícita que tinha com Herodes.
Marcos 6:19
19 E Herodias o odiava, querendo matá-lo, e não podia.

A maldade desta mulher era grande, que preferia a morte e silêncio de João Baptista do que por a sua vida em ordem. 

Ao contrário desta mulher o rei Herodes tinha o poder para mandar executar João, mas não o fazia, mesmo sabendo que João não se calaria de apontar o erro do rei.

O texto bíblico vai nos revelar o seguinte: 
Marcos 6:20
20 Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo, e o tinha em segurança. E, quando o ouvia, ficava perplexo, escutando-o de boa mente.

Apesar do pecado que estava a cometer, Herodes era sensível à verdade. Ele ouvia João e considerava-o um homem verdadeiro e justo, alguém que o tocava quando o alertava da sua persistência do erro. Era bem provável que Herodias quisesse matar João precisamente pelo efeito que ele tinha sobre Herodes.

Foi precisamente na festa de aniversário do rei Herodes que Herodias vai conseguir o que à tanto tempo estava à espera. 

Naquela festa Salomé filha de Herodias dança para o rei, e este faz-lhe uma promessa dando-lhe o que ela desejasse. 

Salomé por sua vez, instigada pela mãe acaba por pedir a cabeça de João num prato. 

Diz o texto bíblico que Herodes se “entristeceu” não era intuito dele mandar matar João, no entanto tinha feito um juramento o qual se sentia preso por ele. 

Gostava só de terminar esta trágica história com 4 pensamentos: 

1- João estava na prisão por dizer a verdade, será que isso não é uma injustiça? João tinha dito sobre Jesus o seguinte: “30 Convém que ele cresça e que eu diminua.” Jo 3:30. Mas se Jesus era mesmo o Messias porque não o salvaria daquela situação? Porquê que ele teve de morrer? João tornou-se num exemplo de luta pela verdade mesmo que para isso  se tenha de sofrer.
2- Herodes fez um juramento, o qual se tornou numa armadilha, o orgulho impediu de voltar a trás. Preferiu cometer um crime para salvar a sua reputação. 
3- A reação de Salomé foi mais cruel que a da sua mãe, "Quero que, sem demora, me dês num prato a cabeça de João Batista" (Mar. 6:25). Ela deixara-se envenenar pelo ódio da mãe, a tal ponto de exigir uma execução sem julgamento, sem que João pudesse se despedir dos seus queridos. 
4- Herodias demonstrou uma influência negativa sobre o seu “marido” e sobre a sua filha, fechou o coração aos alertas do profeta e caiu em desgraça. O seu maior pecado não foi o adultério ou o assassínio, mas a incredulidade. 
"Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido" (Prov. 12:1).



O FALSO PROFETA HANANIAS JEREMIAS 28:1-17


CONFIAR EM MENTIRAS 
Jeremias 28:1-17

Neste capítulo 28 de Jeremias temos uma luta entre um verdadeiro é um falso profeta, algo que nos pode ajudar a discernirmos se aqueles que falam em nome de Deus, estão realmente a ser verdadeiros. 

Jeremias 28:1-4
“No mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, isto é, no ano quarto, no quinto mês, Hananias, filho de Azur e profeta de Gibeão, me falou na Casa do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo: Assim fala o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Quebrei o jugo do rei da Babilônia. Dentro de dois anos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da Casa do Senhor, que daqui tomou Nabucodonosor, rei da Babilônia, levando-os para a Babilônia. Também a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e a todos os exilados de Judá, que entraram na Babilônia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o Senhor; porque quebrei o jugo do rei da Babilônia” 

O falso profeta Hananias profetiza duas coisas que Jeremias já tinha anunciado da parte de Deus e que o seu resultado seria bem diferente.

1ª Israel seria cativo em Babilonia por cerca de 70 anos 
Jeremiah 25:11
11 Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos.

No entanto Hananias anunciou somente dois anos.

2ª O rei JOAQUIM iria morrer em Babilónia 
Jeremiah 22:27
27 Mas à terra da qual eles têm saudades, a ela não tornarão.

Hananias por sua vez anunciou que o rei JOAQUIM voltaria a Jerusalém.

Dois profetas com duas mensagens distintas, duas mensagens opostas. Qual deles tinha razão? 

É evidente que um dizia a verdade é que o outro a mentira. Como descobrir qual falava a verdade? 

Ao ouvir tal mensagem dentro da casa de Deus, ficamos atónitos como era possível num lugar sagrado, dedicado ao Deus da verdade, poder ser anunciado a verdade é a mentira?
Mas também isso não nos devia surpreender, isto porque temos várias advertências contra a dissimulação é mentira dentro do seio da igreja. 
 “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras...” (2 Pe 2.1).

A pergunta que surge logo de seguida é: Porquê que essas pessoas falam falsamente? Qual a motivação? 
A resposta também é assegurada nas escrituras: 
Romanos 16:18
“Porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos”

Este texto deixa claro que eles servem o seu ventre.

Deuteronômio 18:22 
“Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele”

Este diz que é por causa da soberba.

2 Pedro 2:2-3
2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;
3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.

Finalmente este texto mostra-nos que por ganância aos lucros eles falseiam a verdade.

Temos então a satisfação e exaltação do EU, são os interesses pessoais, que subjugam a verdade divina.

Provavelmente estas também foram as motivações de Hananias. 

Depois de Hananias ter profetizado falsamente, Jeremias respondeu: “Disse, pois, Jeremias, o profeta:. (...) O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do Senhor” (vv. 6,9). 

O que Jeremias estava a querer dizer era que a mensagem de Hananias ia em contra ciclo, isto porque os profetas que tinham vindo anteriormente da parte do Senhor (Habacuque, Miqueias e Sofonias) tinham trazido mensagens que enfatizavam o julgamento, e alertavam o povo para que se arrependesse. A tradição profética era sempre o anúncio de guerras, fome e peste e quando fosse o contrário, mensagens de paz, somente seria considerado palavra profética depois de ser concluída, mas não antes.

Hananias não ficou nem um pouco impressionado, mas fez o seguinte:“Então, o profeta Hananias tomou os canzis do pescoço de Jeremias, o profeta, e os quebrou; e falou na presença de todo o povo: Assim diz o Senhor: Deste modo, dentro de dois anos, quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, de sobre o pescoço de todas as nações. E Jeremias, o profeta, se foi, tomando o seu caminho” (vv. 10-11). 

Aquela cena deve ter sido impressionante, ver o falso profeta num espectáculo e encenação. A este show, o profeta Jeremias decide retirar-se para deixar de ouvir tantas mentiras.

Mas o Senhor orientou-o para que voltasse até Hananias e lhe dissesse, entre outras coisas: “...O Senhor não te enviou, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Pelo que assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; morrerás este ano, porque pregaste rebeldia contra o Senhor. Morreu, pois, o profeta Hananias, no mesmo ano...” (vv. 15-17).

Deus vai dizer por intermédio de Jeremias, que Hananias era o responsável do povo confiar em mentiras, é porque tinha levado o povo numa ilusão profética que ele seria morto naquele mesmo ano, e na realidade aconteceu 3 meses depois.

Não só Hananias morreu como as suas profecias não se cumpriram, tudo não tinha passado de um embuste. 

