Youtube

sábado, 29 de agosto de 2015

PORQUÊ INVEJAR OS PECADORES?


INVEJA DOS PECADORES.

Provérbios 23:17
Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia.

Provérbios 24:1-2
Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, 2 porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal.

Provérbios 24:19-20
Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos, 20 porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará.

Que razão pode levar alguém a invejar os pecadores? Muito provavelmente não é por causa dos pecados em si que eles poderão andar a cometer. Deve ser então por causa do ganho imediato (riqueza, sucesso, poder) que eles alcançam através da sua iniquidade – são estas as coisas que as pessoas frequentemente cobiçam para si mesmas.

Êxodo 20:17
Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.

- Provérbios 23:4
Não te esgotes para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência.

A verdadeira felicidade não vem daquilo que queremos e não temos, mas sim reconhecer aquilo que já temos. 

ECLESIASTES  5:12
Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir, e isto deve-se a 4 razões. 
- como guardar a fortuna.
- onde investir
- onde gastar.
- como ganhar mais.

Lucas 12:15
Então, lhes recomendou:Tende cuidado e guardai- vos de toda e qualquer cobiça; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

Porque razão as coisas não nos trazem real felicidade? 
Ou felicidade duradoura? 

ILUSTRACAO - todos gostamos de receber presentes, qual o presente que receberam no último Nata? É bem provável que já nem nos lembremos. 

- As coisas dão uma sensação de felicidade momentânea, dura pouco tempo. 

Novamente a pergunta: porquê que as coisas não trazem felicidade? 
R: Porque as coisas não mudam, enquanto nós mudamos.

Exemplos: uma roupa que hoje compramos no próximo ano já está obsoleta pois a moda mudou, ou eu deixei de vestir daquela forma. O mesmo se passa com um carro, hoje acho o carro bonito daqui a 5 anos as duas linhas estão desactualizadas. 

Filipenses 4:11
...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.

- Aqui o apóstolo Paulo mostra que aprendeu a viver bem fossem quais fossem as circunstâncias. Sabia lidar com o muito, e também com o pouco. Será que nós sabemos lidar com a adversidade? E quando as coisas correm mal, como reagimos?

- Por vezes a nossa visão deste mundo e do aqui vivemos é uma visão míope. 

- O míope vê extraordinariamente bem ao perto, mas muito mal ao longe.

Ser míope espiritual é invejar o aqui e o agora.  É esgotar as suas energias com o que se vive aqui e esquecer a vida porvir. 

- Não precisamos invejar aqueles que já fizeram a escolha só para este mundo, a nossa Pátria não é aqui, e aquilo que nos está reservado é algo que jamais podemos imaginar. 

1 Coríntios 2:9
9 mas, como está escrito: Aquilo que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano é o que Deus tem preparado para aqueles que o amam


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O PREGUIÇOSO PROVÉRBIOS 26:13-16


O PREGUIÇOSO 

Provérbios 26:13-16
Diz o preguiçoso:Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. 14 Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito. 15 O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. 16 Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem.

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Provérbios 6:6). 

Conhecem a história infantil da formiga e da cigarra?

- 1º. Ponto preguiçoso odeia trabalho.
“O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar” (21:25);

Não trabalhar nunca foi plano de Deus. O próprio Deus antes de criar o sábado o Senhor trabalhou! E o mandamento diz-nos que o trabalho é uma obrigação. 
Ele disse: "Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra" 

Quando a mente está fazia sem uma ocupação, isso leva-nos a vivermos vários problemas. Existe um ditado popular que diz: "Mente vazia oficina do diabo "

O trabalho faz parte do plano de Deus para nos manter saudáveis e felizes. 

- 2º. Ponto. Ele dá desculpas.
13 Diz o preguiçoso:Um leão está no caminho; um leão está nas ruas.

O preguiçoso tem sempre uma desculpa. Sobretudo porque não gosta de responsabilidades.  Ele arranjara sempre forma de não trabalhar.

- 3º. Ponto. Ele adora dormir.
14 Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito.

Descansar faz parte do plano de Deus, 
Êxodo 31:17
Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.

- No entanto a Bíblia também adverte várias vezes para aquele que está a dormir espiritualmente. Ela adverte-nós quanto sermos vigilantes.

- 4º ponto. Desperdiça tempo e energia.
 15 O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca

É aquele que começa algo e nunca termina. 

