Youtube

domingo, 22 de fevereiro de 2015

COMO TIRAR O MÁXIMO DA SUA LEITURA BÍBLICA


Como Tirar o Máximo da sua Leitura Bíblica
Thomas Watson
Abreviado e modernizado por Matthew Vogan
Tradução Livre para a Língua Portuguesa


01) Remova obstáculos:
a) remova o amor por cada pecado;
b) remova as distrações concernentes a este mundo, especialmente a cobiça (Mt. 13:22);
c) não brinque com e sobre a Escritura.
02) Prepare seu coração (1 Sm. 7:3)
a) reunindo seus pensamentos;
b) purificando sentimentos e desejos impuros;
c) não achegando-se a ela apressada ou descuidadamente.
03) Leia-a com reverência, considerando que em cada linha Deus está falando diretamente para você.
04) Leia os livros da Bíblia por ordem.
05) Adquira verdadeiro entendimento da Escritura (SI. 119:73). O melhor meio de conseguir isto é através da comparação de partes relevantes das Escrituras, umas com as outras.
06) Leia-a com seriedade (Dt. 32:47). A vida cristã é para ser levada a sério, visto que isto exige esforço (Lc. 13: 24) e não falhar (Hb. 4:1).
7) Persevere em lembrar o que você leu (Sl. 119: 52). Não permita que seja roubado de você (Mt. 13: 4, 19). Se ela não permanecer na sua memória, é improvável que seja de muito proveito para você.
8) Medite no que você lê (SI. 119:15 ). A palavra hebraica para meditar, significa "ser intenso de mente". Meditação sem leitura é errado e um pulo para o engano; ler sem meditar é infrutífero e sem proveito. Significa avivar os sentimentos, ser aquecido pelo fogo da meditação (SI. 39: 3).
9) Leia-a com um coração humilde. Reconheça que você é indigno para que Deus revele a Si mesmo a você (Tg. 4:6).
10) Creia que toda ela é a Santa Palavra de Deus (2 Tm. 3:16). Sabemos que nenhum pecador poderia ter escrito, por causa do modo que ela descreve o pecado. Nenhum santo blasfemaria de Deus pretendendo ser sua, a Palavra de Deus. Nenhum anjo poderia a ter escrito pela mesma razão (Hb. 4: 2).
11 ) Tenha em alta estima a Bíblia (SI. 119:72). Ela é sua corda para salvação; você nasceu através dela (Tg. 1 : 18) e precisa crescer por ela ( 1 Pd. 2: 22; Jó. 23:12).
12) Ame a Bíblia ardentemente (SI. 119:159).
13) Leia-a com um coração honesto (Lc. 8:15):
a) desejando conhecer toda e completa vontade de Deus;
b) lendo com o objetivo de ser mudado e feito melhor, por ela (Jo. 17:17).
14) Aplique a si mesmo tudo o que ler, tomando cada palavra como sendo falada para você. A condenação que ela faz do pecado, como sendo a condenação dos seus pecados; os deveres que ela requer, como sendo o dever que Deus requer de você (2 Rs. 22: 11 ).
15) Preste cuidadosa atenção aos mandamentos da Palavra, tanto quanto nas promessas. Pense em quanto você precisa de direção, tanto quanto de conforto.
16) Não se deixe levar por detalhes menores, antes certifique-se de atentar para as grandes coisas (Os. 8:12).
17) Compare-se com a Palavra. Como você se compara? Seu coração é algo daquilo que é transcrito dele, ou não?
18) Preste especial atenção àquelas passagens que falam para sua individual, particular e presente situação:
a) aflição (Hb. 12:7, Is. 27:9, Jo, 16:20, 2 Co. 4:17);
b) senso da presença de Cristo e indignação (Is. 54:8, Is. 57:16, SI. 97:11);
c) pecado (GI. 5:24; Tg. 1:15, 1 Pd. 2:11, Pv. 7:10 e 22-23, Pv.22:14);
d) incredulidade (Is. 26:3, 2 Sm. 22: 31, Jo. 3:15, 1 Jo. 5:10, Jo. 3:36).
19) Preste especial atenção para os exemplos e vidas das pessoas na Bíblia, como sermões vivos:
a) punições (Nabucodonosor, Herodes, Nm. 25: 3-4, 9; 1 Rs. 14: 9-10; At. 5:5,10; 1 Co.10: 11; Jd. 7);
b) misericórdia e libertação (Daniel, Jeremias, e os três jovens na fornalha ardente)
20) Não pare de ler a Bíblia até que ache seu coração aquecido (SI. 119:93). Deixe que ela não apenas lhe informe, mas também lhe inflame (Jr. 23:29, Lc. 24:32).
21 ) Ponha em prática o que você lê (SI. 119:66; SI. 119:105, Dt, 17:19).
22) Cristo é para nós Profeta, Sacerdote e Rei. Use Seu ofício de Profeta (Ap. 5:5, Jo. 8:12, SI. 119:102-103). Permita que Cristo não só abra as Escrituras diante de você, mas abra diante de sua mente e entendimento (Lc. 24:45).
23) Certifique-se de colocar-se sob os cuidados de um verdadeiro ministro da Palavra, que exponha a palavra fiel e completamente (Pv. 8:34); seja zeloso e ávido em atender seu ofício.
24) Ore para que você tire proveito da Ieitura (Is. 48:17, SI. 119:18; Ne. 9:20).
Você pode ultrapassar obstáculos naturais da leitura mesmo quando:
1) Você não pareça tirar proveito tanto quanto outros. Lembre-se da produção diferente (Mt. 13:8); embora a produção não seja tanto quanto a dos outros, ainda assim é produção verdadeira e vantajosa.
2) Você pode se sentir lento de entendimento (Lc. 9:45, Hb. 5:11);
3) Sua memória é má.
a) lembre-se que você ainda está apto a ter um coração bom, a despeito disto;