Ao contrário tudo o que Jeremias tinha profetizado aconteceu, e mais tarde já quando o povo estava no cativeiro em Babilónia Jeremias escreve  uma carta, Dizendo o seguinte aos líderes de Israel e a todo o povo que Nabucodonosor tinha levado para a Babilônia:“Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o Senhor” (Jr 29.8-9). 

É interessante ver que o texto fala em adivinhadores e sonhadores, algo que está mesclado com as falsas profecias e os falsos profetas.  Na realidade podemos ver a contrafacção de satanás, é ele que de forma dissimulada e mentirosa inspira as falsas profecias com o intuito de levar o povo para longe de Deus.

O próprio Jesus avisou sobre os falsos profetas:
Mateus 7:15-20
Disse Jesus: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”

Os falsos profetas vêm sempre disfarçados, esta foi sempre a estratégia de satanás, ele fez isto com Eva no Jardim do Éden, e vai fazer isto no final da história deste mundo quando imitar Cristo sendo ele o principal Anti- Cristo.

Jesus fala também dos frutos que eles produzem, mais tarde ou mais cedo eles aparecerão, e nessa altura podemos comparar. 

Podemos comparar com os frutos do espírito que são: 
Galatians 5:22

Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

A bíblia também diz: 
Isaiah 8:20

20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1 Jo 4.1).



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

AS REFORMAS DE JOSIAS 2 Reis 23:1-24


AS REFORMAS DE JOSIAS

Gostaria de ver 5 pontos em relação a esta reforma que o rei JOSIAS realizou entre o seu povo.

1- A aliança do povo com Deus.

2 Reis 23:3
3 O rei se pôs em pé junto à coluna e fez aliança ante o SENHOR, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo anuiu a esta aliança.

Depois do sacerdote Hilquias ter encontrado o livro da lei, este livro foi lido ao rei JOSIAS e este por sua vez ficou impressionado com as palavras do livro, e decidiu agir de acordo com aquilo que lá estava escrito.

É incrível como a palavra de Deus ficou esquecida durante tanto tempo, os próprios sacerdotes tinham perdido os oráculos escritos, e a sua religião estava baseada somente em tradições humanas e pagãs.

Como era possível o livro estar perdido dentro da casa de Deus? Não é dentro da casa de Deus que o livro deve estar? Como foi possível se esquecerem que ele existia.

O mesmo pode acontecer hoje, podemos vir à casa de Deus mas não ter contacto com a Bíblia à muito tempo. 

Por vezes achamos que já sabemos tudo, conhecemos as histórias, já ouvimos dezenas de vezes os mesmos sermões com as mesmas lições, achamos que temos de ter coisas novas e inovadoras. 

Por vezes não é termos esquecido que a Bíblia existe, mas o deixarmos de nos relacionar com o Senhor da Bíblia, sabemos e conhecemos na teoria, mas não vivemos a transformação da palavra.

JOSIAS por sua vez ao ouvir a leitura do livro da lei, ficou impressionado e compungido a obedecer a tudo o que ali estava escrito. 

Levantou-se no meio do povo, e decidiu restabelecer a aliança que Deus tinha com o seu povo. 

Normalmente a aliança era um acordo em que Deus se comprometia em ajudar, proteger, abençoar, e o povo por sua vez jurava fidelidade e obediência a Deus.

Deus tinha sempre comprido a sua parte neste acordo, mas infelizmente o povo ao contrário, sempre tinha quebrado a aliança. 

Perante a leitura do livro o povo voltou a renovar  os votos de fidelidade com Deus.

2- Mandou retirar os vasos de Baal e destruiu os sacerdotes deste falso deus.

2 Reis 23:4-5
4 Então, o rei ordenou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas da porta que tirassem do templo do SENHOR todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o poste-ídolo, e para todo o exército dos céus, e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles para Betel. 5 Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército dos céus.

Além do livro da lei ter estado perdido dentro do templo, o povo de Israel os seus reis e sacerdotes deixaram que a casa de Deus fosse profanada por ídolos e cultos a esses ídolos. 

Para esse culto pagão Israel também instituiu sacerdotes que cultuavam esses falsos deuses, adorando o sol e outros elementos da natureza. 

O profeta EZEQUIEL mostra-nós um pouco o que tinha acontecido dentro da casa de Deus. 

Ezequiel 8:16
16 Levou-me para o átrio de dentro da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; adoravam o sol, virados para o oriente.

JOSIAS vai destruir os falsos sacerdotes e os falsos cultos. 

Ainda hoje existem falsos sacerdotes a cultuar ao deus sol, e a enganar milhares de seguidores. 

A igreja Católica tem levado os seus fiéis à idolatria, não só a adoração de santos e imagens, como reverenciado o culto ao deus sol (Diabo) todos os domingos. (Sonday – dia do sol em inglês). 
Infelizmente muitos cristãos sinceros têm se afastado desta igreja idolatra, mas têm se colocado em igrejas que também elas se congregam no dia do sol, tradição que herdaram da igreja Católica, esquecendo assim o verdadeiro dia de adoração ao Senhor. 

3- Derrubou as casas de prostituição cultual. 



2 Reis 23:7
7 Também derribou as casas da prostituição-cultual que estavam na Casa do SENHOR, onde as mulheres teciam tendas para o poste-ídolo.

Era normal nos povos pagãos a prostituição cultual, ou seja haviam mulheres sacerdotisas que ofereciam o seu corpo em rituais religiosos. 

Foi este culto e a sua prática, como as casas que o acolhiam que foram destruídos.  


4- JOSIAS destrói todos aqueles que praticavam feitiçaria e ocultismo.

2 Reis 23:24
24 Aboliu também Josias os médiuns, os feiticeiros, os ídolos do lar, os ídolos e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, para cumprir as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na Casa do SENHOR.

A Feitiçaria e toda a espécie de ocultismo eram proibidos por Deus. 
Deuteronômio 18:9-13 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.”

Isaías 8:19 "Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos

Também diz que JOSIAS mandou destruir os ídolos do lar, estes ídolos faziam parte dos cultos familiares que eram feitos pelas famílias dentro das suas casas. 

Esta prática continua ainda hoje a ser uma realidade em milhares de lares, ditos cristãos, nesse sentido os crentes que pusessem nas suas casas tais abominações, deviam retira-las e destrui-las.

O apóstolo Paulo deixa bem claro que quem sacrifica e se prostra diante do ídolo está a prestar culto aos demónios. 
1 Coríntios 10:19-20
19 Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? 20 Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios.
5- JOSIAS restaura a festa da Páscoa que tinha sido esquecida. 

2 Reis 23:21-22
A celebração da Páscoa
21 Deu ordem o rei a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao SENHOR, vosso Deus, como está escrito neste Livro da Aliança. 22 Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram Israel, nem durante os dias dos reis de Israel, nem nos dias dos reis de Judá.

Não existe uma noção precisa de há quantos anos o povo não festejava a páscoa, tal como JOSIAS a festejou naquela época.

Aquilo que parece ter acontecido foi que esta festa anual terá sido deixada de se festejar como festa popular nacional. 

Esta Festa era o símbolo da aliança de Deus com o seu povo, foi instituída para que o povo se lembrasse sempre do grande livramento que lhes tinha acontecido, e que Deus era o seu Senhor.

Mais tarde Jesus vai usar a festa da páscoa com toda a sua simbologia para iniciar uma Nova Aliança.