A ideia do aluno que prefere gastar tempo e energia a arquitectar um plano de copiar no teste em vez de estudar. 

- 5º. Ponto.  Julga-se sábio aos seus olhos.
16 Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem.

O preguiçoso vive com uma auto-visão desproporcionada


Provérbios também nos diz que há um fim certo para o preguiçoso: 
1- O preguiçoso se torna um servo (ou devedor): 
“A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários” (12:24); 
2- O seu futuro será descoberto: 
“O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá” (20:4); 
3- Ele nada alcança: “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta”(13:4). 

     “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” 
     ISAÍAS 40.29


QUANDO O NOSSO AMIGO SE TORNA NOSSO INIMIGO


INIMIGO COMO AMIGO.

"SENHOR TRATA DOS MEUS AMIGOS PORQUE DOS MEUS INIMIGOS CUIDO EU"

Hoje vamos abordar a questão do inimigo que se passa como nosso amigo. Ou seja aquele que fala palavras que nos agradam, mas que pensa de maneira diferente.

Provérbios 26:17-23
Quem se mete em questão alheia é como aquele que toma pelas orelhas um cão que passa. 18 Como o louco que lança fogo, flechas e morte, 19 assim é o homem que engana a seu próximo e diz:Fiz isso por brincadeira. 20 Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. 21 Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. 22 As palavras do maldizente são comida fina, que desce para o mais interior do ventre. 23 Como vaso de barro coberto de escórias de prata, assim são os lábios amorosos e o coração maligno.

O jornalista Miguel Sousa Tavares tem uma frase que diz mais ou menos assim: 
"Detesto pessoas com bom feitio mas com mau caracter."

- Como Pastor tenho vivido a experiência de mudar de campo missionário, e sempre que chego a um novo território, são precisamente os irmãos simpáticos e extrovertidos que me dão as boas vindas. São aqueles que se apresenta, sempre com um sorriso na cara, que mais tarde se tornam os maiores críticos do ministério que se está a realizar, 

O texto bíblico fala Dos "lábios amorosos e o coração maligno."

Salmos 12:1-3
 Salmo de Davi
1 Socorro, SENHOR! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens. 2 Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido. 3 Corte o SENHOR todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente.

- Infelizmente muitos destes pseudo amigos, são familiares. De onde estamos menos à espera é de onde muitas vezes vem a desilusão. 

- Jesus muitas vezes foi alvo da hipocrisia e bajulação humana, mas nunca se deixou iludir por aqueles que elogiavam falsamente.

Mateus 22:15-22
15 Então, retirando- se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra. 16 E enviaram- lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para dizer- lhe:Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens. 17 Dize- nos, pois:que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não? 18 Jesus, porém, conhecendo- lhes a malícia, respondeu:Por que me experimentais, hipócritas? 19 Mostrai- me a moeda do tributo. Trouxeram- lhe um denário. 20 E ele lhes perguntou:De quem é esta efígie e inscrição? 21 Responderam:De César. Então, lhes disse:Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. 22 Ouvindo isto, se admiraram e, deixando- o, foram- se.

- Na Bíblia temos muitos casos de homens que erraram por não estarem precavidos dos falsos amigos.

Sansão - tinha muitos inimigos, não foi com espada ou lutando que ele foi vencido, mas com lábios amorosos de um coração maligno.

Lembremo-nos que Judas traiu a Jesus não lhe dando um chapada, um soco, uma rasteira ou uma facada, mas sim, com um beijo.

- A frase que usei no início ilustra na realidade uma verdade. DECONDE MENOS SE ESPERA É DE ONDE VEM O PERIGO


NEM MAIS NEM MENOS PROVÉRBIOS 30:7-9


NEM MAIS NEM MENOS 

Provérbios 30:7-9
7 Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: 8 afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; 9 para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.

AGUR - é desconhecido.

VIVER NA VONTADE DE DEUS
"antes que eu morra"

- Por outras palavras Agur estava a dizer que enquanto ele vivesse ele queria ter uma vida de acordo com a vontade de Deus: 

- O que fazemos, enquanto vivendo neste corpo, pode honrar ou desonrar a pessoa do nosso Deus; pode exaltá-lo ou envergonhá-lo

II. AGUR PEDE UM CARÁTER PURO (8a)

afasta de mim a falsidade e a mentira;
- Ele pede a Deus que faça dele um homem integro. A falsidade que aqui se refere é aquela premeditada, 
- Suas palavras sejam sinceras, que seus relacionamentos sejam sinceros, que seus negócios sejam sinceros, que suas atitudes sejam sinceras 
- A mentira é a outra cara da moeda, se uma é a falsidade a outra é a mentira.
RESUMINDO
Agur pede um carácter íntegro enquanto viver.