b) você ainda pode lembrar-se das coisas mais importantes, mesmo que não possa lembrar-se de tudo. Seja encorajado por Jo. 14:26.

COMO RESISTIR AO FICAR/CURTIR


Como resistir ao ficar?
 





Vivemos em uma época em que a tecnologia se avança a cada dia e devido a esta evolução constante cria-se na sociedade o conceito de que tudo é descartável, inclusive o relacionamento entre as pessoas... `E daí que surge o "FICAR".


O "FICAR" é um relacionamento sem compromisso e que pressupõe intimidades físicas e sem compromisso mais sério.

Entendemos que todo ser humano tem uma profunda necessidade de relacionar-se, de amar e ser amado, compreender e ser compreendido, procurar intimidade, afirmação e companheirismo, pois Deus assim nos fez seres sociáveis. Entretanto, é necessário que os jovens tenham sabedoria para saber como "administrar seus relacionamentos ".
Da parte de Deus ele está constantemente interessado em aperfeiçoar esses relacionamentos, tal verdade é percebida nas 123 páginas da BÍBLIA que são destinadas a conselhos aos jovens.
Se hoje é tão difícil para você jovem não se sentir atraído pelo "FICAR", como então resisti-lo? Vou lhe dar aqui três dicas para você vencer essa batalha e ser diferente do mundo, pois ele passa junto com seus padrões, mas "o que faz a vontade de Deus permanece para sempre". Confira...
SAIBA QUEM VOCÊ É.
Em um primeiro aspecto você precisa descobrir quem você é, e saber que é um ser humano criado por Deus com instintos sexuais, porém, estar ciente desta realidade não é suficiente para colocar rédeas em seus hormônios. Você precisa aprender a lidar principalmente com sua vida espiritual, para então controlar o lado físico da sexualidade. ( II Ca 10:5 ), pois o fato de ser crente o torna imune aos ataques do inimigo ( EF 6:12 ). Mas, é possível ser vitorioso quando você se intensifica com Cristo e somente unido a ele terás uma vida pura, quando pressionado a pecar ( EF 2:3 , I JO . 5:11-12 ). 


PROCURE ENTENDER 
A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA.

Um segundo aspecto que lhe dá resistência ao "FICAR" é saber a vontade de Deus para sua vida. ( EF 5:17,I JO 2:17 ). De uma lado, a vontade divina para você abrange duas esferas geral e específica; por outro lado, a vontade geral de Deus já está revelada na sua palavra. Exemplos: sobre o relacionamento físico entre duas pessoas ( I TES 4:1-7 ). Sobre o relacionamento com descrentes ( II COR 6:14-18 ).
Há muitos mandamentos na BÍBLIA que não deixam nenhuma dúvida sobre a vontade de Deus para a maioria das áreas de sua vida. Eis a importância de colocar como prioridade a leitura, estudo, a meditação e a obediência à palavra de Deus; também é indispensável que a partir do momento você entenda algo que Deus já lhe revelou em sua Palavra, não buscar outra orientação sobre o assunto.
Já a vontade específica de Deus, apesar de não estar revelada explicitamente na BÍBLIA, ele procura nos mostrá-la, guiando-nos através de princípios BÍBLICOS, da oração, da paz em nossos corações, através das circunstâncias e por meio de conselhos sábios. Idôneos e ungidos.
Você precisa saber ainda que a vontade específica de Deus não é um pacote que ele lhe entrega, quando você o aceita, mas algo que ele vai te revelando passo a passo. 

Com certeza Deus só vai mostrar sua vontade específica se você obedece sua vontade geral e desde que você esteja pronto a aceitar esta vontade, mesmo sem saber qual é, tendo a certeza que será o melhor para você ( RM 8:32 ).