Os destinatários já não seria os judeus como povo, mas todos aqueles que aceitassem e obedecessem a Jesus o salvador.

Hoje Ele deseja restaurar a nossa vida, estamos nós dispostos a lhe entregar o nosso coração? 



terça-feira, 17 de novembro de 2015

O REI JOSIAS INFLUENCIADO PARA O BEM, A REFORMA PESSOAL SEGUIDA DAREFORMA NACIONAL


JOSIAS SOBE AO TRONO

2 Reis 22:1-2
O reinado de Josias
1 Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Jedida e era filha de Adaías, de Bozcate. 2 Fez ele o que era reto perante o SENHOR, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.

Josias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos,[1] a partir de 641/640 à 610/609

2 Crônicas 34:3
3 Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; 

Diz o texto com 16 anos começou a buscar o Senhor.

JOSIAS era uma criança quando subiu ao trono, ele tinha somente oito anos de idade, ele decidiu ser diferente de seu pai, e de seu avô, e com apenas 16 anos tomou a decisão de buscar ter um relacionamento profundo com Deus. 

Com certeza para que tivesse seguido este caminho JOSIAS teve algumas pessoas que o influenciaram para o bem. 

SAFÃ – Era o escriba e secretário do rei era um conselheiro íntimo dele e encarregado de assuntos financeiros, competente em diplomacia e entendido em relações exteriores, em lei internacional e em acordos de comércio. De modo que Safã, como secretário do rei, era um dos homens mais influentes no reino.
Ele tinha 4 filhos Aicão, Elasá, Gemarias e Jaazanias, e seus dois netos, Micaías e Gedalias. (Veja a lista.) “A família de Safã dominava a burocracia [no reino de Judá] e ocupava a posição de escriba do rei desde o tempo de Josias até o Exílio”, explica a Encyclopaedia Judaica. Um exame do que a Bíblia diz sobre Safã e sua família nos ajudará a avaliar como eles apoiavam o profeta Jeremias e a adoração verdadeira de Jeová.

HILQUIAS – Era o sumo- sacerdote no tempo de JOSIAS, era pai de Jeremias o profeta, e ajudou na reforma espiritual levado a cabo pelo rei. ele encontrou o livro da lei, e com a sua influência destruíram os altares pagãos dentro do território de Judá.

SOFONIAS – Ele era tetraneto de Ezequias, Sofonias 1.1. Caso este tenha sido o rei Ezequias, Sofonias foi um profeta de sangue real. o seu ministério ocorreu no tempo do rei Josias em 640 a.C. – 609.
Sofonias era parente do rei Josias. Ambos eram descendentes do rei Ezequias, razão dos dois serem zelosos pela Lei do Senhor, como era seu ascendente: o justo Ezequias.

JEREMIAS – Jeremias provavelmente foi amigo de infância do rei JOSIAS, tendo influenciado também o rei no caminho do Senhor.

O texto continua a falar de JOSIAS dizendo: 
e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição.

Diz que aos 16 anos começou a buscar a Deus e 4 anos depois, com vinte anos de idade, JOSIAS começou uma grande reforma espiritual no seu país. 

A sua primeira grande tarefa foi destruir todos os altares de sacrifícios que estavam dentro do seu território (2 Cr 34:4-7).

E com a idade de 25 anos decidiu mandar Safã e Hilquias organizarem a reabilitação do templo, templo este que tinham sido deixados ao abandono: 2 Crônicas 34:11
11 ... que os reis de Judá deixaram cair em ruína.

A reforma de JOSIAS acaba por ser extraordinária, o livro de segundo reis não poupa elogios a este rei que se dedicou a Deus: 
2 Reis 23:25
25 Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual.

Nem David, nem qualquer outro rei foi como JOSIAS. 

Os foi grandes segredos para uma vitória de Deus na vida deste homem, foi estar rodeamos de homens de boa influência, e também de uma consagração pessoal.

JOSIAS só depois de 4 anos de uma busca intensa é que cimeça as suas reformas.

Poderíamos dizer que primeiro teve de se reformar primeiro, é só depois mudou o que estava à sua volta.

Algo impressionante na história de Judá é a forma como as coisas espirituais foram perdendo o sentido, sobretudo com o desleixo da casa de Deus, pois como vimos à pouco os reis de judá a deixaram detriorar-se.

Vemos aqui o contraste da verdadeira reforma, JOSIAS primeiro consagrou-se e depois reformou, os reis de Israel afastaram-se de Deus e tudo à sua volta desmoronou, até o templo. 

Ou caímos e cai tudo connosco, ou nos consagramos e levamos outros connosco



segunda-feira, 16 de novembro de 2015

LIVRO DE RUTE - RUTE UM EXEMPLO DE MULHER VIRTUOSA 4/4 PARTES


RUTE A MULHER VIRTUOSA.

O texto que vamos ler é um elogio que Boaz faz a Rute, mencionando o que as pessoas pensam dela.
Rute 3:11
11 Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.

A pessoas viam Rute como uma mulher virtuosa, no original esta palavra quer dizer: força, poder, eficiência, habilidade,

O sábio Salomão vai descrever algumas das características deste tipo de mulher.
MULHER VIRTUOSA É UMA BOA ESPOSA 

Provérbios 31:12
12 Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.

- Existem duas características que podem ser prejudiciais num casamento, é um cônjuge implicativo, e crítico.

- Neste caso está mulher virtuosa, não possui qualquer destas características tão prejudiciais num relacionamento.

- Num relacionamento a dois, implicar e depois criticar as falhas que o outro dá é mais fácil, do que desenvolver um espírito de tolerância e compreensão. No entanto esta mulher considera o seu Marido como a outra parte de sí, e por isso não prejudica mas lhe faz bem.

Provérbios 31:26
26 Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.

Provérbios 31:23
23 Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.

2. A MULHER IDEAL É UMA BOA DONA-DE-CASA

- Ela não é preguiçosa, sabe perfeitamente qual o seu papel como dona do seu lar e desempenha-o sem lamentação.
Provérbios 31:27
27 Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.
Provérbios 31:15
15 É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa...

- É determinada, tem iniciativa 
A sua força vem do facto que ela faz acontecer às coisas, e a sua reputação está acima de qualquer suspeita.
Provérbios 31:25
25 A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.

- No que depender dela, o conforto e bem estar dos seus, estará assegurado. 
Provérbios 31:21
21 No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.

- É usada por Deus para dar o mantimento diário à sua família.
Provérbios 31:14
14 É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 

4. A MULHER IDEAL É BEM-SUCEDIDA 

- O seu marido e os filhos elogiam-na, pelo bem que eles recebem, e pelo reconhecimento do que ela representa só seio da família. 
Provérbios 31:28-29
28 Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: 29 Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

- Ela colhe o que semeou 
Provérbios 31:31
31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

4. A MULHER IDEAL É Espiritual

- Além de se preocupar com os seus, ela olha por aqueles que pouco têm.
Provérbios 31:20
20 Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.

Tiago 1:27
27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações...

CONCLUSÃO 

- É curioso que em nenhuma parte do texto fala da beleza física.

- Infelizmente é porque estamos a falar da mulher, existem hoje mulheres que valorizam a sua sensualidade e colocam nisso todas as suas energias. Estão mais preocupadas com o exterior do que a beleza interior. 