III. AGUR PEDE PELAS CIRCUNSTANCIAS (8b-9)

Não me dês nem a pobreza nem a riqueza 
- As circunstancias nas quais vivemos são um perigo para o nosso caráter. Principalmente no que diz respeito à nossa situação financeira. Este homem desejava ter uma vida simples sem dinheiro e luxo desnecessários.
- há uns dias ouvi uma frase que me fez rir e que esconde uma grande verdade. Ela dizuavobseguinte: "Há muitas pessoas que querem ser as mais ricas do cemitério"
RIQUEZA - para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR?
A Bíblia fala muitas vezes do perigo das riquezas. 
Dependência -  história do fazendeiro rico. 
Lucas 12:16-20
16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. 17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. 19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Torna-se um ídolo- Marcos 10:17-25 O jovem rico
17 E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. 19 Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. 20 Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. 21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.  23 Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24 Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
- Jesus no seu ministério falou mais de dinheiro/riquezas do que qualquer outro assunto, isto porque ele sabia que o amor ao dinheiro poria em causa a salvação de muitas pessoas. 
POBREZA- 
Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.
- Quando a pobreza é extrema, o desespero é extremo. Podemos fazer coisas que jamais faríamos se tivéssemos o essencial. 
Ilustração do cerco a Samaria vendia-se fezes de pombos por 5 peças de prata. (A fome era tanta que até os desertos dos animais eram comidos.) também as mães chegaram ao ponto de comer os seus próprios filhos. 
2 Reis 6:25
25 Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.
2 Reis 6:26-30
26 Passando o rei de Israel pelo muro, gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor! 27 Ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar? 28 Perguntou-lhe o rei: Que tens? Respondeu ela: Esta mulher me disse: Dá teu filho, para que, hoje, o comamos e, amanhã, comeremos o meu. 29 Cozemos, pois, o meu filho e o comemos; mas, dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá o teu filho, para que o comamos, ela o escondeu. 30 Tendo o rei ouvido as palavras da mulher, rasgou as suas vestes, quando passava pelo muro; o povo olhou e viu que trazia pano de saco por dentro, sobre a pele.
Necessário - dá-me o pão que me for necessário;
Queridos amigos, ansiamos nós mais do que temos? estamos tristes porquê? Olhem à vossa volta, existem imensas coisas para agradecer a Deus.

SER RICO E POBRE ESPIRITUAL

A pobreza espiritual se dá naqueles que se tornam tardios em ouvir a Deus. Desprezam o ensino, a exortação e as provações que Deus envia para nosso enriquecimento: "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento" (Heb. 5.12-14).


 - Que tipo de riqueza espiritual nós temos? 
1 Coríntios 8:1
​1 ... O saber ensoberbece, mas o amor edifica.

O PÃO NECESSÁRIO.dá-me o pão que me for necessário;

Quem é este pão?

João 6:33-35
33 Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 Então, lhe disseram: Senhor, dá-nos sempre desse pão. 35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede


LIÇÕES DA NATUREZA PROVÉRBIOS 30:18-28


UMA LIÇÃO DA NATUREZA

Provérbios 30:18-19
18 Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: 19 o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela.

Não sabemos o que o autor quis ensinar com este provérbio, mas existe algumas pistas. 
Temos aí descrito 3 elementos ar, terra, água, e provavelmente o 4 elemento é o fogo, ou seja o caminho do homem com uma donzela. 

No entanto este versículo é seguido de continuo pelo versículo seguinte ou seja 

Provérbios 30:20
20 Tal é o caminho da mulher adúltera: come, e limpa a boca, e diz: Não cometi maldade. 

Existe algo interessante também com os primeiros 3 elementos, a Águia no céu, a Cobra na Penha e o Barco no mar não deixam rasto. No entanto o caminho da mulher e do homem podem na realidade deixar um rasto de problema e destruição atrás deles. 