SAIBA SELECIONAR SUAS AMIZADES.
Lembre-se: Deus está mais interessado em quem você é, do que naquilo que você faz, pois não é o que você pratica que determina quem és, mas quem você é que determina o que você faz.
Um terceiro aspecto que quero abordar para você resistir ao "FICAR" é quanto a escolha de suas amizades ( PV 22:11).
Se você não se sente maduro o suficiente para namorar corretamente dentro dos padrões aceitos por Deus, não se precipite, vá como calma, jamais abaixe seus valores, nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você.
Não permita que o inimigo lhe roube a esperança. Deus vai lhe dar o companheiro(a) de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado (a) para isso. Enquanto isso....faça amizades, saudáveis amizades, pois os amigos são uma das mais fortes influências em sua vida, que podem te levar para o bem ou para o mal.
Para encontrar amigos de verdade você precisa se ver como filho de Deus, enxergando o outro como também criado à imagem dele, senão terás apenas conhecidos e não companheiros p/ o que der e vier.
Lembre-se: Deus lhe dá liberdade, porém, ela anda junto com a responsabilidade, você é responsável para saber escolher suas amizades a dedo.
Seja um amigo de verdade, comunicando bem e sendo compatível, crendo nas mesmas coisas ( I CO 15:33 ). Promova o desenvolvimento de seu amigo. Não procure seus próprios interesses ( JO 15:12-13, MA 10:45 ), mas ajude o teu próximo a revelar-se na presença de Deus. Coopere para o seu crescimento espiritual.
Aceite e confie no outro ( RM 15:7 , PV 16:2 ) saiba ouvir com sabedoria, entenda que mudar caráter e personalidades é missão do Espirito Santo, seja um amigo que edifique os outros.
Fale sempre a verdade e saiba perdoar, pois na trilha da amizade mais cedo ou mais tarde acabamos magoando alguém, ou sendo ofendido ( EF 4:156 , RM 8:1 , EF 4:32 ). Não despreze o melhor amigo que você pode Ter, Jesus, que sempre se dispõe a lhe ensinar a ser um verdadeiro amigo ( I JO 3:16 ).
Escolha bem seus amigos, tenha e seja um amigo exemplar, para ser capaz de resistir ao "FICAR". E lembre-se você futuramente vai acabar se casando, dentro da vontade de Deus, com alguém que 1º é seu amigo. 

Portanto, esteja consciente se sempre ser " A PESSOA CERTA " e Deus também lhe fará encontrar " A PESSOA CERTA" para aprofundar seus relacionamento ( SL 37:



COMO ESTUDAR A BÍBLIA


Como Estudar a Bíblia
Através do estudo da Bíblia chegamos a conhecer a verdade que nos liberta (João 8:32). Entretanto, muitas pessoas que acreditam que o estudo da Bíblia é importante nunca aprenderam como estudar efetivamente e entender a mensagem da revelação de Deus. Consideremos algumas sugestões práticas de coisas que nos ajudarão a ser melhores estudantes da Bíblia.