- A mulher virtuosa aqui descrita, é uma mulher mais preocupada com os que estão à sua volta do que o cuidar dos seus atributos físicos. 

- O tempo dela não é nos shopings onde se encontram hoje milhares de mulheres com falta de tempo, mas em casa beneficiando o seu lar, onde ela é a rainha.

- Hoje a mulher virtuosa é confundida com a mulher bela e sensual, no entanto do ponto de vista de Deus, está mulher ideal é uma mulher que se preocupa com o seu interior, ou seja é uma mulher de belo carácter

O livro de Rute termina com outro elogio a Rute, é parte dos mesmos pretagonistas (as pessoas) que disseram a Boaz que ela era virtuosa, 
Rute 4:15
15 Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.

Falando a Noemi, algumas pessoas do povo elogiam-na por ser uma nora extraordinária, melhor do que sete filhos. 

Ela deu à luz um filho, que foi avó do grande rei David, Rute não ficou esquecida como a sua cunhada Orfa, pelo contrário, ficou imortalizado o seu nome por ter sido uma ascendente do messias vindouro, o nosso Senhor Jesus Cristo. (Mt 1:6)

Muito daquilo que somos depende das nossas escolhas diárias, posso ser sempre melhor do que tenho sido, posso ser melhor colega de trabalho, melhor mãe, melhor cônjuge, melhor amiga, mas para isso preciso procurar me superar a cada dia.

Que hoje sejas uma pessoa melhor do que fostes ontem.

domingo, 15 de novembro de 2015

O SALVAMENTO DE JEREMIAS Jeremias 26:16-17.


O salvamento de Jeremias

Jeremias 26:16-17
16 Então, disseram os príncipes e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do SENHOR, nosso Deus, nos falou. 17 Também se levantaram alguns dentre os anciãos da terra e falaram a toda a congregação do povo, dizendo:
Jeremias estava a ser acusado traição contra a cidade e por isso os sacerdotes e os profetas reuniram-se com os príncipes e com os anciãos do povo a fim de o condenarem á morte. 

Aqueles que deviam exercer um ministério espiritual, e buscarem fervorosamente conhecer a vontade de Deus, foram precisamente aqueles que mais desejavam calar Jeremias. 

O que terá levado estes homens a tão grande cegueira espiritual? Será que sentiam o seu lugar ministerial em perigo? Será que as palavras de Deus eram assim tão duras de se ouvir? 

No tempo de Jesus quando a classe sacerdotal também quis a sua morte, Jesus mostrou a razão de tal tomada de decisão, a resposta foi: 
João 5:39-40
39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. 40 Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.

A razão pela qual a classe religiosa no tempo de Jesus não o aceitou, foi precisamente por causa da sua “VONTADE” foi uma questão de escolha, não quiseram ouvir e aceitar Jesus como um enviado do pai. 

Com Jeremias a escolha foi a mesma, ouviram mas a sua vontade estava a cima da palavra do profeta, por isso o desejo de o fazer calar para sempre.
Perante este desejo de o eliminar, Jeremias vai fazer um alerta: 
Jeremias 26:14-15
14 Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim o que for bom e reto segundo vos parecer. 15 Sabei, porém, com certeza que, se me matardes a mim, trareis sangue inocente sobre vós, sobre esta cidade e sobre os seus moradores; porque, na verdade, o SENHOR me enviou a vós outros, para me ouvirdes dizer-vos estas palavras.

Jeremias sentia-se confiante, e estava firme, fosse qual fosse a decisão do povo. 

Perante estes factos, houve bom senso por parte de algumas pessoas, poderíamos pensar que seriam alguns chefes espirituais, mas pelo contrário essa ponderávamos na sentença veio por meio dos anciãos da cidade e dos príncipes: 
Jeremias 26:16
16 Então, disseram os príncipes e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do SENHOR, nosso Deus, nos falou.

E se realmente Jeremias estava a falar em nome de Deus! E se realmente Deus lhes tivesse a dar uma última oportunidade! 

Afinal de contas eles não estariam a lutar contra um homem desequilibrado que inventou uma série de profecias malucas, mas estariam em oposição directa à vontade de Deus. 

Como saberiam se o profeta era verdadeiro ou não? Se deviam ouvi-lo ou não? Se fossemos nós, como saberíamos? Que lado escolheríamos? 

Vamos tentar dar esta resposta mais à frente. 

Os príncipes e anciãos do povo foram então buscar dois exemplos vividos pelo povo num passado recente, o primeiro é do profeta Miqueias um século antes: 
Jeremias 26:18-19
18 Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o SENHOR dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, Jerusalém se tornará em montões de ruínas, e o monte do templo, numa colina coberta de mato. 19 Mataram-no, acaso, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes, não temeu este ao SENHOR, não implorou o favor do SENHOR? E o SENHOR não se arrependeu do mal que falara contra eles? E traríamos nós tão grande mal sobre a nossa alma?

O profeta Miqueias tinha sido enviado por Deus para condenar os ricos por explorarem os pobres. Denuncia os governantes, chefes e ricos das cidades de Jerusalém e Samaria. Estes estavam roubando o povo através da língua enganosa, com armadilhas, exigiam presentes e subornos. Miquéias também denunciou a cobiça, os ganhos imorais, a maldade planeada, a balança desonesta e o crime organizado.

Aqui o povo foi buscar um exemplo parecido com o que eles estavam a viver. E a resposta foi ouvir o profeta e aceitar a admoestação e arrependerem-se. Deus neste caso poupou Ezequias.

O outro exemplo agora negativo foi o do profeta Urias: 
Jeremias 26:20-23
20 Também houve outro homem, Urias, filho de Semaías, de Quiriate-Jearim, que profetizava em nome do SENHOR e profetizou contra esta cidade e contra esta terra, segundo todas as palavras de Jeremias. 21 Ouvindo o rei Jeoaquim, e todos os seus valentes, e todos os príncipes as suas palavras, procurou o rei matá-lo; mas, ouvindo isto Urias, temeu, fugiu e foi para o Egito. 22 O rei Jeoaquim, porém, enviou a Elnatã, filho de Acbor, ao Egito e com ele outros homens. 23 Eles tiraram a Urias do Egito e o trouxeram ao rei Jeoaquim; este mandou feri-lo à espada e lançar-lhe o cadáver nas sepulturas da plebe.

Não se sabe muito sobre o profeta, no entanto sabemos que foi contemporâneo de Jeremias, mas que não teve a mesma sorte de Jeremias, pois fora perseguido e morto por Josquim. 

Provavelmente aqui o exemplo foi dado no sentido de mostrar que juntamente com Jeremias Deus tinha enviado outro profeta com a mesma mensagem, e isso devi ser levado em consideração. 

Percebemos nestes episódio que Jeremias acabou por ser salvo por um tal de Aicão: 
Jeremias 26:24
24 Porém a influência de Aicão, filho de Safã, protegeu a Jeremias, para que o não entregassem nas mãos do povo, para ser morto.

Pelos vistos só um homem se posicionou livrando o profeta, não sabemos se houve mais que se posicionaram, mas o mais relevante é que como Aicão outros deviam também sector feito a sua escolha. 

Aicão percebeu que nem sempre a maioria tem razão. Reconheceu que a vontade humana se opunha à vontade de Deus. 

Provavelmente este homem percebeu a sua condição perante Deus, e aceitou humildemente a reprovação de Deus. 