21 Sob três coisas estremece a terra, sim, sob quatro não pode subsistir: 22 sob o servo quando se torna rei; ( quando o servo quer ser servido em vez de servir) sob o insensato quando anda farto de pão; ( o insensato é aquele que nunca reconhece o que tem, e tendo muito nunca o valoriza)  23 sob a mulher desdenhada quando se casa; ( esta mulher desdenhada é aquela que casa é o ódio que alimenta o seu coração) sob a serva quando se torna herdeira da sua senhora. ( É aquela pessoa que espreita oportunidade de possuir aquilo que era da sua senhora) 

Estes textos mostram a insensatez a arrogância do ser humano em contraste com os animais 

Provérbios 30:24-28
24 Há quatro coisas mui pequenas na terra que, porém, são mais sábias que os sábios: 25 as formigas, povo sem força; todavia, no verão preparam a sua comida; ( a formiga é frágil mas do labor do seu trabalho colhe os seus frutos) 26 os arganazes, povo não poderoso; contudo, fazem a sua casa nas rochas; (género de coelho ou texugo das rochas, que não sendo um animal forte refugia-se numa casa forte.) 27 os gafanhotos não têm rei; contudo, marcham todos em bandos; ( A força da cooperação em vez da imposição) 28 o geco, que se apanha com as mãos; contudo, está nos palácios dos reis. ( Espécie de lagarto que vivendo em lugares abastados, vive de forma simples) 



ALGUNS PENSAMENTOS SOBRE A MULHER VIRTUOSA



A MULHER VIRTUOSA

Ler Provérbios 31:10-31

- Vamos ver algumas características da mulher ideal.

MULHER IDEAL É UMA BOA ESPOSA 

O texto inicia designando-a como “mulher virtuosa”, outras versões dizem: “uma esposa excelente”

Provérbios 31:12
12 Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.

- Existem duas características que podem ser prejudiciais num casamento, é um cônjuge implicativo, e crítico.

- Neste caso está mulher virtuosa, não possui qualquer destas características tão prejudiciais num relacionamento.

- Num relacionamento a dois, implicar e depois criticar com as falhas que o outro dá é mais fácil, do que desenvolver um espírito de tolerância e compreensão. No entanto esta mulher considera o seu Marido como a outra parte de sí, e por isso não prejudica mas lhe faz bem.

Provérbios 31:26
26 Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.

Provérbios 31:23
23 Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.

2. A MULHER IDEAL É UMA BOA DONA-DE-CASA

- Ela não é preguiçosa, sabe perfeitamente qual o seu papel como dona do seu lar e desempenha-o sem lamentação.
Provérbios 31:27
27 Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.
Provérbios 31:15
15 É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.

- É determinada, tem iniciativa 
A sua força vem do facto que ela faz acontecer às coisas, e a sua reputação está acima de qualquer suspeita.
Provérbios 31:25
25 A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.

- No que depender dela, o conforto e bem estar dos seus, estará assegurado. 
Provérbios 31:21
21 No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.

- É usada por Deus para dar o mantimento diário à sua família.
Provérbios 31:14
14 É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 

4. A MULHER IDEAL É BEM-SUCEDIDA 

- O seu marido e os filhos elogiam-na, pelo bem que eles recebem, e pelo reconhecimento do que ela representa só seio da família. 
Provérbios 31:28-29
28 Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: 29 Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

- Ela colhe o que semeou 
Provérbios 31:31
31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

4. A MULHER IDEAL É Espiritual

- Além de se preocupar com os seus, ela olha por aqueles que pouco têm.
Provérbios 31:20
20 Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.

Tiago 1:27
27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

CONCLUSÃO 

- É curioso que em nenhuma parte do texto fala da beleza física.

- Infelizmente é porque estamos a falar da mulher, existem hoje mulheres que valorizam a sua sensualidade e colocam nisso todas as suas energias. Estão mais preocupadas com o exterior do que a beleza interior. 

- A mulher virtuosa aqui descrita, é uma mulher mais preocupada com os que estão à sua volta do que o cuidar dos seus atributos físicos. 

- O tempo dela não é nos shopings onde se encontram hoje milhares de mulheres com falta de tempo, mas em casa beneficiando o seu lar, onde ela é a rainha.

- Hoje a mulher virtuosa é confundida com a mulher bela e sensual, no entanto do ponto de vista de Deus, está mulher ideal é uma mulher que se preocupa com o seu interior, ou seja é uma mulher de belo carácter


terça-feira, 25 de agosto de 2015

MARCA PAGINAS BÍBLICO II TIMÓTEO 1:7





OLÁ PREZADOS VISITANTES E SEGUIDORES DO BLOG, É COM MUITO GOSTO QUE PARTILHO CONVOSCO ESTA SERIE DE MARCA PÁGINAS BÍBLICOS. SÃO DE MINHA AUTORIA, EMBORA USE IMAGENS QUE ENCONTREI NO GOOGLE.