Atitudes e Preparações Necessárias

Antes que possamos estudar efetivamente a Bíblia, precisamos considerar sua fonte e abordar o estudo com profundo respeito pelo Deus que nos criou e nos revelou sua vontade nas Escrituras. É importante estudar com absoluto respeito pela palavra de Deus.
Samuel aceitou a instrução de Eli e recebeu as palavras de Deus com uma atitude de humildade: "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve" (1 Samuel 3:9-10). Cada vez que abrirmos as páginas das Escrituras, deveremos demonstrar exatamente esta atitude. O estudante humilde tem que ter também um coração aberto. Pedro nos diz que precisamos esvaziarmo-nos do mal para que possamos aceitar o puro evangelho com o ardente desejo dos recém-nascidos querendo leite (1 Pedro 2:1-3). Com humildade e corações abertos, procuramos cumprir o compromisso de cada servo fiel de Cristo: obedecer tudo o que Jesus nos ordenou (Mateus 28:19-20).
O estudo proveitoso também depende de uma valorização correta do texto que estamos estudando. A Bíblia contém a completa, suficiente e final revelação da vontade de Deus para o homem, por isso deverá ser estudada cuidadosa e respeitosamente. O estudante fiel da palavra deverá estar familiarizado com as afirmações de textos tais como 2 Timóteo 3:16-17; 2 Pedro 1:3; Judas 3; Hebreus 1:1-4; 2:1-3 e Gálatas 1:6-9.
Devemos estudar também com respeito pelo silêncio das Escrituras. Muitos erros podem ser evitados se temos o cuidado de não falar presunçosamente quando Deus não falou. Agir quando Deus não disse nada é mudar sua palavra (veja a ilustração em Hebreus 7:12-14, onde o escritor mostra que Jesus não foi um sacerdote de acordo com a lei do Velho Testamento, mas que ele mudou a lei ao tornar-se um sacerdote de uma tribo que não estava autorizada a servir desta maneira). Jesus tinha o direito de mudar a lei, mas nós não. Tais passagens como 2 João 9; 1 Coríntios 4:6 e Apocalipse 22:18-19 nos lembram do perigo de ir além ou acrescentar à palavra revelada.
Uma outra prática importante, quando entramos no estudo das escrituras, é a oração. Devemos orar como o salmista o fez: "Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei" (Salmo 119:18).
Ferramentas Para o Estudo da Bíblia
Há vários recursos que podem ser úteis em nosso estudo da Bíblia. O mais importante é a própria Bíblia. Somos abençoados em nosso tempo por termos Bíblias em quase todas as línguas faladas. Há um bom número de traduções portuguesas. Escolha uma que seja inteligível, mas que mantenha cuidadoso respeito pela mensagem sendo traduzida. Ajuda-nos bastante ter várias traduções diferentes para comparar.
Muitos outros livros têm sido escritos para auxiliar no estudo da Bíblia. Uma Chave Bíblica, por exemplo, é muito útil para localizar várias passagens que usam a mesma palavra. Serve como um tipo de índice listando as palavras da Bíblia e onde são encontradas. Vários tipos de dicionários são também bem úteis no estudo da Bíblia. Muitos mal-entendidos podem ser evitados ou corrigidos pela consulta a um dicionário comum. Dicionários especiais de palavras bíblicas são ainda mais valiosos, pois freqüentemente dão explicações úteis do modo como uma palavra é usada nas Escrituras. Ainda que eles sejam um pouco difíceis de se aprender a usar, os dicionários bíblicos baseados nas línguas bíblicas originais (hebraico e grego) nos ajudam a apreciar mais precisamente os significados de algumas palavras. É claro que tais outros livros não são essenciais ao entendimento de nossa responsabilidade diante de Deus, mas podem esclarecer a mensagem da Bíblia e nos auxiliar a apreciar sua força e beleza.
Pode também ser útil estudar o ambiente do texto, usando tais auxílios como os atlas ou os mapas das terras bíblicas, livros sobre história, etc. Tais livros servem para ressaltar o rico significado do texto.
Comentários aparecem em muitas formas. Podem ser bastante úteis, ou muito destrutivos. Comentários são simplesmente as explicações de autores humanos sobre o significado dos textos bíblicos. Eles vão desde breves artigos ou mesmo notas de rodapé em Bíblias de estudo, até coleções de livros. Podem ser encontrados em boletins, revistas, sermões, etc. Ao usar todas estas fontes, precisamos nos lembrar que seres humanos nunca são infalíveis e que todo o ensinamento tem que ser examinado à luz das Escrituras (Atos 17:11; 1 Tessalonicenses 5:21-22).
Sugestões Sobre Como Estudar a Bíblia
Há algumas sugestões práticas que podem ajudar a desenvolver bons hábitos no estudo da Bíblia por toda a vida:
1. Leia, leia, leia! O passo mais importante no estudo efetivo é a leitura do texto. Isto deverá envolver pelo menos dois tipos de leitura: (a) Leitura geral do texto da Bíblia para tornar-se cada vez mais familiar com a mensagem da Bíblia como um todo (um plano bom e prático é ler a Bíblia inteira pelo menos uma vez por ano), e (b) Leitura mais cuidadosa de textos específicos que você estiver estudando.
2. Procure entender o contexto. Um dos erros mais comuns no estudo e ensino da Bíblia é tirar um versículo do seu contexto para interpretá-lo de um modo que vai contra o significado do texto e contra o amplo contexto da Bíblia como um todo. Se você estiver estudando um capítulo, olhe primeiro o livro onde foi encontrado. Se estiver estudando um versículo, leia pelo menos o capítulo que o envolve. Muitos erros serão evitados pela cuidadosa consideração do contexto em cada estudo. Ajuda no entendimento da Bíblia procurar respostas para questões simples, tais como: Quem está falando a quem? Por quê? Quando e onde tudo isto ocorreu?
3. Observe que tipo de texto você está estudando. É uma narrativa que relata uma parte da história da Bíblia? Está o autor desenvolvendo um argumento para explicar ou refutar alguma doutrina? É uma profecia? Contém o texto mandamentos específicos? É uma parábola? É parte do Novo Testamento (que se aplica nos dias de hoje) ou da velha lei (que governava os judeus do Velho Testamento)?
4. Entenda as palavras que você está estudando. Neste ponto, aquele dicionário da Bíblia ou outra tradução pode ser muito útil.
5. Procure auxílio em outras passagens. Muitos dos mais difíceis textos da Bíblia são esclarecidos por mais simples afirmações em relatos paralelos ou similares. A Bíblia é o seu próprio e melhor comentário! Desde que verdade nunca contradiz verdade, é nossa responsabilidade estudar diligentemente para reconciliar as discrepâncias aparentes.
6. Estude para conhecer a verdade, não para defender crenças pessoais ou tradições humanas.
7. Faça anotações. Muitas pessoas acham muito útil o uso de um caderno para anotar as observações sobre o texto, perguntas que elas querem saber, etc. Mais leituras e estudo muitas vezes responderão a dúvidas ou questões, por isso é bom ter anotações que você possa usar para aumentar o seu conhecimento.
8. Lembre-se de que a Bíblia nos dá o que necessitamos, mas nem tudo o que poderíamos querer. A infinita sabedoria de Deus está além da nossa compreensão, e há muitas coisas que poderemos querer saber que não estão reveladas na Bíblia (veja Deuteronômio 29:29). Temos que aprender a contentarmo-nos com o que Deus disse e não devemos nos permitir opinar e presumir para falar onde ele não falou.