No tempo de Jesus quando os discípulos começaram a ser perseguidos por anunciar as boas novas da salvação e de Jesus ressurrecto, houve um mestre chamado Gamaliel que alertou toda a classe religiosa dizendo: 
Atos 5:33-39
O parecer de Gamaliel
33 Eles, porém, ouvindo, se enfureceram e queriam matá-los. 34 Mas, levantando-se no Sinédrio um fariseu, chamado Gamaliel, mestre da lei, acatado por todo o povo, mandou retirar os homens, por um pouco, 35 e lhes disse: Israelitas, atentai bem no que ides fazer a estes homens. 36 Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma coisa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada. 37 Depois desse, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos. 38 Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; 39 mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele.

Gamaliel também deu dois exemplos querendo mostrar que se os apóstolos falavam a verdade os sacerdotes podiam estar a lutar contra Deus. 

No entanto existe uma falácia nesta argumentação, é que nem sempre aquilo que não vem de Deus cai, basta olharmos para certas religiões que sendo falsas porque não pregam a verdade estão cá já à muitos anos. 

Gamaliel peca, por não tomar uma decisão por Cristo, ele também poderia ter feito a escolha certa, mas preferiu acomodar-se, lavar as mãos, e prosseguir na sua vontade.

Hoje também podemos correr o risco de não tomarmos posições, no entanto na dimensão espiritual isso não pode acontecer, não escolher por Deus estamos inevitavelmente do lado de satanás. 

Sejamos corajosos e sejamos como o Aicão, escolhendo a verdade



segunda-feira, 9 de novembro de 2015

LIVRO DE RUTE - O FUTURO NAS MÃOS DE DEUS 3/4 partes


Rute 1:16-19
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela. 19 Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas...

Rute ao contrário da sua cunhada Orfa, decidiu acompanhar a sua sogra, isto não só demostrou uma fidelidade à Noemi, mas vai um pouco mais longe, ela também seria fiel ao Deus de Noemi.

Uma das frases mais fortes do livro demonstra precisamente essa aliança que Rute faz com Deus.ela diz:
Rute 1:16-17
16 Disse, porém, Rute: ...porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

Noemi iria ter o seu tempo de existência, provavelmente é naturalmente morreria primeiro que Rute, e nesse contexto esta promete lhe ser uma companheira fiel. No entanto mesmo depois de Noemi morrer, Rute se manteria fiel ao Deus de Israel. 

Rute aprendeu a confiar e depender de Deus, faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, ela estava disposta a aceitar o que fosse, pois sabia que a sua vida estava nas mãos d’Ele. 

Ela não estava preocupada como seria a sua vida num novo país, não vivia atormentada com um futuro incerto, nem o que seria dela depois da morte de Noemi, ela simplesmente deixou tudo por conta de Deus. 

Na carta de Tiago, existe uma lição quando pensamos nos nossos projetos e no nosso futuro, ele diz:
Tiago 4:13-15
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Como seres humanos temos a tendência de pensar que controlamos todas as áreas da vida e até o futuro. 

Não existe mal nenhum em projectarmos o futuro, o problema está em pensar que o podemos controlar, Tiago mostra a importância de contarmos com Deus nesses planos: Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser.

De certa forma Rute vai demonstrar que era precisamente isso que ela contava fazer. Seria Deus a dirigir a sua vida, e confiaria n’Ele para esse efeito. 

O texto diz também que as pessoas da cidade de Belém se comoveram ao ouvir a história destas duas mulheres. 

Era uma história comovente é dramática, que facilmente levaria as suas protagonistas a uma vida de lamentação e se encostariam a um estado de dependência alheia. 

Provavelmente Noemi já se tinha mentalizado viver da piedade dos outros. Mas Rute começou logo a arregaçar as mangas e a trabalhar para o bem das duas. 
Rute 2:2
2 Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha!

Rute não ficou à espera das pessoas entenderam a sua situação, não ficou parada pois ninguém lhe daria emprego, não ficou à espera que a sua sogra dissesse o que ela devia fazer. 

Esta mulher demonstrou uma grande coragem e iniciativa, não seriam as circunstâncias da vida que a iam moldar, mas ela estava preparada para as lutas. 

Não importa o que nos aconteça na vida, mesmo que ela nos seja madrasta, contemos sempre com Deus, e façamos a nossa parte, e seremos bastante abençoados. 

Na próxima reflexão veremos o final da vida desta mulher, aquilo que Deus fez na vida dela



sexta-feira, 6 de novembro de 2015

LIVRO DE RUTE - UMA DECISÃO COM CONSEQUÊNCIAS ETERNAS 2/4 PARTES


Rute 1:7-11
7 Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá, 8 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. 9 O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz 10 e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo. 11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?...
14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. 15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.

Na primeira reflexão sobre o livro de Rute pudemos ver um pouco o que aconteceu com Noemi, hoje gostaria de explorar o pouco que é dito de Orfa. 

Será difícil expressar os sentimentos desta jovem mulher, tinha perdido o marido não tinha tido filhos, e socialmente encontrava-se desamparada.

Agora encontrava-se a caminho de Belém, juntamente com a sua cunhada Rute, e a sua sogra Noemi.

Entretanto na viagem Noemi vai tentar dissuadir as suas noras de a seguir, vai insistir com elas quer o melhor para os seus futuros seria voltarem para junto dos seus familiares e no seu país construírem novos casamentos e refazerem a vida.

Talvez estas palavras de Noemi começassem a fazer eco na mente daquelas duas moças. Que futuro elas teriam naquele país? Os judeus e os moabitas se odiavam, provavelmente, iriam ser descriminadas e ninguém mais casaria com elas. 

Esta decisão era difícil pois sogra e noras tinham um bom relacionamento, e todas compreendiam bem a dor umas das outras. 

Perante a insistência de Noemi, todas choraram, já não bastava a dor que as uniam, agora teriam de decidir um caminho que as separavam. 

Foi então que Orfa tomou a decisão de voltar ao seu país, e aos seus parentes. 

Até aquele momento quer Orfa quer Rute estavam em pé de igualdade, ambas amavam os maridos, e a sogra, ambas estavam prontas a ajudarem Noemi, ambas tinham decidido viver num país estrangeiro. 

Mas a insistência de Noemi para que fizessem uma escolha, e o quadro negro que pintou sobre o futuro, pressupunha que ela sabia que as suas noras só seriam felizes se pudessem escolher de forma livre e voluntária o país onde viveriam. 

Noemi sabia que não era somente a escolha de um lugar para se viver que estava em jogo, mas algo mais importante do que isso, ela sabia que a noras ao escolher, estariam a tomar uma posição a favor ou contra Deus, e como tal tinham de ser decisões individuais baseadas numa convicção pessoal.

Foi aqui que Orfa decide pela diferença, ao contrário das companheiras de viagem, Orfa decide antes escolher o deus dos moabitas, conhecido como "a abominação de Moabe" (1 Rs. 11:7), em vez de decidir pelo Deus de Israel, decidira antes por um deus que não podia falar ou agir.