O FORMATO ESTÁ JÁ IDEALIZADO PARA SER IMPRESSO, PODENDO SER LEVADO NUMA PENDRIVE A UMA GRÁFICA OU SIMPLESMENTE IMPRIMIR EM CASA.

PARA FACILITAR E RENTABILIZAR DINHEIRO E PAPEL, TAMBÉM COLOCO O MARCA PÁGINAS EM SERIE DE 5 NUMA FOLHA A4-

DEPOIS É SÓ PARTILHAR COM AMIGOS, OU SERVIREM DE OFERTA ÀS VISTAS DA VOSSA IGREJA.

TENTAREI IR ACTUALIZANDO ESTE POST COLOCANDO NOVOS CARTÕES.

QUE ESTE MATERIAL SEJA UMA BENÇÃO PARA VOCÊS E PARA QUEM O RECEBER, E QUE O NOME DO NOSSO DEUS SEJA LOUVADO.


SE GOSTARAM DO MATERIAL DEIXEM UM COMENTÁRIO NA JANELA AO LADO.



MARCA PAGINAS BÍBLICO I CORÍNTIOS 14:33




OLÁ PREZADOS VISITANTES E SEGUIDORES DO BLOG, É COM MUITO GOSTO QUE PARTILHO CONVOSCO ESTA SERIE DE MARCA PÁGINAS BÍBLICOS. SÃO DE MINHA AUTORIA, EMBORA USE IMAGENS QUE ENCONTREI NO GOOGLE.

O FORMATO ESTÁ JÁ IDEALIZADO PARA SER IMPRESSO, PODENDO SER LEVADO NUMA PENDRIVE A UMA GRÁFICA OU SIMPLESMENTE IMPRIMIR EM CASA.

PARA FACILITAR E RENTABILIZAR DINHEIRO E PAPEL, TAMBÉM COLOCO O MARCA PÁGINAS EM SERIE DE 5 NUMA FOLHA A4-

DEPOIS É SÓ PARTILHAR COM AMIGOS, OU SERVIREM DE OFERTA ÀS VISTAS DA VOSSA IGREJA.

TENTAREI IR ACTUALIZANDO ESTE POST COLOCANDO NOVOS CARTÕES.

QUE ESTE MATERIAL SEJA UMA BENÇÃO PARA VOCÊS E PARA QUEM O RECEBER, E QUE O NOME DO NOSSO DEUS SEJA LOUVADO.


SE GOSTARAM DO MATERIAL DEIXEM UM COMENTÁRIO NA JANELA AO LADO.



MARCA PAGINAS BÍBLICO II CRÓNICAS 30:9




OLÁ PREZADOS VISITANTES E SEGUIDORES DO BLOG, É COM MUITO GOSTO QUE PARTILHO CONVOSCO ESTA SERIE DE MARCA PÁGINAS BÍBLICOS. SÃO DE MINHA AUTORIA, EMBORA USE IMAGENS QUE ENCONTREI NO GOOGLE.

O FORMATO ESTÁ JÁ IDEALIZADO PARA SER IMPRESSO, PODENDO SER LEVADO NUMA PENDRIVE A UMA GRÁFICA OU SIMPLESMENTE IMPRIMIR EM CASA.

PARA FACILITAR E RENTABILIZAR DINHEIRO E PAPEL, TAMBÉM COLOCO O MARCA PÁGINAS EM SERIE DE 5 NUMA FOLHA A4-

DEPOIS É SÓ PARTILHAR COM AMIGOS, OU SERVIREM DE OFERTA ÀS VISTAS DA VOSSA IGREJA.

TENTAREI IR ACTUALIZANDO ESTE POST COLOCANDO NOVOS CARTÕES.

QUE ESTE MATERIAL SEJA UMA BENÇÃO PARA VOCÊS E PARA QUEM O RECEBER, E QUE O NOME DO NOSSO DEUS SEJA LOUVADO.


SE GOSTARAM DO MATERIAL DEIXEM UM COMENTÁRIO NA JANELA AO LADO.