O Valor do Estudo Bíblico

O estudo da Bíblia é um trabalho que desafia e dá satisfação, oferecendo muitos benefícios nesta vida, e que ajuda a equiparmo-nos para ficar na presença de Deus eternamente. Somos grandemente abençoados pelo privilégio de nos ser permitido ler e reler a carta de amor que Deus nos deu nas Escrituras. Que nossas vidas e hábitos de estudo reflitam a atitude expressada no Salmo 119:14-17:

"Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra."

DIFERENÇA ENTRE AMOR E PAIXÃO



AMOR OU PAIXÃO?

Há um brilho novo em seu olhar. Um sorriso enorme em seu rosto. Seu coração bate mais forte. Tudo é tão emocionante e mexe com você. Você enlouqueceu! Mas, não sabe dizer se o que está acontecendo é Amor ou Paixão? Confira estas dicas e tente tirar suas dúvidas.


Diferenças entre Amor e Paixão


PAIXÃO
AMOR
Acontece de repente. Na hora é aquela loucura alucinada e desenfreada. É de momento, logo vai embora. Ela é passageira.
É um sentimento forte, mas prolongado e duradouro. Ele é mais seguro e tranqüilo. Cresce aos poucos, tornando-se cada vez mais sólido.
Você se entrega, se envolve, mas é só emoção. Você acaba fazendo coisas que não quer fazer. Quando passa o sentimento, a euforia, percebem-se os erros cometidos.
Não perde a cabeça facilmente. Não se governa pelo instinto. Dá um tempo para examinar suas emoções. Usa a inteligência. Só toma uma atitude, depois de uma séria avaliação.
A paixão pode tornar-se uma obsessão. Algo tão forte que foge ao seu controle. A consequência é um ciúme desmedido.
No amor, você tem vontade de estar perto da pessoa amada, mas sem pressão. É de uma forma mais doce e amável. Tudo acontece naturalmente. Há mútua confiança.
Provoca uma ansiedade que acaba interferindo nas outras áreas da vida. Afeta estudos, trabalho, tempo com a família, relacionamento com os amigos.
Sabe lidar com as demais áreas da vida sem prejudicá-las. Não deixa de conviver com os amigos. Não se afasta da família.Consegue conciliar : estudos, trabalho e namoro.
Desde que se "ame" , tudo é válido. O importante é satisfazer os impulsos sexuais e realizar as fantasias.
Quem ama espera. Respeita o corpodo outro, sem deixar marcas e mágoas. Não confunde sexualidade com amor.
Um se interessa pelo outro, simplesmente por causa da simpatia, do visual, dos olhos, da voz, ou até mesmo do cheiro. É uma questão de "pele", isto é pura atração física. Não importa o que o outro pensa.
No amor, o visual não é o mais importante. Você quer conhecer o outro, seus interesses, sentimentos, planos e alvos de vida. Inclusive seus temores e fraquezas.
As diferenças são motivos de brigas e desentendimentos. Um fere o outro e não enfrentam o problema. Acabam afastando-se não permitindo uma amizade mais profunda.
No amor, existem as opiniões diferentes. Há discussões e ficam irritados. Mas, buscam soluções para os problemas, usando o bom senso. O relacionamento torna-se mais profundo, a medida que superam juntos as dificuldades.
Quando os pensamentos são opostos, o caminho mais fácil, é substituir a pessoa por outra rapidamente. Não existe paciência para dar um tempo, e descobrir os pontos em comum.
No amor, há espaço para o outro discordar, sem atacá-lo. Pode-se discordar de um pensamento, sem rejeitar a pessoa que o expressou. Respeitam-se os sentimentos e convicções do outro, mesmo que isto custe algum sacrifício.
Na paixão você representa ser quem não é. Passa uma imagem falsa. Quando menos se espera cai a "máscara". Há o medo de perder o outro, caso descubra realmente quem você é.
Você se mostra como é de verdade. Por isso, o amor é transparente. Demonstrando não só as qualidades, como também os defeitos. Quando se enxerga um erro no outro, procura-se ajudá-lo. Não através de mudá-lo à força. Mas sim, com muita compreensão e perseverança.
A paixão é egoísta. Busca os seus próprios interesses. Usa o relacionamento para aliviar suas carências: afetivas, sexuais, e de companheirismo. É uma forma de auto-afirmar e sentir-se mais seguro.
O amor se interessa pelo bem estar do outro; quer ver a pessoa feliz e relizada. Preocupa-se com o outro, como se preocupa consigo mesmo. É muito mais dar do que receber.
Você pode apaixonar-se por 2 ou 3 pessoas ao mesmo tempo.
No amor você é fiel. Dedica-se exclusivamente a uma pessoa.
O relacionamento não tem um ideal. Não faz planos para o futuro. O importante é viver o momento, o presente.
Não significa que estão obrigados a se casarem. Mas pensam seriamente nesta possibilidade. Os propósitos e metas para o futuro sempre incluem o outro.
Afeta sua comunhão com Deus e com a igreja. O namoro vem em primeiro lugar. Faz do namoro sua "igreja".
Há uma preocupação e interesse em buscar as coisas de Deus. Não quebra sua comunhão com os outros. Querem orar e ler a Bíblia juntos.
Provavelmente você terá problemas com os pais. Eles sabem que se o relacionamento estiver alicerçado só numa louca paixão, não vai durar. É comum ouví-los pedir que se dê um tempo para pensar melhor ou até proíbem o namoro.
Quando os pais identificam um amor verdadeiro, baseado em compromisso, maturidade e sinceridade, geralmente incentivam e dão a maior força para que este namoro siga em frente.