Voltou as costas a Deus – que queria mostrar-lhe a Sua bondade – para servir ídolos vãos, (Jonas 2:8
8 Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso.). Trocou o Deus que dá a vida por um ídolo que exigia vidas através do sacrifício de crianças. "Orfa voltou ao seu povo e aos seus deuses" (Rute 1:15)

A Bíblia ensina claramente que toda a decisão que uma pessoa faz tem conseqüências eternas. Essas conseqüências não só influenciam a sua vida terrena, mas determina o seu destino eterno. Decidem se ela irá para o céu ou para o inferno.

A Bíblia ensina claramente que toda a decisão que uma pessoa faz tem conseqüências eternas. Essas conseqüências não só influenciam a sua vida terrena, mas determina o seu destino eterno. Decidem se ela irá para o céu ou para o inferno.

Deus mantém um registro de rodos os que têm vivido. No Seu Livro da Vida, Ele escreve todos os atos que as pessoas praticam (Mal. 3:16; Apoc. 20:12-15). Todo aquele cujo nome não aparece nesse Livro será condenado ao inferno por toda a eternidade.

Talvez Orfa se tenha arrependido mais tarde da sua decisão errada, e se tenha voltado dos ídolos para Deus. Se ela procurou encontrá-lO com todo o seu coração, então sem duvida que Ele a encontrou (Jer. 29:13). Mas se Orfa não buscou a Deus, então o seu futuro estava acabado e a sua vida e alma foram perdidas para toda a eternidade.

Orfa, mulher que caiu no esquecimento por uma decisão errada



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

LIVRO DE RUTE - CULPANDO DEUS 1/4 PARTES


Rute 1:1-6
Noemi e Rute
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. 2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali. 3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, 4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. 5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido. 6 Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.

Esta história acontece no tempo em que reinavam os JUIZES, eram tempos difíceis, pois “cada um fazia o que achava melhor aos seus olhos”
É neste tempo como já vimos, havia muita instabilidade, ou se vivia com liberdade, ou então se era oprimido por um povo inimigo. 

Para tentar a sua sorte um casal israelita ELIMELEQIE E NOEMI decidiram emigrar e tentar encontrar melhores condições do que aquelas que viviam na cidade de Belém. 

Não havia mal nenhum emigrar, e tentar uma vida melhor noutro país, mas o problema foi a escolha do seu destino, eles foram para um lugar pouco recomendado caso desejassem viver em paz e prosperar.

Escolheram viver matéria dos moabitas, um povo pagão adorador de muitos deuses e que durante muito tempo fora inimigo de Israel.

A escolha não fora muito sabia, ELIMELEQUE, que quer dizer O SENHOR É REI, acabou por tomar uma decisão errada, pondo-se a ele e à sua mulher e filhos numa situação de desvantagem. 

Imaginem vocês decidirem hoje ir morar para a Síria, mesmo não estando em guerra este pais seria sempre um lugar ao qual enfrentaria grandes desafios, por exemplo a mentalidade das pessoas, a religião, a segurança, etc. Não seria uma vida tranquila de certeza absoluta. 

Outro problema que enfrentou com esta mudança foi o futuro dos seus filhos, que influências teriam? Que amizades fariam? Que casamento fariam? Tudo isto parece ter sido pouco reflectido. 

Vemos que os dois filhos acabam por casar com duas mulheres moabitas, algo que os podiam desviar da adoração ao verdadeiro Deus. 

Depois de dez anos naquela terra Noemi perde o seu marido evos seus dois filhos ficando sozinha com as suas duas noras moabitas. 

A desgraça tinha recaído sobre aquela família. Noemi decidiu voltar para Belém pois ouviu dizer que as condições de vida estavam melhores e assim foi, quando lá chegou às pessoas a reconheceram: 
Rute 1:19-21
19... Não é esta Noemi? 20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. 21 Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?

Para Noemi as coisas tinham mudado, o seu nome significa DELICIA, no entanto ela agora queria que  olhassem paralela como uma pessoa AMARGA.
Pata Noemi, Deus era o responsável pela sua miséria, por tudo onqueclhe tinha acontecido. Na verdade nós como seres humanos temos facilidade em culpar Deus pelos erros e escolhas que nós próprios fizemos. 

Outro erro que comentemos é pensar que todo o sofrimento que vivemos é para o nosso mal, mas nem sempre é assim. 

Vivemos num mundo injusto dominado pelo pecado, é só por isso teremos de viver aflições, no entanto Jesus nos diz para termos bom ânimo pois ele venceu o mundo é o pecado o sofrimento é a dor vão em breve ser erradicado da nossa existência. 

Mas enquanto isso não acontece, não podemos esquecer as palavras do apóstolo Paulo quando ele diz: 
Romanos 8:28
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Diz aí que todas as coisas, quer boas quer más cooperam para o nosso bem, Noemi tinha dificuldade em entender está lição, no entanto no final da história desta mulher, o seu sentimento é bem diferente:
Rute 4:14-15
14 Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. 15 Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice....

Hoje também podemos agradecer a Deus pelo filho que nos deu, o nosso remador, que nos livrou da morte e nos deu a vida.

Não importa as circunstâncias difíceis que possamos estar a viver, ou as consequências negativas das nossas más decisões, podemos sempre entregar o controlo da nossa vida a Jesus e com isso podermos viver um futuro com esperança. 



O CINTO DE LINHO


O CINTO DE LINHO

Hoje vamos tentar perceber o que Deus quis mostrar a Jeremias com a lição do cinto de linho.

Jeremias 13:1-11
O cinto de linho
1 Assim me disse o SENHOR: Vai, compra um cinto de linho e põe-no sobre os lombos, mas não o metas na água. 2 Comprei o cinto, segundo a palavra do SENHOR, e o pus sobre os lombos. 

Deus deu uma ordem ao profeta Jeremias, e essa primeira ordem foi para ele comprar um cinto de linho, e depois usá-lo à cintura. 

Jeremias ia agora usar um elemento que fazia parte do vestuário do comum cidadão da sua época, muito embora, o ser de linho mostrava desde já um elemento ligado à espiritualidade. 

Na época as roupas usadas pelos sacerdotes quando oficiavam eram especificamente feitas de linho, e um dos elementos que a compunham eram precisamente o cinto.
Ao compra-lo Jeremias demostraria que esse sinto tinha tido um preço, e por isso tinha valor. 

Deus vai mostrar a Jeremias o que significava esse cinto no versículo 11: 11 Porque, como o cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá

Quer dizer que o cinto representava toda a nação judaica. Percebemos também que a ordem para usar o cinto à cintura representava a intimidade que Deus desejava viver com o seu povo.

É o preço pago, significava também que Deus os tinha adquirido por bom preço, eram preciosos para ele. 

Mas ainda percebemos outro pormenor significativo na ordem que Deus dá a Jeremias, Deus diz: mas não o metas na água.

Normalmente ao fim de alguns dias as roupas deviam ser lavadas, sobretudo quando falamos nos rituais de purificação que eram sujeitos os sacerdotes antes de oficiarem no templo.

Temos um exemplo bíblico com o sacerdote Josué que é descrito como tendo as suas roupas sujas símbolo das acusações e pecados que satanás lhe infligira:
Zacarias 3:1-4
1 Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. 2 Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? 3 Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. 4 Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.

 Quando Deus disse a Jeremias para não lavar o cinto, provavelmente denotava já que alguma coisa de menos boa se passava com o povo de Israel.