MARCA PAGINAS BÍBLICO APOCALIPSE 12:10




OLÁ PREZADOS VISITANTES E SEGUIDORES DO BLOG, É COM MUITO GOSTO QUE PARTILHO CONVOSCO ESTA SERIE DE MARCA PÁGINAS BÍBLICOS. SÃO DE MINHA AUTORIA, EMBORA USE IMAGENS QUE ENCONTREI NO GOOGLE.

O FORMATO ESTÁ JÁ IDEALIZADO PARA SER IMPRESSO, PODENDO SER LEVADO NUMA PENDRIVE A UMA GRÁFICA OU SIMPLESMENTE IMPRIMIR EM CASA.

PARA FACILITAR E RENTABILIZAR DINHEIRO E PAPEL, TAMBÉM COLOCO O MARCA PÁGINAS EM SERIE DE 5 NUMA FOLHA A4-

DEPOIS É SÓ PARTILHAR COM AMIGOS, OU SERVIREM DE OFERTA ÀS VISTAS DA VOSSA IGREJA.

TENTAREI IR ACTUALIZANDO ESTE POST COLOCANDO NOVOS CARTÕES.

QUE ESTE MATERIAL SEJA UMA BENÇÃO PARA VOCÊS E PARA QUEM O RECEBER, E QUE O NOME DO NOSSO DEUS SEJA LOUVADO.


SE GOSTARAM DO MATERIAL DEIXEM UM COMENTÁRIO NA JANELA AO LADO.



MARCA PAGINAS BÍBLICO I JOÃO 1:9




OLÁ PREZADOS VISITANTES E SEGUIDORES DO BLOG, É COM MUITO GOSTO QUE PARTILHO CONVOSCO ESTA SERIE DE MARCA PÁGINAS BÍBLICOS. SÃO DE MINHA AUTORIA, EMBORA USE IMAGENS QUE ENCONTREI NO GOOGLE.

O FORMATO ESTÁ JÁ IDEALIZADO PARA SER IMPRESSO, PODENDO SER LEVADO NUMA PENDRIVE A UMA GRÁFICA OU SIMPLESMENTE IMPRIMIR EM CASA.

PARA FACILITAR E RENTABILIZAR DINHEIRO E PAPEL, TAMBÉM COLOCO O MARCA PÁGINAS EM SERIE DE 5 NUMA FOLHA A4-

DEPOIS É SÓ PARTILHAR COM AMIGOS, OU SERVIREM DE OFERTA ÀS VISTAS DA VOSSA IGREJA.

TENTAREI IR ACTUALIZANDO ESTE POST COLOCANDO NOVOS CARTÕES.

QUE ESTE MATERIAL SEJA UMA BENÇÃO PARA VOCÊS E PARA QUEM O RECEBER, E QUE O NOME DO NOSSO DEUS SEJA LOUVADO.


SE GOSTARAM DO MATERIAL DEIXEM UM COMENTÁRIO NA JANELA AO LADO.



MARCA PAGINAS BÍBLICO HEBREUS 10:22




OLÁ PREZADOS VISITANTES E SEGUIDORES DO BLOG, É COM MUITO GOSTO QUE PARTILHO CONVOSCO ESTA SERIE DE MARCA PÁGINAS BÍBLICOS. SÃO DE MINHA AUTORIA, EMBORA USE IMAGENS QUE ENCONTREI NO GOOGLE.

O FORMATO ESTÁ JÁ IDEALIZADO PARA SER IMPRESSO, PODENDO SER LEVADO NUMA PENDRIVE A UMA GRÁFICA OU SIMPLESMENTE IMPRIMIR EM CASA.

PARA FACILITAR E RENTABILIZAR DINHEIRO E PAPEL, TAMBÉM COLOCO O MARCA PÁGINAS EM SERIE DE 5 NUMA FOLHA A4-

DEPOIS É SÓ PARTILHAR COM AMIGOS, OU SERVIREM DE OFERTA ÀS VISTAS DA VOSSA IGREJA.

TENTAREI IR ACTUALIZANDO ESTE POST COLOCANDO NOVOS CARTÕES.

QUE ESTE MATERIAL SEJA UMA BENÇÃO PARA VOCÊS E PARA QUEM O RECEBER, E QUE O NOME DO NOSSO DEUS SEJA LOUVADO.


SE GOSTARAM DO MATERIAL DEIXEM UM COMENTÁRIO NA JANELA AO LADO.




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PRIMEIRA TENTAÇÃO DE JESUS LUCAS 4:1-4



NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM.