SIGNIFICADOS DE NOMES BÍBLICOS


SIGNIFICADOS DE NOMES BÍBLICOS

A-
Aarão – Arca
Abdão ou abdom – sérvulo de Deus
Abdias – servo do Senhor
Abel – filho
Absam – o veloz
Abessalão – Deus é paz
Abião – Deus é pai
Abiatar – Deus dá abundäncia
Abigail – fonte de alegria ou meu pai é alegria
Abimeleque – Deus é rei
Abinadabe – meu pai é generoso
Abirão – Deus é excelso
Abiú – Deus é pai
Abner – Deus é luz
Abraão – pai de muitos povos
Absalão – Deus é prosperidade
Acabe – igual a meu pai
Acaz – possuidor
Acsa – anel no tornozelo
Ada – ornamento
Adadezer – o protegido
Adão – o homem
Adonias – Javé É O Senhor
Adonibezeque – senhor de Bezeque
Adoniram – Deus é exaltado
Adonisedeque – o Senhor é justo
Adurão – o Senhor é execelso
Ageu – o festivo
Agripa – que nasceu com os pés para frente
Aicão – Deus exalta-se
Airão – meu irmão (Deus) é excelso
Álcimo – elevado por Deus
Alfeu – Deus substituiu
Amã – o grande
Amasá –auxiliado por Deus ou Deus é forte
Amasias – o Senhor é forte
Aminadabe – o Senhor mostrou-se generoso
Aminom – digno de confiança
Amirom – Deus é sublime
Ampliato – aumentado
Ana – cheia de graça
Ananias – o Senhor tem sido misericordioso
André – forte, viril
Andrönico – vencedor dos homens
Anrafel – a boca de Deus falou
Antípatro – o retrato do pai
Aode – glória
Apolönio – consagrado a Apolo
Áquilas – homem do norte
Aquimeleque – Deus é rei
Aquinoão – Deus é amável
Aquior – Deus é luz
Aquitobe – meu irmão (Deus) é bom
Ariel – leão de Deus
Ario – dedicado a ares, rei da guerra
Arioque – nobre
Aristarco – soberano exímio
Aristóbulo – conselheiro excelente
Arquelau – chefe do povo
Arquipo – mestre-estábulo
Artaxerxes – o grande rei
Asá – Deus fez
Asael – Deus o fez
Asaf – Deus foi benevolente (para mim)
Asera – deusa dos tiros
Asíncrito – incomparável
Azael – Deus viu
Azarias – o Senhor ajudou


B –

Baal – dono, senhor
Baltasar – proteja o rei ou proteja sua vida
Banaías – Deus construiu
Baraque – raio
Barjésus – filho de Jesus
Barjona – filho de Jona
Barnabé – filho da consolação
Barrabás – filho do mestre
Barsabás – nascido em sábado
Bartimeu – filho de Timeu
Bartolomeu – filho de Tolmai ou Talmai
Baruque – Deus seja bendito
Basemá – bálsamo
Batuel – homem de Deus
Berenice – que leva à vitória
Berzelai – homem de ferro
Beseleel – na sombra de Deus
Betänia – casa do pobre
Betsabé – a viçosa
Boanerges – filhos da tempestade
Boos – nele há força


C –

Caio – feliz, alegre
Calebe – cão
Cefas – Pedro
Cis – dom
Cloé – folhagem viçosa
Coré – o calvo
Crispo – de cabelo crespo
Cristo – Ungido , (hebraico) – Messias.