O texto continua:
3 Então, pela segunda vez me veio a palavra do SENHOR, dizendo: 4 Toma o cinto que compraste e que tens sobre os lombos; dispõe-te, vai ao Eufrates e esconde-o ali na fenda de uma rocha. 5 Fui e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado. 6 Passados muitos dias, disse-me o SENHOR: Dispõe-te, vai ao Eufrates e toma o cinto que te ordenei escondesses ali. 

Deus vai agora dar uma segunda ordem a Jeremias, vai lhe pedir que vá ao rio Eufrates e que esconda o cinto na fenda de uma rocha. 

Embora esta ordem pareça estranha, e Jeremias somente a cumpra, existem elementos simbolicamente significativos. 

Jeremias teria de se deslocar ao rio Eufrates, isto pressupunha que teria de fazer uma longa viagem de cerca de 600km, esta viagem teria de ser realizada duas vezes uma para esconder o cinto e outra para desenterra-lo. 

Isto pressupunha que aquele cinto que era símbolo do povo de Deus seria levado para bem longe do seu país. Algo que encontramos bem presente logo no capítulo 5 de Jeremias: 
Jeremias 5:15
15 Eis que trago sobre ti uma nação de longe, ó casa de Israel, diz o SENHOR; nação robusta, nação antiga, nação cuja língua ignoras; e não entendes o que ela fala. ..
19 Quando disserem: Por que nos fez o SENHOR, nosso Deus, todas estas coisas? Então, lhes responderás: Como vós me deixastes e servistes a deuses estranhos na vossa terra, assim servireis a estrangeiros, em terra que não é vossa.

O tempo que que Jeremias esperou entre a primeira viagem, de enterrar o cinto e a segunda viagem de o desenterrar, simbolizava também que o povo de Deus iria estar exilado longe do seu país um período grande de tempo, período este que Jeremias mais tarde anuncia como sendo de 70 anos.

Depois desse tempo que não está definido Deus mandou Jeremias procurar novamente o cinto.

7 Fui ao Eufrates, cavei e tomei o cinto do lugar onde o escondera; eis que o cinto se tinha apodrecido e para nada prestava. 8 Então, me veio a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Assim diz o SENHOR: Deste modo farei também apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém. 10 Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta. 

Aquele cinto com o tempo tinha-se deteriorado, já não mais prestava, deixará de cumprir a sua missão. 

A acção que levou só apodrecimento do cinto foi o ter sido enterrado, isto faz-nos lembrar a parábola que Jesus conta do servo que enterrou o talento, e que por causa disso acabou por lhe ser retirado. (Mt 25:14-30)

Israel tinha se desviado de Deus, já não era um cinto bem ajustado aos lombos de Deus. 

Paulo aos Efésios fala do cinto bem ajustado e ele diz:
Efésios 6:14
Mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade...

Israel já não andava na verdade, andava na soberba, não ouvia a voz de Deus, e cultuava outros deuses



terça-feira, 3 de novembro de 2015

SANSÃO - A QUEDA DE UM LÍDER ESPIRITUAL 3/3 PARTES



Juízes 16:4-5
4 Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila. 5 Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela e lhe disseram: Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos; e te daremos cada um mil e cem siclos de prata.
O texto começa por dizer “depois disto”, a pergunta que se faz é “depois do quê?” O texto bíblico não esconde a verdade, mesmo que essa verdade não dignifique um representante de Deus.

Sansão tinha estado na cidade de Gaza deitado com uma prostituta, havendo ali uma conspiração dos Filisteus para o matarem. No entanto mais uma vez Sansão usou da sua força e conseguiu escapar desta armadilha.

No entanto havia uma fraqueza da parte de Sansão que mais tarde o levaria à morte, e essa fraqueza tinha a ver com o desejo dos olhos, a necessidade de satisfazer os seus prazeres. 

O texto de hoje mostra mais uma vez que Sansão procura a pessoa errada no sítio errado.

Ele podia ter procurado uma moça do seu povo e ter casado com ela, no entanto não parece ser a vida que ele procurava para si, gostava de estar descomprometido, vivendo uma vida sem restrições, ou responsabilidades. 

Diz o texto que se afeiçoou a uma mulher de nome Dalila, que por sua vez embora o texto não diga claramente, mas seria mais uma prostituta da qual Sansão se deixou apaixonar. 
Parece que esta acabou por fazer um acordo com os filisteus que queriam apanhar Sansão e em troca de muito dinheiro ela concordou em trai-lo. 

A palavra de Deus mostra o cuidado com o dinheiro e o ganho fácil, ela diz o seguinte:
Êxodo 23:8
8 Também suborno não aceitarás, porque o suborno cega até o perspicaz e perverte as palavras dos justos.

O apóstolo Paulo também adverte contrato desejo de ter mais e mais, ele diz: 
1 Timóteo 6:10
10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males...
Dalila estava agora disposta a arruinar um homem de Deus, mesmo que esse homem de certa forma tivesse culpa dos seus actos.

Dalila começou a sua farsa com todos os meios de que podia dispor como mulher. O primeiro passo foi o uso da lisonja. "Por favor, diz-me o que te faz tão forte", suplicou ela. «Haveria alguém capaz de alguma vez te capturar?" (Juí. 16:6)

Mesmo sendo bajulado Sansão guardou segredo, sendo logo de seguida abordado por Dalila na sua honestidade. "Estás a zombar de mim", disse ela contrariada. "Mentiste-me" (v. 10).

Por três vezes tentou ela em vão conseguir o segredo da força deste homem, e por três vezes Sansão não lho revelou, até que Dalila convencida é cega na sua missão de lucrar com este negócio voltou à carga 

Desta vez, ela desempenhou o papel de uma mulher cujos sentimentos de amor haviam sido feridos. "Dizes que me amas", lamentou-se ela, "mas não confias em mim. Enganaste-me estas três vezes e ainda não me disseste o que te faz tão forte" (v. 15).

E além disso usou a estratégia de persistência, ao ponto de Sansão estar já farto da conversa que acabou por lhe contar a verdade: 
Juízes 16:16
16 Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar.

Esta imprudência de Sansão teve consequências terríveis para ele, depois de lhe cortarem o cabelo, o texto bíblico menciona algo verdadeiramente triste: 
Juízes 16:20
20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele.

A pior coisa que pode acontecer ao ser humano é viver a pensar que Deus está com ele, quando Ele não está. 

Não podemos achar que podemos fazer tudo o que queremos, contrariando a vontade de Deus e continuar a achar que Deus tem a obrigação de me abençoar. 

Vai chegar um dia que vamos perceber que Deus já não nos acompanha.

Diz também o texto que depois de o apanharem não o mataram, mas fizeram-lhe algo, que era para Sansão pior do que a morte: 
Juízes 16:21
21 Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere.

Ironia da vida, aquilo que era o seu principal calcanhar de Aquiles, aquilo que provavelmente satanás conseguia controlar para levar Sansão a cair “A VISÃO” foi agora lhe retirado, nunca mais os seus olhos iriam ser tentados pela beleza de uma mulher. 

Este acontecimento faz lembrar as palavras de Jesus quando ele diz: 
Mateus 5:29-30
29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.

Será que temos de chegar ao ponto que Jesus fala aqui? Sansão nunca arrancaria os seus olhos por livre e espontânea vontade, mas a verdade é que acabou por ficar sem eles. 