Lucas 4:1-4
​1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, até ao deserto, 2 durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome. 3 Disse-lhe, então, o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem.

"Voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, até ao deserto"

Quando Jesus foi levado ao deserto para ser tentado, foi levado pelo Espírito de Deus. Não convidou a tentação. Foi para o deserto para estar sozinho, a fim de considerar Sua missão e obra. Por jejum e oração Se devia fortalecer para a sangrenta vereda que Lhe cumpria trilhar. Mas Satanás sabia que Jesus fora para o deserto, e julgou ser essa a melhor ocasião de se Lhe aproximar. DTN pág. 71

- O Deserto era um lugar propício para a meditação e reflexão.
João Baptista, Paulo,  etc

“Satanás viu que, ou venceria, ou seria vencido. Os resultados do conflito envolviam demasiado para ser confiado aos seus anjos coligados. Ele próprio devia dirigir o conflito.” – Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 87,

- Marcos diz-nos que Jesus foi tentado durante aqueles 40 dias.

Marcos 1:13
13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás...

- Satanás mascarou-se de anjo de luz.

Eis que foi ter com o Salvador, como em resposta a Suas orações, disfarçado num anjo do Céu. Pretendia ter uma missão de Deus, declarar que o jejum de Cristo chegara ao termo. Como Deus enviara um anjo para deter a mão de Abraão de oferecer Isaque, assim, satisfeito com a prontidão de Cristo para entrar na sangrenta vereda, o Pai mandara um anjo para O libertar; era essa a mensagem trazida a Jesus. O Salvador desfalecia de fome, ambicionava o alimento, quando Satanás O assaltou de repente. Apontando para as pedras que juncavam o deserto, e tinham a aparência de pães, disse o tentador: “Se Tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”. Mateus 4:3. – {DTN 73.2}

- Satanás aparece-nos sempre disfarçado. Se ele se revelasse seria logo rejeitado.
*Basta vermos os anúncios publicitários, numa publicidade de bebidas alcoólicas ela nunca se apresenta com pessoas a cair, ou a dormir nas ruas, ou nos hospitais em coma, vem sempre disfarçada de um salutar convívio, está sempre associada à alegria e amizade.
* Com a droga passa-se da mesma maneira, satanás nunca nos apresenta como os seus resultados nefastos, como por exemplo uma overdose, ou contagio do HIV, ou famílias destruídas, ou morte. Satanás sempre seduz, dando a entender que é bom e dá liberdade.
* São apenas dois exemplos de muitos que podíamos dar de como satanás se apresenta sempre escondido, a fim de nos prejudicar.

- E tenta-nos nas nossas fraquezas. Jesus foi tentado quando teve fome.

- Qual a nossa fraqueza? Somos cobiçosos, invejosos, ambiciosos,
- Ás vezes satanás nos tenta nos nossos pontos fortes, Sansão, Golias, Salomão, Pedro etc.

“Se tu és o Filho de Deus, diz a esta pedra que se transforme em pão” (Lucas 4:3).

Conquanto aparecesse como um anjo de luz, essas primeiras palavras traíam-lhe o caráter. “Se Tu és o Filho de Deus”. Aí está a insinuação de desconfiança. Desse Jesus ouvidos à sugestão de Satanás, e seria isso uma aceitação da dúvida. O tentador planeja vencer a Cristo pelo mesmo processo tão bem-sucedido quanto à raça humana ao princípio. Com que astúcia se aproximara Satanás de Eva no Éden! “É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

- Por hora do seu baptismo do céu lhe tinha vindo a certeza da sua filiação com Deus, Jesus era filho de Deus. Agora satanás punha em causa essa filiação.

Trataria Deus assim a Seu Filho? Deixá-Lo-ia no deserto com as feras, sem alimento, sem companheiros, sem conforto? Insinua que Deus nunca intentaria que Seu Filho Se achasse em tal condição.

- Também nós muitas vezes, achamos que por sermos filhos de Deus, ou por estarmos do lado de Deus, não devíamos passar por dificuldades. Isto é um erro satânico.

- Duvidar da Palavra de Deus é o primeiro passo na cedência à tentação.

- Jesus vai responder usando as escrituras.
Deuteronômio 8:1-3
​1 Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR prometeu sob juramento a vossos pais. 2 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. 3 Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.

- Este texto mostra a experiência de povo de Israel no deserto, antes de entrar na terra prometida, quem lhe deu o maná foi Deus, mas mais do que isso, mais do que o pão físico, este povo sobreviveu ali, pela mão poderosa de Deus.