D –

Dã – fazer justiça
Dalila – mulher dócil
Dämaris – implorada pelo povo
Daniel – Deus é meu juiz
Davi – chefe ou amado
Débora – abelha
Demétrio – consagrado a Deméter ( a deusa terra-mãe)
Dina ou diná – a julgada
Dionísio – filho de zeus ( o deus do vinho)
Diótrefes – alimentado por Zeus


E –

Ebede – servo
Edom – o ruivo
Efraim – frutífero
Élcana – Deus fundou
Eleazar – Deus ajudou
Electa – eleita
Eli – (Heli)
Eliacim – (Eliaquim)
Eliaquim – que Deus estabeleça
Elias – Javé é Deus
Eliezer – Deus é auxílio
Elimeleque – Deus é rei
Elisabete – Deus é plenitude ou consagrada a Deus
Eliseu – Deus ajudou
Eliú – ele é Deus
Eloim – Javé é o Deus e não há outro senão ele
Emanuel – Deus conosco
Enéias – herói da lenda
Enós – homem
Epafras – forma reduzida de Epafrodito
Epafrodito – o encantador
Epëneto – o elogiado
Erasto – o amado
Esaú – o peludo, o cabeludo
Esbaal – o seguidor de Baal
Esdras – Deus é auxílio
Estáquis – espiga de milho
Estéfanas – que usa coroa
Ester – estrela
Estêvão – coroa
Etã – o constante
Eunice – a vitoriosa
Eubulo – bom conselheiro
Êutico – o próspero
Eva – dar vida ou mãe de todos os vivos
Evódia – que escolhe um bom caminho
Ezequias – Deus é minha força
Ezequiel – Deus fortalece


F-

Facéia – Deus abriu os olhos
Farés – o que rompe
Filêmon – que ama
Fileto – o amado
Filipe – amador de cavalos
Finéias – egípcio ou mouro
Flegonte – o fervoroso
Fortunato – favorecido pela sorte


G –

Gabael - gabelo
Gabelo – Deus é elevado
Gabriel – enviado de Deus ou Deus mostrou-se forte
Gade – boa sorte
Gamaliel – Deus me fez bem
Gedeão – lutador de espada
Gérson – estrangeiro, peregrino
Godolias – o Senhor mostrou sua grandeza
Golias – transmigração, passagem


H –

Habacuque – abraço
Hades – o invisível
Hagite – nascida numa festa
Hamurábi – o quente
Hanâni – Deus compadeceu-se
Hanom – compadecer-se
Hazael – Azael
Héber – companheiro
Hélcias – Deus é a minha sorte
Heli – o Senhor é excelso
Heliodoro – dádiva do deus-sol
Hemã – feliz
Henoque – Enoque
Hermas – dádiva de Hermes (deus grego)
Hermógenes – descendente de Hermes
Herodes – filho de herói
Herodíades – filha de herói
Herodião – fiho de herói
Hirão ou Hirom – O irmão (Deus) é sublime
Hosana – salva-nos, te pedimos
Hur – branco


I –

Icabode – desapareceu a glória
Isabel – Elisabete
Isaías – Deus é a salvação
Isaque – a divindade riu
Isbaal ou Isbosete – homem da vergonha
Ismael – Deus ouve
Israel – o que governa com Deus


J -

Jacó – aquele que suplanta, que vence
Jael – cabra selvagem
Jafé – Deus lhe dê largo espaço
Jair – o iluminado por Deus
Jairo – Jair
Jaquim – Deus dê firmeza
Jasão – curandeiro
Javé – o nome próprio de Deus, na bíblia hebraica
Jeconias – Deus dê força
Jedidiá – predileto de Deus
Jefté – que Deus liberte
Jetro – primazia
Jeremias – Deus é sublime
Jerobaal – Baal mostre sua grandeza
Jeroboão – que o povo se multiplique
Jesonias – Deus atenda
Jessé – homem de Deus
Jesus – Deus é seu auxílio ou sua salvação
Joabe – Deus é pai
Joacaz – Deus segura minha mão
Joana – forma feminina de João
João – Deus é gracioso
Joaquim – elevado de Deus
Joás – Deus doou
Joatão – Deus mostrou-se justo
Joel – Javé é Deus
Jona – pomba
Jonadabe – Deus mostrou-se benéfico
Jonas – pomba
Jônatas – dado por Deus
Jorão – Deus é excelso
Josafá – Deus julga
José – aquele que acrescenta
Josias – Deus traz a salvação
Josué – Deus é a salvação
Judite – louvada


L –

Labão – branco
Lameque – jovem forte
Lamuel – consagrado a Deus
Lázaro - Deus é o meu auxílio
Levi – unido, ajuntado
Lia – novilha, vitela
Lino – linho
Lisânias – aquele que livra de preocupações
Lísias – aquele que liberta
Lucas – luz