A Bíblia deixa-nos alertas quando entramos em caminhos de pecado, ora vejamos: 
Provérbios 14:12
12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.

Exemplos negativos como os de Sansão levou mais tarde o sábio Salomão a escrever o seguinte:
"E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus, escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela" (Ecl. 7:26).

Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel", "e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto... Os seus pés descem à morte" (Prov. 5:3-4)

Arrisco em dizer que só depois de Sansão ter ficado sem os seus olhos é que ele começou a ver, agora olhava para as coisas dando-lhes o seu devido valor.

Querido amigo, será que hoje temos de ficar sem alguma coisa que realmente nos é preciosa, para nós colocarmos no caminho certo? 

São olhos que nos fazem pecar? São as mãos que cometem asneiras? É a boca que nos deixa horrorizados?

Que não seja necessário ficares sem o que mais gostas, para obteres o que mais necessitas. Mas se isso tiver que acontecer, que respondamos como Paulo, “posso todas as coisas naquele que me fortalece”




JEREMIAS 19:4-5 - JUDÁ PIOR QUE AS OUTRAS NAÇÕES


A DEGENERAÇÃO DE UMA NAÇÃO

Jeremias 19:4-5
4 Porquanto me deixaram e profanaram este lugar, queimando nele incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles, nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes; 5 e edificaram os altos de Baal, para queimarem os seus filhos no fogo em holocaustos a Baal, o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me passou pela mente.

A descrição que é feita nestes dois textos mostra claramente a degradação moral e espiritual que se abateu sobre a nação Israelita. 

Degradação tal que levou Deus não só a adverti-los como a agir em função das opções que o povo tomara para si próprio. 

No início da formação do povo, quando Deus os libertou da servidão do Egipto, Deus deixou bem claro que era contra as práticas imorais praticadas pelas nações cananeias, e por causa dessas práticas os iria expulsar daquela terra: 
Deuteronômio 20:16-18
16 Porém, das cidades destas nações que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego. 17 Antes, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, destruí-las-ás totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, 18 para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o SENHOR, vosso Deus.

O juízo de Deus pelas práticas destas nações as levou à destruição. Alguns factos arqueológicos ajudam-nós a perceber a razão de tal ordem ter sido dada pela parte de Deus.

Em escavações em Gezer, arqueólogos (Palestine Exploration Fund), encontraram ruínas de um "lugar alto", correspondente à época dos cananeus (1500 a.C) que tinha sido um templo, no qual adoravam seu deus baal e sua deusa astorete. Era uma superfície de 50 m por 40m, cercada de muro, sem cobertura, onde os habitantes celebravam suas festas religiosas. Dentro do muro havia 10 colunas de pedra bruta as quais se ofereciam sacrifícios. Sob os detritos, neste lugar alto, os arqueólogos encontraram grande quantidade de jarros contendo os despojos de crianças recém-nascidas, que tinham sido sacrificadas. Outra prática horrível era o que chamavam de sacrifícios dos alicerces era quando iam construir uma casa, sacrificava-se uma criança, cujo corpo era metido no alicerce, a fim de trazer felicidade para o resto da família. Muito disso foi encontrado em Gezer e também em Megido, Jericó e outros lugares. Outrossim, nesse lugar alto, debaixo do entulho, havia grandes quantidades de imagens e placas ornamentais, de asterote, exibindo, grosseiramente exagerados os órgãos sexuais, destinados à provocação de desejos sensuais. Era assim, praticando a licenciosidade como rito, que os povos cananeus prestavam seu culto aos deuses, e também assassinando seus primogénitos, como sacrifício aos mesmos deuses. 

O culto religioso cananeu, estava bem enraizado e desenvolvido, era algo já padronizado no mundo religioso pagão, e Deus não queria que o seu povo praticasse tais abominações. 

Por causa disso Deus muito tempo antes deixará escrito pela mão de Moises, uma ou outra advertência, caso o povo descambasse nessas práticas. 
Deuteronômio 8:19-20
19 Se te esqueceres do SENHOR, teu Deus, e andares após outros deuses, e os servires, e os adorares, protesto, hoje, contra vós outros que perecereis. 20 Como as nações que o SENHOR destruiu de diante de vós, assim perecereis; porquanto não quisestes obedecer à voz do SENHOR, vosso Deus.

A advertencia tinha as mesmas consequências que tinham recaído sobre as nações idólatras quando Israel as conquistou, ou seja a sua destruição assim como das suas cidades e lugares de culto. 

Mais tarde a nação Israelita acaba finalmente por praticar tais abominações, não só copiando o que de mau as outras nações faziam, mas fazendo ainda pior que elas: 
2 Reis 21:11
11 Visto que Manassés, rei de Judá, cometeu estas abominações, fazendo pior que tudo que fizeram os amorreus antes dele...

Este texto fala-nós de um rei que fez tanta coisa errada que conseguiu ser mais imaginativo no mal que as outras nações pagãs.

Apesar das advertências de Deus à nação idolatra de Judá, e de um futuro negro que se avizinhava, ainda poderia ter sido evitado.
“Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado, e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planeado.” (Jeremias 18.7-8)

Apesar de haver ainda um ponto de retorno, sobretudo com as mensagem de Jeremias, Judá foi em frente numa obstinação cega contra todas as advertências. 

Deus vai então proferir pela boca do profeta Jeremias a condenação de Judá: 
Jeremias 25:11
11 Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos.

Deus vai usar o império Babilónico e o seu rei, para O servirem na punição às abominações praticadas por Judá. Deus vai mesmo chamar o rei de uma nação pagã como Babilónia “o seu servo” : 
Jeremias 27:6
6 Agora, eu entregarei todas estas terras ao poder de Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo...

Mesmo com esta advertência e punição, Deus estava a mostrar misericórdia para com Judá,  isto porque o rei de Babilónia só os iria subjugar durante 70 anos, e está subjugação possibilitaria a que Judá pudesse manter intacta a cidade, e o seu templo:
Jeremias 27:8
8 Se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei da Babilônia, e não puserem o pescoço debaixo do jugo do rei da Babilônia, a essa nação castigarei com espada, e com fome, e com peste, diz o SENHOR, até que eu a consuma pela sua mão. ..
11 Mas a nação que meter o pescoço sob o jugo do rei da Babilônia e o servir, eu a deixarei na sua terra, diz o SENHOR, e lavrá-la-á e habitará nela. 12 Falei a Zedequias, rei de Judá, segundo todas estas palavras, dizendo: Metei o pescoço no jugo do rei da Babilônia, servi-o, a ele e ao seu povo, e vivereis. 13 Por que morrerias tu e o teu povo, à espada, à fome e de peste, como o SENHOR disse com respeito à nação que não servir ao rei da Babilônia? 14 Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que vos dizem: Não servireis ao rei da Babilônia. É mentira o que eles vos profetizam.

O povo de Deus seria punido estando debaixo do jugo de Babilónia, no entanto, poderiam continuar na sua terra, habitando-a e cultivando-a. 

Sabemos que o último rei de Judá Zedequias, revoltou-se contra o rei de Babilónia, e este veio numa invasão contra Jerusalém, e a destruiu, levando consigo a casa real, como milhares de outros judeus.  

Depois de tantos avisos e de tantas oportunidades, o fim não poderia ser outro, para uma nação que decidiu teimosamente andar pelo caminho errado



VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...