- Podemos precisar do pão quotidiano, mas mais do que isso precisamos de confiar em toda a providência de Deus.

Na última grande batalha do conflito com Satanás, os que são leais a Deus hão de ser privados de todo apoio terreno. Por se recusarem a violar-Lhe a lei em obediência a poderes terrestres, ser-lhes-á proibido comprar ou vender. Será afinal decretada a morte deles. Apocalipse 13:11-17. Ao obediente, porém, é dada a promessa: “Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas são certas”. Isaías 33:16. Por essa promessa viverão os filhos de Deus. Quando a Terra estiver assolada pela fome, serão alimentados. “Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão”. Salmos 37:19. Daquele tempo de angústia prediz o profeta Habacuque, e suas palavras exprimem a fé da igreja: “Portanto ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”. Hebreus 3:17, 18. – {DTN 76.1}

- Hoje podemos vencer a tentação do apetite, não deixarmos que os nossos desejos se sobreponham à palavra do Senhor.

Seja firme e inspire-se na vitória de Jesus.



JESUS O "FILHO DO HOMEM"


O FILHO DO HOMEM

Lucas 22:67-70
67 Se tu és o Cristo, dize-nos. Então, Jesus lhes respondeu: Se vo-lo disser, não o acreditareis; 68 também, se vos perguntar, de nenhum modo me respondereis. 69 Desde agora, estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus. 70 Então, disseram todos: Logo, tu és o Filho de Deus? E ele lhes respondeu: Vós dizeis que eu sou.

- VT. A palavra "FILHO" é usada 4850 no sentido de RELAÇÃO.
Mas também é usada em termos de ASSOCIAÇÃO. Ou seja de um superior para um jovem ou aluno. Ex: João dirige-se aos seus ouvintes como "FILHINHOS" 1 João 2:14
14 Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai...

- A língua hebraica é uma língua reduzida no seu vocabulário, com 8000 palavras, contrastando com a portuguesa que tem 400 mil palavras. 

- No NT, temos algumas expressões: ex.

 “filhos da paz" - Pacificadores.

"filhos da desobediência" Desobedientes 

filhos da luz” iluminadas.

"Filhos da mentira" mentirosos.

"Filhos do pecado" pecadores.

"Filho da riqueza" sãos os ricos.

Os hebreus chamam filho de um vício ou de uma virtude a quem tivesse aquele vício ou esta virtude. 

- A expressão "FILHO DO HOMEM" quer dizer que Jesus é HUMANO. 
"FILHO DE DEUS" quer dizer que Jesus é DIVINO.

- Por isso Jesus, ao declarar-Se “Filho de Deus”, gerou ódio nos judeus, 
João 5:17-18
17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

João 10:30
30 Eu e o Pai somos um.
João 10:33
33 Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
--------------

"FILHO DO HOMEM" 

- Foi usada 94 no NT. Sendo 89 ditas pelo próprio Jesus.

Nos evangelhos sinóticos esta expressão com referência a Jesus divide-se em três classes:
1º) Aparece num grupo de passagens com referência à vida de Jesus aqui na terra. Marcos 2:10 e 26; Lucas19:10.
Lucas 19:10
10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
2º) Neste grupo se refere aos sofrimentos e morte de JesusMarcos 8:319:3114:21.
Marcos 8:31
31 Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.
3º) Nesta classe a frase tem referência à segunda vinda de CristoMateus 24:30; 25:31.
Mateus 24:30
30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.

- Estás passagens estão ligadas com a MISSÃO, MORTE, e RETORNO de Jesus.

Qual a ideia de Jesus quando empregava a frase em questão?

Esta expressão "FILHO DO HOMEM" encontramos só uma vez no AT, 
Daniel 7:13
13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias...

Atos 7:56
56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus.

- Jesus usava como título messiânico, demostrando aquilo as escrituras falavam dele.
- Não se nomeava messias para não ser perseguido nem mal compreendido pelo seu povo. 

“Por causa do pecado de Adão a sua posteridade nasceu com propensões inerentes de desobediência. Mas Jesus Cristo era o unigênito Filho de Deus. Ele tomou sobre si a natureza humana, e foi tentado em todas as coisas como a natureza humana é tentada. Ele poderia ter pecado; Ele poderia ter caído, mas nem por um momento houve nele uma má propensão.”


VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...