M-

Macabeu – valoroso, ilustre, guerreiro, vingador
Malalieu – Deus faz resplandecer a sua luz
Malaquias – meu mensageiro
Malco – rei
Manaém – consolador
Manassés – aquele que faz esquecer
Mara – amargo
Marcos – servo de Marte
Mardoqueu – pertencente ao deus Marduque
Maria – soberana, senhora ou amada por Javé
Marta – senhora
Matatias – presente de Deus
Mateus – presente de Deus
Matias – ( forma reduzida de Matatias)
Maviael – Deus vivifica
Melquisedeque – rei da justiça
Merari – o robusto
Meribaal –adversário de Baal
Messias – o ungido
Matusael – homem de Deus
Micael – (Miguel)
Micol – (forma reduzida de Micael)
Miguel – Quem é com Deus
Miquéias – (variante de Micael)
Misael – nome derivado de Miguel
Moabe – do próprio pai
Moisés – dar à luz, salvo das águas
Moloque – rei (deus pagão)


N –

Naamã – a criança é amável
Nabal – tolo
Nabi – profeta
Nabote – broto
Nabucodonosor – Nabu proteja o filho
Nacor – o roncador
Nadabe – Deus mostrou-se generoso
Natã – dádiva de Deus
Natanael – dádiva de Deus
Naum – Deus consola
Nazireu – consagrado à Deus
Neemias – Deus consola
Neftali – lutador
Nicanor – vencedor de homens
Nicodemos – aquele que vence com o povo
Nicolau – aque que vence com o povo
Nilo – (egípcio) o rio
Noé – descanso
Noemi – minha amenidade


O –

Obede – aquele que serve
Ocozias – Deus segura minha mão
Ofni – ( do egípcio através do hebraico) rãzinha
Onã – o robusto
Onesíforo – que traz utilidade
Onésimo – útil
Onias – Deus é clemente
Ooliabe – uma tenda é a divindade *
Oséias – Deus salva
Osias – (Ozias)
Otoniel – leão de Deus
Oza – (Uziel)
Ozias – uma das variantes deAzarias
Oziel – variante de Uziel


P –

Pármenes – aquele que fica
Pátrobas – que deve a vida ao pai
Paulo – de baixa estatura
Pedro – pedra, rocha
Pérside – a persa
Pilatos – armado de lança
Prisca – anciã, a venerável
Públio – público, popular
Pudente – pudente, pudoroso, casto
Putifar – dado pelo sol


Q –

Querubim – Deus abençoa ou Deus é louvado


R –

Rabi – meu Senhor
Rafael – Deus curou
Raguel – amigo de Deus
Raquel – ovelha
Rebeca – a que liga, a que une
Roboão – O povo dilatou-se
Rode – rosa
Romelia – Deus seja sublime
Rubem – eis um filho
Rufo – O ruivo
Rute – Plena de beleza ou amiga


S –

Sadoque – sagrado
Safira – pedra preciosa
Sálmana – sacrifício
Salmon – luz, esplendor
Salomão – prosperidade ou o pacífico
Salomé – sã e salva ou paz
Samuel – ouvido por Deus
Sansão – igual ao sol
Sara – soberana
Sarasar - o deus Betel proteja o rei
Sárvia – a perfumada com almácega
Saul – o implorado
Saulo – forma grecizada do hebraico Saul
Sedecias – Deus é minha ajuda
Séfora – avé
Sem – nome afamado
Senaqueribe – o deus Sim aumenta o número de meus irmãos
Sete – compensação
Silas – forma grecizada do nome Saul
Silvano – forma latinizada do nome Silas
Simão – o mesmo que Simeão
Simeão – Deus ouviu
Sofonias – Deus proteje
Sópatros – salvador de seu pai
Sosípatros – salvador de seu pai
Sóstenes – o robusto
Sulamita – moça de Suném ou mulher digna de Salomão
Susana – lírio


T –

Tabeel – Deus é bom
Tabita – gazela
Tadeu - o corajoso
Tamar – tamareira
Taré – bode
Tebni – testa-de-ferro
Teófilo – amado por Deus
Tércio – o terceiro
Tértulo – forma diminutiva de Tércio
Tiago – forma vernácula de Jacó
Timão – o honrado
Timeu – forma reduzida de Bartimeu
Timóteo – que honra a Deus
Tíquico – o felizardo
Tirano – senhor absoluto, usurpador do poder
Tito – (latim) pombo selvagem, (grego) temente a Deus
Tobias – Deus é bondoso
Tomé – gêmeo
Trófimo – filho de criação
Tubal – ferreiro


U-

Urbano – civilizado
Urias – Deus é luz
Uriel – Deus é luz
Uziel – forma tomada de Eleazar- Deus ajuda


V-

Vasti – a mais bela


X –

Xadai – o Todo-Poderoso, nome divino usado no Antigo Testamento
Xamaxe – o Sol
Xerxes – forma grega do nome hebraico Assuero


Z –

Zabulão – morada
Zacarias – lembrado de Deus
Zambri – ajudado por Deus
Zaqueu – o puro
Zará – Deus brilhou
Zebe – variante de Orebe
Zebedeu – forma gracizada do nome Zabdi ou Zabdiel presente de Deus
Zenas – presente de Zeus
Zorobabel – broto de Babel


VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...